quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Alegoria da Caverna de Platão: uma interpretação moderna.


            Baseando-me na Alegoria da Caverna de Platão, a caverna nos dias atuais em relação ao processo educativo brasileiro, seria a sociedade brasileira como um todo, desde suas estruturas mais básicas escolares até os mais complexos projetos políticos e econômicos. Fundamentada nas suas aparentes verdades. Uma sociedade que não questiona o modelo educacional, politico e socioeconômico que solidificou a verdade, não como ela realmente é, mas sim como pensam ser. Pois, para os cidadãos brasileiros é mais cômodo e fácil estar atento pura e simplesmente ao externo do que buscar o que realmente é o fator decisivo na Alegoria da Caverna, a descoberta da Educação como libertadora da ignorância.

            Os prisioneiros dessa caverna são todos os cidadãos brasileiros. Que de uma forma ou outra estão procurando sua realidade naquilo que não passa de sombras da realidade. Realidade que só pode ser alcançada através da Educação sob a luz da filosofia.

            Aqueles que estão na caverna, são brasileiros prisioneiros da sua ignorância que condicionados pelo mundo das aparências, procuram solidificar a verdade, não como ela realmente é, mas sim como pensam ser e desse modo enganam-se a si mesmos. Para eles é mais fácil estar atento pura e simplesmente ao externo do que buscar o que realmente é o fator decisivo nessa demonstração visual. A Educação brasileira!

            Em relação ao prisioneiro que se liberta. É aquele cidadão curado de sua ignorância. Sua visão da realidade se modifica quando busca o mundo das luzes, do conhecimento da educação. Sobe ao mundo superior aonde as sombras da ignorância dissipam-se e um futuro apresenta-se.

            A função do prisioneiro liberto é a do cidadão brasileiro que adquire conhecimento e educação. E desse modo prepara seus concidadãos para conhecerem as luzes do mundo do conhecimento. Ele deverá conduzir seus compatriotas em uma jornada pela busca de uma completa mudança estrutural no Brasil. Aonde a Educação Filosófica conduzirá a sociedade brasileira rumo à verdade, que é um processo de busca e jamais de conclusão, um processo de aprimoramento constante. Somente assim teremos uma verdadeira transformação em nossa sociedade como um todo. Não com escolas sucateadas e professores mal remunerados, mas ao invés disso teremos uma sociedade consciente que a base de todas as mudanças está na Educação do povo e para o povo.