segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Monumentos megalíticos de até 5 mil anos são encontrados no Cáucaso.


Dólmen no vale do rio Zhane no Cáucaso na Rússia.

Dólmens (que significa "mesa de pedra", quando traduzido da língua Bretã) são pequenos edifícios que se assemelham com casas de pássaros. Eles se encaixam tão harmoniosamente na paisagem do Mar Negro e do Cáucaso ocidental que eles são percebidos como parte da paisagem. Mas não são apenas pilhas de pedras, mas sim edifícios cuja construção foi calculada com precisão de um engenheiro. É até difícil imaginar que alguns deles têm mais de cinco mil anos de idade.

Se você perguntar aos moradores sobre os dólmens, eles vão certamente dizer-lhe a lenda dos anões que já se instalaram na região, pessoas que eram tão pequenos que usaram lebres para andar. E, assim como nos contos de fadas, eles viveram ao lado de gigantes que construíram moradias em pedra para seus vizinhos fracos para que eles pudessem se abrigar em mau tempo.


As pessoas tinham uma tendência a procurar explicações esotéricas da crença não confirmada de que os dolmens foram criados por moradores de origens extraterrestres dotados de poderes mágicos que poderiam despertar habilidades incomuns em homens para ajudá-los a encontrar o amor ou para restaurar sua saúde.

Pesquisadores apresentaram apenas hipóteses. Até o momento, existem duas versões do propósito de dolmens.

*Eles poderiam ter duas funções:

1- Local de culto tribal ou familiar.

2- Local de sepultamento. Que pode ou não ter um aspecto secundário para os dólmens.


Durante a escavação, muitas delas continha locais de sepultamento de pessoas que viveram em diferentes períodos históricos, e ao lado deles, havia vários itens que poderiam ter vindo a calhar para o falecido após a morte, de raspadores de pedra e peças de cerâmica feitas de cinza argila para armas medievais. No entanto, mais tarde enterros eram certamente secundários.


No Cáucaso Ocidental, 2.300 dólmens foram descobertos e descritos, a maioria deles está localizada nas áreas de Gelendzhik, Novorossiysk e Shapsug. Entre eles, cerca de 150 estão intactos ou apenas ligeiramente danificados. Ainda assim, mesmo com um grande número de artefatos ainda não foi lançada nenhuma luz sobre a história de sua criação. Só o tempo da sua construção se sabe ao certo, o que foi determinado com base na análise de radiocarbono de restos orgânicos retirados das câmaras do dólmen. Verificou-se que dolmens caucasianos ocidentais foram construídas no período de 3500-1400 aC.

Como são as estruturas dos dólmens?

As estruturas dos Dólmens são geralmente composta de quatro paredes, teto e chão composto por várias placas menores ou por uma grande. A câmara é em forma retangular ou trapezoidal. Existem ranhuras nas placas, através da qual todas as placas estão fortemente ligados. A placa da frente, emoldurada por bordas laterais, e uma copa formando um portal.
Dólmens compostos são parcialmente ou totalmente montados a partir de pequenos blocos individuais. Eles têm conexões geométricas complexas e a forma das câmaras pode ser diversa: retangular, trapezoidal, redondo, ou multifacetada em forma de ferradura.

Dólmens em forma de calha foram esculpidos profundamente em pedra e então coberto com uma placa.


Gelendzhik, Oeste do Cáucaso na Rússia.

Dólmens monolíticos foram esculpidos inteiramente a partir de um único bloco de pedra ou rocha. Eles são encontrados muito raramente.

Os construtores antigos ergueram os dólmens de blocos de quartzo arenito. O peso médio de cada estrutura é entre 15 e 30 toneladas. Isto significa que no Cáucaso ocidental existiam pedreiras, mas até mesmo o menor traço de sua existência não foi revelado ainda. E se eles não estavam em algum lugar, como poderia enormes pedras serem trazidas para o canteiro de obras sem estradas adequadas para cargas pesadas? Esta é a principal pergunta que vem à mente: como arquitetos antigos calcularam os parâmetros de placas, cujas articulações não têm superfícies retas, todas as placas se juntam umas as outras precisamente com sulcos talhados na pedra? As placas estão tão próximas, de modo que seja impossível deslizar uma lâmina de faca entre as placas. É incrível imaginar que até mesmo os mais antigos edifícios não são primitivos, mas estruturas complexas. Os Dólmens próximos do rio Zhane nos arredores de Gelendzhik podem servir como um exemplo perfeito de engenharia.


Para uma pessoa moderna, tal projeto de construção claramente equipado aparece dificilmente alcançável em tudo. Enquanto reconstruir dólmens, ele provou ser impossível acumular placas de várias toneladas perfeitamente uma em cima da outra. Então, em 2007, decidiu-se fazer um dólmen das placas de edifícios destruídos no Parque Safari em Gelendzhik e realizar o processamento e montagem com ferramentas elétricas de alta precisão. Desta vez, os construtores da Idade do Bronze parecia ser muito mais avançado novamente, uma vez que as lacunas de alguns centímetros permaneceram entre as placas dos dólmen remontados.


Então, quem eram essas pessoas que usaram uma tecnologia tão perfeita de construção? De acordo com os pressupostos de Vladimir Markovin, um arqueólogo que dedicou grande parte de sua vida a estudar os dólmens caucasianos, essas pessoas viviam em cabanas de barro, não tinha conhecimento do ferro ou a roda de oleiro, e terras cultivadas com enxadas. No entanto, eles ainda tinham construções, cujo projeto espanta as pessoas modernas.


As concentrações de megálitos, dólmens e labirintos de pedra foram encontrados (mas pouco estudado) ao longo das montanhas do Cáucaso, incluindo a Abkházia. A maioria deles são representados por estruturas retangulares feitas de lajes de pedra ou cortadas em rochas com buracos na sua fachada. Estes dólmens cobrem o Cáucaso Ocidental em ambos os lados da cordilheira, em uma área de aproximadamente 12.000 quilômetros quadrados de Rússia e da Abkházia.


Os dólmens caucasianos representam um único tipo de arquitetura pré-histórica, construída com grandes blocos de pedra precisamente encaixados. As pedras estão dispostas por exemplo, em forma e ângulos de 90 graus, para ser utilizado como cantos ou foram curvadas para fazer um círculo.


Embora geralmente desconhecida no resto da Europa, esses megálitos são iguais aos grandes megálitos da Europa em termos de idade e qualidade da arquitetura, mas ainda são de origem desconhecida. Apesar da variedade de monumentos caucasianos, eles mostram fortes semelhanças com megálitos de diferentes partes da Europa e da Ásia, como a Península Ibérica, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Índia. Uma série de hipóteses tem sido propostas para explicar essas semelhanças e a construção de megálitos em geral, mas ainda não se sabe.


Cerca de 3.000 destes monumentos megalíticos são conhecidos no Cáucaso ocidental, mas mais estão constantemente a ser encontrado, enquanto mais e mais também estão sendo destruídos. Hoje, muitos estão em grande ruína e será completamente perdido se não forem protegidos de vândalos e negligência geral.


Os dólmens têm uma variedade limitada em sua arquitetura. São quadrados, trapezoidal, retangular e redondo. Todos os dolmens são pontuadas com um portal no centro da fachada. Enquanto vigias redondas são as mais comuns, os quadrados são encontrados também. Na frente da fachada fica o tribunal a abertura para fora, criando uma área onde possivelmente ocorreu rituais. O tribunal é geralmente descrito por grandes paredes de pedra, às vezes mais de um metro de altura. É nesta área que foram encontrados artefatos de bronze, Ferro e cerâmica o que ajudou a datar os túmulos, junto com restos humanos, ferramentas de bronze e de prata, ouro e ornamentos de pedra.

O repertório de decoração para esses túmulos não é grande. Ziguezagues verticais e horizontais, triângulos de suspensão e círculos concêntricos são os motivos mais comuns. Um motivo decorativo que é bastante comum é encontrado na parte superior da laje de vigia. Ele pode ser melhor descrito como um lintel sustentado por duas colunas. Os pares de seios, feito em relevo, também foram encontrados em alguns túmulos. Estes seios geralmente aparecem acima das duas colunas da decoração da vigia. Talvez relacionadas a estes são os plugues de pedra, que foram utilizados para bloquear a vigia, e encontram-se em quase todas as tumba. Eles possuem, por vezes, forma fálica.