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segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Construção e queda do Muro de Berlim


Em 13 de agosto de 1961, guardas da Alemanha Oriental começaram a separar com arame farpado e concreto os lados oriental e ocidental de Berlim, isolando Berlim Ocidental dentro do território da Alemanha Oriental.

Início da construção do maior símbolo da Guerra Fria

O funcionário do Serviço de Defesa da Constituição de Berlim que estava de plantão no segundo final de semana de agosto de 1961 não esperava ocorrências extraordinárias. Mas já na madrugada de sábado para o domingo, dia 13, ele foi surpreendido à 1h54 pela notícia de que o tráfego de trens entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental fora suspenso.


A abrangência do fato, porém, só ficou clara quando o dia amanheceu. A República Democrática Alemã (RDA) dera início à construção de um muro entre as duas partes de Berlim, cortando o acesso de 16 milhões de alemães ao lado ocidental. "A fronteira em que nos encontramos, com a arma nas mãos, não é apenas uma fronteira entre um país e outro. É a fronteira entre o passado e o presente", era a interpretação ideológica do governo alemão oriental.

Queda após 28 anos

A RDA via-se com razão ameaçada em sua existência. Cerca de 2 mil fugas diárias haviam sido registradas até aquele 13 de agosto de 1961, ou seja, 150 mil desde o começo do ano e mais de 2 milhões desde que fora criado o "Estado dos trabalhadores e dos camponeses". O partido SED puxou o freio de emergência com o auxílio de arame farpado e concreto, levantando um muro de 155 quilômetros de extensão que interrompia estradas e linhas férreas e separava famílias.

Ainda dois meses antes, Walter Ulbricht, chefe de Estado e do partido, desmentira boatos de que o governo estaria planejando fechar a fronteira: "Não tenho conhecimento de um plano desses, já que os operários da construção estão ocupados levantando casas e toda a sua mão de obra é necessária para isso. Ninguém tenciona construir um muro".


Nos bastidores, porém, corriam os preparativos, sob a coordenação de Erich Honecker e com a bênção da União Soviética. Guardas da fronteira e batalhões fiéis ao politburo encarregaram-se da tarefa. Honecker não tinha a menor dúvida: "Com a construção da muralha antifascista, a situação na Europa fica estabilizada e a paz, salvaguardada".

As potências ocidentais protestaram, mas nada fizeram. Para os berlinenses de ambos os lados da fronteira, a brutalidade do muro passou a fazer parte do cotidiano. Apenas 11 dias após a construção, morreu pela primeira vez um alemão-oriental abatido a tiros durante tentativa de fuga. A última vítima dos guardas da fronteira foi Chris Gueffroy, morto em fevereiro de 1989.

Reação às fugas

Até 1989, o Muro de Berlim foi o símbolo por excelência da Guerra Fria, da bipolarização do mundo e da divisão da Alemanha.

Ainda no início de 1989, Honecker, no poder desde 1971, manifestava confiança em sua estabilidade: "O muro ainda existirá em 50 ou em cem anos, enquanto não forem superados os motivos que levaram à sua construção".


Apenas dez meses depois, em 9 de novembro daquele ano, os habitantes de ambas as partes da cidade caíam incrédulos nos braços uns dos outros, festejando o fim da muralha que acabou sendo derrubada pouco a pouco e vendida aos pedaços como suvenir.

Menos de um ano depois, o país dividido desde o fim da Segunda Guerra foi unificado, mas a verdadeira integração entre as duas partes é um processo que ainda não terminou.

1962: Peter Fechter morria ao tentar pular o Muro de Berlim

Em 17 de agosto de 1962, jovem de 18 anos foi morto ao tentar fugir para Berlim Ocidental pulando o Muro. Ele foi baleado por soldados de fronteira da Alemanha comunista e morreu de hemorragia na "zona da morte".


Atingido por tiros, jovem de 18 anos foi carregado por guardas de fronteira da RDA

O Muro de Berlim dividia a cidade há apenas um ano, quando um incidente chocou a opinião pública alemã. Sob o olhar de centenas de pessoas indignadas, o jovem alemão oriental Peter Fechter, de 18 anos, morreu baleado na chamada "faixa da morte", próxima ao Checkpoint Charlie. Junto com seu colega de trabalho de mesma idade, o pedreiro havia planejado fugir de Berlim Oriental para Berlim Ocidental.


Ele queria procurar sua irmã, que vira pela última vez pouco antes da construção do Muro. Por volta do meio-dia de 17 de agosto de 1962, eles tentaram executar o plano. Pularam a primeira cerca de arame farpado sem serem percebidos mas, quando corriam os últimos metros para chegar ao Muro, foram descobertos.

Morte acompanhada pela multidão

O colega conseguiu saltar o Muro sem ser ferido. Mas Peter levou vários tiros na barriga e nas costas e caiu a poucos metros do Muro. Centenas de berlinenses ocidentais chegaram perto do local e imploraram aos guardas de fronteira que socorressem o jovem gravemente ferido, mas ninguém fez nada. Os soldados da tropa de ocupação norte-americana não podiam intervir, e os guardas alemães orientais visivelmente esperavam uma ordem superior.



Os estojos de primeiros-socorros jogados por cima do Muro chegaram tarde para Peter Fechter. Por volta das 15 horas, ele foi recolhido, morto, pelos guardas de fronteira e levado para um hospital militar. O resultado da autópsia, mais tarde, seria destruído pelas autoridades. Os soldados responsáveis pela morte de Fechter receberam prêmios em dinheiro – como era comum.

Número desconhecido de vítimas

sábado, 30 de novembro de 2013

Misterioso álbum nazista de fotografias.


Há certamente muitos álbuns de fotos de líderes nazistas e muitos álbuns de fotos de vítimas dos nazistas. Mas é difícil imaginar que muitos álbuns que retratam tanto, com apenas algumas páginas.

Conhecemos pelo menos um e apareceu na cidade de Nova York. Seu criador foi capaz - aparentemente dentro de algumas semanas - fotografar Hitler como guerreou na Rússia e também fotografar algumas das primeiras vítimas daquela campanha brutal, conhecida como Operação Barbarossa, que começou há 70 anos.


Quatro páginas adiante há o próprio Hitler, esperando em uma estação de trem a chegada do almirante Miklos Horthy, regente da Hungria, com quem em breve estará de barganha na sede de guerra da Prússia Oriental conhecida como Toca do Lobo. O fotógrafo está a poucos metros de Hitler. Clique na imagem para ampliar.

Duas páginas deste álbum, na frente oriental, em 1941, são dedicadas aos prisioneiros. Alguns estão vestidos com trapos, alguns vestidos com uniformes do Exército Vermelho, alguns vestindo coletes com a estrela de Davi. Eles estão diante do que poderia ser sepulturas recém-cavadas. Em seis fotos quase íntimas, beirando o retrato, os homens olham vazios ou desafiadoramente para a câmera.


Hitler em um vagão de trem sauda e recebe saudações.

Claramente, este fotógrafo tinha muito acesso e não um pouco de talento.

Mas quem era ele? Seu álbum foi comprado em uma loja perfeitamente normal, não carrega nenhuma identificação ou inscrição. A legenda é visível em apenas em uma das fotografias.

E o que ele estava mostrando para a posteridade?


Enfermeiras saúdam Hitler. 

Em primeiro lugar, ele documentou o progresso através da Europa Oriental de um comboio de ônibus a serviço da Reichs-Autozug Deutschland, uma unidade do Partido Nazista, cuja responsabilidades incluíam a logística necessária para organizar manifestações de massa. A julgar pelas pichações escritas nas janelas do ônibus empoeirados, o itinerário global foi de Berlim-Minsk-Smolensk-Munique.  Marcos identificava ​​no álbum que o comboio fez o seu caminho através de Gdansk, na Polônia, que era então Danzig; Kaliningrado, na Rússia, que era então Königsberg, e Barysaw, Belarus.


Membro da PK faz filmagem no leste da Prússia.

Pouco do campo de batalha é visto, mas uma grande quantidade de destruição é evidente. Minsk, a capital do que era então a República Socialista Soviética da Bielorrússia caiu dentro de dias do início da Operação Barbarossa, está em ruínas. Há muitos pontos de vista sobre a paisagem, bem como imagens de camponeses.


A figura central do álbum, presumivelmente o próprio fotógrafo.


O fotógrafo é encontrado se recuperando em algum tipo de convalescença em casa. Ele possui seu prontuário até a câmera, mas é impossível de ler.


Na Baviera, vemos um pelotão de moto que parece estar encenando uma demonstração de suas proezas. 


Em Munique, o fotógrafo se reencontra com uma mulher bonita que pode, ou não, ser sua esposa. Ou irmã. Ou amante.

O álbum é de propriedade de um executivo de 72 anos na indústria da moda que vive em Nova Jersey e trabalha no distrito da moda de Manhattan. Ele emprestou ao The New York Times na esperança de que a cobertura da imprensa - e um melhor senso de proveniência do álbum - que aumentaria o seu valor. Ele gostaria de usar como um produto de venda, que ele espera ser "seis dígitos ou mais," para pagar as contas médicas e sair da dívida. Ele foi submetido à uma cirurgia e declarou falência pessoal. Nem todos os seus colegas e concorrentes sabem disso, ou que ele possui como um álbum, então ele pediu anonimato.

Ele disse que o álbum de fotos e 50 mil figurinhas de beisebol foram dadas a ele por um trabalhador braçal de seu conhecimento que tinha caído em tempos difíceis e teve de pedir dinheiro emprestado ao executivo. Os objetos totalizaram reembolso do empréstimo de dinheiro. O executivo disse que o trabalhador contou que ele havia recebido o álbum de um velho alemão, cujo gramado ele cuidava. Porque há nove fotos de Hitler no álbum de 24 páginas, todos os que lidaram com isso tinham certeza ele deve tem algum valor.


Um soldado com uma câmera passa por um tanque destruído.

"Eu sabia que tinha uma parte da história", disse o executivo, "e eu estava muito preocupado com isso cair nas mãos erradas. Mas minhas necessidades são grandes. "

Aceitamos a atribuição de detetive com o entendimento de que faríamos nossas conclusões públicas, mesmo que minaram o valor do álbum. E disse ao executivo que não iríamos perguntar a qualquer especialista para arriscar um palpite quanto ao valor monetário do álbum.

Nosso único interesse era em apresentar aos leitores um pouco das surpreendentes fotos e um close-up de um grande ponto de virada na Segunda Guerra Mundial e na resolução de um quebra-cabeça histórico.


Um soldado alemão caçando patos. 

"Este álbum é diferente da maioria dos outros álbuns na qualidade das fotos", disse Judith Cohen, diretor da coleção de referência fotográfica no museu. "O fotógrafo era claramente um profissional e sabia o que estava fazendo. É possível que seja um álbum pessoal de um artista PK. "





O PK, ou Propagandakompanie, foi a unidade de campo do corpo de propaganda da Wehrmacht. Assim que sozinha era uma vantagem valiosa. Mas a Sra. Cohen ofereceu uma pista ainda mais importante. Uma das fotos de prisão no álbum (Página 3 ) acabou por ser idêntica a fotografia. 1907/15 do Steven Spielberg Jewish Film Archive, na coleção de Yad Vashem , Mártires do Holocausto "e Heroes 'Remembrance Authority, em Jerusalém.

Isso identificou a localização do campo de prisioneiros em Minsk e fixou o ano de 1941. Ele estabeleceu que os uniformes vistos em alguns dos prisioneiros - incluindo a budenovka distintamente apontou ( Página 8 ) - foram os do Exército Vermelho. E ele trouxe Daniel Uziel, o chefe do coleções de fotos em Yad Vashem, na conversa.


"Era muito comum para oficiais comandantes PK ou mesmo os fotógrafos individuais para preparar álbuns de fotos privados", disse ele. "Estes foram mantidos tanto por pessoal da empresa ou foram dadas a generais, os membros do partido, etc

"A divulgação da fotografia PK após a Segunda Guerra Mundial é um tema fascinante e apenas parcialmente pesquisado," disse o Dr. Uziel. "Esta é, obviamente, um daqueles casos em que fotos da PK encontraram seu caminho para fora da fraternidade de propaganda de guerra e seus arquivos relacionados. Recentemente, soube que alguns comitês históricos judaicos ativos na Europa, imediatamente após o final da Segunda Guerra Mundial tem em suas mãos as cópias de tais fotos ".


Página 9: Em um campo de prisioneiros em Minsk. "Não há muitas fotos de prisioneiros de guerra judeus marcados", disse Daniel Uziel de Yad Vashem ", porque, geralmente, eles foram entregues à SS dentro de um curto espaço de tempo da sua marcação e foram devidamente executados."

Depois de olhar para imagens selecionadas enviadas a ele por e-mail, o Dr. Uziel disse: "Embora algumas fotos são claramente propagandístico e tiro de acordo com as orientações oficiais, a maioria das fotos são típico" campo de batalha e turismo "na natureza." Ele explicou que o imagens na vertical, cortadas de prisioneiros individuais eram padrão "retratos PK de prisioneiros de guerra soviéticos, feitas ao longo de regulamentos e pedidos específicos por parte da Wehrmacht e do Ministério da Propaganda".


"Eu diria que somente aqueles claramente marcados com o emblema amarelo são judeus", escreveu o Dr. Uziel. "Não há muitas fotos de prisioneiros de guerra judeus marcados porque, geralmente, eles foram entregues à SS dentro de um curto espaço de tempo da sua marcação e foram devidamente executados."


Minsk não era apenas a definição do campo de prisioneiros, mas também a cidade cujas ruas e edifícios bombardeados aparecem em várias fotos. Isso foi confirmado quando o professor Larry Wolff, da Universidade de Nova York, o diretor do Centro de Estudos europeus e mediterrânicos, reconheceu as torres barrocas da Santíssima Virgem Maria, Igreja Católica Romana. O drumlike Opera and Ballet Theater é um outro marco inconfundível.


Página 6:  Igreja Católica Romana Santíssima Virgem Maria, em Minsk são visíveis através dos edifícios escavado pelas bombas alemãs.

O que foi mais útil para estabelecer a datação do álbum foi o encontro entre Hitler e Horthy em setembro de 1941. Era conhecida até mesmo para o público americano através Revista Life, que publicou uma foto que parece ter sido tomada apenas alguns centímetros de distância de onde o fotógrafo PKs ficou na estação de trem onde os dois líderes se encontraram. O cenário era Ketrzyn, Polônia, em seguida, uma cidade da Prússia Oriental chamado Rastenburg, onde Hitler tinha a sede guerra conhecida como Toca do Lobo (Wolfsschanze).


Página 13: Adolf Hitler e o almirante Miklos Horthy, regente da Hungria, reuniu-se em setembro de 1941. 

"Aqui Horthy insistiu que a força expedicionária húngara fosse retirada do front russo, acreditando que a campanha russa tinha praticamente acabado", disse o professor Istvan Deak , da Universidade de Columbia. "Hitler deu o seu consentimento."

(Horthy e Hitler não estavam sozinhos em acreditar que a campanha estava quase no fim, no outono de 1941, depois que as tropas alemãs haviam feito progresso espetacular em seu avanço em direção a Moscou. Mas, quando o rolo compressor foi parado pela resistência dos cidadãos russos e soldados, e o inverno russo, em conjunto, a maré transformou-se  dramaticamente.)


Página 5: A linha de frente cemitério militar alemão.

Apenas alguns nomes encontram-se no disco. Entre eles estão aqueles sobre os marcadores de que o Dr. Uziel descreveu como um cemitério militar alemão padrão estabelecido perto das linhas de frente, com um edifício por trás dele, cuja modernidade e solidez sugere arquitetura soviética. Os nomes que são legíveis incluem:

Ogefr. (Corporal Senior) Gust. Dumke, Flieg. (Força Aérea privada) Fried. Gebhardt, Kf. (Driver) Kurt Henze, Gefr. (Corporal) Bernh. Klassen, Uffz. (Sargento) Albert Mann, Schtz. (Private) Fritz Wagner e Uffz. (Sargento) Albert Zimmer.

Ao longo de sete décadas,  apenas duas fotografias caíram do álbum. Uma está faltando. A outro uma foto de um grupo de 11 oficiais está solta, permitindo uma legenda levemente a lápis para ser lido, colocando-a em Bregenz, na Áustria, em 1 de Janeiro de 1942.


Este retrato de grupo foi impressa em um papel muito diferente. É a única imagem solta no álbum com uma legenda.


A parte final do álbum está centrada na Bavária, primeiro na Gebirgs-Motor-Sportschule (Mountain Motorsports Escola), na cidade de Kochel e, operada pela National Socialist Motor Corps. Em seguida, ele move-se para Munique, onde o fotógrafo vestidos em roupas civis e parece ter uma companheira ao seu lado - ou em seu visor - em todos os momentos. "Ela está fazendo o seu melhor para olhar como Marlene Dietrich", observou o professor Marvin J. Taylor , o diretor da Biblioteca Fales e Coleções Especiais na Universidade de Nova York, enquanto olhava para uma pose particularmente atraente.


Page 24: Fora da Ópera do Estado da Baviera, em Munique.


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A origem e significado da expressão gaúcha do “Tchê”.


“Há quem goze de nosso uso do termo “TCHÊ”, ache até chulo-grosseiro este linguajar. Se soubessem a sua origem, aí abaixo relatada, talvez mudassem sua opinião.”.

Sotaques e regionalismos na hora de falar são conhecidos desde os tempos de Jesus. Todos na casa do sumo sacerdote reconheceram Pedro como discípulo de Jesus pelo seu jeito "Galileu" de se expressar.

No Brasil também existem muitos regionalismos. Quem já não ouviu um gaúcho dizer: "Barbaridade, Tchê"? Ou de modo mais abreviado "bah, Tchê"?

Essa expressão, própria dos irmãos do sul, tem um significado muito curioso.

Para conhecê-lo, é preciso falar um pouquinho do espanhol, dos quais os gaúchos herdaram seu "Tchê".

Há muitos anos, antes da descoberta do Brasil, o latim marcava acentuada presença nas línguas europeias como o francês, espanhol e o português. Além disso o fervor religioso era muito grande entre a população mais simples.

Por essa razão, a linguagem falada no dia, era dominada por expressões religiosas como: "vá com Deus", "queira Deus que isso aconteça", "juro pelo céu que estou falando a verdade" e assim por diante.

Uma forma comum das pessoas se referirem a outra era usando interjeições também religiosas como: "Ô criatura de Deus, por que você fez isso"? Ou "menino do céu, onde você pensa que vai"? Muita gente especialmente no interior ainda fala desse jeito.


Os espanhóis preferiam abreviar algumas dessas interjeições e, ao invés de exclamar "gente do céu", falavam apenas Che! (se lê Tchê) que era uma abreviatura da palavra caelestis (se lê tchelestis) e significa do céu. Eles usavam essa expressão para expressar espanto, admiração, susto. Era talvez uma forma de apelar a Deus na hora do sufoco. Mas também serviam dela para chamar pessoas ou animais.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Incrível escultura é descoberta em pirâmide maia


A descoberta foi conduzida pela equipe do arqueólogo Francisco Estra-Bellie, da Universidade de Tulane, EUA.

Arqueólogos descobriram uma incrível escultura de estuque de 1400 anos de idade vivamente decorada com imagens de deuses e governantes. Considerada uma grande obra de arte, o friso está lançando uma nova luz sobre esta cultura milenar.

Eles estavam explorando uma pirâmide maia que data de 590 dC, em uma área conhecida por conter outras antigas ruínas. A pirâmide está localizada perto da cidade de Holmul, na região de Petén, na Guatemala, onde a civilização maia floresceu em torno de 800 aC a 850 dC.


O friso, que mede quase 8 metros de comprimento e pouco mais de 2 metros de diâmetro, retrata um governante em cima de um espírito montanhoso.  Uma inscrição diz “A tempestade de Deus entra no céu.” Os arqueólogos dizem que a escultura está fornecendo pistas importantes sobre as mudanças no poder em grupos maias e como eles guerreavam uns contra os outros.

A escultura está tão bem preservada que muitas de suas cores originais permanecem.


terça-feira, 26 de novembro de 2013

Por que os nazistas estavam interessados em uma estátua esculpida em um meteorito?




Como muitos meios de comunicação estão relatando atualmente, uma análise de uma estátua antiga descoberta pelos nazistas em 1938, mostra que ela foi esculpida a partir de um fragmento de meteorito. Datada do século XI, a impagável escultura do "Homem de Ferro" pesa 10 kg e acredita-se ser a primeira escultura de um humano em um meteorito - que colidiu com a Terra há mais de 15.000 anos atrás. É claro que os nazistas não sabia que a estátua foi feita a partir de um meteorito - então por que trazê-la para a Alemanha? E o que eles estavam fazendo no Tibete, em primeiro lugar?

De acordo com alguns especialistas, a estátua é um híbrido estilístico entre a cultura budista e pré-budista Bon que retrata o deus Vaisravana, o rei budista do Norte, também conhecido como Jambhala no Tibete. Ele também possui uma suástica aparente na frente - algo que certamente teria atraído à atenção dos nazistas que a descobriram.


A expedição de 1938 para o Tibete foi liderada pelo renomado zoólogo Ernst Schäfer. Após a guerra, Schäfer afirmou que a expedição da SS era promover suas investigações sobre a vida selvagem e da antropologia do Tibete. Os historiadores, por outro lado, suspeitam que Heinrich Himmler - Chefe da SS - apoiou a expedição por suas próprias razões.

E, de fato, ele forçou todos os arqueólogos para se tornarem membros da SS, a fim de tomar parte na expedição. Isto foi para garantir que a teoria pseudocientífica de Hans Hörbiger de "Cosmogonia Glacial" (uma teoria bizarra sugere que o gelo era a substância fundamental de todos os processos cósmicos). Além disso, ele poderia usar a expedição para promover o seu interesse no misticismo asiático.


Na verdade, Himmler, que era fascinado pelo misticismo e ocultismo, estava interessado em encontrar a prova da superioridade ariana e nórdica desde os tempos antigos. Ele suspeitava que parte dessa "prova" poderia ser encontrada no Tibete, daí a expedição. Arqueologia nazista, raramente foi realizada para fins de investigação genuína. Em vez disso, era uma ferramenta de propaganda usada para perpetuar o orgulho nacionalista alemão e fornecer justificativas científicas para a conquista.

Dezoito anos antes, o partido nazista havia adotado a suástica como sua insígnia oficial. Era um símbolo antigo, que remonta ao período Neolítico e foi descoberto pela primeira vez no Vale do Indo e Índia. Foi usado mais tarde no hinduísmo, budismo, jainismo para simbolizar boa sorte. Outros significados incluem "ser bom", "estar com eu superior", e mesmo "a eternidade."


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

As Ruínas submersas de Yonaguni


Equipe do dr. Masaaki Kimura, da Universidade de Ryûkyû, exploram o sítio arqueológico submarino. Escadarias, rampas, terraços, entalhes na rocha e outros indícios da "mão humana", como ferramentas. Yonaguni pode ser o mais antigo consjunto arquitetônico da história.

No arquipélago de Ryûkyû, a 480 km a sudoeste de Okinawa - Japão, as águas em torno da ilha de Yonaguni escondem um conjunto de misteriosas ruínas megalíticas. O território, de 28,88 km² e uma população de pouco mais de mil e setecentas pessoas, atraiu a atenção de historiadores, arqueólogos e outros cientistas quando, em 1985, um mergulhador descobriu as magníficas estruturas de pedra submersas nas águas que circundam a ilha.

Apesar de ser considerada pela maioria dos estudiosos como uma formação natural, o professor de sismologia da Universidade de Ryukyus, Masaaki Kimura, defende a hipótese de que seriam ruínas com cerca de 2.000 anos de idade.

Quando fotos do lugar foram divulgadas, imediatamente começou a polêmica sobre a origem dos terraços e escadarias. Muitos estudiosos recusaram aceitar que as ruínas sejam de construções feitas por mão humana. As formas geométricas, os ângulos muito certos, foram atribuídos a "agentes naturais". Entretanto, outros pesquisadores afirmam que o fundo do mar de Yonaguni é o túmulo de uma próspera civilização possivelmente mais antiga que Suméria, Egito, Índia ou China.

Em 1997, dr. Masaaki Kimura, professor da Universidade de Ryûkyû, PHD em geologia marinha, publicou A Continent Lost In The Pacific Ocean, onde defende a teoria da civilização submersa; no mesmo ano, uma equipe da universidade empreendeu estudos no sítio arqueológico.


A Okinawan Rosseta stone, com símbolos que foram encontrados gravados nas pedras das ruínas submersas. A Okinawa Roseta é um achado arqueológico de Okinawa.

Em 04 de maio de 1998, partes da ilha e das ruínas foram sacudidas por um terremoto. Depois do abalo, foram realizadas filmagens submarinas. Constatou-se que haviam surgido novas estruturas de forma similar aos zigurats da Mesopotâmia. Estes seriam, então, os edifícios mais antigos do mundo. Foram encontradas marcas nas pedras que evidenciam o trabalho feito nelas, inclusive  entalhes. Também foram achadas ferramentas e uma pequena escadaria. A hipótese de formação natural em Yonaguni tornou-se, então, pouco plausível.



Polêmica

Assim que imagens do sítio submerso foram divulgadas, começou a polêmica sobre a origem dos terraços e escadarias. Muitos estudiosos recusaram aceitar que as ruínas sejam de construções feitas por mão humana. As formas geométricas, os ângulos muito certos, foram atribuídas a "agentes naturais". Entretanto, outros pesquisadores afirmam que o fundo do mar de Yonaguni é o túmulo de uma próspera civilização possivelmente mais antiga que Suméria, Egito, Índia ou China.


Dr. Masaaki Kimura, professor da Universidade de Ryûkyû, PHD em geologia marinha, publicou A Continent Lost In The Pacific Ocean, em obra publicada em 1997 defende a teoria de que os monumentos pertencem a uma civilização antiga.

Em 04 de Maio de 1998 um terremoto atingiu parte das Ilha e ruínas de Yonaguni, o abalo revelou novas estruturas de forma similar aos zigurats da Mesopotâmia. Estes seriam, então, os edifícios mais antigos do mundo. Foram encontradas marcas nas pedras que evidenciam o trabalho feito nelas, incluse entalhes. Também foram achadas ferramentas e uma pequena escadaria. A hipótese de formação natural em Yonaguni tornou-se, então, pouco plausível.


Há 6 mil anos, as ruínas eram terras emersas, ligadas ao continente. A elevação do nível dos mares ao longo de eras fez submergir territórios como os da costa de Yonaguni. Os estudos geológicos calcularam a idade destes monumentos como tendo 11.000 anos de idade, o que os colocaria como uma das edificações mais antigas do planeta.

O Enigma da Face

Submersa, 18 metros abaixo da superfície, surge uma cabeça megalítica, um rosto de pedra gasto pela erosão das águas que faz lembrar as cabeças de pedra de outros lugares antigos: Moais, no Pacífico; La Venta, Golfo do México.