domingo, 4 de outubro de 2020

VERCINGETÓRIX

 

V

ercingetórix (72 a.C. - 46 a.C.), chefe do povo dos Avernos, herói legendário da guerra dos Gauleses, foi, como seu nome em língua celta indica, "o grande rei dos guerreiros". Conseguiu reunir ao redor de si a maior parte dos povos que constituíam a Gália, até lá dividida entre diversos povos rivais, e dirigir durante dez meses a unidade da resistência contra as legiões de César, na  época o maior exército do mundo, submetendo César a uma derrota esmagadora na Gergóvia, antes de ser vencido em Alésia.

Quando César invade a Gália, em 58 a.C., o pai de Vercingetórix, Celtill, que preparava-se para assumir a liderança da Gália contra os romanos, foi assassinado pela aristocracia averna, que desconfiava que ele havia a intenção de tornar-se rei. Depois de sua morte, Vercingetórix serve o exército de César como aliado durante seis anos, antes de juntar-se novamente a seu povo no início da primeira rebelião gaulesa, em Cenabum (Orléans), em 52 a.C., um motim geral que conseguiu liderar.

Sua estratégia passa então a por evitar o conflito direto com as legiões de César e cansar o exército romano através de uma política da terra queimada. Mas quando César, derrotado na Gergóvia, decide atacar Narbona, os gauleses cometem o erro de atacar o exército romano em movimento perto de Dijon. Vercingetórix é obrigado a se retirar para Alésia onde, pego em uma armadilha, depois de dois meses de resistência joga suas armas aos pés de César. Ele morrerá seis anos mais tarde, estrangulado na prisão subterrânea de Tullianum, em Roma.

Você quer saber mais?

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/3735590007579581

Linkedin

https://br.linkedin.com/in/construindohistoriahoje

http://www.france.fr/pt/homens-e-mulheres-excepcionais/vercingetorix-72-ac-46-ac