O
presente trabalho tem por objetivo apresentar uma crítica reflexiva sobre o
filme ‘Um Sonho Possível’ e a relação dos acontecimentos do filme com os
estudos piagetianos.
Toda
a trama cinematográfica aborda a vida de Michael Oher, um jovem que foi tirado
de sua mãe quando tinha sete anos de idade, pois a mesma era usuária de crack. Seu
pai suicidou-se, mas ele nunca possuiu uma relação com ele, seu irmão Marcos de
quem ele lembra-se que foi separado pelo Estado, quando este interveio em sua
família é o único membro da família que ele conhece o paradeiro. Michael não
foi nem ao menos registrado e apresenta um QI de 80, muito baixo. Michael é
tirado de sua mãe Denise e separado do seu irmão Marcos em um período
importante de sua vida quando a criança está entrando no Período operatório.
Piaget diz que em torno dos sete anos o pensamento da criança torna-se lógico,
com características de reversibilidade. Inicialmente esta lógica é aplicada a
problemas que existem, problemas concretos. Depois se transformam em operações
mentais. Michael nessa fase já era capaz de tomar decisões cognitivas e
lógicas, apresentando argumentos corretos, essa análise explica as recordações
traumáticas do momento em que foi tirado de sua família, pois Michael podia
decidir por si mesmo e por mais difícil que fosse a vida com sua mãe, ele
queria ficar junto a ela e ao seu irmão.
No
decorrer do filme Michael Oher é adotado pela família Tuohy e começa há
perceber o amor de mãe vindo da Leigh Anne que também apresenta ao próprio
Michael suas qualidades como jogador de Futebol Americano. Com base em Piaget que distingue em três
características básicas da inteligência operatória: a descentração, a
conservação e a reversibilidade, podemos, observar que Michael tinha sido
marcado pelas transformações sucessivas que ocorrem em sua existência e possuía
consciência e compreensão das relações que se estabeleceram entre os diferentes
eventos de sua vida desde que foi tirado de sua mãe e irmão, características da
inteligência operatória de descentração. Ele achava que sua capacidade era
limitada, pois foi assim colocado para ele. Michael demonstra habilidade de
responder as questões oralmente, mas muitas dificuldades em fazer o mesmo pela
forma escrita. É essência para a escrita e matemática à necessidade do
principio piagetiano de inteligência operatória da conservação. As palavras têm
uma forma de escrever e os cálculos também seguem regras para isso é essencial à
conservação. Vemos que o personagem mostra um desenvolvimento deficitário nessa
etapa de sua vida, sejam pelos traumas sofridos na infância ou pelo desprezo,
preconceito e abandono ocorridos pela indiferença da sociedade para com ele.
Michael
tem um forte instinto protetor que é aparente tanto no seu convívio com a
família Tuohy como no teste de aptidão que realiza. O protagonista começa a
jogar para o time futebol da escola e devido ao seu instinto protetor consegue
grande destaque junto ao grupo. Aqui podemos relacionar com o que ensina
Piaget, que com o desenvolvimento da moral e da afetividade a criança passa a
perceber que o importante no jogo, está no fato de jogar pelo prazer da
convivência ou jogo social. Michael tem a oportunidade de demonstrar sua grande
aptidão na adolescência, mas isso já estava inerente em seu desenvolvimento
cognitivo desde a infância.