quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Winston Churchill, uma breve biografia.


Winston Chuschill (1874-1965) foi político britânico. Foi ministro da Guerra e ministro da Aeronáutica. Foi Primeiro-Ministro inglês. Foi também jornalista e escritor. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura e a cidadania honorária dos Estados Unidos. Nasceu no condado de Oxfordshire, Inglaterra, no dia 30 de novembro de 1874. Filho do político Lord Randolph Churchill e de Jenny Jerome, filha do proprietário do jornal americano New York Times. Foi aluno do Harrow Scholl. Em 1893 ingressa na Academia Militar de Sandhurst. Considerado oficial brilhante, se forma em 1895, ano da morte de seu pai.

Depois de formado, pede licença do exército e viaja para Cuba, onde trabalha como correspondente do Daily Graphic, durante a insurreição local contra a Espanha. De volta ao exército, participa de uma série de operações militares na Índia, na repressão de tribos que se rebelavam contra o domínio inglês.

Winston Churchill vai para o Sudão, em 1899, como oficial da 21ª Divisão de Lanceiros e correspondente do Morning Post, na luta contra o Reino dos Dervixes, federação religiosa que se opunha aos britânicos. De volta à Inglaterra, candidata-se a deputado pelo distrito de Oldham e perde as eleições.

No mesmo ano, Churchill retorna às atividades jornalísticas, seguindo para a África do Sul, onde cai prisioneiro dos bôeres, colonos holandeses que entraram em guerra contra a Inglaterra. Depois de uma fuga cheia de peripécias, os bôeres põem sua cabeça a prêmio mas, Winston consegue atingir as linhas britânicas.

Em 1900, elege-se para a Câmara dos Comuns, como deputado do Partido conservador. Em pouco tempo é nomeado subsecretário das Colônias britânicas. Em 1911, é nomeado Primeiro Lord do Almirantado, ou seja é o comandante supremo da Marinha. Logo moderniza a esquadra inglesa mas, entra em choque com a opinião dos demais membros do gabinete, sobre as estratégias da Inglaterra na I Guerra Mundial. Em 1915 renuncia o posto de comandante.

Winston Churchill, em 1915, apresenta-se como voluntário e serve como oficial no front francês. De volta à Inglaterra, retorna à Câmara dos Comuns. Em 1918 terminada a I Guerra Mundial, depois de um saldo de 750 mil mortos, movimentos de independência surgem em várias colônias britânicas.

Com a invasão da Polônia, em 1939, pelas forças de Hitler, a França e a Inglaterra declaram guerra à Alemanha. Logo, Churchill entra para o Gabinete de guerra, voltando ao comando supremo da Marinha.

No dia 10 de maio de 1940, assume o cargo de Primeiro-Ministro. Em seu discurso, diante dos comuns, pronuncia a frase que se tornaria famosa: "Nada tenho a oferecer senão sangue e trabalho, suor e lágrimas". Winston Leonard Spencer Churchill faleceu em Londres, no dia 24 de janeiro de 1965.