sexta-feira, 16 de julho de 2010

UMA NIGÉRIA DE MASSACRES.

Assassinatos em Enugu , Nigéria


TEXTO POR:


Chika Okeke-Agulu


Professor Assistente de Arte e Arqueologia e Estudos Americanos Africano.


Princeton University




Soldados nigerianos ao lado de corpos de civis mortos em tiroteio


Se você seguir as novidades da Nigéria, de perto, você deve agora estar cansado de histórias de constantes atos de violência imponderável que incidem sobre os cidadãos pelas polícias estaduais e as forças de segurança. Ainda mais que durante os anos das ditaduras militares, a escala de assassinatos em curso na Nigéria hoje chamadas de condenação internacional, uma vez que o governo nigeriano não parece disposta a prestar muita atenção a este fenômeno terrível.




Yusuf morto sob custódia da policia.


No início do ano de 2009, o exército da Nigéria foi elaborado para sufocar a revolta violenta da seita radical islâmica Boko Haram no Nordeste da Nigéria. Como é que ele termina? Bem, o líder da seita Mohammad Yusuf foi preso, desfilou na frente da mídia e, posteriormente, entregue à polícia. A próxima coisa que se viu foi o seu cadáver. A polícia disse inicialmente que ele foi morto em um tiroteio, até que um oficial do exército contradisse o relato policial, afirmando que Yusuf foi entregue à polícia vivo e saudável (com exceção de algumas pequenas lesões que sofreu durante a revolta). Fotos mostram ele sob custódia da polícia vieram à tona. A polícia mudou a sua história: ele foi morto quando tentava escapar da prisão. Quando grupo de direitos humanos reclamou o ministro da Informação, Sulkingly afirmou que a morte do homem vai ser cuidadosamente investigada. E não foi só isso o pai de Yusuf, um financiador da seita, foi executado ilegalmente por soldados, na frente das câmeras.




Civis mortos pela policia nigeriana entre confronto com rebeldes


Agora, tanto a BBC e alguns jornais de circulação nacional estão relatando o enterro em massa recente de mais de 70 corpos entregue no necrotério da Universidade da Nigéria Hospital de Enugu, a ex-capital do leste da Nigéria. Corpos aparentemente depositados pela polícia desde os últimos seis meses do ano passado . A polícia voltou a surgir com o seu costumeiro mantra : estes corpos, foram vítimas da troca tiros entre policiais e assaltantes armados. Mas relatos da mídia indicam que 6 dos corpos são de homens jovens, a polícia havia desfilado na vida pública recentemente como uma gangue de seqüestradores. Eles nunca foram processados. Mas seus corpos apareceram no necrotério. Em outro exemplo, a polícia afirma que um dos corpos pertencia a um adolescente suspeito de assaltos à mão armada.


Essa história me deixa irritado. Isso me faz pensar que nação sangrenta - Eu sei que é um salto de pensar a Nigéria como uma "nação" - pensa tão pouco da vida dos seus cidadãos. Alguém tem de explicar essas vidas desperdiçadas. Alguém deve ser responsável pela aparente brutalidade destes agentes de segurança.




Membros do grupo Boko Haram mortos em conflito com o governo.


O que me irrita é que o Ministério nigeriano da Informação está ocupado comprando lavadores de imagem para ajudar a “Re-marca” da Nigéria. O mínimo que o Ministério pode fazer para os meus concidadãos é investigar e deixar o mundo saber como as pilhas de corpos depositados na necrotério Unth aconteceu. As famílias de alguns dos "desaparecidos" estão suplicando por ajuda, e se é verdade que os direitos humanos destes cidadãos nigerianos foram tão violentamente violados, nenhuma quantidade de disfarce politico vai ajudar a imagem país.


Líder do Boko Haram da Nigéria morto sob circunstâncias suspeitas.




Membros do Boko Haram.


polícia nigeriana reivindicaram a morte de Mohammed Yusuf , o líder do grupo islâmico Boko Haram , enquanto em detenção.
Um policial disse Yusuf , acusado de violência que matou centenas de pessoas no norte da Nigéria , foi morto a tiros após sua captura na quinta-feira .
"Ele foi morto . Você pode entrar e ver seu corpo na sede do comando da polícia estadual ", Isa Azare , porta-voz do comando da polícia na cidade de Maiduguri , disse.




Última imagem de Mohammed Yusuf ainda vivo.


O anúncio veio após a morte de relatórios , disse que pelo menos 180 pessoas foram mortas e milhares deslocadas na sequência dos confrontos entre as forças de segurança e os combatentes do grupo , que pretende impor a lei islâmica em todo o país mais populoso da África.
Yvonne Al Jazeera Ndege , elaboração de relatórios de estado de Borno, no norte da Nigéria , afirmou: "Não pode ser cem por cento certo de que a polícia está dizendo sobre a captura e morte de Mohammed Yusuf por dois motivos .


" Um deles, o exército e a polícia estão sob pressão política sustentada para erradicar Boko Haram. Dois, na quarta-feira fomos informados de que Yusuf e pelo menos 300 de seus partidários fugiram para Maiduguru porque eles estavam sendo perseguidos pelas forças de segurança nigerianas.
A notícia da morte de Yusuf foi relatado para estar entre as dezenas de pessoas que morreram depois que as tropas atacaram a base do grupo Boko Haram , na cidade de Maiduguri .


CAÇADA


As forças de segurança estavam dizend avançar com a caça para os membros da Boko Haram.




Membros do Boko Haram sob custódia da policia.


O governo alertou as pessoas a evacuar a área e, em seguida descascados e invadiram a mesquita e a sede do grupo na noite.
Um tiroteio seguiu-se a recuar membros Boko Haram armados com rifles de caça caseiras, coquetéis molotov , arcos e flechas , machados e cimitarras .
Um repórter da agência de notícias Associated Press viu soldados atirar o seu caminho para a mesquita antes de abrir fogo contra seus ocupantes.
O repórter mais tarde contou com cerca de 50 corpos no interior do edifício e outro 50, no pátio exterior.
O correspondente disse que houve uma redução "em alguns dos combates e que é porque as forças de segurança nigerianas foram capazes de expulsar alguns membros do Boko Haram”.




Mesmos membros do Boko Haram que aparecem sob custódia policia são encontrados mortos.


"Parece agora muitos dos membros do Boko Haram fugiram da cena, mas não houve mais violência em outro estado - Estado de Kano - não muito longe do estado de Borno , onde entendemos que as forças de segurança bulldozed uma mesquita e uma casa onde o suposto líder estava vivendo ", afirmou .


Pedestres mortos


Um porta-voz de um grupo de direitos humanos disse que as forças do governo mataram transeuntes e outros civis como eles enfrentaram os membros da seita.
Mas um porta-voz militar negou a acusação e disse que era impossível para os direitos dos trabalhadores para diferenciar entre civis e membros do Boko Haram .




Pedestres mortos em tiroteio entre policia e grupo islamico Boko Haram.


Abubakar Umar Gada , um senador do estado de Sokoto no norte da Nigéria , disse à Al Jazeera que os agentes de segurança haviam sido implantadas e fortemente "a situação está totalmente sob controle ".


Ele disse que tinha vantagem Boko Haram "levado ao grande número de pessoas que estão desempregadas "e falta de oportunidades para melhorar suas vidas .


"Nós temos em grande parte um problema social que tem sido aproveitado por esses meliantes para causar caos e confusão ", disse Gada .


Boko Haram , que significa " a educação ocidental é proibido " no dialeto local Hausa , apelou para a aplicação da sharia , mesmo entre os não-muçulmanos .
140 milhões de habitantes da Nigéria são quase igualmente dividida entre cristãos, que dominam o sul, e principalmente os muçulmanos norte -based.




Bandeira da Nigéria


A lei islâmica foi implementado em 12 estados do Norte depois da Nigéria retornou ao governo civil em 1999, após anos de regime militar.
Os confrontos começaram no domingo no estado de Bauchi nas proximidades, com lutadores atacando delegacias de polícia , antes de derramar sobre em Yobe .
Moradores disseram que os combatentes armados com facões, facas , arcos e flechas e explosivos caseiros atacaram edifícios da polícia e qualquer um que se assemelha um policial ou funcionário do governo da cidade.
Mas a maioria das vítimas parece ter sido em Maiduguri , a cidade do nordeste conhecida como o berço e reduto do grupo.


VOCÊ QUER SABER MAIS?


http://chikaokeke-agulu.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00-05%3A00&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00-05%3A00&max-results=39


http://www.thisdayonline.com/nview.php?id=150277


http://www.nigeriavillagesquare.com/index.php/content/view/12896/55


http://www.nigeriavillagesquare.com/


http://www.guardian.co.uk/commentisfree/belief/2009/jul/31/nigeria-violence-boko-haram


http://www.guardian.co.uk/profile/cameronduodu


http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/8178820.stm