segunda-feira, 19 de março de 2018

O mapa enigmático de Oronce Finé


Isso aconteceu novamente. Acabei de encontrar um livro que afirma que existem muitos mapas antigos que mostram algo incrível, isto é, que, na era da última era do gelo, havia civilizações avançadas capazes de desenhar mapas detalhados de todo o planeta. Ok, é quase comum, porque se você repete as mesmas idéias, esses tipos de afirmações estão praticamente caindo no que é chamado de conhecimento popular.

Bem, vai ser que não, e ser perdoado pelos adeptos de idéias tão curiosas, mas as provas de afirmações tão surpreendentes eu não as vejo em qualquer lugar. Ele disse que aconteceu novamente, porque não é a primeira vez. Algum tempo atrás , mencionei o misterioso mapa de Philippe Buache , a partir de 1739, em que muitos queriam ver uma prova de fontes que chegavam ao momento em que a Antártica não tinha gelo. Não é ruim, as coisas intriga, mas pouco mais, não é nenhuma evidência dura ou indicações que podem fazer você pensar em algo mais do que exercícios arriscado imaginação (btw, cartógrafos bebeu uns aos outros, por isso não é incomum para ver repetido "Erros" em todos os lugares).

O caso de hoje é semelhante ao de Buache e, na realidade, muito semelhante a outra cartografia típica do Renascimento e similares, fugindo do horror vacui que enche os espaços vazios do mundo com continentes imaginários. Oronce Finé , ou Orontius Finaeus ou Finnaeus, era um bem conhecido matemático e cartógrafo francês que vivia no século XVI . Uma de suas obras mais curiosas é este mapa com projeção na forma de um coração (tipo de projeção Werner ), apareceu em Paris em 1536 . Bem, existe o gigantesco continente do sul, de forma semelhante à de outros contemporâneos imaginados (clique nas imagens para ampliar) .



Agora, o mapa que realmente despertou a imaginação daqueles que têm um amor pelos antigos astronautas e civilizações míticas é o outro , com uma projeção similar ao caso anterior, mas implantado em dois hemisférios.



O mapa data de 1531 e, de fato, parece que o antárctico suposto de tamanho gigantesco, sem gelo e com grande detalhe em suas costas (curioso, muito mais detalhado do que a costa européia ou africana) . Um detalhe imaginário, é claro, mas intrigante e muito bonito. É nesse desenho do continente austral desconhecido onde se queria ver a prova de fontes documentais que afundariam suas raízes na pré-história . A realidade parece ser mais simples, sem dúvida. Isto é, por exemplo, se olharmos para o mesmo mapa para o norte, veremos algo que também representou a Mercator, as quatro supostas ilhas que cercam o pólo norte e, no centro, uma imitação de Rupes NigraO grande imã fantástico que fez, na sua imaginação, que a bússola se comporta como faz.

Em suma, existem opiniões para todos os gostos, mas não importa o quanto o mapa seja girado, o que não vai muito longe. Alguns até tentaram ajustar o contorno do continente do sul do mapa de Finé ao que é a Antártica como é conhecido atualmente. O resultado seria, reduzindo e transformando o original, algo assim (lembre-se, a correlação não implica causalidade ) ...