terça-feira, 4 de setembro de 2012

Julgamento da História. José António Primo de Rivera, herói ou vilão?




Francisco António Primo de Rivera em 1934. Imagem: Turismo e Arte.

José Antonio Primo de Rivera y Sáenz de Heredia (Madrid, 24 de Abril de 1903 - Alicante, 20 de Novembro de 1936) foi um advogado e político espanhol, fundador da Falange Espanhola (mais tarde Falange Espanhola das JONS - Juntas de Ofensiva Nacional-Sindicalista), frequentemente referido como o "ausente", dado o seu desaparecimento nos alvores da Guerra Civil Espanhola. Era filho primogénito do ditador Miguel Primo de Rivera, de quem herdou o título de marquês de Estella.

Foi executado pelas forças republicanas no pátio da Prisão de Alicante e está sepultado no Valle de los Caídos, perto de Madrid. Ele foi condenado e eventualmente, executado por conspiração e rebelião contra o governo da Segunda República durante os primeiros meses da Guerra Civil Espanhola .

Sua imagem foi homenageado durante a guerra civil espanhola e pelo governo de Franco como um ícone e mártir no serviço de propaganda estabelecido " Movimento Nacional ". Sua morte foi silenciada na seleção nacional por dois anos, recebendo o apelido de O Presente. Depois da guerra, seu nome liderou todas as listas dos mortos , chegando a colocar a inscrição "José Antonio Presente!" na maioria das igrejas espanholas. É o único líder político do seu tempo que é conhecido apenas por seu primeiro nome.

Estudar direito em Madrid , influenciada pelo filho mais velho do médico de Primo de Rivera, Raimundo Fernández-Cuesta , que tinha acabado de se formar em direito.

Em 1922, se torna Bacharel de forma brilhante. Posteriormente ingressa no serviço militar nos Dragões de Santiago. Em junho de 1925 torna-se santiaguista , cumprindo com todo o empenho os deveres da ordem militar e religiosa. Como um universitário escolhe o modo de "voluntário por um ano", e termina o serviço com a patente de alferes complementar. José Antonio Primo de Rivera vive de perto o golpe de Estado que em 1923 coloca seu pai na frente de um governo ditatorial estabelecido com a aprovação do rei Alfonso XIII . Após o serviço militar, e por vários meses irá expandir seus estudos de Direito e, em abril de 1925, está registrado no Bar Madrid Associação e abriu sua própria lei. Pouco depois ele foi nomeado Cavalheiro Grandee da Espanha como servo do Rei Alfonso XIII .

Em 1930 participou do projeto político no partido da  União Nacional Monárquica . Em 02 de maio daquele ano, ele aceitou o cargo de vice-secretário geral do partido, a fim de recuperar a memória de seu pai, atacou tanto a queda da ditadura, o fim da monarquia, durante a Segunda República ( 1931 ) .

Em 1933 , no auge do movimento fascista na Itália e nazista na Alemanha , trabalha no jornal O Fascio, aonde em uma de suas publicações, a um artigo intitulado "Diretrizes para um novo estado," ataque ao liberalismo político que começa assim:

"O Estado liberal não acredita em nada, nem mesmo a própria Estado liberal permite que todos os postos em causa, inclusive a conveniência de que ele existe "e onde você também pode ler:". a liberdade não pode viver sem a proteção de um forte princípio, permanente. Quando os princípios mudam com os caprichos da opinião pública, só há liberdade para acordes com a maioria. Minorias são chamados a sofrer e ficar em silêncio ".

José Antonio Primo de Rivera junto com Julio Ruiz de Alda membro do Movimento Espanhol Sindical, um embrião da futuro Falange Espanhola , um movimento político nacionalista que, como tal, desconfiando dos métodos democráticos, procuram impor um novo Estado Corporativo. Em seus pontos iniciais já são conceitos presentes que Primo de Rivera têm tratado ao longo de sua curta vida política: uma Espanha unida por um destino universal que ultrapassa a luta de classes e do nacionalismo, a concepção de um novo ser humano de valores eternos e justiça social para  proporcionar ao homem uma vida humana digna, tudo isso com um sentido cristão. A Falange Espanhola foi fundada no Comedy Theatre em Madrid, em 29 de outubro de 1933 .

“O país é uma síntese transcendente, uma síntese indivisíveis dos
próprios propósitos a cumprir, e o que nós queremos é que o movimento deste dia, é que acreditamos no Estado, como uma ferramenta eficaz, autoritário, que serve uma unidade incontestável, essa unidade permanente, que é chamado de unidade irrevogável da Pátria”. 

Discurso Comedy Theatre, 29 de outubro de 1933. 

 Bandeira da Falange Espanhola, em atividade até os dias de hoje.

Três anos depois, o governo da Frente Popular proibiu a Falange (embora depois de os tribunais revogar esta medida), como "responsável por desordem pública." Entre eles, o bombardeio da Lei Professor Asúa Jimenez , que foi morto em sua escolta. Jimenez Asúa foi baleado por dois falangista jovem em retaliação pelo assassinato de Juan estudante falangista José Olano. Quando proeminente advogado e político republicano, os falangistas culpou por que o assassinato. Ele também foi condenado a cinco meses de prisão por posse ilegal de armas e ameaças tiveram processo pendente em tribunal. Primo de Rivera foi preso em primeiro lugar na prisão Modelo, em Madrid , foi mais tarde transferido para a prisão de Alicante em 05 de junho de 1936 .

Falange Espanhola, cujo nome completo era Falange Española Tradicionalista, mais tarde coligada com las Juntas de Ofensiva Nacional Sindicalista, é o partido político de índole fascista legalmente reconhecido durante a ditadura de Francisco Franco, na Espanha.

Fundada por José Antonio Primo de Rivera, em 1933, a Falange aliou-se às forças nacionalistas de Franco durante a Guerra Civil Espanhola (1936 - 39), que depôs o governo republicano de cunho socialista. Franco assumiu o controle do partido em 1937. O governo democrático instituído após a morte de Franco declarou-a ilegal em 1977, mas ainda está em atividade.

Com a vitória da Frente Popular nas eleições de fevereiro de 1936, planos para derrubar o República foram reforçadas. Durante vários dias o país estava em risco de uma intervenção militar para anular as eleições. Desde então, conseguiu assembleias gerais para promover uma declaração. Em 8 de março, em uma reunião realizada na tal casa de um membro do CEDA , foi finalizado um plano para dar um golpe de Estado em 20 de abril que iria deixar uma junta militar encabeçada pelo general Sanjurjo, ainda no exílio. As parcelas insurrecionais foram convergentes e da Falange foi ignorado, deixado de fora deles.

Em 14 de março, Primo foi preso e enviado a prisão Modelo de Madrid por posse ilegal de armas e, mais tarde, em 5 de junho, foi transferido para a prisão de Alicante . Da prisão, ajudado por uma visitação descontraída, abordou a Falange tentando assumir a liderança da insurreição. No final de abril, escreveu uma carta para os oficiais do exército, que foi divulgado em 4 de maio. Ele apelou para a revolta:
“Um grupo de espanhóis, alguns soldados e homens civis, não quer participar da dissolução completa do país. Ergue-se hoje contra o traidor governo, inepta, cruel e injusta que conduz à ruína. [...] Os trabalhadores, camponeses, intelectuais, soldados, marinheiros, guardiões da pátria: a renúncia a tremer a caixa para afundar e vir conosco para Espanha, uma grande e livre. Deus nos ajude! Espanha”! 
José Antonio Primo de Rivera. 17 julho de 1936.

Em 13 de julho uma ordem transmitida para organizar a ação militar e simpatizantes falangistas em Valência , Alicante, Alcoy e Cartagena . Vários soldados foram reunidos no hotel Victoria. A fracassada insurreição de Valência e de  Alicante e frustrou esta revolta. Antes dessa data, haviam vários planos para permitir sua fuga. Incluindo um que iria levá-lo em um avião para a cidade de Oran , Argélia , e outro para Mallorca em um barco. Todos os planos para libertar Rivera falharam antes de começar.

O Supremo Tribunal Federal nomeado juiz do Tribunal de Madrid para levar o caso e em 11 de outubro começou o interrogatório de suspeitos e testemunhas. Primeira aparição José Antonio Primo de Rivera no tribunal em 3 de novembro, negando todas as acusações. A audiência teve lugar em 16 e 17 de Novembro. Primo de Rivera respondeu evasivamente às perguntas do promotor.
 

Ele negou ter tido contatos com elementos contrários à República, negou ter contribuído para a preparação da insurreição e negou ter tomado parte na revolta da Falange em Alicante, dizendo que ele estava em confinamento solitário em sua cela, que era incompatível com o regime flexível vistas apreciado naqueles dias. O júri retirou-se para deliberar e após quatro horas, às duas e meia da manhã, foi para o veredicto de culpado. José Antonio Primo de Rivera foi condenado à morte por conspiração, seu irmão Miguel a prisão perpétua pelo mesmo crime e Margarita Larios a seis anos e um dia como um colaborador. No mesmo julgamento, foram absolvidos os três guardas que foram acusados ​​de cumplicidade.

A sentença foi executada, de acordo com relatos, sem espera. Primo de Rivera morreu com dignidade, e sua execução um ato do drama sóbrio romântico isentos de seus seguidores incluiu em sua lenda. Em seu testamento ele deixou prova de seu desejo: "Fazer o meu sangue derramado acabar com a Guerra civil Espanhola”. A notícia de sua morte veio rapidamente para a área nacional e foi silenciado durante os próximos dois anos, chegando a ser conhecido como o "ausente". A figura do mártir, amplamente explorada nos anos seguintes pode ser mais útil e menos pesado do que o líder político.

Especula-se do lado dos rebeldes não foi feito o suficiente para preservar sua vida. A péssima relação entre Primo de Rivera e Franco foi um dos motivos.
A maior influência de Primo de Rivera podem ser encontradas em seu pai. José Antonio Primo de Rivera começou sua carreira política para defender sua memória política e considerou sua ditadura uma oportunidade perdida! É também inegável influência sobre ele da geração de 98 com a sua visão pessimista da sociedade espanhola, e à influência especial de Ortega y Gasset , , verificou-se na referência à sua unidade "no destino universal " Uma constante em seu pensamento era o desejo do Imperial Espanha desapontado pela Espanha que pensou caminhando para a "invasão dos bárbaros" como especialmente qualificado para o socialismo e o comunismo.

Primo de Rivera tornou-se interessado idéias fascistas no início de 1933. Defensor da ditadura de seu pai, ele sentiu que falhou por falta de uma base ideológica. Criar o fascismo encontra na base ideológica sobre a qual basear um sistema semelhante ao da ditadura de seu pai. Em outubro de 1933, dez dias antes de formar oficialmente a Falange espanhola, ele viaja para a Itália e se reuniu com Mussolini . As razões para a viagem, de acordo com as autoridades italianas, foram: "Obter materiais de informação sobre o fascismo italiano e as realizações do regime "e" Dicas para organizar um movimento semelhante na Espanha".

Durante os meses que se seguiram à fundação da Falange, as declarações em favor do sucesso do fascismo aumentaram. Em fevereiro de 1934 sua adesão ao fascismo pode ser considerada completa, considerando-o "uma nova forma de conceber todos os fenômenos de nossos tempos e interpretá-los no sentido próprio".

COPYRIGHT ATRIBUIÇÃO - NÃO COMERCIAL © 

Copyright Atribuição –Não Comercial© construindohistoriahoje.blogspot.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Não Comercial.  Com sua atribuição, Não Comercial — Este trabalho não pode ser usado  para fins comerciais. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de direitos autorais.



Você quer saber mais? 








Um comentário:

  1. Olá Leandro, como vai?

    Passei para desejar uma ótima semana da Pátria.
    Multiplicador, Parabéns pelos textos. A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, e você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença!
    Obrigado por fazer parte deste universo virtual, obrigado por compartilhar um pouco do que sabe e contribuir para o aprendizado de muitos.
    Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx, obrigado:

    http://www.marquecomx.com.br/

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir