terça-feira, 24 de julho de 2012

O Mito da Caverna de Platão ou Alegoria da Caverna: Tradução por Enríco Corvisieri.


Alegoria da Caverna de Platão. Imagem: Faccenter Pires.

Trago leitores uma das grandes obras primas da filosofia, que nos faz refletir sobre o que é real e o que parece ser real, mas não o é. Discutindo o conhecimento humano, do mundo ilusório das sombras e a realidade das ideias.

Conhecido como o Mito da Caverna de Platão ou A Alegoria da Caverna, este diálogo faz parte de uns dos diálogos platônicos presentes na obra a República de Platão no livro VII, escrito por volta do século IVa.C.


Amelia Earhart: Uma das maiores aviadoras que o mundo já viu.

 Amelia Earhart com seu avião. Imagem: Hypescience.

Amelia Earhart, a primeira mulher a cruzar o oceano Atlântico sozinha em um avião, estaria hoje fazendo 115 anos. Amelia estabeleceu muitos recordes além deste, escreveu seu best-seller sobre suas experiências e foi uma figura crucial para a formação do The Ninety-Nines, uma organização para mulheres pilotas.

Amelia Earhart também foi interpretada no filme Amelia por Hilary Swank em 2009. Seu interesse pela aviação surgiu aos 20 anos de idade quando, juntamente com uma amiga, assistia a um piloto que realizava acrobacias com seu avião em um local isolado. Quando o piloto as viu ele fez um voo rasante sobre elas. “Tenho certeza que ele disse para si mesmo ‘Veja como as faço correr’”, ela disse. Mas ela se manteve firme no lugar quando a aeronave passava rente por cima de sua cabeça e algo despertou nela. Ela então fez um passeio com o piloto em seu avião e logo que alcançou as alturas “Eu sabia que teria que voar”.