A Pirâmide do Mago é uma pirâmide
mesoamericana de degraus localizado na antiga cidade, pré-colombiana de Uxmal no México. A estrutura também é conhecida como a Pirâmide do Anão,
(El Casa Adivino), a Pirâmide do Adivinho. A pirâmide é a estrutura mais alta e
mais reconhecível em Uxmal. A Pirâmide do Mago (El Adivino) é a
estrutura central do complexo de ruínas maias de Uxmal.
Uxmal está localizado no Puuc região do México e
foi uma das maiores cidades da península
de Yucatán. No seu auge, Uxmal foi o lar de cerca de 25.000 Maias. Como outros sítios de Puuc, a cidade floresceu de 600-1000 dC, com o
período de grande edifício ocorrendo entre 700 e 1000 dC. O Uxmal nome significa "três vezes
construída" na língua maia, referindo-se às
muitas camadas de construção de sua estrutura mais imponente. A
cidade de Uxmal foi designado um UNESCO Patrimônio Mundial em 1996,
considera-se que as ruínas das estruturas cerimoniais representam o ápice da
arte maia tarde e arquitetura em seu design, layout e ornamentação.
A Pirâmide do Mago domina o
centro do complexo e está localizado na parte turística entrada do pátio
central. Ele está posicionado no lado oriental da cidade, com sua face
ocidental com vista para o Quadrilátero Convento e está situado de modo que sua
escada ocidental enfrenta o pôr do sol no solstício de verão.
A construção do templo pirâmide começou no século 6 dC e a estrutura
foi expandido ao longo dos próximos 400 anos. A
pirâmide caiu em desuso depois de 1000 AD e depois foi saqueado durante a
conquista espanhola de Yucatán.
O primeiro relato detalhado da redescoberta das ruínas foi publicada
por Jean-Frederic Waldeck em 1838. Waldeck conta de Uxmal inspirado John Lloyd
Stephens e seu amigo ilustrador, Frederick Catherwood, para fazer duas visitas
prolongadas para o site em 1839-1841, para gravar e esboçar o layout do
complexo. De suas notas, Stephens publicou seus agora famosos
Incidentes de Viagem em Yucatán. Restauração esforços começaram em Uxmal, em
meados do século 19. A Pirâmide do Mago foi reparado e mantido regularmente
durante este período. No início dos anos 1970, um projeto de conservação
importante foi tomada por arqueólogos da Instituto Nacional de Antropologia e
História (INAH). O objetivo deste
esforço foi consolidar os lados e terraços planas da pirâmide, e para melhorar
a integridade estrutural das têmporas. Em 1988, o furacão Gilbert varreu a
Península de Yucatán, trazendo ventos fortes e chuvas abundantes para a área
que causou grandes danos para o exterior da pirâmide. Um exame pós-furacão da
estrutura revelou fendas que se tinha desenvolvido nas paredes do lado sul, em
ambos os lados da escada oeste. Danos nas paredes verticais na base da
pirâmide, no lado oeste, foi também observada. Os arqueólogos e conservadores
com o INAH imediatamente iniciou o processo de desenvolvimento de uma
estratégia para a conservação e estabilização. O plano chamado para o
fortalecimento da fachada Oeste, o acompanhamento de eventuais alterações
estruturais e implementar medidas de emergência quando necessário. A cavidade
sob a base da escada foi preenchido com pedra, mortared com betão e gesso.
Movimento monitores foram colocados em locais críticos para detectar falta de
integridade. As medidas imediatas tomadas para estabilizar a pirâmide tinha
impedido um colapso catastrófico, mas no final de 1997, os arqueólogos observou
adicionais pequenas fissuras tinha desenvolvido nas paredes da pirâmide
(Desmond). Os esforços de conservação ainda estão em andamento e, como El
Castillo em Chichen Itza, os visitantes do site são agora proibidos de subir a
pirâmide.
A altura exata da Pirâmide do Mago está em disputa e tem sido informado
ser tão alto quanto 40 metros e tão baixa como 27 metros. O aceito medianamente
é a altura de 35 metros, com a base medindo aproximadamente 227 por 162 metros.
Apesar
da ausência de uma medida exata, a pirâmide continua a ser a estrutura mais
alta de Uxmal. A Pirâmide do Mago é uma estrutura muito distinta dos maias na
Península de Yucatán. A pirâmide é considerada única por causa de seus lados
arredondados, altura considerável, declive íngreme e incomum
elíptica base. A construção da pirâmide foi concluída em várias fases, ao longo
de três séculos, durante o período Clássico Terminal. Marta Foncerrada del
Molina, em seu Fechas de radiocarbono na área dos Maias, a data do início da
construção da Pirâmide do Mago foi do século VI, continuando periodicamente ao
longo do século 10. Este posicionamento depende tanto da AD 560 ± 50 data de
radiocarbono para o Templo Oeste Inferior, bem como em datas estilísticas
Foncerrada do interior para Templos II e II (Kowalski 47).
Os Maias seguiram a prática tradicional de sobreposição na
construção da pirâmide, gradualmente aumentando as dimensões através da
construção de novas estruturas em cima dos já existentes. A pirâmide, como se encontra hoje, é o
resultado de cinco templos aninhados. Partes do primeiro templo
pode ser visto quando subir a escada ocidental; os templos segundo e terceiro
são acessados pela escada leste, através de uma câmara interna no segundo
nível. Na frente dela Templo III, formando um nártex, é o templo quarto, que é
claramente visível a partir do lado oeste. A subida ao topo das escadas do
leste revela o templo em quinto lugar, situado no topo de Templos II e III
(Stierlin 66). A estrutura mais antiga, Templo I, está exposto no lado oeste da
estrutura, na base da pirâmide. Esta seção remonta a cerca de século a sexta,
deduzida a partir da data inscrita na verga da porta e datação por
radiocarbono. A fachada desta estrutura é fortemente decorado com máscaras do
deus da chuva, Chaac, uma característica do estilo Chenes da arquitetura, embora
as máscaras podem ter sido adicionadas em uma data posterior.
O resto da estrutura é
coberta por construção subsequente. A passagem que levou a essa estrutura foi
fechada após as chuvas encharcando de furacão Gilbert em 1988, a fim de
garantir a preservação do edifício. O II Templo pode ser introduzido através de
uma abertura na parte superior da escada Oriental. Este templo é apenas
parcialmente escavado. A sua seção central é suportado por colunas e tem um
pente telhado que é visível através de uma trincheira no chão do templo V
acima. Templo III é construída sobre a parte traseira do templo II e não é
visível a partir do exterior. É constituída por uma central pequena santuário e
uma antecâmara. Templo IV é inserido a partir do lado oeste e tem as mais ricas
decorações. Construído em estilo Chenes, a fachada do templo representa a máscara de Chaac,
cujas mandíbulas
servir como porta. A fachada desta estrutura é inteiramente coberto com
máscaras do deus da chuva e ornamentação em treliça (Stierlin 66).
Ambos os templos superiores são fortemente
influenciados pelo estilo arquitetônico Chenes (Helfritz 149). Templo V, também
conhecida como A Casa do Mago ou adivinho, é a fase de construção definitiva da
pirâmide. Esta estrutura fica no topo da pirâmide e data do século IX. Templo V
é composto por três salas e também apresenta ornamentação reticulado.
Existem duas escadas que levam ao topo da pirâmide, tanto a um ângulo de 60°
íngreme. As escadas orientais são o mais amplo dos dois, a partir da base da
estrutura ao templo superior. Perto do topo das escadas do leste é um pequeno
templo interno que corta na própria escada. As escadas ocidentais têm vista
para o Convento e são ricamente decoradas em comparação com o lado oriental. Ao
longo de ambos os lados desta estreita escadaria, as imagens do-nariz adunco
linha de deus da chuva Chaac as etapas. Como adoradores subiu as escadas ao
templo superior, que seria cerimoniosamente subir as escadas "dos
deuses" para o altar sacrificial. As fases anteriores da Pirâmide do Mago
foram construídos no estilo Puuc: em vez nua na parte inferior e muito
ornamentado em níveis mais elevados. Arquitetura Puuc inicial incluía cristas
de telhado, inclinado frisos e uma ausência de mosaico decoração. Mais tarde
Puuc estilos são marcados pelo uso de calcário em construção, muitas vezes com
superfícies das paredes lisas; gesso (estuque) acabamentos; máscaras e outras
representações do deus da chuva Chaac; e a prevalência de estilo ao longo de
linhas horizontais. Os lados da pirâmide já foram pensados para ser decorado
com estuque colorido diferente, cada cor representa uma direção. Chenes projeto
foi prevalente em construção maia clássico tardio, caracterizada por portas
cercadas por uma máscara única criatura, com a entrada servindo como boca.
As fachadas de Chenes de
multi-câmaras estruturas são geralmente divididos em três partes, com a parte
central seja projetando ou se afastando do resto da fachada, as câmaras são
tipicamente decorado com máscaras Chaac.Características Chenes são encontrados
em todo os templos superiores da pirâmide.
A
Pirâmide do Mago continua a ser a atração turística central no complexo de
Uxmal.
O
mito da origem da Pirâmide do Mago e o mago-deus Itzamna
O nome da estrutura é derivada folclóricas lendas contadas pelos
indígenas maias. A idade destes contos é desconhecida, como é o nome
pré-colombiano da estrutura. O conto existia em contas variadas relativas à
construção da Pirâmide do Mago.
Segundo
um relato, um mago-deus chamado Itzamna estava sozinho
deveria ter erguido a pirâmide em uma noite, usando seu poder e magia. Outro
conto diz que quando um gongo certo era ao som, na cidade de Uxmal estava
destinado a cair para um menino "não nascido de mulher". O gongo foi
atingido, um dia, por um anão que lhe não nascera de mãe, mas nascido de um ovo
por um sem filhos, mulher de idade (de acordo com um guia turístico em Uxmal, o
ovo era um ovo de iguana, e uma mulher bruxa). O som do gongo colocava medo nos
governante da cidade, e o anão foi condenado a ser executado. O governante
reconsiderou a sentença de morte, porém, prometeu que a vida do anão seria
poupado se pudesse realizar três tarefas aparentemente impossíveis. Uma das
tarefas foi a de construir uma enorme pirâmide, mais alto que qualquer prédio
da cidade, em uma única noite. O anão finalmente concluído todas as tarefas,
incluindo a construção da pirâmide. O anão foi saudado como o novo governante
de Uxmal e da estrutura foi dedicado a ele.
Uma versão ligeiramente
diferente deste conto é narrado por Hans Li em The Ancient Ones: Conta a lenda que este templo-pirâmide foi
construída por um mago anão poderoso, que foi idealizada a partir de um óvulo
por sua mãe. Sob uma ameaça por um rei Uxmal ele foi condenado a construir este
templo dentro de uma quinzena, ou então perder a sua vida. Em outras versões
sobreviventes, a velha é retratada como uma bruxa ou feiticeira e o anão é um
garoto que magicamente atinge a idade adulta durante a noite. A lenda
oficial como disse a John Lloyd Stephens em 1840 por um nativo local maia
segue: Havia uma velha mulher que vivia
em uma cabana que foi localizado no local exato onde a pirâmide está agora
acabado. Esta velha era uma bruxa que um dia entrou em luto que ela não tinha
filhos. Um dia, ela pegou um ovo e envolveu-o num pano e o colocou em um canto
de sua pequena cabana. Todo dia, ela foi olhar para o ovo até que um dia ele se
chocou e uma pequena criatura, muito parecidas com um bebê, veio do ovo
encantado. A velha ficou encantada e chamou o bebê de seu filho. Ela, desde que
com uma enfermeira e cuidou muito bem dele, para que dentro de um ano ele
estava andando e falando como um homem. Ele parou de crescer depois de um ano e
a velha estava muito orgulhoso de seu filho e lhe disse que um dia ele seria um
grande Senhor e Rei. Um dia, ela disse ao filho para ir à Casa do Governador e
desafiar o Rei para uma prova de força. O anão não queria ir na primeira, mas a
velha insistiu e, assim, ver o Rei ia. Os guardas deixá-lo entrar, e ele jogou
o desafio para o rei. O rei sorriu, e disse o anão para levantar uma pedra que
pesava três arrobas (75 quilos). Nessa, o anão gritou e correu de volta para
sua mãe. A bruxa era sábio, e disse ao filho para dizer ao rei que, se o Rei
iria levantar a primeira pedra, então ele iria levantá-lo também. O anão voltou
e disse ao rei que sua mãe lhe disse para dizer. O rei levantou a pedra e o
anão fez o mesmo. O rei ficou impressionado, e um pouco nervoso, e testou o
anão para o resto do dia com outros feitos de força. Cada vez que o rei
realizou um ato, o anão foi capaz de igualar. O rei ficou furioso que estava
sendo acompanhado por um anão, e disse o anão que, em uma noite ele deve
construir uma casa maior do que qualquer outro na cidade ou ele seria morto. O
anão voltou novamente chorando à sua mãe que lhe disse para não perder a
esperança, e que ele deveria ir direto para a cama. Na manhã seguinte, a cidade
acordou para ver a Pirâmide do anão no seu estado acabado, mais alto do que
qualquer outro edifício na cidade. O rei viu este edifício de seu palácio e foi
novamente furioso. Ele convocou o anão e encomendou um teste final de força. O
anão teve que recolher dois feixes de Cogoil madeira, uma madeira muito forte e
pesado, e o rei iria quebrar a madeira sobre a cabeça do anão, e depois que o
anão poderia ter a sua vez de quebrar a madeira sobre a cabeça do rei. O anão
novamente correu para sua mãe para obter ajuda. Ela disse-lhe para não se
preocupar e colocou uma tortilla encantado na cabeça para proteção. O
julgamento era para ser executado na frente de todos os grandes homens da
cidade. O rei começou a quebrar todo o seu pacote sobre a cabeça do anão, um
pau de uma vez. O Rei não conseguiu ferir o anão e depois tentou se retirar de
seu desafio. Em vista dos grandes homens da cidade, porém, ele sabia que tinha
outra escolha senão ir em frente e deixar o anão têm sua vez. A segunda vara do
feixe do anão quebrou o crânio Reis em pedaços e ele caiu morto ao pé do anão,
que foi saudado como o novo rei (Ranney 80-1).
Citações Stephens e
Catherwood visitou Uxmal primeira em 1839, mais uma vez durante a sua expedição
de 1841. Descrevendo a sua primeira visão das ruínas, Stephens escreve:
"Nós tomamos uma outra estrada, e, de repente surgir dos bosques, para
minha surpresa veio uma vez em cima de um grande campo aberto espalharam com
montes de ruínas e edifícios enormes em terraços e estruturas piramidais,
grande e em boa conservação, ricamente ornamentada, sem um arbusto para
obstruir a visão, e em efeito pitoresco quase igual às ruínas de Tebas... O
lugar de que falo agora foi sem sombra de dúvida uma vez uma cidade grande,
populoso e altamente civilizado. Quem construiu, por que ele foi localizado
longe da água ou qualquer dessas vantagens naturais que determinaram os locais
de cidades cujas histórias são conhecidas, o que levou ao seu abandono e
destruição, ninguém pode dizer." John Lloyd Stephens (64) "A pirâmide
é uma imagem do mundo, por sua vez, que a imagem do mundo é uma projeção da
sociedade humana Se é verdade que o homem inventa deuses à sua imagem, também é
verdade que ele vê sua própria imagem na imagens que o céu e a terra lhe
oferecer O homem faz a história humana da paisagem desumana,... natureza
transforma a história em cosmogonia, a dança das estrelas" Octavio Paz
(294) "A forma clássica pirâmide foi abandonada aqui. É como se os
arquitetos maias tinha lembrado os picos das montanhas, onde os deuses tinham
sido adoradas no passado nebuloso." Hans Helfritz (149)
Arquitetura
Este edifício singular, o
único conhecido com planta oval na cultura maia, é o resultado de cinco
alargamentos pertencentes a diferentes fases e estilos decorativos, entre os
que se encontram no Guatemala, usumacinta, Rio Chênes e puuc. O contorno oval
cobre os três primeiros níveis originais, sendo o quarto e quinto nível da
habitual forma prismática. No topo da pirâmide localiza-se um templo com
elementos de crestería ou coroação. O edifício contém representações do Deus
chac (Divindade da água e da chuva). Os degraus da pirâmide são estreitos e
íngremes, superando quase sempre os 45 graus. Se acha isto dedicou-se com a
intenção de que aqueles que subissem ao templo não pudessem levantar a cabeça
durante a ascensão, nem pudessem também não dar as costas ao meu Deus durante a
descida. O Templo, que atinge os 35 metros de altura, com uma base de 53,5
metros no lado maior, está inteiramente construído de pedra.
Fases
A construção foi iniciada no
século vi, estando datado o último nível no século x. É constituído por cinco
níveis, cada uma correspondendo a um templo:
Nível I, templo I
Sua situa sobre a plataforma
ou banco, ou seja, praticamente ao nível do solo. Sua decoração é à base de
exsudado e figuras de chaac, entre os quais se destacam os dois que estão sobre
a entrada. Neste templo foi encontrado a escultura designada a rainha de uxmal
que é uma cabeça de cobra com a boca aberta da que sai um ser humano.
Nível II, Templo II
Para construir este templo,
que fica a uma altura em breve da 2/3 parte da actual, houve que cobrir o
templo i e realizar sobre ele uma pirâmide. Para acessá-lo tornou-se uma
abertura desde onde se observam as colunas que sustentam o telhado.
Nível III, Templo III
É um oratório que depois se
cobriu a construir outro com um trono em forma de comem de chaac.
Nível IV, Templo IV
É o melhor de todos os cinco
templos. Tem uma câmera em forma de comem de chaac coincidindo a boca da mesma
com a entrada a qual se acede pela parte leste da pirâmide. Tem uma decoração
muito recarregada, fora do habitual no estilo puuc.
Nível V, templo
Levanta-se no topo da
pirâmide e para acessá-lo tem que subir 150 escadas íngremes que estão rodeados
por figuras de chaac. A decoração das fachadas é plenamente puuc, paredes
baixas lisas, sobre as quais se coloca uma grande greca decorada, neste caso
com serpentes entrelaçadas e uma cabana de telhado de palha.
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