terça-feira, 21 de setembro de 2010

WERNHER VON BRAUN. DE MAJOR DA SS À DIRETOR DA NASA.

WERNHER MAGNUS MAXIMILIAN VON BRAUN



Wernher Magnus Maximilian von Braun (Wirsitz, 23 de março de 1912 — Alexandria, 16 de junho de 1977) foi um cientista alemão e uma das figuras principais no desenvolvimento de foguetes na Alemanha e nos Estados Unidos.

Antes e durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou no programa alemão de foguetes, alcançando progressos memoráveis onde chegou a Major da SS. Em 1937, foi nomeado diretor do centro de experimentação de Peenemünde, onde foi responsável do aperfeiçoamento da bomba-foguete e ligado á morte de milhares de judeus trabalhando como escravos construindo os foguetes V-2, que seriam utilizados cerca de 4000 vezes principalmente na Inglaterra, na Bélgica e nos Países Baixos em 1944 e 1945.

Entrou nos EUA através do (na época) secreto programa chamado Operação Paperclip. Nos EUA, é respeitado como um dos heróis do programa espacial.

Entrou na NASA em 1960, tornando-se diretor do Centro Espacial de voo Marshall de 1960 à 1970, onde dirige os programas de voos tripulados: Mercury, Gemini e Apollo. Ele é o pai do foguete Saturno V que levou os astronautas dos EUA à Lua.

Naturalizou-se cidadão dos EUA em 1955.

Em 1972, deixou a NASA para se tornar diretor adjunto da empresa Fairchild Industries. Morreu em 1977 de câncer no fígado.

VOCÊ QUER SABER MAIS?

http://www.discoverybrasil.com/web/nasa/fora_orbita/marte/von_braun/