segunda-feira, 14 de novembro de 2011

“Plínio Salgado, interpretado em concurso de desenho Populista”

Recentemente recebi por e-mail uma interessante ilustração, presente no acervo do Arquivo Publico de Rio Claro – SP, da campanha presidencial de Plínio Salgado, em 1955. Infelizmente a autoria e data de criação deste cartaz, em tamanho A4, é incerta, porém provavelmente sua criação teve origem no concurso de ilustrações promovido pelo Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965), durante a campanha presidencial, que possuía intenção de arregimentar toda a família Populista no pleito eleitoral.

Nota-se na imagem elementos da extinta Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), mesclados com o da legenda Populista, o bordão “Este é o homem”, presente em inúmeras propagandas da campanha presidencial de Salgado, está inserido, com uma frase abaixo pouco utilizada pelo partido. É importante ressaltar a camisa-verde utilizada pelo candidato na imagem relembrando o fardamento Integralista, abandonado nos primórdios do PRP. Os leitores que tiverem maiores informações sobre esta imagem não deixem de entrar em contato para que assim possamos resgatar juntos a historia do Partido de Representação Popular.

Você quer saber mais?

http://www.historia-do-prp.blogspot.com

historia.do.prp@gmail.com


2 comentários:

  1. Prezado Leandro
    Esse é um belo achado sobre a história de Plínio Salgado que merece ser resgatado por todos nós. Conte com o meu apoio nessa pesquisa.
    Um grande abraço! :-)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Professor Adinalzir, suas contribuições são de grande valia.
    Valeu amigo!!!!!
    Leandro CHH

    ResponderExcluir