segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Hoje, a exatos 51 anos atrás, iniciava-se a construção do Muro de Berlim.



Inicío das obras do muro que separou a cidade de Berlim apartir de 1961. Imagem: Enciclopédia Larousse Cultural.

Quando Berlim  foi tomada pelas tropas soviéticas em 2 de maio de 1945, no momento em que Hitler acaba a de suicidar-se (30 de abril), em 8 de maio foram assinados o ato de rendição e o ato de capitulação das Forças Armadas Alemãs. 

Situada em zona soviética, Berlim foi então dividida em quatro setores administrativos por uma comissão de controle ( Grã-Bretanha, EUA, antiga URSS e França). Em 1947, com o fracasso da conferência dos ministros de Relações Exteriores em Moscou, a elaboração da Doutrina Truman* e a instauração do Plano Marshall**, a antiga URSS decidiu tomar medidas com o objetivo de afastar a Grã-Bretanha, França e EUA de Berlim. Ao bloqueio (1948-1949), os Aliados interpuseram uma gigantesca ponte aérea. A livre circulação entre os setores oriental e ocidental de Berlim subsistiu, em seguida, por 12 anos.

 Nesta foto vemos o muro finalizado que atravessou Berlim por 28 anos. Imagem: Bettmann.
   
Em novembro de 1958, a antiga URSS aboliu unilateralmente o estatuto quadripartido; a crescente emigração de leste para oeste levou as autoridades da Alemanha Oriental a construir, a partir de 13 de agosto de 1961, um muro que passou