quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Cuidar do Próximo em Tempos de Pandemia


 Autor: Professor Adilson Bauer Silva, graduado em Geografia e pós-graduado em Metodologia do Ensino em Geografia e História.

            Como você já deve ter percebido, estamos vivendo tempos atípicos[1]. As escolas estão fechadas, há um número menor de pessoas circulando pelas ruas, todos têm de usar máscaras, o comércio estava quase completamente fechado até algumas semanas atrás. Mas o que exatamente está acontecendo?

            Segundo órgãos e organizações ligadas à saúde, estamos enfrentando uma pandemia. Esta não é a primeira pela qual a humanidade passa. E, para a nossa tristeza, provavelmente não será a última também. Mas o que é uma pandemia?

            Pandemia é quando uma doença transmissível[2] (geralmente causada por vírus) se propaga muito rapidamente atingindo um grande número de pessoas, em pouco tempo e por todo o planeta. Uma doença também pode provocar surtos, endemias e epidemias. Estas últimas, as epidemias, acontecem quando uma doença se espalham por um país[3] ou uma região e, às vezes, quase atingem um continente inteiro.

            A pandemia que estamos enfrentando é causada por um Coronavírus, mais precisamente o SARS-CoV-2[4]. Ele dá origem a uma doença chamada de COVID-19, que pode levar a complicações respiratórias (podendo gerar uma pneumonia e, em casos mais graves, levar a morte). Surgiu na China e se espalhou pelo mundo em apenas três meses depois de ser descoberta. Mas por que isso aconteceu?

            Existem várias maneiras de uma doença transmissível se espalhar. Porém, assim como a gripe (influenza comum ou H1N1), o Coronavírus se propaga através de gotículas[5] de saliva ou muco que saem do corpo quando alguém fala, tosse, espirra ou, simplesmente, respira. Estas gotículas contaminadas ficam pelo ar ou em superfícies próximas. Quando uma outra pessoa respira este “ar contaminado” ou toca nessas superfícies, e após isto coloca as mãos nos olhos, na boca ou nariz, ela poderá contrair o vírus e, por consequência, desenvolver a doença. Sendo este o jeito mais fácil de uma doença ser transmitida.

E como podemos cuidar do próximo nesta situação?

            O primeiro cuidado que devemos ter é evitar o máximo possível situações aonde poderemos nos contaminar. Ou seja, só saia de casa se for realmente necessário. Mas por que isso é importante? Evitando “pagar” o vírus, você também evitará espalhar ele, principalmente para sua própria família. E se mesmo assim você se contaminar?

            Caso você se contamine, faça de tudo para não contaminar outras pessoas. É uma questão de ética e de cidadania. Isto vale para a COVID-19 e para qualquer doença transmissível, desde uma gripe, resfriado ou até mesmo o HIV.

            E, por fim, mantenha contato. O ser humano é um ser social, ele necessita interagir com seus semelhantes. Converse com sua família e, se possível, com seus amigos e colegas. Hoje em dia não é preciso sair de casa para “falar” com outras pessoas. A internet possibilitou uma comunicação quase que instantânea com qualquer parte do mundo, use-a.



[1] Atípicos: que estão fora da normalidade.

[2] Que se pode transmitir/passar.

[3] O Brasil, por exemplo, já passou por várias epidemias como de Dengue e Meningite.

[4] Este número 2 no final indica que ele é o segundo deste “tipo” de vírus que pode infectar seres humanos.

[5] Gotas muito pequenas.