segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Uma breve história da maçonaria



            A maçonaria é uma associação composta de homens de todos os países, de todas as religiões, de todas as classes, ligados entre si por convenções simbólicas, empenhados pela fé do juramento em guardar de um modo inviolável o segredo da sua existência interior, sujeitos a provas lúgubres, ocupando-se em cerimônias fantásticas, porém praticando aliás a benevolência tendo-se por iguais, ainda que estivessem divididos em três classes: aprendiz, companheiros e mestres, é nisso que consiste a maçonaria. Mistica instituição que uns ligam às antigas iniciações do Egito e que outros fazem descender de uma confraria de arquitetos formada já no terceiro século.

Nas lojas maçônicas, com efeito, as pretensões do orgulho hereditário eram proscritas e os privilégios do nascimento desviados. Quando profanos que queriam ser iniciados, entravam na sala chamada – gabinete das reflexões, lia nas paredes, cobertas de preto e de emblemas funerários, está inscrição característica:

“Se tens apego ás distinções humanas, sabe, que não são conhecidas aqui!”

Pelo discurso do orador sabia o candidato que o fim da maçonaria era apagar as distinções de cor, de condição, de pátria, aniquilar o fanatismo, extirpar os ódios nacionais, e era isso que se exprimia debaixo a alegoria de um templo material, levando ao grande Arquiteto do Universo pelos sábios de diversos climas, crer em Deus era o único dever religioso exigido ao candidato.

O ritual maçônico usado hoje afirma que o verdadeiro segredo da Ordem foi perdido há 3 mil anos e segredos substitutos foram criados até o tempo que os originais pudessem ser recuperados.

O tema da construção em pedra esta ligado a eventos astronômicos é fundamental nesses rituais e Deus é chamado pelos maçons de “Grande Arquiteto do Universo” ou “Grande Geômetra do Universo”, essa descrição do criador enfatiza a importância das medições do céu e da terra.

Um candidato a membro deve representar um trabalhador em pedra e no importantíssimo terceiro grau da maçonaria. Ele ou ela é ritualmente “assassinado” e ressuscitar na escuridão quase total enquanto o planeta Vênus simbolicamente se ergue a Leste, antes do Sol.

Na Escócia havia a família de Grão-mestre maçons hereditários a STICLAIR, outrora dominante, que preservava esse conhecimento, até que se tornou segura criar uma nova ordem, que hoje conhecemos como maçonaria. Isso aconteceu em 1601, quando um maçom escocês JaimeVI se torna Rei James I da Inglaterra.