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quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O que é ?O que significa? E qual é a idade da Esfinge de Gizé?


A Esfinge como era supostamente a 10 mil anos atrás. Imagem: Wikibooks

Alguns escritores abordaram as possíveis ligações entre a Esfinge e a era precessional de Leão, ocorrida há 13.000 anos, mas o completo significado destas ligações é muito mais profundo do que a Esfinge.

A construção da Esfinge foi recentemente datada de 2500 a.C., provavelmente construída na 4ª dinastia. No entanto, nenhum texto comprova isso. Há desenhos curiosos no corpo da Esfinge que, provavelmente, foram esculpidos pelo tempo, por exposição às chuvas pesadas. Mas em 2500 a.C. o clima do Egito já era muito seco, o que torna impossível essa chuva.

 A Esfinge está perfeitamente alinhada com o leste. Seus olhos miram o sol nascente do Equinócio da Primavera. Em 10500 a.C. o olhar da Esfinge fitava a constelação de Leão no amanhecer do Equinócio da Primavera, o que nunca mais aconteceu. Em 2500 a.C. ela fitava a constelação de touro, mas seu corpo é de um leão.

 Por enquanto, podemos concluir que, no amanhecer do Equinócio de Primavera de 10500 a.C. havia:

Ao norte o Templo de Angkor alinhado com a constelação de Draco;
Ao leste a Esfinge alinhada com a constelação de Leão
Ao sul as Pirâmides de Gizeh alinhada com a constelação Orion.

O que os antigos pretendiam dizer com esses alinhamentos? O que eles significam? Por que foram feitos?

A esfinge é uma estátua enorme que fica perto das pirâmides, no planalto de Gizé, Egito, África. Praticamente todo mundo já ouviu falar, viu fotos ou jogou jogos onde aparece uma criatura com corpo de leão e cabeça humana, que propõe um enigma. Quem não resolve o enigma é morto pela esfinge.

Pois então, essa estátua, chamada Grande Esfinge de Gizé, é a maior estátua esculpida num único bloco de pedra. Foi aproveitado um penhasco que havia no local, que depois foi coberto por blocos de pedra lisa.

A esfinge que sempre aparece nos jogos tem a cabeça de uma mulher, mas, a esfinge de Gizé parece que tem a cabeça de um homem. Alguns estudiosos dizem que ela foi construída pelo mesmo faraó que fez a segunda maior pirâmide, Quefren, e que a cabeça da esfinge é a cabeça desse faraó.

Então, a esfinge tem o corpo de um leão e a cabeça humana. Entre as patas de leão, existe uma laje de granito com uma inscrição que conta sobre um sonho que o faraó Thutmose IV, que reinou na XVIII dinastia, teve.

Essa laje é uma estela, chamada de Estela do Sonho e conta o seguinte: quando jovem, Thutmose foi caçar e muito cansado, dormiu sob a sombra da esfinge. Ele então sonhou com o deus sol Ra-Harakhte, que na forma da esfinge, lhe prometeu que se ele limpasse toda a areia que cobria o monumento se tornaria faraó do Egito. E foi exatamente isso que aconteceu.

Assim, ficamos sabendo que, quando Thutmose IV reinou, a esfinge já estava bastante coberta pela areia. Em 1816 o capitão Caviglia terminou a retirada da areia que novamente cobria a esfinge e registrou que o corpo da estátua era revestido em pedra e que provavelmente a esfinge tinha sido um dia, pintada com tinta vermelha. 

Então, onde está o mistério?

Comparação entre a Esfinge como é hoje e como supostamente era a 10 mil anos atrás. Imagem: Wikibooks.
 
Em primeiro lugar, ainda não se sabe com certeza, como o nariz da esfinge foi arrancado. Há diversas teorias, mas como saber a verdade?

O professor Robert Schoch, da Universidade de Boston, afirma que a esfinge é muito mais velha do que diz a História oficial. Ele acha que a erosão que existe no corpo do monumento não foi feita pelo vento ou pela areia, foi feita sim pelas chuvas. Ora, então a esfinge seria pelo menos 2 mil e 500 anos mais velha do que se pensa, quando no Egito havia muita vegetação e muitas chuvas. Será?

Muitos pesquisadores já fizeram estudos e acreditam que existem túneis e câmaras ainda não escavados sob a esfinge. Será que algum deles esconde um grande mistério?

Segundo a professora de egiptologia da Universidade Americana do Cairo, Salima Ikram, já foram encontradas múmias, escondidas sob a axila esquerda e na parte de trás da esfinge. De quem seriam essas múmias? Por que estavam dentro do monumento? Onde estão agora? 

Um mistério do Egito antigo.

Supostos desgastes e reparos tornaram a Esfinge em forma de Leão, na Esfinge como a conhecemos hoje. Imagem: Wikibooks.

West apresentou inicialmente sua tese, sobre uma Esfinge mais antiga do que se pensava, no Serpent in the Sky, uma exposição exaustiva do trabalho do matemático francês R. A. Schwaller de Lubicz. As pesquisas realizadas por Schwaller no Templo de Lúxor entre 1937 e 1952 desencavaram prova matemática, sugerindo que a ciência e cultura egípcias haviam sido muito mais avançadas do que

domingo, 19 de agosto de 2012

Conceito de motivação

  Motivação e Sucesso. Imagem: Rede Vida.

Gostaria de apresentar uma definição de motivação focada na organização, que de uma maneira muito simples, porém bem clara, exprime este conceito.

“ É o processo pelo qual se induz o liderado a proceder de certa forma ou a compartar de acordo com o determinado padrão de conduta, ou seja, é o meio pelo qual o líder cria e mantém em sua equipe ou em seus liderados, o desejo de alcançar os objetivos planejados, procurando a satisfação pessoal de cada um.”
.
Ao analisarmos essa definição percebemos que alguns aspectos se destacam explícita ou implicitamente. Eles são:

• Esforço, energia gerada pelo indivíduo, que deve ser encaminhado para a obtenção de um bom rendimento de trabalho.

• Necessidades (carências), que alteram o equilíbrio das condições físicas e/ou psíquicas das pessoas.

• Desejos (impulsos intencionais), gerados pelas necessidades.

• Objetivos, para os quais estão dirigidos os impulsos para satisfazer as necessidades.

Em algumas ocasiões, confundem-se os termos motivação e satisfação. Por isso explicamos:

A motivação é o impulso e o esforço para satisfazer um desejo ou um objetivo. Já a satisfação é o prazer experimentado quando conseguimos satisfazer o desejo. Daí que a motivação seja anterior ao resultado e a satisfação posterior ao resultado. A motivação originada pode estar dirigida para o aumento do trabalho ou para a sua diminuição, dependendo dos fatores que estiverem imperando. Vejamos alguns deles.

Podem inspirar para o primeiro caso:

• O desejo de ser promovido.

• O propósito de realizar um bom trabalho.

• Desejos econômicos ou outros.

• O desejo de aprender.

• O medo de perder o emprego.

• O convencimento de que seu trabalho vale à pena.

Entre os elementos negativos aparecem os seguintes:

* Salários,

• Problemas de relações com os subordinados.

• Dificuldades ou complicações com o serviço.

• Inércia para não trabalhar

Estes aspectos não são os únicos que influenciam a motivação. Não obstante isso, o xis do assunto consiste em elevar os aspectos que originam o efeito positivo e eliminar ou diminuir ao mínimo aqueles que potencializam o efeito negativo ou, de outra maneira, fazer compatíveis os objetivos da organização com as necessidades pessoais.

 A motivação designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objetivo. (A motivação é um conjunto de forças internas que mobilizam e orientam a ação de um organismo em direção a determinados objetivos como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.)

Entendemos por motivação toda força ou impulso interior que inicia, mantém e dirige a conduta de uma pessoa visando alcançar um objetivo determinado. No ambiente profissional, “estar motivado” supõe estar estimulado e suficientemente interessado como para orientar as atividades e a conduta para o cumprimento dos objetivos estabelecidos com antecedência.
Embora nos concentremos na equipe comercial, isso tudo pode ser também aplicado a qualquer outro departamento. A pró-atividade é uma das principais variáveis positivas do século XXI.

Considerações:

- A motivação de um ser humano é dinâmica e varia a cada instante em função de suas necessidades;
- Podemos afirmar  que enquanto as necessidades fisiológicas, não estiverem totalmente atendidas os indivíduos não conseguem atender as demais, ou seja, com sede, fome, ou sono ele poderá não pensar em mais nada;
- As necessidades de reconhecimento e auto-realização serão buscadas diariamente;
- Os motivadores materiais, como dinheiro ou prêmios, atuam no campo fisiológico ou da segurança e são de curta duração;
- A elevação da auto-estima, desenvolvimento da empatia e da afetividade atua no campo de segurança psicológica e do reconhecimento;
- A auto realização não é atingido por motivadores, pois, situa-se valor interno de cada individuo.
- Assim poderemos entender que no ambiente do trabalho o papel do líder é importantíssimo, pois, estimulando os liderados, a conquistar os objetivos, gera satisfação pessoal, reconhecimento, proporcionando maior aceitação do individuo em ser útil.

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO

Maslow e a hierarquia das necessidades:

Segundo Maslow, as necessidades humanas estão organizadas numa hierarquia, isto é, não têm todas a mesma importância. Maslow apresenta a sua teoria através de uma pirâmide em que, na base, estão as necessidades fisiológicas, e, no cume, as necessidades de auto-realização.

As necessidades humanas começam pelas

Teorias sobre estilo de lideranças.

Autocracia? Democracia? Imagem: The Wave Home.
 
São teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu comportamento para liderar.
A teoria mais conhecida refere-se a três estilos de liderança: autocrático, liberal e democrático.
White e Lippitt fizeram uma pesquisa para analisar o impacto provocado por três diferentes estilos de liderança em meninos orientados para a execução de tarefas. Os meninos foram divididos em quatro grupos, e a cada seis semanas a direção de cada grupo era desenvolvida por líderes que utilizavam três estilos diferentes: a liderança autocrática, a liberal (laissez-faire) e a liderança democrática.
Liderança autocrática: O líder centraliza as decisões e impõe ordens ao grupo. O comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração e agressividade, de um lado, e, de outro, nenhuma espontaneidade, iniciativa ou formação de grupos da amizade. Embora gostassem das tarefas, não demonstraram satisfação com relação à situação. O trabalho somente se desenvolvia com a presença física do líder. Quando este se ausentava, as atividades paravam e os grupos expandiam seus sentimentos reprimidos, chegando a explosões de indisciplina e agressividade. 
Liderança liberal: O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum. Embora a atividade do grupo fosse intensa, a produção foi medíocre. As tarefas se desenvolviam ao acaso , com muita oscilações, perdendo-se tempo com discussões por motivos pessoais e não relacionados ao trabalho. Notou-se forte individualismo agressivo e pouco respeito ao líder.
Liderança democrática: O líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas. Houve formação de grupos de amizade e relacionamento cordiais entre os membros. Líder e subordinados desenvolveram comunicação espontâneas, francas e cordiais. O trabalho mostrou um ritmo suave e seguro, sem alterações, mesmo quando o líder se ausentava.Houve um nítido sentido de responsabilidade e comprometimento pessoal além de uma impressionante integração grupal dentro de um clima de satisfação.

Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram maior quantidade de trabalho produzido. Sob a liderança liberal não se saíram bem quanto à quantidade e a qualidade. Com a liderança democrática, os grupos apresentaram um nível quantitativo de produção equivalente à liderança autocrática, com uma qualidade de trabalho surpreendentemente superior.
Na prática, o líder utiliza os três estilos de liderança de acordo

sábado, 18 de agosto de 2012

12 passos para vencer a resistência às mudanças

 
Resitência as mudanças. Imagem:  Nosda 18.

Em março do ano passado, tínhamos um cenário bem diferente deste de hoje. De lá para cá, muitas coisas mudaram. É possível que alguns colegas não trabalhem mais com você e muitos consumidores tenham mudado de fornecedores. É possível, sim, que tenha aumentado sua carteira de clientes e, ainda, negue-se a enxergar que as coisas estão diferentes. Por quê?

Porque algumas pessoas resistirão às mudanças. Mas em que isso pode afetar você ou a empresa? Aumento na segurança do emprego, mais dinheiro ou melhores oportunidades de promoção? Ou as três?

Segundo Jack Welch, grande líder da General Electric, nada é mais eficaz para superar a resistência à mudança que o sucesso, especialmente se os bons resultados melhorarem a vida e a carreira dos membros da equipe que contribuíram para as realizações.

O papel do líder – Sabemos que nem todos os líderes são agentes de mudança e, em contrapartida, que todos os agentes de mudança são, em muitos momentos, líderes nas organizações. E liderar a mudança costuma ser a mola propulsora para inspirar um grupo de pessoas a seguir você em todos os seus passos.

Mas como se defender de ataques diretos, marginalização ou, ainda, da aversão por parte das pessoas que pretendem restabelecer a ordem preexistente e proteger a todos da dor de uma mudança sem, com isso, perder o estímulo, desanimar ou acabar seduzido pelo autoboicote?

A aceitação – Os principais fatores de resistência podem ser resumidos em: incerteza quanto às causas e efeitos da mudança,falta de disposição para abrir mão de benefícios e consciência das fraquezas das mudanças propostas.

É fato que, mesmo lançando mão de todos os mecanismos de proteção, algumas pessoas ainda serão resistentes pelo simples motivo de não terem estômago para aceitar a mudança. No livro Paixão por vencer – As respostas, Jack e Suzy Welch acrescentam que para essas pessoas nem sucesso, dinheiro e toda a energia do mundo vão fazê-las mudarem de idéia – ainda bem que são uma minoria.

Os autores trazem uma estatística bastante interessante, acompanhada de alguns conselhos de ações:

10% dos funcionários são agentes de mudança inatos.
O que eles fazem? Abraçam as novidades com energia e otimismo.
Aproximadamente 75% não lideram a mudança, mas, ao serem convencidos da necessidade dela, concordam e seguem os demais.

Restante – fazem parte do time de resistência e são conhecidos como “conservadores radicais”. A tendência é que esse grupo combata a mudança até a última gota de sangue.

O que fazer com eles? Devem ser demitidos. É preciso, contudo, deixar claro para eles e aos que ficam que só estão indo embora porque não compraram a nova visão.

Se o novo DNA da empresa não comporta um tipo de profissional, certamente existem companhias com o DNA dele. Você pode até ajudar na recolocação se isso estiver ao seu alcance. Tenha em mente que jamais poderá fingir ou alimentar falsas esperanças de que aqueles que não aceitarem o novo podem permanecer na estrutura.

As fontes da resistência – Os estudiosos norte-americanos Robert Galford e Anne Seibold Drapeau defendem que a resistência pode vir de quatro possíveis fontes. Vamos analisar cada uma delas?

1. Ceticismo – Não acredite que todos os funcionários

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Guerra Civil Espanhola ( 17-18 de julho de 1936 a 1° de abril de1939).


Francisco Franco, 1939. Imagem: umich.edu.

Por Félix Maier (Este autor concorda com o uso dos seus textos, desde que informem a autoria e o local da divulgação). 

A Guerra Civil foi o acontecimento mais dramático e traumático que ocorreu antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Nela estiveram presentes, em aberto enfrentamento, todos os elementos ideológicos, políticos e militares que marcaram o século XX. A guerra civil teve início após um pronunciamento dos militares ‘rebeldes’ nacionalistas liderados por Francisco Franco, entre 17 e 18 de Julho de 1936,  e terminou em 1° de abril de 1939, com a derrota dos republicanos comunistas.

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“A Constituição de 1931 havia feito da Espanha uma ‘república democrática dos trabalhadores de todas as classes’, com separação entre Igreja e Estado, parlamento unicameral, regime parlamentarista, autonomia regional para o País Basco e para a Catalunha, sufrágio universal extensivo às mulheres e aos soldados. Os títulos de nobreza foram abolidos e decretou-se o divórcio. Uma lei agrária, de 15-IX-1932, permitiu a expropriação dos latifúndios. As propriedades das ordens religiosas foram postas à disposição da nação. (...) Tão drásticas reformas não chegaram a efetivar-se: perderam-se na violência generalizada, em greves e motins de toda sorte” (Barsa, Encyclopaedia Britannica do Brasil, Vol. 8, pg. 390 e 391).

 Situação da frente em novembro de 1938. Imagem: umich.edu.

Uma cruzada contra o comunismo 

A violência da esquerda se intensificou a partir de 1936: “Em junho, a violência piorou. A 16 de junho, Robles, num último aviso, leu em voz alta para as Cortes uma lista de ultrajes e atrocidades: 160 igrejas queimadas, 269 assassinatos (a maioria políticos), 1.287 casos de agressão, 69 destruições de escritórios políticos, 113 ‘greves gerais’, 228 greves parciais, 10 sedes de jornal saqueadas” (Paul Johnson, in "Tempos Modernos", pg. 273).

A República espanhola foi tomada pela polícia secreta de Stalin, pois o PC espanhol era controlado pela Embaixada russa, pelas unidades da NKVD e da OGPU, sob Alexander Orlov, e por figuras do Komintern, como o francês André Marty. 

As facções em luta no início do conflito (Verão de 1936); a zona nacionalista está em azul, a republicana em vermelho, e o verde expressa os avanços dos nacionalistas. Imagem: umich.edu

A guerra civil estourou no dia 17 de julho. Tropas do general Franco, aliadas dos monarquistas, classes conservadoras e falangistas se rebelam contra o Governo republicano dominado por liberais, radicais, socialistas, anarquistas, comunistas (tanto stalinistas quanto trotskistas), separatistas bascos e catalães, ocasionando a Guerra Civil (1937-39). 

Os republicanos da “Frente Popular” receberam ajuda militar do Reino Unido, México, França, URSS e, principalmente, das “Brigadas Internacionais”, formadas por 60.000 voluntários de todo o mundo. “A URSS limitou-se a enviar técnicos e ‘conselheiros’ desarmados, pagando-se, ao fim da guerra, com o seqüestro do ouro do Tesouro espanhol” (Barsa, Vol. 8, pag. 390) – o que comprova a íntima ligação entre o Governo “republicano” e os comunistas. 

Os nacionalistas de Franco contaram, ainda, com o apoio das organizações católicas e monárquicas, e receberam ajuda da Legião Condor, da Alemanha nazista, e de várias divisões de camisas-negras, da Itália fascista e de Portugal (Viriatos foi o nome genericamente dado aos voluntários portugueses que combateram na Guerra Civil Espanhola ao lado dos nacionalistas. O seu número total de membro da “Legião Viriatos” é matéria ainda controversa. Uma estimativa cautelosa aponta para um número máximo de 6000.

 Situação da frente em outubro de 1937. Imagem: umich.edu

Nessa Guerra, em 1937, foi feito o primeiro emprego maciço de bombas, pelos nazistas, contra

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MONSTROS DA MESOPOTÂMIA (Mitos atuais, origens ancestrais).


As pessoas têm usado por muito tempo o medo como uma ferramenta para entreter. Contos de monstros têm estado conosco desde a aurora dos tempos. Eles fazem parte das tradições de cada povo e folclore, mesmo sendo em torno de uma fogueira pré-histórica ou projetado em uma tela de cinema com som digital no século XXI, a audiência continua a mesma.

A Epopéia de Gilgamesh, vista aqui no Tablete 11, menciona vários tipos de monstros, e um velho conto sumério de Gilgamesh, que afirmar ser seu pai um Lillu, ou demônio sugador de sangue. Imagem: Saudi Aramco World.

Em todas as histórias, os monstros tomam a forma de nossos medos. Motivados sempre pelo desconhecido, seja ele apreensões sobre ruídos noturnos de uma floresta, ou preocupações sobre as intenções sinistras de corridas em terras distantes descritos por marinheiros que regressam Evidentemente, alguns monstros que primeiro se materializam em um continente remoto encontram maneiras para migrar de sua própria terra e fixar residência em um deserto perto ou terra abandonada.

Na Idade Média, os europeus acreditavam que a maioria dos monstros originados em outros continentes, e que muitas vezes ilustradava seus mapas e cartas marítimas com imagens das criaturas fantásticas destas terras semi-lendárias. No século XIII, o Mapa Mundi Hereford é um excelente exemplo: 

Imagens de corridas fabulosas e animais estão distribuídos por todo o mundo, como a Índia e Etiópia, sendo sempre exibindos como parte principal do Mapa Mundi. Na Índia vivem os seres de uma única pata, chamados Sciapodes; os Pigmeus e os Gigantes, as pessoas sem boca; o Manticore, ou o homem leão; e o Unicórnio. Norte da Índia, na Cítia e nos países vizinhos e ilhas, há cavalos com pés de homens, pessoas com orelhas longas e canibais antropófagos chamados Grotescos, no Ártico são Hiperbóreos Gigantes, e no sopé dos Cárpatos são os Arimaspos com um só olho, que foram criados segundo a lenda para lutar com os Grifons. A Etiópia é habitada por Sátiros e Faunos, por pessoas com lábios longos e outros com a cabeça em seu peito, e por Basiliscos e Formigas Garimpeiras de Ouro.

No mundo do entretenimento do século XXI, que apreciam o nosso próprio zoológico de monstruosidade, de invasores alienígenas para dinossauros, dragões, fantasmas, gigantes e robôs que funcionam com A.I (Inteligência Artificial). Algumas, como múmias do Egito, Gênios Noturnos da Arabia e seus primos, os sarcófagos, de forma clara originaram-se no Oriente Médio, que é o local mais apropriado, dado que é o lar de algumas das primeiras civilizações humanas.

Mas o que temos sobre os três mais duradouros e populares mitos atuais e difundidos em todo o mundo: o Vampiro, o Lobisomem e o Zumbi? Estes três em particular continuam a aterrorizar, emoção e intriga-nos como nenhum outro. Todos os três mitos, ao que parece, tem viajado grandes distâncias para estar conosco. Mas, em suas formas modernas, nenhum deles tem laços familiares óbvios com o Oriente Médio. Os  maldosos sangue-sugas Vampiros, e aquele que mudam sua forma em lobos os lobisomens tem sua origem no folclore da Hungria, Roménia e Grécia.  Os Zombies, classicamente considerado como corpos ressuscitados ou "mortos-vivos", derivam do Voodoo uma tradição dos descendentes de escravos da América Central.

Há evidências, no entanto, que todos os três mitos de fato surgiram a partir dos contos mais antigos do Oriente Médio. Como veremos também, ao investigar, mais de perto o mito árabe do Ghul (Ra's Al Ghul, algumas vezes escrito Rā's al Ghūl. Seu nome significa "Cabeça do Demônio" em árabe, que também é referência para o nome da estrela Algol da constelação de Perseu), que se mantém às sombras da história para nos arrastar para o seu covil mítico.

Vampiros

Vampiros, Lobisomens, Gênios, Zumbis, Vulkodlak, Qutrub, Ghoul, entre outros seres miticos.

O Vampiro é geralmente um cadáver reavivado ou melhor, um morto-vivo que mantém a sua existência por beber sangue humano. Alguns especialistas afirmam que o mito do Vampiro originou-se no antigo Egito ou na Índia, mas essas conexões são tênues.

As primeiras criaturas que realmente se encaixam na descrição moderna de Vampiros aparecem em escritos sobreviventes do Crescente Fértil, em textos da Assíria, no norte e dos impérios acadiano e babilônico, no sul, bem como em documentos da civilização Mesopotâmica e Suméria.

Assíria, ficava às margens do rio Tigre, no que é hoje o norte do Iraque e partes da Síria, sua civilização perdurou de 2400-600 aC e foi governado a partir de sua capital Assur (ou Ashur). O assírios adotaram crenças de seus antecessores sumérios, incluindo a crença em duas classes de demônios com o vampirismo como caracteristica básica: a Ekimmu e o Utukku

O Ekimmu eram os espíritos furiosos de pessoas mortas, mas insepulto, rondando a terra até que encontrar descanso em um local sob a terra, uma característica do vampiro tradicional.

Um Utukku é as vezes difícil de distinguir do Ekimmu, mas geralmente era o espírito de uma pessoa falecida que havia sido enterrado, e esquecido, não foi honrado com as ofertas em seu sepultamenteo e túmulo pelos familiares ou entes queridos. Como resultado, o Utukku retorna do inferno para assombrar quem ele encontra, buscando o sustento de suas vítimas. Como o Vampiro da Europa Oriental, esta criatura é um Caçador persistente que é muito difícil desalojar. Às vezes, o Utukku são também bebedores de sangue, enquanto em outras vezes absorvem a força da vida humana. São na maioria das vezes malévolos, mas a ocasiões, aonde  eles podem ser aliados dos humanos, como ocorre com o Ea-Bani (um Utukku amigo dos humanos), amigo de Gilgamesh.

 Lilith, o "demônio da noite", muitas vezes retratada como um passaro em especial uma coruja.

Uma descrição muito viva de um grupo de benevolentes e malevolos, Vampiros Utukku, são conhecidos como os Sete Espíritos, sua lenda surge aproximadamente à 3000 anos atrás nos encantamento encontrados em tabletes cuneiforme na Assíria:

“Sete são eles!
Eles não se preocupam com nada,
Eles moem a terra como milho;
Eles não possuem piedade,
Eles odeiam a humanidade;
Eles derramam o sangue humano como chuva,
Devorando sua carne [e] sugando suas veias ....
São demônios repletos de violência,
Incessantemente devorando sangue.”

O tradutor R. Campbell Thompson, uma autoridade em mitologia semitica, diz que a "predileção por sangue humano é uma crença presente em mitos semiticos”. ​​E de acordo com todas as tradições que tratam sobre vampiros medievais, sua base foi sempre os Sete Espíritos afirma Thompson. Elas estão presentes e aparecem no decorrer da história, em terras palestinas e em magicas escritas em siríaco. 
Um escrito sírio desde os tempos cristãos cita o Sete Espíritos, dizendo:

"Vamos, logo para que possamos comer carne com nossas, e para que possamos rastejar sobre sobre nossas mãos, e possamos o beber sangue."

Mas os encantamentos assírios e seus sucessores deixam claro que o vampirismo era apenas uma característica desses demônios que também viajaram com tempestades, como demônios do vento, e que comiam carne, como Ghuls árabes.

Na antiguidade os Sete Espíritos eram conhecidos como “os sugadores de sangue” ou  “Vampiro demôniaco” da Suméria. Um manuscrito escrito pelos reis das dinastias da Suméria, datando de cerca de 2400 aC, afirma que o pai do herói sumério Gilgamesh era na verdade um demônio Lillu. Este Lillu foi um dos quatro demônios da classe de Vampiros: 

Os outros três Lilitu eram (que se manifesta na tradição hebraico depois como Lilith), a versão feminina do demônio vampiro; Ardat Lilli (ou serva de Lilitu), que visita os homens durante a noite e são fecundadas por eles e depois as Ardat Lilli geram uma raça de crianças fantasmagóricas, e Irdu Lilli (contraparte masculina da Ardat Lilli), que visitava as mulheres à noite e engrávida as mesmas. 

Lilitu acreditava-se ser um Vampiro, bonito promíscuo, semelhante a algumas versões literárias do século 21, gostava de sangue de crianças, e adolescentes. Os Sumérios, Babilônicos e, eventualmente, Hebreus adotaram versões dessas lendas e tradições semelhantes desenvolvidas no norte da Mesopotâmia.

Muitas das tradições na literatura hebraica primitiva, incluindo o folclore de monstro, são derivados da mesma forma de crenças que as da Mesopotâmia. Embora alguns estudiosos têm afirmado que não há qualquer vestígio de Vampiros na literatura judaica em seu alvorecer, mas isso não é exato. O livro de Provérbios (30:15) se refere a um "Cavalo Sanguessuga" ou Sanguessuga (alukah hebraico): "O Cavalo-Sanguessuga tem duas filhas, chorando: Me dá, Me dá". Estudioso do Velho Testamento T. Witton Davies, afirma que esta criatura não é uma Sanguessuga comum, mas sim "provavelmente um demônio vampiro ou sugador de sangue", e ele observa que vários outros estudiosos proeminentes apoiam esta interpretação. 

Uma tradução bíblica, da versão revista, oferece uma nota marginal de "Sanguessuga", que afirma: "Ou, Vampiro." The International Standard Bible. 

A Enciclopéida Judaica algo semelhante a um vampiro destina-se à luz da semelhança entre Alukah a palavra hebraica ' e o Aluqah árabe ", o que significa Vampiro do sexo feminino. Na verdade, a Enciclopédia Judaica de 1906 declara que o Alukah "é" nada menos que o Vampiro devorador de carne dos árabes .... Ela foi proferida na mitologia judaica como o demônio do mundo inferior ... e os nomes de suas duas filhas têm com toda a probabilidade, como nomes de familiares de doenças temidas, foram eliminados. "

Outro demônio popular é o Vampiro Lilith, da mitologia hebraíca, que o resgatou o mito emprestado dos mesopotâmicos. As primeiras lendas judaicas dizem que Lilith foi a primeira mulher do primeiro homem, Adão, criado do barro ao invés da costela de Adão, como Eva foi mais tarde. Segundo alguns relatos, Lilith se recusou a ser subserviente a Adão, e ela o abandonou ao longo da costa do Mar Vermelho, onde ela convivia com vasto número de demônios (ou gênios) e crianças. Ela própria ‘evoluiu’ para um Demônio da Noite com um ódio permanente para com as crianças humanas. Segundo a lenda ela vêm à noite para sugar o sangue das crianças. Ela também foi por vezes retratada como um pássaro, muitas vezes como uma coruja.

Um retrato xilogravura datado de 1491 mostra o Prínicipe da Transilvânia Vlad Tepes III, cuja crueldade na luta contra os otomanos lhe rendeu o apelido de “O Empalador”. O "Conde Drácula" foi criado em 1897 pelo autor irlandês Bram Stoker.
Imagem: Saudi Aramco World.

São estes os primeiros Vampiros orientais relacionadas com o Vampiro mais humano como o europeu, a criatura folclórica popularizado em 1897 pelo romance, Drácula de Bram Stoker? Poderia tais crenças ter encontrado seu caminho para a Europa Oriental? Se considerarmos que a Grécia antiga pode ter sido a porta de entrada para a migração de uma riqueza de idéias e lendas da Mesopotâmia. Há evidências crescentes de que a Grécia sofreu uma infusão rica na mitologia e no folclore do Oriente Médio entre os séculos XII aC e IX. Charles Penglase, autor de Mitos Gregos e Mesopotâmicos, argumenta que os hinos homéricos e os poemas de Hesíodo, escrito no século VII aC, mostram influências dos mitos e crenças religiosas da antiga Mesopotâmia: "mesopotâmica material religioso e mitológico poderia ter chegado a Grécia em períodos anteriores, mas a influência aparente nesses trabalhos parece ser o resultado de contatos no período de intensa interação no primeiro milênio aC, a partir de meados do século IX aC. O tempo micênica tarde antes do final do século XII aC também foi sugerido por alguns como uma época de influência, devido aos inúmeros contactos entre Mycena na Grécia e o Oriente Médio. "

Os gregos desenvolveram a sua própria versão do Vampiro-demônio da Mesopotâmia Lilitu, que eles chamavam de Lamia. Nomeado para um demônio nascido na Líbia, que aterrorizou a Europa, o Lamia tinha o corpo, a face e parte superior de uma mulher e uma cauda de serpente. Lamias poderia se disfarçar de mulheres humanas. Eles devoravam crianças e minavam a força vital dos homens. Lamias tornou-se um campo do folclore grego e se espalhou para outras terras européias, incluindo a França, onde um Lamia chamado Melusine magicamente escondido rabo de uma serpente azul-e-branco, se casou com um nobre francês e, reaproveitado como uma "fada da água," tornou-se parte da tradição lendária colorido da Europa.

A Romênia tem algumas das tradições mais ricas sobre vampiros na Europa Oriental. Sua cénica região central, Transilvânia, delimitada por montanhas dos Cárpatos, no leste e sul, foi o cenário para o Drácula de Bram Stoker. Conde Drácula, interpretado na versão cinematográfica em 1931 por Bela Lugosi, foi vampirizado em uma nova edição de  Stoker em uma pessoa real: Vlad Dracula III da Transilvânia, que viveu de 1431-1476. Um nobre Wallachian que travou guerra contra os turcos otomanos, ele ficou conhecido como "Vlad, o Empalador" pelas  execuções, muitas por empalamento, ele deve ter empalado perto de 20.000 soldados turcos, mas ninguém jamais sugeriu que ele bebeu o sangue.

A Romênia pode ter absorvido algumas das suas tradições de vampiros a partir de fontes greco-romanas, que por sua vez, tinha tomado a partir do Oriente Médio. No coração da Romênia está, a Transilvânia, que fez parte da Grécia e foi influênciada pelo Reino Trácio de Dacia de 86 aC e então parte do Império Romano 106-271 ce.

Faz sentido que o nome romeno para o vampiro é Strigoi, derivado de strix, a palavra grega e romana para "coruja". No folclore grego e romano, a Strix era um pássaro do mal, capaz de mudar de forma, que se alimentavam de carne humana e bebia sangue humano. Sua natureza exata permanece um mistério, mesmo para especialistas da história natural, como Plínio, o Velho, mas parece ser outro exemplo de influência mesopotâmica, dado que Lilitu-Lilith era um Vampiro e, às vezes retratada como uma Coruja

No Museu Britânico, em um baixo-relevo conhecido como o Relief Burney, uma imagem de Lilitu da antiga Babilônia aparece, muitas vezes apelidada de "A Rainha da Noite": uma figura humana feminina com asas de pássaro, penas e garras nos pés.

Alguns vampiros também pode ter entrado através da Europa Oriental através das invasões turcas. Na Hungria, por exemplo, a crença em vampiros é dito que datam a partir do século XII, aonde citam um demônio chamado Izcacus, ou bebedor de sangue. A origem desta palavra remonta antes dos húngaros chegarem na Europa e na Ásia Central, em 895 d.C. O especialista em cultura turca, Wilhelm Radloff diz que a palavra tem suas raízes no turco antigo, que os húngaros encontrados durante o século VIII em regiões entre a Ásia e a Europa utilizaram. A migração das tribos turcas pode ter levado outros povos  a adquirirem seu mito dos Vampiros entre as populações assentadas nas regiões Oeste e Ásia Central que tinham sido influenciados pelos assírios e seus sucessores.

Lobisomem

Lobisomem, Lamia, Vulkodlak e Qutrub, vários nomes um mito. Imagem: Saudi Aramco World.

O primeiro conto literário conhecido de um ser humano transformado em um lobo aparece no épico sumério de Gilgamesh, provavelmente a mais antiga história escrita na Terra, que remonta mais de quatro milênios. Originalmente escrito em escrita cuneiforme em 12 tabletes de argila, é a história de Gilgamesh, rei de Uruk, no que é hoje o Iraque. No conto, Gilgamesh é cortejada pela deusa Ishtar, mas ele a rejeita e ela lembra do destino trágico de seus amantes anteriores:

“Você amou o pastor, o pastor mestre,
Que apresentava  a você continuamente
pão cozido em brasa,
E que diariamente abatia para você um garoto.
No entanto, você o feriu, e transformou-o em um lobo,
Então, seus próprios pastores agora perseguiam-no
E os seus próprios cães agarram em suas canelas.”

O assiriologista Julius Oppert afirma que a crença no lobisomem era uma parte da antiga Assíria  e de sua visão do mundo. Mais tarde, a crença generalizada em lobisomens pode ter contribuído para um transtorno psiquiátrico no rei Nabucodonosor II, que reinou a partir de 605-562 aC, tempo em que ele destruiu o primeiro Templo em Jerusalém e construiu os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das originais "sete maravilhas do mundo antigo." Ela também aparece, a partir do livro bíblico de Daniel, que Nabucodonosor sofria de que os especialistas psiquiátricos Harvey Rosenstock, MD, e Kenneth R. Vincent, Ed.D.,  descrevem como “depressão que se deteriorou ao longo de sete anos em uma psicose franca, momento em que ele imaginou-se um lobo. "

Este é mais amplamente conhecido como Licantropia ("wolfman-ism"), ou delírios de ser um animal selvagem (geralmente um lobo), e é um transtorno que tem sido registrada desde a antiguidade. Entre as primeiras descrições médicas é de um grego bizantino Paul de Aegina, um médico conceituado do final do século VII, que o descreve com referência ao mito grego em que Zeus virou rei Lycaon da Arcádia em um lobo feroz.

Como o Vampiro, o Lobisomem parece ser uma lenda que migrou do Oriente Médio para a Grécia, onde ela surgiu nas formas econtradas do mitos greco-romanos. De acordo com a versão mais popular, repetida por Ovídio e outros autores greco-romanos:

“Zeus visitou Arcadia em forma humana e jantou com o Rei Lycaon. O rei duvidou de sua visita era Zeus e tentou testar sua divindade , servindo-lhe um jantar de carne humana. Zeus puniu Lycaon transformando-o em um lobo.”

Plínio, em sua História Natural, relata outra história grega antiga sobre um homem da família de Anteu.

“Um homem da família de Anteu foi escolhido por sorteio e levado a um lago em Arcadia. Lá, ele pendurou suas roupas em uma árvore e nadou. Quando chegou ao outro lado, ele foi transformado em um lobo, e ele vagou nesta forma por nove anos, vivendo com matilhas de lobos. Após os nove anos se passarem, se ele não tivesse atacado nenhum ser humano, ele estava livre para nadar de volta e retomar a sua forma humana.”

Situado em Arcadia, pois é, este conto pode conter ecos da história de Lycaon. Heródoto escreveu sobre lendas de lobisomens em suas histórias, contando sobre uma tradição entre os Neuri, um povo eslavo, possivelmente, a nordeste da Cítia que adotaram costumes citas.

"Parece que essas pessoas praticam magia", escreveu ele, "pois não é uma história atual, entre os citas e os gregos que uma vez por ano todos os Neurian se transformam em um lobo por alguns dias, e depois se transforma em um homem novamente. "comentários Heródoto:" Eu não acredito neste conto, mas todos dizem a mesma coisa, eles dizem, e até mesmo juraram que é a verdade".

O rei Nabucodonosor II da Babilônia pode ter sofrido de um distúrbio psiquiátrico conhecido como crença licantropica, aonde a pessoa crê que é um animal selvagem, principalmente um lobo. 

O artista e poeta Inglês William Blake imortalizado agonia do rei por volta de 1805. Imagem: Saudi Aramco World.