terça-feira, 18 de maio de 2010

HOJE É DIA O DIA INTERNACIONAL DO MUSEU!


CONSELHO INTERNACIONAL DOS MUSEUS


www.icom.org.br/


Criado em 1977 pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional de Museus é a oportunidade que as instituições têm, em todo mundo, para sensibilizar o público sobre a importância dos museus na sociedade. A cada ano, um novo tema será escolhido. As comemorações deste ano do Dia Internacional dos Museus terá como tema- MUSEUS E HARMONIA SOCIAL. Em Porto Alegre temos vários museus, podemos destacar entre eles o Museu Joaquim Felizardo.


Museu Joaquim Felizardo




O Museu de Porto Alegre foi criado em 1979, a partir da ideia dos historiadores Nilo Ruschel e Walter Spalding. A Prefeitura de Porto Alegre adquiriu o Solar Lopo Gonçalves, localizado da Rua João Alfredo, uma edificação construída em meados do século 19 pelo comerciante que lhe empresta o nome, especialmente para abrigar o novo museu.


Em 1993, o Museu de Porto Alegre passou a chamar-se Joaquim Felizardo, em homenagem ao historiador porto-alegrense, criador e primeiro titular da Secretaria Municipal da Cultura.


Obras de referência sobre a história do Município fazem parte do Museu, assim como a fototeca Sioma Breitman - que abriga importantes documentos fotográficos de profissionais porto-alegrenses a partir do século 19.


Também foi inaugurada em dezembro uma nova exposição de longa duração, dedicada ao desenvolvimento urbanístico da capital, intitulada Porto Alegre de Montaury a Loureiro, contando e mostrando as principais modernizações implantandas pelos diferentes intendentes e prefeitos ao longo da história.


O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo passou por ampla reforma e foi reaberto oficialmente no dia 17 de dezembro de 2007. Além do saneamento infra-estrutural, a reforma inclui a reconstituição do pátio interno da construção, fiel à sua concepção original, bem como reformulação da circulação interna, racionalizando o roteiro para os visitantes.
Paralelamente foi encaminhada uma ampla recuperação e digitalização de seu acervo fotográfico. Cerca de seis mil fotos (de um total de 40 mil) já podem ser consultadas por computador pelo público em geral. O acervo foi enriquecido pelo reconhecimento do valor histórico de fotos que não estavam devidamente indexadas nos arquivos do próprio museu, como a coleção Eva Schmid, bem como pelo recebimento de novas e importantes doações, como a da condessa Gisela Bastian Pinto Ribeiro, um lote de 108 fotografias inéditas, tiradas na capital gaúcha nos anos 30.

Você quer saber mais?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal