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sábado, 15 de agosto de 2020
A melhor pessoa do mundo
domingo, 9 de agosto de 2020
A REDESCOBERTA DO EGITO
A |
redescoberta do Egito faraônico inicia-se com
duas datas precisas: 1789 e 1824. Antes disso não se sabia absolutamente nada a
respeito desse período. A primeira das duas datas (1798) corresponde à
extraordinária expedição do general Napoleão Bonaparte no Egito. Com surpreendente
visão de longo alcance, além de um
corajoso exército, levou consigo um excelente grupo de técnico e de homens
entendidos no assunto, munidos de livros, duzentas caixas de instrumentos
científicos e duas tipografias completas, visto que em todo o Egito não existia
nada disso. Ao todo cento e sessenta e sete “cientistas civis”, compreendendo
naturalistas, botânicos, cartógrafos, engenheiros, astrônomos geólogos,
historiadores e, pelo que consta, desenhistas e arqueólogos. Esse douto
esquadrão recebeu o apelido de “Asnos”.
Champollion
e os hieróglifos
Entre
os objetos recolhidos durante a expedição napoleônica havia uma estela fendida,
com aparência totalmente insignificante, Deu-a casualmente a um oficial do
Gênio, um tal Bouchard, que a passou a um dos “Asnos”. Na estela três
inscrições, a primeira em hieróglifo; a segunda em demótico; a terceira em
grego – que indicava tratar-se de uma oferta sacerdotal feita por Ptolomeu V
Epifane – constituía a chave para decifrar as duas primeiras. Constatou-se logo
que o documento era de excepcional interesse e por ordem pessoal de Napoleão a
estela foi imediatamente reproduzida e litografada, sendo que depois de várias
cópias foram enviadas a vários especialistas de línguas mortas.
Gastaram-se
quinze anos para a interpretação de pelo menos a parte em demótico. O mérito
disso cabe ao sueco J. D. Akerblad (1814). Mas os hieróglifos resistiam,
inflexíveis. Como para a história, existiam apenas duas fontes de referência: a
primeira eram os Hieroglyfhica, obra de Orapolo Nilótico que parece ter vivido
no século IV d. C. Parecia antigo, dizia ser egípcio e portanto não havia
motivo de se contestar quanto à autoria de sua obra que, no entanto,
infelizmente se tornou inaceitável, embora tivesse algumas intuições certas. Surgiu,
posteriormente, a segunda fonte com a obra de P. Athanasius Kircher, este de
indiscutível e vasta cultura; mas a sua Lingua Aegyptiaca restituta, publicada
em Roma (1643), era de tal modo estranha que levou seus alunos a proclamar, e
sem hesitação, que num obelisco em Roma está inciso um hino à Santíssima
Trindade.
Infelizmente,
as dispensões destes dois ilustres estudiosos desencadearam todos aqueles que
as tinham como boas. Somente a dois não atribuíram nenhum valor, desde o
início. O primeiro foi o inglês Thomas Young, o qual seguiu pelo caminho certo,
mas que, não encontrando, afinal, uma confirmação para o seu trabalho apenas
por motivo de um erro banal de transcrição, deu-se por derrotado. O outro foi o
grande Jean-François Champollion (1790 – 1832). Champollion foi um verdadeiro
gênio da linguagem, iniciou o estudo das línguas orientais com onze anos, já
conhecendo paralelamente todas as européias, e aos dezenove anos se tornara
professor de história em Grenoble.
Está
claro que a estela encontrada, a qual se chamou “Estela de Rosetta”, se
tornasse a sua obsessão. E entregou-se a ela de corpo e alma, intensamente em
concorrências com os mais ilustres peritos e jamais abandou a terrível empresa
que aos poucos tinha desencorajado os outros. Procedeu por etapas: na sua Lettre à M. Dacier, lida
na Academia Real ao 27 de setembro de 1822, anunciava a primeira descoberta sobre o uso do alfabeto fonético
do qual os egípcios se serviam para escrever os nomes dos reis gregos e dos
imperadores romanos.
Dito
nestes termos, não parece muito : mas derrubava o conceito difundido por
Orapollo, de que a escrita hieroglífica seria apenas ideográfica. E finalmente,
em 1824 (esta foi a data mais importante para a redescoberta do Egito) vinha a
lume o seu Précis du système hièroglyphique des anciens Egyptiens. Embora ainda
rudimentar, a chave era finalmente encontrada. Todavia, continuava ainda sem
solução o problema mais importante;
seria necessário entender aquilo que agora se podia ler, isto é, renascer uma
língua morta a pelo menos dezoito séculos.
Também isso se dedicou Champollion até a morte, que lhe ocorreu por enfarte quando contava apenas quarenta e dois anos. A sua Gramática egípcia e o seu Dicionário, publicados postumamente (1834-1845 lançaram as bases para este cansativo renascimento que durará mais ou menos por um século.
Você quer saber mais?
A.Arborio Mella, Federico. O Egito dos Faraós (L’Egitto Dei Faraoni), Editora Hemus, São Paulo, 1981.
quinta-feira, 6 de agosto de 2020
Castelo, residência do senhor feudal
Reconstituição do castelo de Coucy (Aisne), séc. XIII -XV, com seu torreão de 31 m de diâmetro e 60 m de altura, importante testemunho da arte medieval. Fonte: Larousse Cultural.
Conhecida como residência feudal fortificada, defendida por fosso, muralhas e torres, assim eram os castelos na idade média. Com a queda império romano e vácuo deixado pelo poder central, as grandes propriedades latifundiárias têm sua importância aumentada, e devido a independência econômica e jurídica a “villa” se torna um local de proteção fortificada. As cidades perderam sua importância e o “castellum” se torna o último refúgio da população. Na França do século X o castelo é o herdeiro da “villa” possuindo seu próprio reduto o torreão, além de outros edifícios murados, sendo edificado em alvenaria só a partir do século XI, para resistir aos incêndios provocados em batalha. A partir do século XIV o castelo se torna um reduto de lazer, devido ao progresso da artilharia perdeu sua função de local de segurança.
Torreão ou torre central
Torre
larga e ameada que constitui o reduto de um castelo; bastilhão, a parte mais
forte do castelo onde o senhor feudal se refugiava em caso de cerco. Era a área
mais segura do castelo e não tinha portas ou janelas na parte inferior. Com
paredes grandes e grossas, era o abrigo perfeito em caso de cerco. Normalmente o
torreão era mais alta que a parede.
Muro
Os
castelos estavam cercados por um muro, que era a fortificação defensiva que
cercava o castelo inteiro. Muitas vezes, as paredes eram cercadas por um fosso,
para dificultar a invasão dos invasores. As paredes podiam atingir 12 metros de
altura e 3 metros de espessura. Para torná-los mais expelíveis, fossos foram
construídos em torno deles para impedir a passagem dos atacantes. No início, as
paredes dos castelos eram de madeira, mas a partir do século IX a pedra começou
a ser usada para a formação de paredes. Os muros serviam para fazer com que os
invasores perdessem tempo tentando escalá-los.
Torre
Torres
de defesa poderiam ser construídas ao longo das muralhas. Para comunicar as
torres da muralha, um pequeno corredor foi feito se juntando a elas, conhecido
como estrada redonda. Além disso, para proteger a parede, às vezes era feita
uma parede inferior à sua frente, conhecida como ante muralha.
As torres
são as projeções colocadas ao longo da parede, com a função de proteger o
castelo. Nas torres escondiam os defensores do castelo para defendê-lo de
possíveis ataques. Muitas das torres tinham buracos, conhecidos como saeteras
ou fendas. Os parafusos eram os buracos dos quais as armas lançadas. Pelo
contrário, as abrasões eram os buracos usados para armas de fogo. As torres
eram conectadas umas às outras por corredores estreitos ao longo da parede,
conhecida como estrada redonda ou adarve. Eles foram aprimorados criando
saliências conhecidas como construtores, que tinham uma abertura no fundo para
derramar água fervente ou atacar com flechas. Enquanto isso, as tropas
defensivas do castelo poderiam atacá-los das torres.
Fosso
Chamado
de “fosso”, esse detalhe arquitetônico não era projetado para servir a nenhum
tipo de entretenimento ou algo parecido, mas sim como uma forma bastante
inteligente de proteger o castelo dos ataques de inimigos. Como mecanismo de
defesa, os fossos eram muito eficazes. Alguns fossos cercavam o próprio
castelo, enquanto outros fossos podiam cercar vários edifícios ou até mesmo uma
pequena cidade. É importante destacar
que os castelos sem fossos eram mais vulneráveis a ataques vindos de baixo,
já que os saqueadores frequentemente consideravam que a única maneira de
surpreender os habitantes de um castelo era escavar sob o castelo e atacar
através de caminhos subterrâneos. Com a criação dos fossos, o processo de
escavação sob um castelo se tornou algo quase impossível. Quando os fossos
estavam cheios de água, eles geralmente eram profundos o suficiente para
dificultar o avanço dos invasores, que relutariam em tentar nadar pois sabiam
que ficariam muito vulneráveis aos ataques dos guardas do castelo.
Plantações
As
grandes propriedades rurais da época medieval eram divididas em três categorias
de terras. A primeira – que englobava a maior parte do solo cultivável, era o
chamado manso senhorial, onde tudo o que se produzia pertencia ao senhor
feudal, o dono da fazenda. Os servos trabalhavam em todas as terras, mas só
podiam tirar seu sustento dos minúsculos lotes que formavam a segunda categoria
de terras, o manso servil. O trigo, a aveia, a cevada, a ervilha e a uva eram
os alimentos mais plantados.
Você quer saber mais?
Grande Enciclopédia Larousse
Cultural. São Paulo: Ed. Nova Cultura Ltda, 1998. pg.1233-1234.
https://maestrovirtuale.com/castelo-medieval-partes-e-funcoes/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-era-um-feudo-na-idade-media/
https://www.tricurioso.com/2019/03/05/por-que-os-castelos-medievais-tinham-fossos/
quarta-feira, 5 de agosto de 2020
A VERDADE HISTÓRICA SOBRE O MITO DOS ANUNNAKIS
Representação do deus sumério Enki no texto sobre a criação dos homens.
Leandro Claudir Pedroso
Muito se tem falado atualmente sobre os Anunnakis, e teorias das mais diversas são frequentes sobre o tema. Muitas teorias indo além do mito e levando ao extremo dos teóricos alternativos. Mas, realmente oque sabemos historicamente falando sobre esses seres mitológicos, tão importantes para os sumérios, seres que são colocados no mais alto escalão das divindades sumérias. Neste pequeno texto traremos um pouco de luz sobre os abusos escritos e documentários sensacionalistas que não prestam serviço ao conhecimento humano, mas servem unicamente para propósitos egoístas e gananciosos de seus escritores e produtores.
Os Anunnaki são um grupo de divindades sumérias, acádias e
babilônicas. O nome é alternativamente escrito "a-nuna",
"a-nuna-ke-ne, ou "a-nun-na", ou seja, algo no sentido de
"aqueles de sangue real" ou "prole do príncipe". Sua
relação com o grupo de deuses
conhecido como Igigi não é clara - às vezes os nomes são usados como
sinônimos, mas, no mito do dilúvio de
Atrahasis, têm de trabalhar para os
Anunnaki, rebelando-se após 40 dias e substituídos com a criação dos seres humanos.
De acordo com um mito babilônico, os
Anunnakis eram filhos de Anu, o céu. Anu, por sua vez, era o filho de Anshar (deus do céu), irmão de Kishar
(deus
da terra), respectivamente. Portanto, Anu
era neto de deuses lamacentas Lahm e Lahmu , guardiões do
templo em Eridu , que teve lugar
a criação . O que torna o Anunnaki nos bisnetos dos guardiões do Templo da
Criação.
Breve genealogia:
Tiamati e Apsu (Tiamati, era uma
deusa serpente marinha e Apsu, era o deus das águas doces). |
↓ |
Lahm e Lahmu (Senhores das terras
abaixo dos oceanos ou “lodo marinho). |
↓ |
Anshar e Kishar (Pais dos primeiros
deuses. Anshar, era o deus do
horizonte celeste e Kishar era a deusa do horizonte terreno). |
↓ |
Anu e Ki (Anu era o deus do
céu e juiz dos homens, Ki era a deusa da terra) |
↓ |
Anunnakis (Grupo de divindades
dos quais o mais importante é Enlil, deus do ar. De acordo com as
lendas, o céu e a terra eram inseparáveis, até o nascimento de Enlil,
que dividiu o céu e a terra em dois). |
Enlil ,
senhor do ar e Anu seu filho e sucessor como chefe do conselho Anunnaki iniciou
uma disputa entre ele e seu irmão Enki
, o senhor da terra, o deus da sabedoria e de água doce magia, considerado por
muitos como um alquimista. Enlil (En = senhor | Lil = ar) vieram de Nippur ,
enquanto seu irmão Enki (En = senhor | Ki = Terra) fez de Eridu .
Os Igigi’s, os
deuses menores, se recusaram a
continuar a trabalhar para manter a harmonia do universo e Enki, no Shabat ou Shappatu, criou a humanidade para que esta assuma
a responsabilidade para a realização de tarefas que os deuses menores tinham
abandonado. Os Anunnaki, e o alto conselho dos deuses e de Anu, foram
distribuídos pelo planeta Terra e pelo submundo. Alguns eram o próprio Enki,
Asaru,
Asarualim,
Asarualimnunna,
Asaruludu,
Namru,
Namtillaku
ou Tut.
Na
mitologia caldeia, os deuses Igigi’s
eram deuses menores, mas também na literatura da antiga Mesopotâmia está
palavra era usada para designar o conselho supremo dos deuses celestiais. Os
Igigi, trabalhavam para os Anunnakis, cavando valas de drenagem e canais. Um
dia, cansado, rebelaram-se como as lendas de épicos Enuma Elish e Atrahasis. Depois se tornaram uma espécie de
demônios ou entidades do mal.
ANUNNAKI
An = forma reduzida de
"anachnu", que significa NÓS
Nu = também significa
"céu"
Naki = limpo, puro
Significado: “Nós
somos puros”
Ki = Terra
Ampliando
o significado para: "Nós do céu, na Terra", ou ainda "Puros do
Céu na Terra”.
Jeremy
Black e Anthony Green oferecem uma perspectiva ligeiramente diferente sobre os
Igigi e Anunnaki, escrevendo que "lgigu ou Igigi é um termo introduzido no
período babilônico antigo como um nome para os (dez)"grandes deuses".
Embora, por vezes, mantivesse esse sentido em períodos posteriores, desde o
período Babilônio Médio é geralmente usado para se referir aos deuses do céu
coletivamente, assim como o termo Anunnakku (Anúna) foi posteriormente usado
para se referir aos deuses do submundo. No épico de criação, dizem que há 300
lgigu do céu".
Curiosamente,
os sumérios tinham uma gradação para os seus deuses: Igigi era classe das
divindades dos céus, ou do paraíso – compostos por dez seres, os “grandes
deuses”; Anunnaki era o nome dado aos deuses terrestres, aqueles que
supostamente viviam entre nós. Entretanto, vale a pena pontuar que na
Antiguidade os governantes eram vistos como verdadeiros deuses na Terra. Os
faraós do Egito Antigo eram deuses regendo os seres humanos. Os governantes da
Pérsia, da Babilônia, da Suméria também tinham tais características entre seus
plebeus. O mito cosmogônico dos babilônicos diz que os Anunnaki construíram as
coisas da terra, como a organização social humana. Mas os historiadores apontam
que esta é apenas uma versão das várias existentes da mesma mitologia. De
acordo com um mito babilônico posterior, os Anunnaki eram filhos de Anu e Ki,
irmão e irmã deuses.
É
interessante conhecermos essas vertentes do conhecimento, uma vez que abrem
nossa mente para questionamentos sobre como a humanidade fundamentou seu
pensamento moral em cima da religião, e como o próprio homem inventou os deuses
com suas semelhanças. Os Anunnaki aparecem no mito da criação babilônico, Enuma
Elish. Na versão final ampliada, Marduque, após a criação da humanidade, divide
o Anunnaki e atribui-os aos seus postos apropriados, trezentos no céu,
trezentos sobre a terra. Em agradecimento, os Anunnaki, os "Grandes
Deuses", construíram Esagila, a esplêndida: "Eles ergueram a cabeça
de Esagila igualando-a a Apsu. Tendo construído um palco torre tão elevado
quanto Apsu, puseram em cima dele uma morada para Marduque, Enlil e Ea."
Então, eles construíram seus próprios santuários.
De
acordo com o posterior mito babilônico, os Anunnaki eram filhos de Anu e Ki,
irmão e irmã deuses, eles mesmos filhos de Anshar e Kishar (Eixo-do-Céu e
Eixo-da-Terra, os pólos Celestiais), que por sua vez, foram os filhos de Lahamu
e Lahmu ("os enlameados"), nomes dados aos guardiões do templo de
Eridu Abzu, o local em que a criação foi pensada para ocorrer. Finalmente,
Lahamu e Lahmu foram os filhos de Tiamat(Deusa do Oceano) e Abzu (apsû) (Deus
das águas). Os Sumérios creditavam todo seu conhecimento aos Anunnaki.
LEICK, Gwendolyn: A Dictionary of Ancient Near Eastern Mythology (NY: Routledge, 1998), p. 7.
JEREMY and Green, Anthony: Gods, Demons and Symbols of Ancient Mesopotamia: An Illustrated Dictionary University of Texas Press (Aug 1992) p.34.
GWENDOLYN: A Dictionary of Ancient Near Eastern Mythology (NY: Routledge, 1998), p. 85.
JEREMY and Green, Anthony: Gods, Demons and
Symbols of Ancient Mesopotamia: An Illustrated Dictionary University of Texas
Press (Aug 1992) p.106.
terça-feira, 4 de agosto de 2020
A PIRÂMIDE PERDIDA DE DJEDEFRE
Reconstrução computadorizada da pirâmide de Djedefre.
D |
urante
uma escavação em um lugar afastado do platô de Gizé, uma equipe de arqueólogos
encontrou evidências de uma quarta pirâmide. Construída pelo faraó Djedefré
(Dyedefra), filho e sucessor de Quéops (Keops), ficou esquecida e soterrada
pelas areias do deserto por mais de 5000 anos.
Junto ao Planalto de Gizé, uma equipe de
arqueólogos descobre uma pirâmide gigante. À medida que escavam nas profundezas
das câmaras da pirâmide, as provas mostram que esta é a quarta e última
pirâmide de Gizé. A sua construção, há cinco mil anos, foi uma corrida contra o
tempo. Em apenas sete anos, entre a sua subida ao poder e a sua morte, o
envelhecido faraó Djedefré estava determinado em exceder os feitos do seu
odiado pai, o grande Queops, o faraó mais poderoso que o Egipto alguma vez
conheceu. Radjedef iria imprimir a sua supremacia neste mundo e no próximo
fazendo erigir a mais alta pirâmide alguma vez construída, elevando-se 60 pés
acima da Grande Pirâmide de Gizé, de Khufu.
Ao longo dos cinco milénios seguintes, a
pirâmide de Radjedef foi esquecida e quase enterrada pelas invasivas areias do
deserto numa ponta remota do planalto de Gizé e o seu significado para as três
grandes pirâmides foi perdido. Actualmente, o topo da pirâmide desapareceu uma
vez que lhe foram sendo retiradas e recicladas partes ao longo dos milénios
para construir Cairo antiga; esta estava mais vulnerável à destruição às mãos
do homem devido à sua localização mais remota. A areia também reivindicou
algumas das partes mais baixas da pirâmide. Por estas razões, os arqueólogos e
os egiptólogos só recentemente estabeleceram a ligação às pirâmides de Gizé.
Hoje, apenas com uma reindentificação positiva é que os egiptólogos ingleses e
norte-americanos, incluindo Michel Vallogia, da Universidade de Genebra, e
Joanne Rowlands, da Universidade de Oxford, liderados pelo Director do Supremo
Conselho para as Antiguidades do Egipto, Dr. Zahi Hawass, redescobriram a
quarta e a maior das pirâmides.
O Canal de História terá direito exclusivo à própria escavação, à identificação positiva final e a todas as revelações científicas que estão a ser feitas sobre esta. Construindo um túnel por baixo da quarta pirâmide e utilizando avançada tecnologia, incluindo um radar que penetra no solo, os peritos irão pôr a nu a estrutura da pirâmide de Radjedef, identificar a sua planta e estabelecer as câmaras individuais. A equipa irá, igualmente, mostrar como é que a redescoberta e a atribuição da pirâmide a Radjedef podem fornecer as pistas que faltavam para construir uma planta do planalto de Gizé. Isto incluiu os elevados trilhos construídos para levar as pedras até ao local das pirâmides; gigantes canais para os barcos fúnebres ou solares de 47 pés que transportariam a múmia do faraó até à pirâmide; e que seriam então sepultados junto às pirâmides para transportarem os faraós até às estrelas e à vida no além. Irá mostrar o labirinto de túneis que ligavam as pirâmides e os palácios dos faraós.
Você quer saber mais?
http://www.canaldehistoria.pt/minisites/0808lostpyramid/
http://seuhistory.com/programas/a-piramide-perdida.html
segunda-feira, 3 de agosto de 2020
A Arte da Guerra de Sun Tzu
Exemplar em bambu de "A Arte da Guerra" da época do reino do Imperador Qianlong, século XVIII.
M |
uito pouco se sabe sobre Sun Tzu. Especula-se
que ele tenha nascido por volta de 544 a.C e falecido em 496 a.C. É considerado
grande estrategista militar e é autor de A arte da guerra, uma obra clássica
sobre táticas militares. O historiador Su-ma Ch’ien, a única fonte sobre Sun
Tzu que restou, apresenta-o como tendo sido um general que viveu no Reio de Wu
no século VI a.C.Apesar de muitos puristas admitirem que a única e legítima
filosofia foi aquela que nasceu na Grécia por volta do século V a.C., ele é
considerado por muitos como um dos pilares fundamentais da chamada filosofia
oriental.
Sun Tzu, também conhecido como Sun Zi ou Sun Wu, natural do estado de
Ch'i, viveu durante o período histórico da China conhecido como o dos
"Reinos Combatentes" (476-221 a.C.). O primeiro registro da obra foi
feito pelo famoso historiador chinês Ssu-Ma Chien por volta do ano 100
a.C. Obra seminal entre os "clássicos marciais", A Arte da
Guerra foi estudada por centenas de oficiais chineses e japoneses durante
séculos a fio. Os grandes generais tinham como costume incluir notas e
comentários aos versículos do livro, que foram sendo acrescentados à cada nova
versão, até consolidar a considerada padrão, datada do fim do século XVIII.
Somente em
1772, por intermédio da tradução para o francês do padre J. J. M. Amiot, o
ocidente pode ter acesso ao texto integral de A Arte da Guerra e é bem possível
que tal publicação tenha caído nas mãos de Napoleão. Hoje é impossível existir
uma escola militar que ignore seu conteúdo. Era o "livro de
cabeceira" de Mao Tse Tung. Se existe um propósito no qual toda a evolução
tecnológica do homem é empregada com mais afinco, certamente é na criação de
artefatos bélicos. É de espantar-se então que toda academia militar que se
preze tenha como leitura obrigatória uma obra escrita quatrocentos anos antes
de Cristo, quando os homens guerreavam com armas tão rústicas quanto espadas,
flechas, paus e pedras.
Citação
direta de Sun Tzu:
Quando nos empenhamos numa
guerra verdadeira, se a vitória custa a chegar, as armas dos soldados tornam-se
pesadas e o entusiasmo deles enfraquece. Se sitiarmos uma cidade, gastaremos
nossa força e se a campanha se prolongar, os recursos do Estado não serão
iguais ao esforço. Nunca esqueça, quando as armas ficarem pesadas, seu entusiasmo
diminuído, a força exaurida e seus fundos gastos, outro comandante aparecerá
para tirar vantagem da sua penúria. Então, nenhum homem, por mais sábio, será
capaz de evitar as consequências que advirão.
Se você conhece o inimigo e
conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você
conhece a si mesmo, mas não o inimigo, para cada vitória conquistada, você
também sofrerá uma derrota. A invencibilidade está na defesa; a possibilidade
de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem
ataca, mostra que ela é abundante. A estratégia sem tática é o caminho mais
lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota. Se você
conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem
batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha
sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo,
perderá todas as batalhas. Mantenha-os sob tensão e canse-os. A vitória é o
principal objetivo na guerra. Se tardar a ser alcançada, as armas embotam-se e
a moral baixa. Aquele que é prudente e espera por um inimigo imprudente será
vitorioso. Se numericamente és mais fraco, procura a retirada.
É preferível capturar o exército inimigo a destruí-lo. Obter uma centena de
batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem combater, isso sim
é o cúmulo da habilidade. O principal objetivo da guerra é a paz.
Sun Tzu, por volta do ano 400 antes de Cristo,
apresentou seu livro para Ho-lü, ou Wu Helu, rei do pequeno povo semibárbaro de
Wu. O rei, após ler os treze capítulos, chamou Sun Tzu e elogiou seu trabalho.
Perguntou se era possível utilizá-lo com suas tropas. Sun Tzu respondeu com
alegria que sim. Depois perguntou o rei, em tom de zombaria, se poderia
aplicá-lo às mulheres. O general, ressentido, disse sim. O rei imediatamente
mandou reunir suas 180 concubinas no pátio do palácio e lhes deu armas. Sun Tzu
dividiu-as em dois grupos, liderados pelas duas favoritas do rei, que a tudo assistia
do púlpito. E então perguntou:
- Vocês conhecem as posições "frente", "esquerda",
"direita" e "retaguarda"?
- Sim. Responderam as moças, que estavam dispersas e riam da situação.
- Ótimo, pois quando eu disser "frente" olhem para frente. Quando eu
disser "esquerda", "direita" e "retaguarda" olhem
nessas direções. Façam o que eu mandar. Está claro?
Mas uma vez, as moças responderam que sim por entre os risinhos.
Sun Tzu sinalizou para a guarda e falou:
- Estejam prontos para punir quem me desobedecer. - Os guardas prontamente
desembainharam suas espadas.
O general levantou sua bandeira e sinalizou, gritando a plenos pulmões:
- Frente!. - As concubinas desataram a rir, displicentes. Sun Tzu refletiu:
- A incapacidade de dar ordens claras é uma falha do comandante. Explicarei
novamente. Quando eu disser "frente", "esquerda",
"direita" e "retaguarda", olhem nessas direções.
Levantou novamente sua bandeira e apontando para o lado gritou:
- Esquerda!
As moças desataram a gargalhar.
Sun Tzu falou:
- A incapacidade de dar ordens claras é uma falha do comandante. Mas quando
elas são claras, a culpa é dos soldados.
Assim, ordenou aos guardas:
- Matem quem me desobedeceu! Poupem as moças, mas não suas líderes!
As moças, acuadas, pediram piedade ao rei, que interveio:
- Sei agora que você é um bom comandante, mas não gostaria de perder minhas
concubinas favoritas. Deixe-as ir, não as mate. - Pediu o rei, animado com a
cena.
- Não. - Retrucou Sun Tzu - Como comandante, não posso aceitar interferências
no comando das tropas.
Virou-se para os guardas e ordenou:
- Executem-nas em público! - E os soldados, sem o menor traço de piedade,
obedeceram. O rei e as concubinas assistiram ao espetáculo aflitos.
Sun Tzu escolheu mais duas moças para liderar as tropas e orientou-as
novamente. Desta vez nenhuma moça ousou rir e todas elas marcharam de acordo
com o rufar dos tambores.
O general dirigiu-se ao rei e exortou:
- Elas agoras estão treinadas e prontas para a inspeção, majestade. Podereis
usá-las como bem entender, estão prontas para realizar a tarefa mais difícil em
vosso nome.
O rei, contrariado, retirou-se. Mas reconheceu o gênio de Sun Tzu e nomeou-o General de suas tropas. Neste período o pequeno estado Wu anexou os reinos ao norte e oeste, transformando-se numa grande potência graças aos feitos de Sun Tzu.
Você quer saber mais?
TZU, Sun. A Arte da Guerra. Coleção Leitura. Rio de Janeiro: Editora Paz e
Terra, 1996.