Segundo (STENBERG, 2000,
p.22) a psicologia cognitiva trata do modo como as pessoas percebem, aprendem,
recordam e pensam sobre a informação. Por exemplo, o que é estudado em um livro
didático sobre psicologia cognitiva?
a) Cognição - As pessoas
pensam;
b) Psicologia cognitiva - Os
cientistas pensam a respeito de como as pessoas pensam;
c) Estudantes de psicologia
cognitiva- As pessoas pensam sobre a maneira como os cientistas pensam a
respeito de como as pessoas pensam;
d) Professores que ensinam
psicologia cognitiva aos estudantes - Você capta a ideia.
Para a Gestalt, o elemento
fundamental estrutura do processo cognitivo é o insight (percepção de
relações), base de toda a aprendizagem.
Um dos principais
representantes desta linha é Piaget, que não elaborou uma teoria da
aprendizagem, mas sim uma teoria do desenvolvimento mental. Para ele a
aprendizagem é "aumento do conhecimento"- só há aprendizagem quando o
esquema de assimilação sofre acomodação. Ou seja: uma reestruturação da
estrutura cognitiva (esquemas de assimilação existentes) do indivíduo, o que
resulta em novos esquemas de assimilação mental.
Para Ausubel, a aprendizagem
significa organização e integração do material na estrutura cognitiva. Admite a
existência de uma estrutura na qual a organização e a integração de ideias se
processam. A experiência cognitiva é caracterizada por um processo de
integração no qual os conceitos novos se interagem com os já existentes na
estrutura cognitiva, integrando o novo material e, ao mesmo tempo, modificando-se.
Condição importante para
haja aprendizagem, o aprendiz deve manifestar disposição para relacionar de
forma substantiva o novo material à sua estrutura cognitiva.
Bruner parte do conceito de
que aprendizagem é modificação do comportamento resultante da experiência.
Abaixo serão apresentados os
resumos das teorias de aprendizagem apresentadas no texto:
Epistemologia Genética (J. Piaget)
O conceito de estrutura
cognitiva é central para a teoria de Piaget. Estruturas cognitivas são padrões
de ação física e mental subjacentes a atos específicos de inteligência e
correspondem a estágios do desenvolvimento infantil. Existem quatro estruturas
cognitivas primárias - estágios de desenvolvimento - de acordo com Piaget:
sensorial-motor, pré-operações, operações concretas e operações formais. No
estágio sensorial-motor (0-2 anos), a inteligência assume a forma de ações
motoras. A inteligência no período pré-operação (3-7 anos) é de natureza
intuitiva. A estrutura cognitiva durante o estágio de operações concretas (8-11
anos) é lógica, mas depende de referências concretas. No estágio final de
operações formais (12-15 anos), pensar envolve abstrações.
As estruturas cognitivas
mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A
assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas
cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da
estrutura cognitiva para compreender o meio. O desenvolvimento cognitivo
consiste de um esforço constante para se adaptar ao meio em termos de
assimilação e acomodação. Nesse sentido, a teoria de Piaget é similar a outras
teorias de aprendizagem construtivistas como as Bruner e Vygotsky.
Embora os estágios de
desenvolvimento cognitivo identificados por Piaget estejam associados a faixas
de idade, eles variam para cada indivíduo. Além disso, cada estágio tem
diversas formas estruturais detalhadas. Basta observar que o período
operacional concreto tem mais de quarenta estruturas distintas, cobrindo
classificação e relações, relações espaciais, tempo, movimento, oportunidade,
número, conservação e medida. Uma análise detalhada similar das funções
intelectuais é fornecida por teorias de inteligência, como Guilford, Gardner e
Sternberg.
Piaget explorou as
implicações de sua teoria em todos os aspectos do desenvolvimento da cognição,
inteligência e moral. Muitos dos experimentos de Piaget foram focalizados no
desenvolvimento de conceitos matemáticos e lógicos. A teoria foi bastante
aplicada no modelo de prática de ensino e de currículo na educação elementar
(Bybee & Sund, 1982; Wadsworth, 1978).
O desenvolvimento cognitivo
tem como facilitador atividades ou situações que envolvam os aprendizes e que
requeiram adaptação destes. Os materiais de aprendizado e atividades devem
envolver um nível apropriado de operações motoras ou mentais para uma criança
de uma dada idade. É preciso evitar o pedido para que os aprendizes realizem
tarefas que estejam além de suas capacidades cognitivas atuais.
Teoria Construtivista (J. Bruner)
Bruner afirma que o
aprendizado é um processo ativo, no qual o aprendiz constrói novas idéias ou
conceitos, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo
estudados, baseado em sua estrutura mental inata. O aprendiz filtra e
transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões, utilizando uma
estrutura cognitiva. Essa estrutura cognitiva - esquemas e modelos mentais -
fornece significado e organização para as novas experiências, permitindo ao
aprendiz enriquecer seu conhecimento além do conceito estudado, através do
relacionamento das novas informações com seus conhecimentos prévios.
O papel do instrutor é o de
incentivador dos alunos no sentido de descobrirem por si mesmos os princípios
do conteúdo a ser aprendido. O instrutor e o aluno devem manter um diálogo
ativo, através do qual o instrutor traduz a informação a ser aprendida em um
formato adequado à compreensão do aluno. O currículo deve ser organizado em
espiral, para que o aluno construa continuamente sobre o que já aprendeu. O
aluno vai descobrir aquilo que já existe em sua estrutura cognitiva. O
professor não é apenas um passador de informação.
Teoria da Inclusão (D. Ausubel)
Ausubel preocupa-se com a
aprendizagem que ocorre na sala de aula da escola. O fator mais importante de
aprendizagem é o que o aluno já sabe. Para que ocorra a aprendizagem, conceitos
relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva
do indivíduo, funcionando como ponto de ancoragem. Ausubel está interessado em
saber como os indivíduos aprendem grandes quantidades de material significativo
por meio de apresentações verbais/textuais em um quadro escolar. Um processo
primário em aprendizado é a inclusão, na qual o conhecimento novo é relacionado
com as idéias relevantes da estrutura cognitiva existente em uma base
substantiva. As estruturas cognitivas representam o resíduo de todas as
experiências de aprendizado. A aprendizagem ocorre quando uma nova informação
ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes na estrutura
cognitiva do indivíduo. O armazenamento de informações no cérebro é altamente
organizado formando uma hierarquia na qual elementos mais específicos de conhecimentos
são ligados ( = assimilados) a conceitos mais gerais, mais inclusivos.
Ausubel recomenda o uso de
organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem ao
desenvolvimento de conceitos classificadores que facilitem a aprendizagem
subseqüente .
Organizadores prévios são
materiais introdutórios apresentados antes do material a ser aprendido em si.
Sua principal função é de servir de ponte entre o que o aprendiz já sabe e o
que ele deve saber a fim de que o material possa ser aprendido de forma
significativa. Facilitam a aprendizagem na medida em que funcionam como
"pontes cognitivas".
"A essência do processo
de aprendizagem significativa é que idéias simbolicamente expressas sejam
relacionadas de maneira substantiva (não literal) e não arbitrária ao que o
aprendiz já sabe, ou seja, a algum aspecto de sua estrutura cognitiva especificamente
relevante para a aprendizagem dessas idéias. Este aspecto especificamente
relevante pode ser, por exemplo, uma imagem , um símbolo, um conceito, uma
proposição, já significativo".
Ausubel (1978,p.41):
"As idéias mais gerais de um assunto devem ser apresentadas primeiro e,
depois, progressivamente diferenciadas em termos de detalhe e especificidade.
Os materiais de instrução devem tentar integrar o material novo com a
informação anteriormente apresentada por meio de comparações e referências
cruzadas de idéias novas e antigas."