quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Porta de Hayu Marca ou Porta de Aramu Muru – portão para a terra dos deuses.


Visão ampla da Porta de Hayu Marca ou Porta de Aramu Muru. Imagem: Embaixada do Peru.

Antigas lendas dos incas dizem que nas montanhas existia uma porta, por onde era possível viajar e voltar do mundos dos deuses, e através da qual os deuses vinham ao nosso mundo, para manter contato com os mortais. As ruínas conservadas do que parece ser essa porta foi descoberta recentemente por um guia turístico peruano, nas montanhas Hayu Marca, a 35 quilômetros de distância da cidade de Puno, sul do Peru.

 Fotografia da Porta. Imagem: Embaixada do Peru.

Embora seja chamada de “Cidade dos Deuses” nas lendas incas, Hayu Marca

VY Canis Majoris, uma hipergigante vermelha. A maior estrela até agora descoberta.


Comparação entre o tamanho do Sol e a Hipergigange Vermelha VY Canis Majoris. Imagem: Portal do Astronomo.

VY Canis Majoris (VY CMa) é uma estrela hipergigante vermelha localizada na constelação do Cão Maior. Ela é a maior estrela conhecida e uma das mais luminosas.

Uma equipe de astrônomos liderados por Roberta Humpreys, da Universidade de Minnesota através do Telescópio Espacial Hubble e do observatório de W.M. Keck, Kameula, Havaí estimou que seu raio está entre 1800 e 2100 raios solares.

Existem duas opiniões controversas sobre esta estrela. Uma delas (segundo os estudos de Roberta Humpreys) é de que a estrela é uma hipergigante, muito grande e luminosa. A outra (com base nos estudos de Massey, Levesque e Plez) é de que a estrela é uma supergigante normal, com um raio estimado em 600 raios solares. No primeiro caso, sua superfície se estenderia além da órbita de Saturno. 

 VY Canis Majoris. Imagem: Nasa.

A estrela tem o volume de 2.940.000.000 (dois bilhões e novecentos e quarenta milhões, para dar uma ideia, o nosso Sol tem cerca de 695 mil.) planetas Terra. Estimações anteriores de seu diâmetro dizem-na ainda maior, com um raio de quatorze unidades astronômicas, o que equivale a 3000 raios solares. VY Canis Majoris já perdeu cerca de metade da sua massa e o seu fim será, provavelmente, uma explosão de supernova, dentro de aproximadamente 3200 anos.

O primeiro registro conhecido de VY Canis Majoris é no catálogo de estrelas de