quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Castelo, residência do senhor feudal

Reconstituição do castelo de Coucy (Aisne), séc. XIII -XV, com seu torreão de 31 m de diâmetro e 60 m de altura, importante testemunho da arte medieval. Fonte: Larousse Cultural.

Conhecida como residência feudal fortificada, defendida por fosso, muralhas e torres, assim eram os castelos na idade média. Com a queda império romano e vácuo deixado pelo poder central, as grandes propriedades latifundiárias têm sua importância aumentada, e devido a independência econômica e jurídica a “villa” se torna um local de proteção fortificada. As cidades perderam sua importância e o “castellum” se torna o último refúgio da população. Na França do século X o castelo é o herdeiro da “villa” possuindo seu próprio reduto o torreão, além de outros edifícios murados, sendo edificado em alvenaria só a partir do século XI, para resistir aos incêndios provocados em batalha. A partir do século XIV o castelo se torna um reduto de lazer, devido ao progresso da artilharia perdeu sua função de local de segurança.

Torreão ou torre central

Torre larga e ameada que constitui o reduto de um castelo; bastilhão, a parte mais forte do castelo onde o senhor feudal se refugiava em caso de cerco. Era a área mais segura do castelo e não tinha portas ou janelas na parte inferior. Com paredes grandes e grossas, era o abrigo perfeito em caso de cerco. Normalmente o torreão era mais alta que a parede.

Muro

Os castelos estavam cercados por um muro, que era a fortificação defensiva que cercava o castelo inteiro. Muitas vezes, as paredes eram cercadas por um fosso, para dificultar a invasão dos invasores. As paredes podiam atingir 12 metros de altura e 3 metros de espessura. Para torná-los mais expelíveis, fossos foram construídos em torno deles para impedir a passagem dos atacantes. No início, as paredes dos castelos eram de madeira, mas a partir do século IX a pedra começou a ser usada para a formação de paredes. Os muros serviam para fazer com que os invasores perdessem tempo tentando escalá-los.

Torre

Torres de defesa poderiam ser construídas ao longo das muralhas. Para comunicar as torres da muralha, um pequeno corredor foi feito se juntando a elas, conhecido como estrada redonda. Além disso, para proteger a parede, às vezes era feita uma parede inferior à sua frente, conhecida como ante muralha.

As torres são as projeções colocadas ao longo da parede, com a função de proteger o castelo. Nas torres escondiam os defensores do castelo para defendê-lo de possíveis ataques. Muitas das torres tinham buracos, conhecidos como saeteras ou fendas. Os parafusos eram os buracos dos quais as armas lançadas. Pelo contrário, as abrasões eram os buracos usados ​​para armas de fogo. As torres eram conectadas umas às outras por corredores estreitos ao longo da parede, conhecida como estrada redonda ou adarve. Eles foram aprimorados criando saliências conhecidas como construtores, que tinham uma abertura no fundo para derramar água fervente ou atacar com flechas. Enquanto isso, as tropas defensivas do castelo poderiam atacá-los das torres.

Fosso

Chamado de “fosso”, esse detalhe arquitetônico não era projetado para servir a nenhum tipo de entretenimento ou algo parecido, mas sim como uma forma bastante inteligente de proteger o castelo dos ataques de inimigos. Como mecanismo de defesa, os fossos eram muito eficazes. Alguns fossos cercavam o próprio castelo, enquanto outros fossos podiam cercar vários edifícios ou até mesmo uma pequena cidade.  É importante destacar que os castelos sem fossos eram mais vulneráveis ​​a ataques vindos de baixo, já que os saqueadores frequentemente consideravam que a única maneira de surpreender os habitantes de um castelo era escavar sob o castelo e atacar através de caminhos subterrâneos. Com a criação dos fossos, o processo de escavação sob um castelo se tornou algo quase impossível. Quando os fossos estavam cheios de água, eles geralmente eram profundos o suficiente para dificultar o avanço dos invasores, que relutariam em tentar nadar pois sabiam que ficariam muito vulneráveis ​​aos ataques dos guardas do castelo.

Plantações

As grandes propriedades rurais da época medieval eram divididas em três categorias de terras. A primeira – que englobava a maior parte do solo cultivável, era o chamado manso senhorial, onde tudo o que se produzia pertencia ao senhor feudal, o dono da fazenda. Os servos trabalhavam em todas as terras, mas só podiam tirar seu sustento dos minúsculos lotes que formavam a segunda categoria de terras, o manso servil. O trigo, a aveia, a cevada, a ervilha e a uva eram os alimentos mais plantados.

Você quer saber mais?

Grande Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Ed. Nova Cultura Ltda, 1998. pg.1233-1234.

https://maestrovirtuale.com/castelo-medieval-partes-e-funcoes/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-era-um-feudo-na-idade-media/

https://www.tricurioso.com/2019/03/05/por-que-os-castelos-medievais-tinham-fossos/