quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Julgamento da História. Ioannis Metaxas, herói ou vilão?



Ioannis Metaxas, primeiro ministro da Grécia. Foto de 1936. Imagem: Project Metaxas.

Ioannis Metaxas foi primeiro ministro da Grécia , de 1936 até sua morte, em 1941. Ele governou constitucionalmente pelos quatro primeiros meses de seu mandato, e, posteriormente, por estado de emergência no comando do Regime de 4 de agosto. Nascido em Ithaca, em abril de 1871, faleceu em 29 de janeiro de 1941. Metaxas era um militar de carreira, primeiro atuou na Guerra Greco-Turca de 1897 . Após estudou no Império Alemão , voltou como General e fez parte do processo de modernização do exército grego antes da Guerra dos Balcãs (1912-1913), no qual ele participou ativamente. Ele foi apontado como chefe do Estado-Maior grego em 1913 e foi promovido a tenente-general em 1916. Ele preparou os planos de ataque militar e conduziu a diplomacia nas Primeira e Segunda Guerras dos Balcãs que levaram à anexação do que hoje constitui as províncias do norte da Grécia de Épiro, Macedônia e Trácia.

Ioannis Metaxas com Jorge II da Grécia e Papagos Alexandros durante uma reunião do Conselho de Guerra anglo-grego.

Um monarquista convicto, ele apoiou Constantino I em oposição a entrada grega na a I Guerra Mundial . Eleftherios Venizelos , o primeiro-ministro , renunciou diante da recusa de Metaxas para ajudar os Aliados na "mal sucedida campanha de Dardanelos e usou a guerra como o principal assunto nas eleições. Quando Venizelos ganhou as eleições em maio 1915 , mobilizou o exército para ajudar a Sérvia , mas foi demitido pelo rei. Esta demissão solidificou a brecha entre monarquistas e Venizelists, criando o "Cisma Nacional "que infestou a política grega durante décadas. Em agosto de 1916, os oficiais Venizelist lançaram uma revolta na cidades do norte da Grécia em Salónica , que resultou no estabelecimento de um "um governo de Defesa Nacional dividido", sob Venizelos. O novo governo, com o apoio dos Aliados, ampliou seu controle sobre a metade do país, e entrou na guerra ao lado dos Aliados. Em junho de 1917, com o apoio dos Aliados, o rei Constantino foi deposto e Venizelos chegou ao poder, declarando guerra em nome de todo o país em 29 de Junho de 1917. 

 Bandeira da Ethniki Orgánosis Neoléas, EON. Imagem: Project Metaxas.

Metaxas seguiu o rei Constantino I para o exílio na Córsega , somente retornando em 1920 com a derrota eleitoral de Eleftherios Venizelos. Metaxas foi um dos poucos que publicamente continuou contra a campanha na Ásia Menor , citando considerações militares, e se recusou a assumir qualquer cargo militar na guerra. Após a derrota das forças gregas na Ásia Menor, o rei Constantino foi novamente forçado ao exílio por uma revolução liderada pelo coronel Nikolaos Plastiras . Metaxas voltou-se para a política e fundou o Partido Freethinkers" em 12 de outubro de 1922. No entanto, sua associação com o fracassado do golpe