domingo, 31 de outubro de 2010

Quem são os Mórmons?

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos dias.

Surgiu nos Estados Unidos, em 1830, com o visionário norte-americano Joseph Smith (1805-1844). O nome completo e oficial da igreja é: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O nome da Igreja está relacionado com o fato de estarmos vivendo os últimos dias antes do fim do mundo, segundo seus ensinamentos. O livro sagrado chama-se O livro de Mórmon, o qual foi traduzido por Joseph Smith, em 1830. Apesar do nome, não são reconhecidos como uma religião cristã, pois adotam O livro de Mórmon como norma e não aceitam as principais doutrinas cristãs, como a Trindade, a Ressurreição, a Redenção e outras.

Missionários Mórmons, denominados pela igreja "Elder".

Aos quinze anos de idade, Joseph Smith ficou profundamente impressionado ao ler a epístola de São Tiago 1:5: "se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele dará porque é generoso e dá com bondade a todos". Em 25 de setembro de 1820, saiu pelos campos de Manchester, Estado de Nova York, onde foi envolvido por uma luz fortíssima e ouviu: "este é meu filho muito amado, escutai-o!". Os mensageiros revelaramlhe ainda que todas as religiões existentes no mundo eram erradas e que não se filiasse a nenhuma delas.

Na época, seus pais estavam ligados a Igreja Presbiteriana e participavam ativamente da cruzada de reavivamento espiritual naquela região.
Três anos mais tarde, um anjo incumbiu-lhe de uma missão: restaurar a Igreja de Jesus Cristo. Teria inicialmente de traduzir escritos feitos catorze séculos antes por Mómon (pai do anjo Moroni que apareceu a ele, mas Moroni agora um ser glorificado como a crença da igreja na qual o espirito evolui até se tornar um "deus") e cujo nome se originou da combinação de MORE, que quer dizer mais, em inglês, com MOM, que significa bom, em egípcio.

Esses escritos estariam contidos em placas de ouro escondidas nas proximidades da Palmyra, nos Estados Unidos. Nestes escritos, conforme dissera-lhe o anjo chamado Moroni, encerrava-se a plenitude do Evangelho eterno, assim como foi entregue pelo Salvador aos antigos habitantes da América.

Em 22 de setembro d 1827, Joseph Smith teria recebido o livro em forma de placas de ouro. Mesmo não conhecendo outras línguas além do inglês, traduziu e decodificou o livro, que foi concluído em julho de 1829 e impresso em 1830. Em seguida, as placas de ouro foram devolvidas aos céus.

Inicialmente três e, depois, mais oito homens afirmaram terem visto este livro. O livro de Mórmon narra a história de civilizações antigas e, em especial, a história da chegada de uma família na América do Norte. Esta família se dividiu em dois grupos: lamitas, de cor negra, e os nefitas, de cor branca. Mórmon descendia dos nefitas, e seu filho Moroni foi o autor das plaquetas de ouro, que deram origem ao livro de Mórmon.

No dia 6 de Abril de 1830, em casa de Peter Whitmer, na cidade de Fayette, condado de Seneca, Nova York, Joseph Smith e mais cinco homens reuniram-se e organizaram a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Naquela data, Joseph tinha 24 anos e os outros cinco eram mais ou menos da mesma idade. Durante esta reunião, Joseph recebeu uma revelação pela qual foi designado vidente, profeta e apóstolo de Jesus Cristo. Desde aquele dia ele tem sido chamado de "profeta".

Acreditam que O livro de Mórmon é o livro mais correto da Terra, a pedra fundamental da sua religião e que, seguindo seus preceitos, o Homem se aproximará de Jesus Cristo. O batismo é por imersão e a partir dos sete anos de idade, porque a criança, antes desta idade é considerada anjo e não tem pecados.

Batizam-se também pelos mortos, daí a importância da pesquisa genealógica e da identificação do nome através de plaquetas.

São evolucionistas e acreditam que Deus também evoluiu. A alma preexiste, Deus é aquilo qu o HOmem poderá ser, e o homem é o que Deus já foi, dizem eles. Ao matrimônio atribuem um valor especial. O casamento realizado no templo é eterno, e, mesmo depois da morte, o casal continua casado. A comunhão é feita com pão e água. O domingo é um dia sagrado, é o dia da família. A familia é eterna e recebe uma atenção especial. Joseph Smith permitiu a poligamia para proteger as viúvas de guerras.

A igreja é acusada de ser racista, pois não permitia homens de cor em sua diretoria ( por serem descendentes do Lamitas).

Outra caracteristica da Igreja é o fato de armazenarem alimentos, a fim de estarem preparados para a vinda de Cristo. A hieraquia da Igreja segue uma forma piramidla. No topo, o presidente, depois os doze profetas, seguidos por um grupo maior de setenta bispo, e por último os sacerdotes.

O centro mundial dos mórmons fica em Salt Lake City, estado de Utah, nos Estados Unidos, onde existe a maior e mais completa biblioteca genealogica do mundo. No Brasil, o centro fica em São Paulo.

Leandro CHH

Você quer saber mais?

Kuchenbecker, Valter. O Homem e o Sagrado, 1998.