PESQUISE AQUI!

domingo, 30 de outubro de 2011

Reforma Luterana completa 494 anos no dia 31de outubro.

Martinho Lutero e o Cardeal Caetano, em 1557

No dia 31 de outubro comemora-se a Reforma Luterana. Nesta mesma data em 1517, o Dr. Martinho Lutero pregou às portas da Catedral da cidade de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses que marcam o início do movimento do qual nasceu a Igreja Luterana.

Mas não são as teses de Lutero o motivo pelo qual a Reforma é lembrada. Isto se deve porque o movimento da Reforma restabeleceu o conceito bíblico sobre as três colunas básicas do cristianismo, que são: As escrituras, a graça e a fé.

Martinho Lutero

A respeito das escrituras – a Bíblia Sagrada – cremos ser ela a Palavra de Deus em que o próprio Deus nos diz quem ele é, quem somos nós, e tudo quanto ele nos oferece. Por isso reconhecemos a Bíblia como única e suficiente norma de fé e conduta cristã. O apóstolo Paulo fala da Bíblia como sendo “as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. (2 Timóteo 3.15).

A respeito da graça de Deus, conforme o claro testemunho da Bíblia, cremos que Deus oferece, através de Cristo, o perdão dos pecados e a salvação eterna, sem exigir de nós qualquer pagamento, porquanto Cristo, mediante a sua vida santa e o seu sacrifício expiatório, pagou total e integralmente o preço da redenção de nossas almas. E tendo sido desta forma satisfeita a justiça de Deus. Deus oferece de graça, tanto o perdão total dos nossos pecados, como a salvação eterna a todos os que crêem. O apóstolo Paulo diz: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3.23 e 24).

Lutero na Dieta de Worms

A respeito da fé, cremos ser ela a certeza de que tudo quanto a Bíblia diz sobre nós e sobre Deus é verdade. A fé, pois, aceita a graça de Deus, confia no perdão e espera a salvação. A fé é um dom de Deus. O apóstolo Paulo diz: “Justificados mediante a fé, tenhamos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus cristo. E gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.” (Romanos 5.1 e 2).

A compreensão bíblica dessas três colunas do cristianismo é um dos grandes motivos porque os luteranos comemoram a Reforma. Escrituras, graça e fé são também o fundamento sobre o qual os filhos de Deus edificam suas vidas; são os parâmetros que nos orientam em meio a tantos desvios de conduta que presenciamos diariamente em nossa sociedade. Escrituras, graça de Deus e fé em Deus, são fontes da “esperança da glória de Deus”. Amém.

Pastor Paulo Kerte Jung

Você quer saber?

http://www.ielb.org.br/

CANAL DA IELBCOM

http://www.ielb.teo.br/site/index.php?pagina=noticias&id=819#

http://www.youtube.com/watch?v=1w-QqaI2L5M&feature=player_embedded

4 comentários:

  1. Oi Amigo tudo bem? Não conhecia essa Reforma Luterana. Seu texto mostra um ensinamento muito bonito a respeito das escrituras. Um abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Oie meu querido amigo; desculpe minhas ausências, mas estive fora, curtindo o nascimento do meu netinho.
    Bela postagem! Cultural e informativa.
    Engraçado que a Biblia, quem a lê interpreta de uma forma, conforme sua linha. E tudo tem na verdade o mesmo significado, mas várias interpretações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem amiga Smareis.
    A Reforma é algo muito importante para a História do Cristianismo, pois na mesmas, Lutero nos levou novamente a fé primitiva na graça.
    Fez o povo vêr que não é por meio de sacrifícios (dinheiro, ouro etc)ou obras de boa ação que recebemos a salvação de Jesus, mas sim unicamente pela aceitação dEle como nosso salvador pessoal.
    As obras são uma consequência na vida do salvo, aquele que possui o Espirito Santo de Deus.
    Um grande Abraço,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  4. Prezada amiga Lúcia do Blog Olhos de Mel.
    Sua presença nesse espaço é sempre bem vinda.
    Parabéns pelo nascimento de seu netinho, isso é uma benção na vida.
    É mesmo Lúcia, infelizmente cada um interpreta a Bíblia segundo os seus interesses e não permite que ela revele-se simple e puramente.
    Nunca devemos criar doutrinas baseadas em textos isolados, mas sempre respeitando o contexto, daí dificilmente teriamos um cristianismo dividido como temos hoje.
    Mas como diz REFORMA! Nosso objetivo como Luteranos nunca foi formar uma "nova Igreja", mas sim que a IGREJA MÃE corrigisse os erros que estavam sendo cometidos com o passar dos anos.
    Muita paz e vida,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir