As pessoas têm usado por muito tempo o medo como uma ferramenta para entreter. Contos de monstros têm estado conosco desde a aurora dos tempos. Eles fazem parte das tradições de cada povo e folclore, mesmo sendo em torno de uma fogueira pré-histórica ou projetado
em uma tela de cinema com som
digital no século XXI, a audiência continua a mesma.
Em todas as histórias, os monstros tomam a forma de nossos medos. Motivados
sempre pelo desconhecido, seja ele apreensões sobre ruídos noturnos de uma
floresta, ou preocupações sobre as intenções sinistras de corridas em terras
distantes descritos por marinheiros que regressam Evidentemente, alguns
monstros que primeiro se materializam em um continente remoto encontram
maneiras para migrar de sua própria terra e fixar residência em um deserto
perto ou terra abandonada.
Na Idade Média, os europeus acreditavam que a maioria dos monstros
originados em outros continentes, e que muitas vezes ilustradava seus mapas e
cartas marítimas com imagens das criaturas fantásticas destas terras
semi-lendárias. No século XIII, o Mapa Mundi Hereford é um excelente exemplo:
Imagens de corridas fabulosas e animais estão distribuídos por todo o
mundo, como a Índia e Etiópia, sendo sempre exibindos como parte principal do
Mapa Mundi. Na Índia
vivem os seres de uma única pata, chamados Sciapodes;
os Pigmeus e os Gigantes, as pessoas sem
boca; o Manticore, ou o homem leão; e o Unicórnio. Norte da Índia, na Cítia e nos países vizinhos e ilhas,
há cavalos com pés de homens, pessoas com orelhas longas e canibais antropófagos chamados Grotescos,
no Ártico
são Hiperbóreos Gigantes, e no sopé dos Cárpatos
são os Arimaspos com um só olho, que
foram criados segundo a lenda para lutar com os Grifons. A Etiópia é habitada por Sátiros e Faunos, por pessoas com lábios longos e outros com a cabeça em seu peito, e por
Basiliscos e Formigas Garimpeiras de Ouro.
No mundo do entretenimento do século XXI, que apreciam o nosso próprio
zoológico de monstruosidade, de invasores alienígenas para dinossauros,
dragões, fantasmas, gigantes e robôs que funcionam com A.I (Inteligência
Artificial). Algumas, como múmias do Egito, Gênios Noturnos da Arabia e seus
primos, os sarcófagos, de forma clara originaram-se no Oriente Médio, que é o
local mais apropriado, dado que é o lar de algumas das primeiras civilizações
humanas.
Mas o que temos sobre os três mais duradouros e populares mitos atuais e
difundidos em todo o mundo: o Vampiro, o
Lobisomem e o Zumbi? Estes três em particular continuam a aterrorizar,
emoção e intriga-nos como nenhum outro. Todos os três mitos, ao que parece, tem
viajado grandes distâncias para estar conosco. Mas, em suas formas modernas,
nenhum deles tem laços familiares óbvios com o Oriente Médio. Os maldosos sangue-sugas Vampiros, e aquele que mudam
sua forma em
lobos os lobisomens tem sua origem no folclore da Hungria, Roménia e Grécia. Os Zombies, classicamente considerado como corpos
ressuscitados ou "mortos-vivos", derivam do Voodoo uma tradição dos descendentes
de escravos da América Central.
Há evidências, no entanto, que todos os três mitos de fato surgiram a
partir dos contos mais antigos do Oriente Médio. Como veremos também, ao
investigar, mais de perto o mito árabe do Ghul (Ra's
Al Ghul,
algumas vezes escrito Rā's al Ghūl.
Seu nome significa "Cabeça do Demônio" em árabe, que também é
referência para o nome da estrela Algol da constelação de Perseu),
que se mantém às sombras da história para nos arrastar
para o seu covil mítico.
Vampiros
Vampiros, Lobisomens, Gênios, Zumbis, Vulkodlak, Qutrub, Ghoul, entre outros seres miticos.
O Vampiro
é geralmente um cadáver reavivado ou
melhor, um morto-vivo que mantém a sua existência por beber sangue humano.
Alguns especialistas afirmam que o mito do Vampiro originou-se
no antigo Egito ou na Índia, mas essas conexões são tênues.
As primeiras criaturas que realmente se encaixam na descrição
moderna de Vampiros aparecem em escritos sobreviventes do Crescente Fértil, em
textos da Assíria, no norte e dos impérios acadiano e babilônico, no sul, bem
como em documentos da civilização Mesopotâmica e Suméria.
Assíria, ficava às margens do rio Tigre, no que é hoje o norte do Iraque e partes da Síria, sua civilização perdurou de 2400-600 aC e foi governado a
partir de sua capital Assur (ou Ashur). O
assírios adotaram crenças de seus antecessores sumérios, incluindo a crença
em duas classes de demônios com o vampirismo como caracteristica básica: a Ekimmu e o Utukku.
O Ekimmu eram
os espíritos furiosos de pessoas mortas, mas insepulto, rondando a terra até
que encontrar descanso em um local sob a terra, uma característica do vampiro
tradicional.
Um Utukku é as vezes difícil de distinguir do Ekimmu, mas geralmente era o espírito de uma pessoa
falecida que havia sido enterrado, e esquecido, não foi honrado com as ofertas
em seu sepultamenteo e túmulo pelos familiares ou entes queridos. Como
resultado, o Utukku retorna do inferno para
assombrar quem ele encontra, buscando o sustento de
suas vítimas. Como o Vampiro da Europa Oriental, esta criatura é um Caçador persistente que é muito difícil
desalojar. Às vezes, o Utukku são também
bebedores de sangue, enquanto em outras vezes absorvem a força da vida humana. São
na maioria das vezes malévolos, mas a ocasiões, aonde eles podem ser aliados dos humanos, como ocorre
com o Ea-Bani (um Utukku amigo dos humanos),
amigo de Gilgamesh.
Lilith, o "demônio da noite", muitas vezes retratada como um passaro em especial uma coruja.
Uma descrição muito viva de um grupo de benevolentes e malevolos, Vampiros
Utukku,
são conhecidos como os Sete Espíritos, sua lenda surge aproximadamente à
3000 anos atrás nos encantamento encontrados em tabletes cuneiforme na Assíria:
“Sete são eles!
Eles não se preocupam com nada,
Eles moem a terra como milho;
Eles não possuem piedade,
Eles odeiam a humanidade;
Eles derramam o sangue humano como chuva,
Devorando sua carne [e] sugando suas veias ....
São demônios repletos de violência,
Incessantemente devorando sangue.”
Eles não se preocupam com nada,
Eles moem a terra como milho;
Eles não possuem piedade,
Eles odeiam a humanidade;
Eles derramam o sangue humano como chuva,
Devorando sua carne [e] sugando suas veias ....
São demônios repletos de violência,
Incessantemente devorando sangue.”
O tradutor R. Campbell Thompson, uma autoridade em mitologia semitica, diz
que a "predileção
por sangue humano é uma crença presente em mitos semiticos”. E de acordo com todas as tradições que tratam sobre vampiros
medievais, sua base foi sempre os Sete
Espíritos afirma Thompson. Elas estão presentes e aparecem no decorrer da
história, em terras palestinas e em magicas escritas em siríaco.
Um escrito sírio desde os tempos cristãos cita o Sete Espíritos, dizendo:
"Vamos, logo para que possamos comer carne com nossas, e para que
possamos rastejar sobre sobre nossas mãos, e possamos o beber sangue."
Mas os encantamentos assírios e seus sucessores deixam claro que o
vampirismo era apenas uma característica
desses demônios que também viajaram com
tempestades, como demônios do vento, e que comiam carne, como Ghuls árabes.
Na antiguidade os Sete Espíritos eram conhecidos como “os sugadores de sangue” ou “Vampiro demôniaco” da Suméria.
Um manuscrito escrito pelos reis das dinastias da Suméria, datando de cerca de
2400 aC, afirma que o pai do herói sumério Gilgamesh era na verdade um demônio Lillu.
Este Lillu
foi um dos quatro demônios da classe de Vampiros:
Os outros três Lilitu eram
(que se manifesta na tradição hebraico depois como Lilith), a versão feminina
do demônio vampiro; Ardat Lilli (ou
serva de Lilitu), que visita os homens durante a noite e são fecundadas por
eles e depois as Ardat Lilli geram uma raça de crianças fantasmagóricas, e Irdu Lilli
(contraparte masculina da Ardat Lilli),
que visitava as mulheres à noite e engrávida as mesmas.
Lilitu acreditava-se
ser um Vampiro, bonito promíscuo, semelhante a algumas versões literárias do
século 21, gostava de sangue de crianças, e adolescentes. Os Sumérios, Babilônicos
e, eventualmente, Hebreus adotaram versões dessas lendas e tradições
semelhantes desenvolvidas no norte da Mesopotâmia.
Muitas das tradições na literatura hebraica primitiva, incluindo o folclore
de monstro, são derivados da mesma forma de crenças que as da Mesopotâmia.
Embora alguns estudiosos têm afirmado que não há qualquer vestígio de Vampiros
na literatura judaica em seu alvorecer, mas isso não é exato. O livro de Provérbios (30:15)
se refere a um "Cavalo
Sanguessuga" ou Sanguessuga (alukah hebraico): "O Cavalo-Sanguessuga tem duas filhas,
chorando: Me dá, Me dá". Estudioso do Velho Testamento T. Witton Davies,
afirma que esta criatura não é uma Sanguessuga comum, mas sim "provavelmente
um demônio vampiro ou sugador de sangue", e ele observa que
vários outros estudiosos proeminentes apoiam esta interpretação.
Uma tradução bíblica, da versão
revista, oferece uma nota marginal de "Sanguessuga",
que afirma: "Ou, Vampiro." The
International Standard Bible.
A Enciclopéida Judaica algo
semelhante a um vampiro destina-se à luz da semelhança entre Alukah a palavra
hebraica ' e o Aluqah árabe ", o que significa Vampiro do sexo feminino. Na
verdade, a Enciclopédia Judaica de 1906 declara que o Alukah "é" nada menos que o Vampiro devorador de carne dos árabes
.... Ela foi proferida na mitologia judaica como o demônio do mundo
inferior ... e os nomes de suas duas filhas têm com toda a probabilidade, como
nomes de familiares de doenças temidas, foram eliminados. "
Outro demônio popular é o Vampiro Lilith, da mitologia hebraíca, que o
resgatou o mito emprestado dos mesopotâmicos. As primeiras lendas judaicas
dizem que Lilith foi a primeira mulher do primeiro homem, Adão, criado do barro
ao invés da costela de Adão, como Eva foi mais tarde. Segundo alguns relatos,
Lilith se recusou a ser subserviente a Adão, e ela o abandonou ao longo da
costa do Mar Vermelho, onde ela convivia com vasto número de demônios (ou
gênios) e crianças. Ela própria ‘evoluiu’
para um Demônio da Noite com um ódio permanente para
com as crianças humanas. Segundo a
lenda ela vêm à noite para sugar o sangue das crianças. Ela também foi por
vezes retratada como um pássaro, muitas vezes como uma coruja.
Um retrato xilogravura
datado de 1491 mostra o Prínicipe da Transilvânia Vlad Tepes III, cuja crueldade na luta contra os
otomanos lhe rendeu o apelido de “O Empalador”. O "Conde Drácula" foi
criado em 1897 pelo autor irlandês Bram Stoker.
Imagem: Saudi Aramco World.
São estes os primeiros Vampiros
orientais relacionadas com o Vampiro mais humano como o europeu, a criatura
folclórica popularizado em 1897 pelo romance, Drácula de Bram Stoker? Poderia tais crenças
ter encontrado seu caminho para a Europa Oriental? Se considerarmos que a
Grécia antiga pode ter sido a porta de entrada para a migração de uma riqueza
de idéias e lendas da Mesopotâmia. Há evidências crescentes de que a Grécia
sofreu uma infusão rica na mitologia e no folclore do Oriente Médio entre os
séculos XII aC e IX. Charles Penglase, autor de Mitos Gregos e
Mesopotâmicos, argumenta que os hinos homéricos e os poemas de Hesíodo, escrito
no século VII aC, mostram influências dos mitos e crenças religiosas da antiga
Mesopotâmia: "mesopotâmica material religioso e mitológico poderia ter
chegado a Grécia em períodos anteriores, mas a influência aparente nesses
trabalhos parece ser o resultado de contatos no período de intensa interação no
primeiro milênio aC, a partir de meados do século IX aC. O tempo micênica tarde
antes do final do século XII aC também foi sugerido por alguns como uma época
de influência, devido aos inúmeros contactos entre Mycena na Grécia e o Oriente
Médio. "
Os gregos desenvolveram a sua própria versão do Vampiro-demônio da Mesopotâmia Lilitu, que eles chamavam de Lamia.
Nomeado para um demônio nascido na Líbia, que aterrorizou a Europa, o Lamia tinha o corpo, a face e parte
superior de uma mulher e uma cauda de serpente. Lamias poderia se disfarçar de
mulheres humanas. Eles devoravam crianças e minavam a força vital dos homens.
Lamias tornou-se um campo do folclore grego e se espalhou para outras terras
européias, incluindo a França, onde um Lamia chamado Melusine magicamente escondido rabo de uma
serpente azul-e-branco, se casou com um nobre francês e, reaproveitado como uma
"fada da água," tornou-se parte da tradição lendária colorido da
Europa.
A Romênia
tem algumas das tradições mais ricas sobre vampiros na Europa Oriental. Sua
cénica região central, Transilvânia, delimitada por montanhas dos Cárpatos, no
leste e sul, foi o cenário para o Drácula de Bram Stoker. Conde Drácula,
interpretado na versão cinematográfica em 1931 por Bela Lugosi, foi vampirizado
em uma nova edição de Stoker em uma
pessoa real: Vlad Dracula III da Transilvânia, que viveu de 1431-1476. Um nobre
Wallachian que travou guerra contra os turcos otomanos, ele ficou conhecido
como "Vlad, o Empalador" pelas
execuções, muitas por empalamento, ele
deve ter empalado perto de 20.000 soldados turcos, mas ninguém jamais sugeriu
que ele bebeu o sangue.
A Romênia pode ter absorvido algumas das suas tradições de vampiros a partir de fontes greco-romanas, que por sua vez, tinha tomado a partir do Oriente Médio. No coração da Romênia está, a Transilvânia, que fez parte da Grécia e foi influênciada pelo Reino Trácio de Dacia de 86 aC e então parte do Império Romano 106-271 ce.
Faz sentido que o nome romeno para o
vampiro é Strigoi,
derivado de strix,
a palavra grega e romana para
"coruja". No folclore grego
e romano, a Strix era um pássaro do mal, capaz de
mudar de forma, que se alimentavam de carne humana e bebia
sangue humano. Sua natureza exata permanece um mistério, mesmo para
especialistas da história natural, como Plínio,
o Velho, mas parece ser outro
exemplo de influência mesopotâmica, dado que Lilitu-Lilith era um Vampiro
e, às vezes retratada como uma Coruja.
No Museu Britânico, em um
baixo-relevo conhecido como o Relief
Burney, uma imagem de Lilitu da antiga Babilônia aparece, muitas vezes
apelidada de "A Rainha da Noite": uma
figura humana feminina com asas de pássaro, penas e garras nos pés.
Alguns vampiros também pode ter entrado através da Europa Oriental através
das invasões turcas. Na Hungria, por exemplo, a crença em
vampiros é dito que datam a partir do século XII, aonde citam um demônio
chamado Izcacus,
ou bebedor de
sangue. A origem desta palavra remonta antes dos húngaros chegarem
na Europa e na Ásia Central, em 895 d.C. O especialista em cultura turca, Wilhelm Radloff diz que a palavra tem
suas raízes no turco antigo, que os
húngaros encontrados durante o século VIII em regiões entre a Ásia e a Europa
utilizaram. A migração das tribos turcas pode ter levado outros povos a adquirirem seu mito dos Vampiros entre as
populações assentadas nas regiões Oeste
e Ásia Central que tinham sido
influenciados pelos assírios e seus
sucessores.
Lobisomem
Lobisomem, Lamia, Vulkodlak e Qutrub, vários nomes um mito. Imagem: Saudi Aramco World.
O primeiro conto literário conhecido de um ser humano transformado em um lobo aparece no épico sumério de
Gilgamesh, provavelmente a mais antiga história escrita na Terra, que remonta
mais de quatro milênios. Originalmente escrito em escrita cuneiforme em 12
tabletes de argila, é a história de Gilgamesh,
rei de Uruk, no que é hoje o Iraque.
No conto, Gilgamesh é cortejada pela deusa Ishtar, mas ele a rejeita e ela lembra do
destino trágico de seus amantes anteriores:
“Você amou o pastor, o pastor mestre,
Que apresentava a você continuamente
pão cozido em brasa,
E que diariamente abatia para você um garoto.
No entanto, você o feriu, e transformou-o em um lobo,
Então, seus próprios pastores agora perseguiam-no
E os seus próprios cães agarram em suas canelas.”
Que apresentava a você continuamente
pão cozido em brasa,
E que diariamente abatia para você um garoto.
No entanto, você o feriu, e transformou-o em um lobo,
Então, seus próprios pastores agora perseguiam-no
E os seus próprios cães agarram em suas canelas.”
O assiriologista Julius Oppert
afirma que a crença no lobisomem era
uma parte da antiga Assíria e
de sua visão do mundo. Mais tarde, a crença generalizada em lobisomens pode ter
contribuído para um transtorno
psiquiátrico no rei Nabucodonosor II, que
reinou a partir de 605-562 aC, tempo em que ele destruiu o primeiro Templo em Jerusalém e construiu os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das originais "sete
maravilhas do mundo antigo." Ela também aparece, a partir do livro bíblico
de Daniel, que Nabucodonosor sofria de que os especialistas psiquiátricos
Harvey Rosenstock, MD, e Kenneth R. Vincent, Ed.D., descrevem como “depressão que se deteriorou ao longo de sete anos em uma psicose
franca, momento em que ele imaginou-se um lobo. "
Este é mais amplamente conhecido
como Licantropia ("wolfman-ism"), ou delírios de ser um animal selvagem (geralmente um lobo), e é um transtorno
que tem sido registrada desde a antiguidade. Entre as primeiras descrições
médicas é de um grego bizantino Paul de
Aegina, um médico conceituado do
final do século VII, que o descreve com
referência ao mito grego em que Zeus virou rei Lycaon da Arcádia em um lobo feroz.
Como o Vampiro, o Lobisomem parece ser uma lenda que migrou do Oriente
Médio para a Grécia, onde ela surgiu nas formas econtradas do mitos
greco-romanos. De acordo com a versão mais popular, repetida por Ovídio e outros autores greco-romanos:
“Zeus visitou Arcadia em forma humana e jantou com o Rei Lycaon. O rei
duvidou de sua visita era Zeus e tentou testar sua divindade , servindo-lhe um
jantar de carne humana. Zeus puniu Lycaon transformando-o em um lobo.”
Plínio, em sua História Natural, relata outra história grega
antiga sobre um homem da família de Anteu.
“Um homem da família de Anteu foi escolhido por sorteio e levado a um lago
em Arcadia. Lá, ele pendurou suas roupas em uma árvore e nadou. Quando chegou
ao outro lado, ele foi transformado em um lobo,
e ele vagou nesta forma por nove anos, vivendo
com matilhas de lobos. Após os nove anos se passarem, se ele não tivesse
atacado nenhum ser humano, ele estava livre para nadar de volta e retomar a sua
forma humana.”
Situado em Arcadia, pois é, este
conto pode conter ecos da história de Lycaon. Heródoto escreveu sobre lendas de lobisomens em
suas histórias, contando sobre uma tradição entre os Neuri, um povo eslavo, possivelmente, a
nordeste da Cítia que adotaram costumes citas.
"Parece que essas pessoas praticam magia", escreveu ele,
"pois não é uma história atual, entre os citas e os gregos que uma vez por
ano todos os Neurian se transformam em um lobo por alguns dias, e depois se
transforma em um homem novamente. "comentários Heródoto:" Eu não
acredito neste conto, mas todos dizem a mesma coisa, eles dizem, e até mesmo
juraram que é a verdade".
O rei Nabucodonosor II da Babilônia pode ter sofrido de um distúrbio
psiquiátrico conhecido como crença licantropica, aonde a pessoa crê que é um
animal selvagem, principalmente um lobo.
O artista e poeta Inglês William
Blake imortalizado agonia do rei por volta de 1805. Imagem: Saudi Aramco World.
Isso também pode ter raízes para o leste. O Historiador sueco do século XVIII Olof von Dalin escreveu que o Neuri era um composto dos citas, gregos e hebreus, que acompanhou o Budiner ou "Pastor citas" para as ilhas suecas cerca de 400 aC, em um êxodo, isso teria sido impulsionado pelos macedônios.
Na Idade Média, os lobisomens foram
incluidos em sua visão do mundo europeu. Eles foram vistos como uma ameaça à
ordem estabelecida, e foram muitas vezes descritos como feiticeiros e
heréticos. Um clerigo sueco, Olaus Magnus, no século XVI, chamou-os Lobisomens
de membros de "Um colégio
maldito", "desejosos de
inovações contrárias à lei divina."
Vampiro e Lobisomem,
os Vulkodlak.
Lobisomens, ao que parece,
têm parentesco antigo com os vampiros, e, por vezes, as lendas se sobrepõem. Na época medieval na Europa Oriental, particularmente
durante os séculos da "praga" (1300-1700), os corpos de pessoas
executadas por supostos lobisomens, sendo muitas vezes cremados para impedi-los
de voltar como vampiros. Na Hungria,
Eslovénia, Sérvia e Bulgária, o
vampiro tem sido associado ao lobisomem, e na Sérvia, o lobisomem e vampiro são conhecidos coletivamente como uma única criatura, o Vulkodlak.
Folclorista Vitoriana, Sabine
Baring-Gould, destaca esta estreita relação, também, ao fazê-los e levá-los para tempos mais antigos.
Baring-Gould descreve que um
historiador francês Marcassus contou:
"Marcassus relata que após uma longa guerra na Síria, durante a noite,
as tropas de Lamias, fêmeas, espíritos malignos,
apareceram sobre o campo de batalha, desenterrando os corpos, que foram
apressadamente enterrados dos soldados, e devorando a carne fora de seus ossos.
Eles foram perseguidos e alvejados, e alguns jovens conseguiram matar um número
considerável, mas durante o dia tinham todos eles as formas de lobos ou hienas"
Baring-Gould sentiu que havia um fundo de verdade nessas histórias horríveis.
Devorar carne humana é uma característica particularmente vampiresca, como
veremos em breve.
A história da Escandinávia datada de
1555 representa uma "metamorfose de homens em lobos". Imagem: Saudi Aramco World.
O Lobisomem dos desertos, Qutrub.
Em
um encarte do Mapa Mundi Hereford, do século XIII, mostra homens com
cabeça de cachorro. Imagem: Saudi Aramco World.
Os árabes também têm um lobisomem
em seu folclore: o Qutrub. A
palavra é uma corrupção das lykanthropos
gregos, ou homem-lobo. Edward Lane,
um tradutor das Mil e Uma Noites, diz que o Vampiro masculino é chamado por esse
nome. Na crença popular, o Qutrub é um
homem ou uma mulher que se transforma em uma besta à noite e que se alimenta de
cadáveres, mas não é um lobo, por si só.
Qutrub era, além disso, o termo árabe para a licantropia. No
início do século X, em seu clássico médico,
Enciclopédia Liber Continens (Al-Hawi al-Kabir, muitas vezes chamado de
vida virtuosa, em Inglês), o médico Muhammad
Abu Bakr Al-Razi seguiu a tradição de Paulo de Aegina e outros autores
clássicos, descrevendo licantropia como uma desordem cerebral ou uma psicose,
em vez de uma transformação física. Ele
viu-o como uma espécie de loucura que leva uma pessoa a se comportar como um
lobo. Para tratar a doença, ele prescrevia o ópio para induzir o sono, e os banhos e medicações tópicas para
"umidificar" o cérebro.
Zumbis
O Zumbi clássico é um cadáver
reavivado por um feiticeiro ou mágico, geralmente no contexto haitiano, de Louisianan ou Voodoo, do Oeste Africano. Imagem: Saudi Aramco World.
O Zumbi se torna inteiramente
sujeitos ao poder de seu mestre. Na literatura, os zumbis têm sido conhecidos
como guardas de tesouros, aterrorizar bairros e, mais geralmente, cometer
assassinatos. O "Zumbi" termo
que foi popularizado nos Estados Unidos em 1929 na Ilha da Magia, um livro
sobre vodu haitiano pelo jornalista e ocultista William
Seabrook.
Na década de 1980, o Etnobotânico Wade Davis da Universidade de Harvard
afirmou uma base farmacológica para o Zombie
Voodoo baseada em Haiti. Ele alegou que, se duas substâncias tóxicas
entrar na corrente sanguínea ao mesmo tempo como o baiacu em pó e a droga
dissociativa datura, consegue-se um efeito que poderia ser um estado
semelhante à morte em que a vontade da vítima estariam sujeitos à do feiticeiro
vodu. Outros cientistas, no entanto, chamou isso de "excessivamente
crédulo".
É importante observar neste ponto que o Zumbi do Voodoo clássico não é um capaz de transformar outras pessoas em Zumbis, nem é
um devorador de carne humana. A articulação moderna do Zumbi, hoje
tão popular em programas de TV, filmes e videogames, é, portanto, uma criatura
completamente diferente.
Este novo Zombie, popularizado em
1968, o diretor George A. Romero filme cult-clássico "Night of the
Living Dead", aonde cadáver reavivado que apreciam a carne
humana em especial o cérebro. Esta condição de zumbi é causada inicialmente por
um agente externo, um vírus do
espaço, a radiação atômica, gás mutaLgênico ou outro exclusivamente do século XXI,
e a partir daí, geralmente pode ser
transmitida aos seres humanos que vivem com uma mordida simples das presas. Nos
contos de zumbis do início do século XXI filmes, impressão, vídeo ou jogos de computador
o contágio dos mortos-vivos se espalha de forma viral em todo o mundo, trazendo
em um "apocalipse zumbi".
No entanto, nem tudo está perdido, porque para vencer zombies atualmente, basta
a decapitação ou destruição violenta de seu cérebro normalmente é suficiente.
Este novo zumbi está provando ser muito mais popular e lucrativo para o seu
entretenimento de mídia de feiticeiros do que até mesmo seus rivais mais
monstruosos. Uma pesquisa recente
mostrou que no Google a palavra "zumbi" ganhando com 318 milhões de
páginas da Web, enquanto a "vampiro" encontra-se meros 80 milhões, já
o "lobisomem" a galope esta terceiro com 44,5 milhões de páginas.
O zombiemania alcançou o ponto
onde até mesmo uma instituição séria, como os Center for Disease Control (CDC) tem aproveitado o fenômeno da
cultura pop para promover a preparação para emergências. A sede do CDC Atlanta
desempenha um papel na primeira temporada da série de TV "The Walking
Dead", e no ano passado, o CDC
publicou um artigo real em seu blog chamado "Preparação 101: Zombie Apocalypse", que contou aos
leitores como se preparar para uma invasão zumbi de ficção e, no processo,
"talvez ... até mesmo aprender uma coisa ou duas sobre como se preparar
para uma emergência real."
Curiosamente, quando ele filmou "A
Noite dos Mortos Vivos", George
Romero diz que não tinha zumbis em mente em todos os casos. Suas criaturas
foram pensadas como Ghouls,
ele lembrou em entrevistas, as criaturas devoradoras de carne de tradição árabe.
Seus atacantes mortos-vivos são chamados, mesmo que no filme. Mas de alguma
forma a palavra "zumbi" foi o que pegou, e em pouco tempo, Romero as
estava usando, inclusive no diálogo de seu 1978 sequela "Dawn of the Dead." (Ele passou a fazer mais quatro
filmes de zumbis controversos para sua época, em parte por sua violência
gráfica, "Night of the Living
Dead" foi recentemente selecionado pela Biblioteca do Congresso para
preservação no National
Film Registry como uma obra de "significado
cultural, histórico ou estético".
É esse Vampiro
Zumbi que tem longa história, e, como o Lobisomem, ele vai voltar para o
Épico de Gilgamesh e as tensões do rei com a deusa Ishtar, que assim descreve a sua
passagem até o submundo:
“Se tu não abres o portão
para me deixar entrar,
Eu vou quebrar a porta, eu vou arrancar o bloqueio,
Vou esmagar os umbrais, vou forçar as portas.
Vou trazer os mortos para comer os vivos.
E os mortos superarão os vivos.”
Eu vou quebrar a porta, eu vou arrancar o bloqueio,
Vou esmagar os umbrais, vou forçar as portas.
Vou trazer os mortos para comer os vivos.
E os mortos superarão os vivos.”
O romancista de Horror, Jonathan
Maberry apontou que, em "Madrugada
dos Mortos", Romero na
verdade ecoou Ishtar com a linha:
"Quando não há mais
espaço no inferno, os mortos caminharão sobre a terra."
Embora não seja ressuscitado dentre os mortos, Canibais aparecem no Mapa Mundi
Hereford. Imagem: Aramco World.
Acima: um cartaz de 1979, de cinema
atrai os espectadores com um eco distante das portentosas palavras que Ishtar falou
com Gilgamesh.
Os Ghouls
da tradição árabe são distintos daqueles que a deusa Ishtar, aparecem normalmente não
como fantasmas ou cadáveres revividos, mas sim uma forma extrema de uma outra espécie de vida:
"Gênio" os gênios, que em Inglês se tornou o Jinn, mudam de forma
e com poderes extra-humanos, são frequentemente associados com magia e
feitiçaria. Mas a crença árabe inclui
tanto o bem como os gênios mal. Ghouls são, obviamente,
o tipo ruim, e apesar de na maioria das vezes eles vêem as pessoas como os itens do menu, eles ocasionalmente são
aliados dos humanos, um traço que dificilmente esperamos vêr em qualquer filme
de Zumbi moderno.
Muitos Ghouls
(espirito masculino) são retratados
no folclore árabe como criaturas que se escondem em cavernas nos desertos
remotos, à espera para devorar os viajantes inocentes que podem estar de
passagem. O espírito feminino, ou Ghulah (espirito feminino), é muito popular no
folclore, ela às vezes molda-se e aparece como uma bela mulher que se casa com um homem inocente e tem filhos com
ele.
Matthias de Giraldo e M. Fornari, em 1846, escreveram Sorciers Histoire des (história de
feiticeiros), falam de uma lenda sobre um vampiro no século XV A história se
passa no Iraque, aonde o filho de um comerciante de Bagdá casou com uma mulher
bonita contra o conselho de seu pai. O rapaz logo descobriu que sua noiva
estava fazendo misteriosas visitas noturnas a um cemitério próximo. Uma noite,
ele a seguiu secretamente a um mausoléu, onde ele encontrou com uma situação
horrível, um grupo de Vampiros
reunidos com os espólios de túmulos que
haviam violado, banqueteando-se com a carne de cadáveres há muito
enterrados. Entre eles estava a sua própria mulher, e isso explica porque, em
casa, ela nunca tocou seu jantar. No dia seguinte, o marido diante dela e, como
vampiro, ela tentou abrir sua veia jugular para beber seu sangue, mas ele
conseguiu jogá-la para baixo e, com um único golpe, matou-a.
Ela foi enterrada no dia seguinte,
mas três dias depois, à meia-noite, ela reapareceu, atacou o marido novamente e
mais uma vez tentou sugar seu sangue. Desta vez, ele fugiu, e no dia seguinte,
ele encontrou-a em seu túmulo, onde encontrou seu corpo e o cremou, jogando as
cinzas lançados no Rio Tigre ficando
livre dela.
Tais contos imaginativos e romances do Oriente Médio, que remontam à Idade
Média são muitas vezes caracterizados como Ghouls,
violadores de túmulos Diz Baring-Gould:
Em uma noite de luar formas estranhas são vistas roubando entre os túmulos
e cavando-os com as unhas longas, desejando alcançar os corpos dos mortos antes
que raie a aurora, e os obrigue a voltar aos seus tumulos. Estes sarcófagos,
como são chamados, são geralmente para receber a carne dos mortos para
encantamentos ou composições mágicas, mas muitas vezes eles são movidos pelo
desejo exclusivo do cadáver voltar a dormir.
Nem todos os Ghouls disfarçar seu
rosto medonho. Folclorista Palestino-americano, Inea Bushnaq, descreve Ghouls
como a mais selvagem e mais repulsiva aparência do Jinn, peludo, sujo e com dentes longos e afiados, com um nariz afilado para o
cheiro de carne humana. Ao contrário da maioria dos zumbis modernos
estranhamente mudos, estes Ghouls
falam:
Nos contos, eles têm um discurso de entrada, que vem com o gaguejar do herói
humano com seu "Salamu alaikum" ("a paz esteja com você"):
“Lawla salaamak
Sabaq kalaamak
Não teve sua saudação
Venha antes de seu discurso,
Eu teria arrancado seus músculos cada um deles
E usaria seus ossos para limpar meus dentes.”
Aqui está outro vampiro vivo, desta vez de um épico popular Iemenita do sexto século do Rei Sayf ben Dhi Yazan. A maioria
abordando Ghouls.
Os monstros estão chegando:
E enquanto ele olhava, ele viu um
homem velho se aproximando ... horrível de rosto, seu rosto redondo como um
escudo, suas mandíbulas e nariz tão grande como a de um búfalo, com presas
salientes para fora como pinças, e suas orelhas tão grandes como catapultas,
ele tinha unhas como punhais, o cabelo em seu corpo era como os espinhos do
porco-espinho, e seus olhos eram como fendas de fogo vermelho. Horrível e
mal-cheirosa que ele era, com o rosto ardendo com o mal ....
Curiosamente, como a história se desenrola, a rainha não menos hedionda dos Ghouls chega,
mas ela exibe uma rara simpatia e ajuda o rei escapar de um iminente apocalipse
zumbi causado por seu próprio povo.
Assim, vemos que, através das visões
imaginativas de Vampiros, Lobisomens e Zumbis que assombram a cultura pop
ocidental e a literatura, há ecos profundos que reverberam por todo o caminho
de volta para as primeiras civilizações da Mesopotâmia. Até que veio através
dessas idades, para a Arábia, Grécia e Europa, misturando vampiros e se
transformando em lobisomens, zumbis e lobisomens para assim por diante, em
infinitas combinações, mas todas baseadas nas três primeiras.
Enquanto eles caminhavam entre os pesadelos de terras distantes demais para
reivindicar pureza em suas origens no Oriente Médio, é bom ser prudente, talvez
para conhecer melhor a sua linhagem. Os fatos podem ser úteis, defesas,
armaduras para a mente, quando estiver na próxima sessão em um teatro escuro,
segurando os braços, prestes a ser horrorizado.
Robert Lebling (lebling@yahoo.com) escritor/editor e especialista em
comunicações. Ele é autor de Lendas dos Espíritos do Fogo: Gênios da Arábia.
June Brigman trabalhou para a Marvel
e a DC Comics, bem como para a revista National Geographic Mundial. Por 15 anos,
ela foi a artista de "A Reporter Brenda Starr", uma tira de
quadrinhos. Ela atualmente trabalha como designer de personagens para Teshkeel
Comics sobre o "The 99" série em quadrinhos.
Tradução e Adaptação: Leandro Claudir
COPYRIGHT ATRIBUIÇÃO -
NÃO COMERCIAL ©
Copyright
Atribuição –Não Comercial© construindohistoriahoje.blogspot.com.
Este texto está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Não
Comercial. Com sua atribuição, Não Comercial — Este trabalho não
pode ser usado para fins comerciais. Você pode republicar este artigo ou
partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado
e seja claramente atribuído a “Construindo
História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos
ou grandes partes de artigos de Construindo
História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link
ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A
republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de
outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de
direitos autorais.
Você quer saber mais?
LEBLING,
Robert; BRIGMAN, June. Monsters from Mesopotamia.Saudi Aramco World, USA, Vol. 63, N°4. pp.10-17,
julho-agosto, 2012.
muito interessante sua postagem.
ResponderExcluirBem trabalhada, detalhada.Brilhante.
visite meu blog
crisma2012matao.blogspot.com.br
Olá amiga, valeu pelos elogios, visitas e comentários são sempre bem vindos. Aceito sugestões para postagens também.
ResponderExcluirClaro que posso visitar seu blog crisma2012matao.blogspot.com.br.
Em breve estarei fazendo uma visita.
Abraços!