terça-feira, 4 de setembro de 2012

Julgamento da História. José António Primo de Rivera, herói ou vilão?




Francisco António Primo de Rivera em 1934. Imagem: Turismo e Arte.

José Antonio Primo de Rivera y Sáenz de Heredia (Madrid, 24 de Abril de 1903 - Alicante, 20 de Novembro de 1936) foi um advogado e político espanhol, fundador da Falange Espanhola (mais tarde Falange Espanhola das JONS - Juntas de Ofensiva Nacional-Sindicalista), frequentemente referido como o "ausente", dado o seu desaparecimento nos alvores da Guerra Civil Espanhola. Era filho primogénito do ditador Miguel Primo de Rivera, de quem herdou o título de marquês de Estella.

Foi executado pelas forças republicanas no pátio da Prisão de Alicante e está sepultado no Valle de los Caídos, perto de Madrid. Ele foi condenado e eventualmente, executado por conspiração e rebelião contra o governo da Segunda República durante os primeiros meses da Guerra Civil Espanhola .

Sua imagem foi homenageado durante a guerra civil espanhola e pelo governo de Franco como um ícone e mártir no serviço de propaganda estabelecido " Movimento Nacional ". Sua morte foi silenciada na seleção nacional por dois anos, recebendo o apelido de O Presente. Depois da guerra, seu nome liderou todas as listas dos mortos , chegando a colocar a inscrição "José Antonio Presente!" na maioria das igrejas espanholas. É o único líder político do seu tempo que é conhecido apenas por seu primeiro nome.

Estudar direito em Madrid , influenciada pelo filho mais velho do médico de Primo de Rivera, Raimundo Fernández-Cuesta , que tinha acabado de se formar em direito.

Em 1922, se torna Bacharel de forma brilhante. Posteriormente ingressa no serviço militar nos Dragões de Santiago. Em junho de 1925 torna-se santiaguista , cumprindo com todo o empenho os deveres da ordem militar e religiosa. Como um universitário escolhe o modo de "voluntário por um ano", e termina o serviço com a patente de alferes complementar. José Antonio Primo de Rivera vive de perto o golpe de Estado que em 1923 coloca seu pai na frente de um governo ditatorial estabelecido com a aprovação do rei Alfonso XIII . Após o serviço militar, e por vários meses irá expandir seus estudos de Direito e, em abril de 1925, está registrado no Bar Madrid Associação e abriu sua própria lei. Pouco depois ele foi nomeado Cavalheiro Grandee da Espanha como servo do Rei Alfonso XIII .

Em 1930 participou do projeto político no partido da  União Nacional Monárquica . Em 02 de maio daquele ano, ele aceitou o cargo de vice-secretário geral do partido, a fim de recuperar a memória de seu pai, atacou tanto a queda da ditadura, o fim da monarquia, durante a Segunda República ( 1931 ) .

Em 1933 , no auge do movimento fascista na Itália e nazista na Alemanha , trabalha no jornal O Fascio, aonde em uma de suas publicações, a um artigo intitulado "Diretrizes para um novo estado," ataque ao liberalismo político que começa assim:

"O Estado liberal não acredita em nada, nem mesmo a própria Estado liberal permite que todos os postos em causa, inclusive a conveniência de que ele existe "e onde você também pode ler:". a liberdade não pode viver sem a proteção de um forte princípio, permanente. Quando os princípios mudam com os caprichos da opinião pública, só há liberdade para acordes com a maioria. Minorias são chamados a sofrer e ficar em silêncio ".

José Antonio Primo de Rivera junto com Julio Ruiz de Alda membro do Movimento Espanhol Sindical, um embrião da futuro Falange Espanhola , um movimento político nacionalista que, como tal, desconfiando dos métodos democráticos, procuram impor um novo Estado Corporativo. Em seus pontos iniciais já são conceitos presentes que Primo de Rivera têm tratado ao longo de sua curta vida política: uma Espanha unida por um destino universal que ultrapassa a luta de classes e do nacionalismo, a concepção de um novo ser humano de valores eternos e justiça social para  proporcionar ao homem uma vida humana digna, tudo isso com um sentido cristão. A Falange Espanhola foi fundada no Comedy Theatre em Madrid, em 29 de outubro de 1933 .

“O país é uma síntese transcendente, uma síntese indivisíveis dos