quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pesquisadores apresentam fóssil de tecodonte.

Pesquisadores apresentam fóssil de tecodonte achado em Dona Francisca.





O fóssil de um Prestosuchus, que viveu na região central do Estado há 238 milhões de anos, foi apresentado por pesquisadores da Ulbra na manhã desta segunda-feira. A estrutura foi localizada em uma área às margens da ERS-348, na localidade de Linha do Soturno, em Dona Francisca.


A descoberta foi feita há cerca de um mês pelo paleontólogo Sérgio Cabreira, da Ulbra de Canoas, e pelo biólogo Lúcio Roberto da Silva, da Ulbra de Cachoeira do Sul. O animal pertence ao grupo dos tecodontes _ ancestrais dos dinossauros _, era adulto e media cerca de 7m de comprimento, 1m60cm de altura e pesava em torno de uma tonelada. O Prestosuchus era quadrúpede e um carnívoro feroz.




O animal está depositado em um bloco de rocha que deve ser retirado do local na quinta-feira e levado em um caminhão para o Museu de Ciências Naturais da Ulbra de Canoas.


Parecido com um jacaré, o réptil caminhava sobre quatro patas, possuía cauda longa e seu focinho era mais longo. Pesava cerca de 1 tonelada e tinha em média 7 metros de comprimento e 1,5 metro de altura. Seu corpo não encostava o solo.





Reptile Cast


Group: Sauropsida - Rauisuchia


Original Specimen Location: AMNH


Specimen Number: AMNH 3856


Age: Late Triassic


Where Found: Chiniqua, Brazil


Date Found: ?


Size: 15.5 feet. skull size: 24” x 9” x 16-18”


Original Material:


Source: RCI


Type: skeleton


3d Scan: no


Você quer saber mais?

http://www.ulbra.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal