-

-

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Por que a correspondência entre Mivart e Darwin ainda não foi publicada online?


St. George Jackson Mivart (1827-1900), anatomista, foi um ex-protegé de Thomas Huxley, fez parte do círculo íntimo de Darwin, recomendado para ser Fellow of the Royal Society (FRS) por Darwin e outros, foi e é uma figura incômoda para Darwin e os seus discípulos desde 1859.

Ao contrário do afirmado pela Historiografia convencional de que as críticas feitas à teoria de Darwin foram religiosamente motivadas, as críticas de Mivart foram científicas. Essas críticas publicadas anonimamente (era costume da época) nos jornais e revistas , e compiladas no livro Genesis of Species (1871) [Download grátis: 4.4 MB] forçaram Darwin revisar pela última vez o Origem das Espécies (1872).

Darwin escreveu e recebeu milhares de cartas. Há até um projeto online sobre sua correspondência: Darwin Correspondence Project. Durante o mestrado em História da Ciência feito na Pontifícia Universidade Católica - SP entre 2006-2008, este blogger tentou junto a este projeto, o acesso à correspondência de Mivart e Darwin. Resposta dos responsáveis: "Esta correspondência não está liberada". Perguntei quando estaria? Não souberam precisar quando estaria liberada.

No dia 22 de dezembro de 2010, ao acessar a correspondência entre Mivart e Darwin e encontrar esta resposta causou-me espanto:

The full text of this letter is not yet available online.

[O texto completo desta carta ainda não está disponível online]

Como historiador de ciência em formação àquela altura, eu esperava ter acesso como soi ocorrer entre universidades, instituições e organizações científicas. Nada disso valeu. Não pude elaborar uma dissertação de mestrado do jeito que esperava realizar, pois esta correspondência poderia mostrar como que a primeira controvérsia científica na qual Darwin se envolveu e se empenhou direta e indiretamente (o capítulo que escrevi: A retórica invisível de Darwin não foi acolhido) se desenvolveu.

Por que a Nomenklatura científica não libera online a correspondência entre Mivart e Darwin? A ciência não é a busca pela verdade? O cientista não segue as evidências aonde elas forem dar? Manter sigilo do conteúdo desta correspondência é um grande desserviço à História da Ciência, e o blog DarwinLeaks tem a obrigação de tornar isso público.

Autor:


Você quer saber mais?

h
ttp://darwinleaks.blogspot.com/

http://d
arwinleaks.blogspot.com/2010/12/por-que-correspondencia-entre-mivart-e.html

http:/
/darwinleaks.blogspot.com/2010/12/darwinleaks.html

http://pos-darwinista.blogspot.com/

http://pos-darwinista.blogspot.com/2011/05/mec-lava-as-maos-no-caso-dos-livros-de.html

12 comentários:

  1. Felicidades Leandro, tienes unos blogs muy interesantes. Te visitaré, me gusta la historia.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Gracias Jose.
    Será un honor tenerlo aquí, en Construindo História Hoje.
    En Cristo,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Leandro.
    O mesmo serve para você com relação ao Bibliotecando por aí...
    Abraços,
    Mário

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Mario do Bibliotecando por ai...
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  5. Só tenho a dizer que tudo sobre Darwin tem que ser divulgado. Toda sua obra é um grande patrimônio histórico.
    Agradeço sua visita ao Saiba História!

    ResponderExcluir
  6. Menino!!!!Muito bom teu blog
    é claro que sigo te lendo!
    Bom fds
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Prezado Professor Adinalzir.
    Omitir informações ao povo é um crime, pois o que importa para quem lucra com teorias ultrapassadas é o lucro e não a expansão do conhecimento.
    Um abraço,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  8. Fico muito agradecido Jô! O seu trabalho é excelente com textos muitos reflexivos...
    Abraços,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  9. Hola Leandro, muy interesante lo leido.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  10. Gracias, Autoconocimiento por su visita. Es muy bienvenida. Siéntase libre de expresar sus opiniones
    Saludos

    ResponderExcluir
  11. Prezado Leandro
    Aproveite e vote no meu blog no Prêmio Top Blog 2011! Clique, vote e recomende para todos os seus amigos! http://migre.me/4B4VR
    Agradeço desde já! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Professor Adinalzir.
    Conte com meu voto. E fica aqui o convite a todos os amigos do Construindo História Hoje que apoiem o trabalho do Professor Adinalzir no Blog Saiba História, votando no mesmo para o Prêmio Top Blog 2011.
    Valeu!

    ResponderExcluir

Para você que visitou o meu blogue, e compartilhou de seu conhecimento nesse espaço. Contribuindo com o crescimento do Construindo História Hoje. O meu muito obrigado, por fazer parte desse humilde projeto, que busca levar de forma simples e objetiva o entendimento dos acontecimentos historicos.
Cordialmente,
Leandro Claudir

Para usted que ha visitado mi blog, y compartió sus conocimientos en esta área. Contribuir al crecimiento de la construcción de la Historia de Hoy. Mi gracias por ser parte de este proyecto humilde, que trata de tener una comprensión simple y objetiva de los acontecimientos históricos.
Atentamente,
Leandro Claudir

For you who visited my blog, and shared his knowledge in this area. Contributing to the growth of the Building History Today. My thank you for being part of this humble project, which seeks to take a simple and objective understanding of historical events.
Sincerely,
Leandro Claudir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.