-

-

domingo, 30 de outubro de 2011

Reforma Luterana completa 494 anos no dia 31de outubro.

Martinho Lutero e o Cardeal Caetano, em 1557

No dia 31 de outubro comemora-se a Reforma Luterana. Nesta mesma data em 1517, o Dr. Martinho Lutero pregou às portas da Catedral da cidade de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses que marcam o início do movimento do qual nasceu a Igreja Luterana.

Mas não são as teses de Lutero o motivo pelo qual a Reforma é lembrada. Isto se deve porque o movimento da Reforma restabeleceu o conceito bíblico sobre as três colunas básicas do cristianismo, que são: As escrituras, a graça e a fé.

Martinho Lutero

A respeito das escrituras – a Bíblia Sagrada – cremos ser ela a Palavra de Deus em que o próprio Deus nos diz quem ele é, quem somos nós, e tudo quanto ele nos oferece. Por isso reconhecemos a Bíblia como única e suficiente norma de fé e conduta cristã. O apóstolo Paulo fala da Bíblia como sendo “as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. (2 Timóteo 3.15).

A respeito da graça de Deus, conforme o claro testemunho da Bíblia, cremos que Deus oferece, através de Cristo, o perdão dos pecados e a salvação eterna, sem exigir de nós qualquer pagamento, porquanto Cristo, mediante a sua vida santa e o seu sacrifício expiatório, pagou total e integralmente o preço da redenção de nossas almas. E tendo sido desta forma satisfeita a justiça de Deus. Deus oferece de graça, tanto o perdão total dos nossos pecados, como a salvação eterna a todos os que crêem. O apóstolo Paulo diz: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3.23 e 24).

Lutero na Dieta de Worms

A respeito da fé, cremos ser ela a certeza de que tudo quanto a Bíblia diz sobre nós e sobre Deus é verdade. A fé, pois, aceita a graça de Deus, confia no perdão e espera a salvação. A fé é um dom de Deus. O apóstolo Paulo diz: “Justificados mediante a fé, tenhamos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus cristo. E gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.” (Romanos 5.1 e 2).

A compreensão bíblica dessas três colunas do cristianismo é um dos grandes motivos porque os luteranos comemoram a Reforma. Escrituras, graça e fé são também o fundamento sobre o qual os filhos de Deus edificam suas vidas; são os parâmetros que nos orientam em meio a tantos desvios de conduta que presenciamos diariamente em nossa sociedade. Escrituras, graça de Deus e fé em Deus, são fontes da “esperança da glória de Deus”. Amém.

Pastor Paulo Kerte Jung

Você quer saber?

http://www.ielb.org.br/

CANAL DA IELBCOM

http://www.ielb.teo.br/site/index.php?pagina=noticias&id=819#

http://www.youtube.com/watch?v=1w-QqaI2L5M&feature=player_embedded

4 comentários:

  1. Oi Amigo tudo bem? Não conhecia essa Reforma Luterana. Seu texto mostra um ensinamento muito bonito a respeito das escrituras. Um abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Oie meu querido amigo; desculpe minhas ausências, mas estive fora, curtindo o nascimento do meu netinho.
    Bela postagem! Cultural e informativa.
    Engraçado que a Biblia, quem a lê interpreta de uma forma, conforme sua linha. E tudo tem na verdade o mesmo significado, mas várias interpretações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem amiga Smareis.
    A Reforma é algo muito importante para a História do Cristianismo, pois na mesmas, Lutero nos levou novamente a fé primitiva na graça.
    Fez o povo vêr que não é por meio de sacrifícios (dinheiro, ouro etc)ou obras de boa ação que recebemos a salvação de Jesus, mas sim unicamente pela aceitação dEle como nosso salvador pessoal.
    As obras são uma consequência na vida do salvo, aquele que possui o Espirito Santo de Deus.
    Um grande Abraço,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  4. Prezada amiga Lúcia do Blog Olhos de Mel.
    Sua presença nesse espaço é sempre bem vinda.
    Parabéns pelo nascimento de seu netinho, isso é uma benção na vida.
    É mesmo Lúcia, infelizmente cada um interpreta a Bíblia segundo os seus interesses e não permite que ela revele-se simple e puramente.
    Nunca devemos criar doutrinas baseadas em textos isolados, mas sempre respeitando o contexto, daí dificilmente teriamos um cristianismo dividido como temos hoje.
    Mas como diz REFORMA! Nosso objetivo como Luteranos nunca foi formar uma "nova Igreja", mas sim que a IGREJA MÃE corrigisse os erros que estavam sendo cometidos com o passar dos anos.
    Muita paz e vida,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir

Para você que visitou o meu blogue, e compartilhou de seu conhecimento nesse espaço. Contribuindo com o crescimento do Construindo História Hoje. O meu muito obrigado, por fazer parte desse humilde projeto, que busca levar de forma simples e objetiva o entendimento dos acontecimentos historicos.
Cordialmente,
Leandro Claudir

Para usted que ha visitado mi blog, y compartió sus conocimientos en esta área. Contribuir al crecimiento de la construcción de la Historia de Hoy. Mi gracias por ser parte de este proyecto humilde, que trata de tener una comprensión simple y objetiva de los acontecimientos históricos.
Atentamente,
Leandro Claudir

For you who visited my blog, and shared his knowledge in this area. Contributing to the growth of the Building History Today. My thank you for being part of this humble project, which seeks to take a simple and objective understanding of historical events.
Sincerely,
Leandro Claudir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...