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sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Nome de Deus



Assim como o Árabe e outras línguas semitas, o Hebraico escreve-se da direita para a esquerda. Por isso, quando você abre a Tanach Hebraica para ler o primeiro verso de Bereshit (Gênesis), deve começar na margem direita. O motivo disso é porque o Hebraico escreve-se da direita para a esquerda. Os caracteres impressos são denominados quadrados. Este motivo deriva da forma mais ou menos quadrática das letras. 

No Hebraico não há como em muitas línguas, letras maiúsculas e minúsculas.O alfabeto hebraico compõe-se de 22 cosoantes. As vogais ou sinais vocálicos não fazem parte do alfabeto. A primeira tentativa de representação de sons vocálicos ou vogais, surgiu com o emprego de consoantes vocálicas, isto é, consoantes que funcionam como se fossem vogais.

Quando o hebraico entrou em declínio como língua falada, foram inventados os sinais vocálicos ou vogais com a finalidade de conservar a pronúncia aproximada das palavras. Não fazem parte do Alfabeto os sinais vocálicos que foram inventados pelos Massoretas. Por isso, esses sinais são também chamados massoréticos.

יהוה impronunciável nome de Deus YHWH.


O nome mais conhecido de Deus é o Tetragrama Sagrado YHVH ou YHWH (mais usado), (יהוה, na grafia original, o hebraico), significa o nome do Deus do povo de Israel já transliterada e, latinizada, como de usado comumente na maioria das línguas atuais.

O modo de expressar o nome de Deus YHVH ou JHVH (na forma latinizada) de forma falada deixou de ser usada a milhares de anos, pois na pronuncia correta do hebraico original (considerada uma língua quase completamente extinta).  As pessoas perderam com o passar das décadas a capacidade de se pronunciar satisfatóriamente e de modo correto, pois a língua precisaria se curvar (dobrar) de um modo em que especialistas no assunto descreveriam hoje em dia como impossível.

Na origem, o aramaico e o hebraico, eram escritos e lidos horizontalmente, da direita para esquerda יהוה; ou seja, HWHY. Formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה, o Tetragrama YHVH tem sido latinizado para JHVH já por muitos séculos.

"Elias aproximando-se de todo o povo, disse; 'Até quando claudicareis das duas pernas? Se Iahweh (YHWH) é Deus, Segui-o se é Baal segui-o.' E o povo não lhe pode dar resposta." I Reis 18:21

Várias traduções das Bíblias cristãs grafam a palavra, opcionalmente, com a inicial em maiúscula, ou em versalete (DEUS), substituindo a transcrição referente ao tetragrama, YHVH, conjuntamente com o uso de SENHOR em versalete, para referenciar que se tratava do impronunciável nome de Deus, que na cultura judaica era substituído pela pronúncia Adonai.

אדני (ADONAI), o Senhor ou Soberano .


 Outro nome que aparece muitas vezes nas Escrituras Sagradas para designar Deus e que para alguns trás controversas é Adonai (אדני em hebraico), que significa  "Senhor" ou "Soberano" é um título utilizado para Deus nas escrituras hebraicas (Tanach e Velho Testamento).

Adonai é também um substituto bíblico para o Tetragrama YHWH, nome divino que não deve ser pronunciado. Desta forma, sempre da ocorrência do Tetragrama YHWH no texto Escritural, ler-se-á ADONAI (por receio de blasfêmia pararam de pronunciar o nome do Criador).

האלהים (Ha-Elohim) ou אלחים (Elohim), o grande Deus Criador.


Elohim é o nome genérico de Deus que enfatiza sua grandeza e amor, como criador!

“Quando os homens começaram a ser numerosos sobre a face da terra, e lhes cresceram filhas, os filhos de Deus (Descendentes de Seth) (Ha-Elohim em hebraíco האלהים) viram que as filhas dos homens (Descendentes de Caim) eram belas e tomaram como mulheres todas as que lhes agradaram. Iaweh (YHWH em hebraico יהוה), disse ‘ Meu espírito não permanecerá no homem, pois ele é carne; não viverá mais que cento e vinte anos’. Ora naquele tempo (e também depois), quando os filhos de Deus (Elohim, em hebraíco אלחים), se uniram às filhas dos homens e estas lhes deram filhos, os Nefilim habitavam sobre a terra; estes homens famosos forma heróis dos tempos antigos.” Gênesis 6:1-4 (Bíblia de Jerusalém).

Deus é a tradução em português da expressão hebraica האלהים, HA-ELOHIM, a saber do título hebraico Elohim, que é o plural da palavra ELOAH, (Em hebraíco אלהי), e que significa "Deus" quando aplicada ao criador YHWH (Em hebraíco יהוה), precedida pelo artigo definido HA.

A palavra hebraica ELOHIM, no plural, conforme aplicada ao criador YHWH, não significa que haja vários deuses, mas UM DEUS, como o dogma da SANTISSÍMA TRINDADE CRISTÃ, que proclama a união de três pessoas distintas: Deus Pai, Deus Fillho e Deus Espírito Santo, formando um só e único Deus (YHWH). É um mistério do cristianismo a Santissíma Trindade (Deus do Cristianismo que personifica em um só Deus, Três Pessoas distintas mas UNA).

A palavra ELOHIM pode apresentar-se também no plural de excelência ou de majestade, é demonstrado propriamente uma variedade plural abstrata, visto que resume várias caracteristicas pertinentes à ideia, além de possuir o sentido secundário de intensificação da ideia original. A suposição de que אלחים (Elohim) deva ser considerado meramente como resto de conceitos politeistas anteriores é no mínimo altamente improvável, e além disso não explicaria os plurais análogos.

Como na seção 141 do Hebrew Grammar de Gesenius editada e ampliada por E. Kautzsch, revista na sua segunda edição inglesa por A.E Cowley e reimpresa fotográficamente na Grã-Bretanha pela University Press Oxford, em 1949 das folhas corrigidas da segunda edição inglesa intitulada: "A clausula substantiva", diz no parágrafo f, na página 453: "A que periodo de tempo se aplica a declaração precisa ser inferido do contexto; por exemplo I Reis 18:21, "O Senhor é o Verdadeiro Deus;..." temos em hebraíco em uma única frase dois nomes de Deus האלהים (Senhor) e יהוה (Deus).

אל (Ēl), traduzida e transliterada como o Deus Pai de todas as coisas e para atributos divinos.  


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lista de governantes do Brasil.


Bandeira do Brasil Colônia e Brasão Colonial. 


Estão nesta lista todos os reis de Portugal do período entre 1500 e 1822, incluindo os reis de Espanha do período filipino, em que Portugal esteve sob a administração da coroa espanhola.

Reis

Dom Manuel I (1495-1522)

D. João III (1522-1557)

D. Sebastião (1557-1578)

D. Henrique (1578-1580)

Filipe I (1581-1598)

Filipe II (1598-1621)

Filipe III (1621-1640)

D. João IV (1640-1656)

Afonso VI (1656-1662)

Pedro II (de Portugal) (1662-1706)

D. João V (1706-1750)

D. José (1750-1777)

D. Maria, A Louca (1777-1816)

D. João VI (1816-1822)

Regentes do Império

Os regentes assumiam o comando do país na ausência do monarca.
A primeira regente foi a então princesa Leopoldina, esposa do então príncipe Pedro de Alcântara, que entre agosto e setembro de 1822 ausentou-se do Rio de Janeiro em viagem à então capitania de São Paulo, ocasião em que deu o famoso Grito do Ipiranga que marcaria nossa independência da metrópole.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Introdução - Parte I.

A Primeira Guerra Mundial foi conhecida como "a guerra que acabaria com todas as guerras". Imagem: Só História.
 Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra. 
         
Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro.
Existia também, entre duas nações poderosas da época, uma rivalidade muito grande. A França havia perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. O revanchismo francês estava no ar, e os franceses esperando uma oportunidade para retomar a rica região perdida.

O pan-germanismo e o pan-eslavismo também influenciou e aumentou o estado de alerta na Europa. Havia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica. O mesmo acontecia com os países eslavos.
 O início da Grande Guerra
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.

Política de Alianças

Veja a história do tenor que fez Hitler chorar



Adolf  Hitler, era fã de Richard Wagner e já tinha assistido a mais de 30 óperas antes de completar 30 anos.  Imagem: Guia do Estudante Abril.

Max Lorenz, tenor que virou uma sensação na década de 1930 na Alemanha, encantou o ditador nazista, grande fã de óperas.

No começo da década de 1930, quando o tenor Max Lorenz chegava ao auge da carreira, aos 32 anos, suas apresentações como Siegfried, o mítico herói das óperas de Richard Wagner, só não eram tão populares quanto o jovem e destemido veterano da Primeira Guerra, que vinha cativando multidões com sua voz potente e verve instigante.

Dez anos mais velho que Lorenz e diferente dele, que tinha um corpanzil elegantemente sustentado por bons vinhos e carne vermelha, o ex-militar era miúdo, moderado em seus hábitos e vibrante em sua oratória. E grande admirador de óperas, sobretudo as de Wagner. Adolf Hitler era fã das suas composições e já tinha assistido a mais de 30 óperas antes de completar 30 anos. Como diria em anos depois, foi ouvindo uma delas - Rienzi, o Último dos Tribunos, finalizada em 1840 - que teve a inspiração para escrever Mein Kampf (Minha Luta, a bíblia nazista). A paixão de Hitler por essa ópera em particular era tamanha que ninguém estranhou quando o manuscrito original que havia se perdido na guerra foi encontrado, anos mais tarde, em sua biblioteca particular.

Segundo o autor de As Mulheres de Hitler, François Delpla, o ditador teria assistido à peça mais de 40 vezes ao longo de sua vida.

"A razão de tamanha adoração parece ser o enredo, que narra o retorno à vida de um herói popular da Itália medieval - Cola di Rienzi -, que enfrenta os nobres para liderar a revolta de seu povo e conduzi-lo a um destino melhor"

Diz o historiador, para quem as bandeiras do Partido Nazista foram inspiradas com base nos modelos da ópera.

Os destinos de Hitler e Lorenz se cruzariam em 1933, quando o primeiro usou a máquina de propaganda nazista para dar proporções épicas ao Festival de Bayreuth. Na pequena cidade da Baviera, Richard Wagner estreara sua obra-prima - O Anel dos Nibelungos - e lá passara seus últimos dias de vida. Desde então, todos os verões, descendentes tentavam reviver sua glória com apresentações do festival. Hitler ordenou que o ministro Joseph Goebbels não economizasse na organização. Wagner era um símbolo da supremacia germânica.

Nascido em 1901, em Dusseldorf, filho de um açougueiro, o garoto Max Lorenz começou a cantar no coro da igreja e, como logo se destacasse, foi mandado a Berlim para estudar numa das melhores escolas do país. Em 1920, já era a estrela do coro da Ópera Estatal da cidade e ascendia numa carreira internacional, com apresentações na Metropolitan Opera de Nova York e na Royal Opera de Viena.

 "Ele era uma escolha óbvia para a nova fase do Festival de Bayreuth".

Diz o historiador Eckart Conze, professor da Universidade de Marburg, na Alemanha.

Só havia um problema. Ou dois. Lorenz era homossexual assumido - tanto quanto possível para a época. Ele já havia sido fichado pelas autoridades alemãs. E os administradores da Ópera de Berlim, onde era contratado, já haviam sido repreendidos por sua conduta "abominável e antigermânica". Ele chegou a ser processado por manter um caso com outro jovem músico e teve de comparecer a um tribunal. Lorenz apresentou em sua defesa o depoimento de sua esposa, Charlotte Appel, revelando, para surpresa geral, que não só era casado como também sua esposa pertencia a uma proeminente família judia de Dresden. "Eles eram amigos desde a juventude e, aparentemente, haviam se casado para proteger a homossexualidade de Lorenz", diz Conze. "No final, ele é que a protegeu da perseguição nazista."
Os destinos de Hitler e Lorenz se cruzariam em 1933, quando o primeiro usou a máquina de propaganda nazista para dar proporções épicas ao Festival de Bayreuth. Imagem: Guia do Estudante Abril.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Verdades da Profissão de Professor

Imagem: Montana.edu

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

É um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire

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Você quer saber mais? 







domingo, 14 de outubro de 2012

Corrupção: A dimensão do problema!



Infelizmente hoje em dia muitas pessoas prejudicam seu próximo de proposito. Imagem: W.T.

Você já foi afetado pela corrupção? Com toda certeza e até  já sofreu os efeitos de alguma forma de corrupção.

Segundo o Índice de Percepção da Corrupção de 2011, elaborado pela organização Transparência Internacional, “a grande maioria dos 183 países e territórios avaliados teve uma nota abaixo de 5 numa escala de 0 (muito corrupto) a 10 (muito confiável)”. Essa organização declarou que seu relatório de 2009 já expunha o enorme alcance da corrupção: “Fica claro que nenhuma região do mundo está imune aos perigos da corrupção.”

Em alguns casos, as consequências da corrupção são desastrosas. Por exemplo, a revista Time disse que a “corrupção e a negligência” foram, pelo menos em parte, responsáveis pela enorme quantidade de mortes no grande terremoto que assolou o Haiti em 2010. E acrescentou: “Prédios são construídos com pouco ou nenhum parecer técnico de engenheiros, e sim com muito suborno dado aos chamados inspetores do governo.”


A nossa natureza humana é corrupta e desobediente, mas isso não é justificativa para não muda-lá. Imagem: W.T.

Há alguma solução definitiva para a praga da corrupção? Para responder a essa pergunta, precisamos entender suas causas básicas. Vamos analisá-las no próximo artigo.