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sábado, 25 de agosto de 2012

Permanência do Fenômeno Revolucionário. PARTE II.


Permanência do Fenômeno Revolucionário. Imagem: Arquivo Pessoal CHH.

Matéria e espírito – O critério a que subordino minha crítica, não exclui, pois, a necessidade e permanência das Revoluções. Mas essa necessidade não é biológica e essa permanência não obedece ao determinismo materialista; pelo contrário: uma e outra se explicam segundo os impositivos do Espírito Humano, mundo a parte, perpetuamente criador e modificador, agindo paralelamente ao desenvolvimento das forças materiais das sociedades, contendo em si mesmo a sua própria dialética, exprimindo-se segundo o seu próprio sentido.

De um lado, perpetuando a evolução das Espécies, determinando o crescimento social, multiplicando os fatos objetivos da história, as energias cegas da Matéria e da Força, conjugando-se em renovados efeitos; de outro lado, prolongando indefinidamente o rumo da Civilização no que esta tem de ético, especulativo, artístico ou religioso, as energias poderosas do Espírito, exprimindo-se em Afirmação e em Negação, criando as dúvidas fecundas e as certezas triunfais.

Os dois planos da História – A Humanidade caminha segundo esses dois planos: o primeiro coletivo, global, movimento de massa, rumos inconscientes de povos; o segundo, individual, singular, atitude isolada do Homem, desferindo impulsos modificadores.

Esses impulsos, porém não podem ser anacrônicos ou antecipados, a menos que se  conferisse um poder absoluto à faculdade criadora do Homem. Neste caso, teríamos de aceitar, não dois mundos autônomos, e sim dois mundos isolados, gravitando segundo centros próprios de equilíbrios originados de essências diversas. Não teríamos uma concepção útil e bela, modificadora de uma “verdade provisória” (para usarmos a Expressão fantasista de Vahinger), mas uma verdade opondo-se a outra verdade.

Aceitamos a gravitação harmoniosa dos contrários. Um mundo de fatos históricos girando em torno da ideia suscitadora de novas expressões. A ideia marcha como o sol, em torno de outros sóis; por isso, como os planetas sem luz própria e subordinados a um sistema, jamais os fatos históricos se repetem nas mesmas circunstâncias.

A comparação na História – Nada mais inseguro do que a comparação histórica. Na matéria dos acontecimentos há apenas a considerar a sua substância e esta é a lição sintética que nos deixou a ciência de Maquiavel.

Porque as circunstâncias de espaço, de tempo, de volume, de massas e de energia desenvolvida desfiguram os episódios de cada ciclo considerado. E também a força da ideia e a capacidade e possibilidade de ação, a localização das incidências das energias revolucionárias variam em cada momento histórico.

Essa variabilidade demonstra o valor consciente da Idéia-Força em relação ao valor inconsciente do Fato Histórico.

Realmente. Cada Revolução, objetivando restabelecer um equilíbrio perdido, desloca certa soma de força que:

1°) ou não chega a corresponder a um quantum matemàticamente preciso;
2°) ou leva um superávit de energia;
3°) ou não se distribui proporcionalmente.

Revolução e Espírito – O inconsciente não erra. Não que lhe repugne o erro; mas pelo fato da nenhuma significação para ele, da verdade ou do erro. Em qualquer sentido que se desenvolva, o inconsciente está certo, ou melhor, está conforme a sua natureza, que não é certa nem errada,  segundo o interesse do Homem.

A Ideia Revolucionária – A ideia é, pois, pelo fato de poder manifestar-se errada ou certa, o resultado das elaborações do Espírito fora dos impositivos da matéria inconsciente. A Ideia Revolucionária, portanto, transcende ao materialismo histórico e ao determinismo evolucionista.

A Ideia é autônoma, justamente porque
pode errar ou acertar.

O estado pré-revolucionário é o de um deslocamento de massas, de uma hipertrofia deste ou daquele componente, de um desvio de gravidade.

O ato revolucionário é originado de força puramente ideal, atuando em relação aos fatos de fora para dentro, no sentido de recompor o equilíbrio perdido.

Essa força se deficiente, vem agravar a situação pré-revolucionária; se demasiada, ou mal distribuída, leva no superávit, ou nos diferenciais, um início de erro, o qual, por menor que seja, atingirá ângulos de desenvolvimento que provocarão, no futuro, nova situação de instabilidade.

Daí a necessidade e permanência das revoluções e o seu significado puramente ideal. As circunstâncias imprevistas foram geradas de erros de cálculos na profusão das ideias modificadoras do desequilíbrio verificado.

Vida social e Espírito criador – Mas é justamente o erro de cálculo das revoluções que evidencia o dualismo ente o processo da vida social (econômico, administrativo, político e sentimental) e o processo da força do Espírito (filosófico, ideal e gerador de energias próprias).

As Revoluções se operam segundo os impositivos do Pensamento, e este processa sua evolução segundo seu plano próprio, e seu próprio ritmo, conquanto aparentemente se revista de formas estruturadas pelas características de um período considerado.

Princípios fundamentais da Revolução – Ao estudar, pois, a Revolução, assentamos os seguintes princípios: 

1°) – O desenvolvimento das expressões objetivas da Sociedade se processa segundo o ritmo determinista da Ideia-Matéria (fato-histórico).
2°) - O desenvolvimento das expressões subjetivas se processa segundo o ritmo arbitrário da Ideia-Força (concepção filosófica);
3°) – A Ideia-Força pode interferir no fato histórico;
4°) – A Ideia-Força não pode contrariar a índole substancial do fato histórico; em conclusão:
5°) – A realização objetiva da Ideia-Força está na razão direta da oportunidade histórica, assim como da interpretação predominante do sentido social de um momento dado.

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Você quer saber mais? 

SALGADO, Plinio. Psicologia da Revolução. São Paulo: Editora das Américas, 1953. pp. 24-29.












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