domingo, 22 de fevereiro de 2015

Porfiria, doença confundida com os mitos de Licantropia e Hematofagia.




Sintomas de doenças como a Porfiria eram confundidas na Idade Média e Antiguidade com Licantropia (Lobisomens) e Hematofagia (Vampiros).

Porfirias

As porfirias são um grupo de doenças genéticas cujas causa pelo mal funcionamento da sequência enzimática do grupo Heme da hemoglobina (a hemoglobina é o pigmento do sangue que faz que este seja  vermelho e é composta pelo grupo Heme e várias classes  de globinas, segundo circunstancias normais que agora não veem ao caso). O grupo Heme é quem transporta o oxigênio dos pulmões ao resto das células do organismo e é um complexo férrico (em estado ferroso). Qualquer erro na hereditariedade que interfere na síntese do grupo Heme é capaz produzir doenças chamadas Porfirias.

Sintomas

Fotossensibilidade, Hirsustino (crescimento de pelos). A pele pode apresentar zonas de pigmentação ou despigmentação. As Porfirinas acumuladas na pele podem absorver luz do sol em qualquer longitude, tanto no espectro ultravioleta, como no espectro visível e logo transferir sua energia ao oxigênio que proveem da respiração. O oxigênio normalmente não é toxico, mas como excesso de energia transferido pelas porfirinas o oxigênio se libera sob a forma de oxigênio altamente reativo. Este oxigênio altamente reativo, produz destruição dos tecidos, pontas dos dedos, o nariz, a boca etc. Oxidando essas áreas de forma violenta, com severa inflamação em forma de queimação.

Os Mitos

Agora procure pensar na Idade Média uma pessoa com essa doença. Com a pele completamente branca cheia de pelos, sem poder andar de dia devido a irritação na pelo causada pela doença, vagando pelas noites a procura de comida e abrigo, com o rosto desfigurado pela doença. Agora o que alguém que o encontra-se pensaria naquele tempo em uma noite escura ou de lua cheia. Foi ai que nasceu o mito do lobisomem (Licantropia) e dos vampiros (Hematofagia). Procuro por meio desse estudo mostrar que por detrás de todo mito existe pontos verdadeiros e por isso mesmo devem ser estudados.