segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Perguntas frequentes sobre o zoroastrismo e o Avesta


Zoroastro: Professor e reformador.

O QUE É O ZOROASTRISMO?

Uma breve visão geral

Zoroastrismo é uma religião fundada nos tempos antigos pelo profeta Zaratustra, conhecida pelos gregos como Zoroastro.

Zoroastrismo era a religião dominante no mundo durante os impérios persa (559 aC a 651 AC), e foi, assim, a mais poderosa religião do mundo na época de Jesus. Ele teve uma grande influência sobre outras religiões. Ele ainda é praticada em todo o mundo, especialmente no Irã e na Índia.

Para citar Mary Boyce,

"O profeta Zaratustra, filho de Pourushaspa, da família Spitaman, nos é conhecido principalmente a partir dos Gathas , dezessete grandes hinos que compôs e que foram fielmente preservados por sua comunidade. Estas não são obras de instrução, mas inspirado, apaixonado enunciados, muitas delas dirigidas diretamente a Deus, e sua forma poética é muito antigo, que foi rastreada (através de paralelos Norse) aos tempos indo-européia Parece ter sido associada com uma tradição mântica, isto é,. ter sido cultivado por videntes sacerdotais que procuraram expressar em palavras sublimes sua apreensão pessoal do divino, e é marcada por sutilezas de alusão, e de grande riqueza e complexidade do estilo tal poesia só pode ter sido plenamente compreendido por aqueles que aprendem.; e desde Zoroastro acreditava que ele tinha sido confiada por Deus com uma mensagem para toda a humanidade, ele também deve ter pregado uma e outra vez em palavras simples para as pessoas comuns. Seus ensinamentos foram transmitidos oralmente de sua comunidade, de geração em geração, e estavam em passado a escrito sob os sassânidas, governantes do terceiro império iraniano. A língua então falada era persa médio, também chamado de Pahlavi; e os livros Pahlavi fornecer as chaves de valor inestimável para interpretar as obscuridades magníficas do Gathas-se. "- zoroastristas, suas crenças religiosas e práticas , Londres, 1979, pg 17.


Zoroastro trazendo de volta a Luz e a lei. 

Alguns dos principais dogmas do Zoroastrismo incluem:

Deus: Ahura Mazda

O Ser Supremo é chamado de Ahura Mazda (Filipenses. Ohrmazd), que significa "Senhor Sábio". Ahura Mazda é tudo de bom, e criou o mundo e todas as coisas boas, inclusive pessoas. Ele se opõe Anghra Mainyu (Filipenses. Ahriman) , que significa "espírito destruidor", a personificação do mal e criador de todas as coisas más. A batalha cósmica entre o bem eo mal acabará por levar à destruição de todo o mal.

Profeta: Zaratustra

A religião foi fundada por Zaratustra. Sua data é incerta, mas é provavelmente algo em torno de 1200 aC. Ele viveu e pregou nas estepes asiáticas Interiores. Zaratustra recebeu suas revelações diretamente de Ahura Mazda, e de seu Arcanjos (Amesha Spentas).

Escritura: Avesta

A escritura central é o Avesta . As seções mais sagrados do Avesta são os Gathas ou hinos de Zaratustra; eles também são os mais enigmático. Literatura sagrada posterior inclui os textos Pahlavi , que contêm extensas citações e paráfrases de textos Avesta perdidos.

Credo:

O credo está resumido na Yasna 12. É provável que tenha sido composta por Zaratustra si mesmo, e têm sido usados ​​como uma confissão de fé dos primeiros conversos (cf. Boyce, Zoroastrismo, sua antigüidade e Constant Vigor , p. 102-4 ).


Zoroastro na corte de Vishtasp. 

Observâncias

Duas vestes sagradas, o sudreh (camisa) e kusti (medula) são os emblemas da religião. Zoroastristas realizar um ritual de purificação curto (Padyab), e reatar as várias vezes Kusti um dia com outro ritual curto (Nirang-i Kusti) como um sinal de sua fé. Outras orações são recitadas diariamente do Khorda Avesta . A oração é feito em grande parte na língua avéstico. Os fiéis devem também participar de festivais sazonais comuns ("Gahambars") durante o ano.

Fogo e "Asha"

Fogo, como um símbolo de "Asha" e "luz original de Deus", ocupa um lugar especial de estima na religião. A oração é muitas vezes feito na frente de um fogo e incêndios consagradas são mantidos perpetuamente queima nos principais templos.

Quantos zoroastristas existem atualmente?

Eu acredito que a última figura que vi foi em torno de 140.000. As maiores populações estão na Índia e Irã. Livreto J Hinnells ' zoroastrismo e os parses (p.8) tem 17 mil no Irã e 92.000 na Índia. Norte-americanos zoroastristas são relatados para ser em torno de 5.000.

Que escrituras são sagradas para o zoroastrismo?

A mais antiga escritura de Zoroastro é o Avesta. É cerca de mil páginas. Algumas partes, incluindo os Gathas , estão em um dialeto mais antigo chamado 'Old avéstico' ou 'Gathic avéstico'. As principais divisões sobreviventes são:

Yasna

Sagrada Liturgia e Gathas / Hinos de Zaratustra

Khorda Avesta

(Livro de Oração Comum), incluindo Yashts (hinos aos seres sagrados), Niyayeshes (ladainhas ao sol, Mitra, Água, Fogo, ea Lua), Gahs (Orações para os cinco períodos do dia), Afrinagans (cerimônias de bênção), e outras orações.

Visperad

Extensões para a Liturgia

Vendidad

Principalmente as leis de pureza, mitos e alguns textos médicos


Seu nascimento milagroso. 

Fragmentos

O original Avesta canon composto por vinte e dois livros, (litúrgicas, históricas, médicas, legais). A sua existência no século EC 9 é bem documentada. Desde então, a maior parte dos textos não-litúrgicas foram perdidos.

Além do Avesta, zoroastristas têm inúmeras escrituras do período sassânida, que estão escritas em um dialeto meio-persa chamado Pahlavi. Muitos são os comentários exegéticos (chamados Zand), que se traduzem, resumir e explicar o Avesta. Os textos Pahlavi também preservar grandes resumos e traduções de textos Avestan perdidos. Eles são considerados de menor autoridade do que o Avesta.


O milagre da ponte de gelo.

Quando Zaratustra viveu?

De acordo com Bruce Lincoln,

"No momento, a opinião da maioria dos estudiosos, provavelmente, se inclina em direção ao final do segundo milênio, ou o início do primeiro, embora ainda existam aqueles que possuem uma data no século VII para." ( Morte, Guerra, e Sacrifice , 1991, pg 150) Humbach e Ichaporia parecem favorecer a data Xanthos de 1080 aC, mas mencionar a data 630 também. ( Heritage , 1994, pg 11).

A data comumente dado é o sétimo século AEC, eu acho que Boyce tem demonstrado convincentemente o sétimo século data a ser um erro. Humbach também desconta a base deste cálculo em seu Gathas 1991 (pg 30). Boyce vacilou em uma data real: entre 1400 e 1000 aC (1975), entre 1700 e 1500 (1979), por volta de 1400 aC (1988), entre 1500 aC e 1200 aC ", com este último mais provável" (1992).


Sua morte no templo do fogo. 

O que é "Asha"?

Like 'Dao' no taoísmo, Asha é um conceito chave nos Gathas e toda a Escritura. Também como "Dao", é demasiado complexo para ser traduzível por um único termo. Prefiro deixá-lo sem tradução, mas dar uma definição em algum lugar. As traduções mais comuns: verdade, retidão, ordem mundial, lei eterna, fitness. Veja também a discussão em Dhalla, História do Zoroastrismo (1938, cap. 7).