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domingo, 6 de setembro de 2015

Vimanas: as máquinas voadoras dos “ANTIGOS”. Parte 2.





Introdução


Voos tem sido o sonho da humanidade, uma vez que assistia com admiração como aves subiu sem esforço através do céu. Mas, de acordo com a história aceita, não foi até a década de 1780 que dois franceses alcançados voo mais leve do que o ar quando foram levantado no ar em um balão de ar quente, perto de Paris.Em seguida, alimentado, vôo ar mais pesado que o tornou-se o objetivo. E embora tenha sido teorizado que o vôo mais pesado que o ar era possível tão cedo quanto o século 13 e no século 16 Leonardo da Vinci projetou aviões alado e uma espécie bruto de helicóptero, não foi até os irmãos Wright fizeram seu primeiro vôos bem sucedidos em Kitty Hawk em 1903 que movidos vôo tornou-se uma realidade.

Essa é a história amplamente aceito. Alguns pesquisadores e alguns cientistas desonestos acredita que não há evidências que sugerem que os seres humanos conseguido vôo mais cedo na história - muito mais cedo ... tão cedo, dizem eles, que o conhecimento desta tecnologia foi perdido e histórias antigas que contam as aventuras de vôo humano tem foi relegado apenas ao mito.
É possível que os humanos desenvolveram a tecnologia para voar em civilizações antigas - ou em civilizações que agora estão perdidos para a história? Vamos dar uma olhada no que alguns chamam de evidências - artefatos intrigantes, esculturas, inscrições e lendas - que eles dizem aponte para o ser humano verdadeiro recorde de vôo.

Avião Modelos

Este objeto (mostrado no desenho) foi encontrado em 1898 em um túmulo no Saqquara, Egito e mais tarde foi datado como tendo sido criado perto de 200 aC. Como os aviões eram desconhecidos nos dias quando foi encontrado, ele foi jogado em uma caixa marcada "modelo de pássaro de madeira" e depois armazenadas na cave do museu do Cairo.

Foi redescoberto pelo Dr. Khalil Messiha, que estudou modelos feitos por antigos. A "descoberta" foi considerado tão importante pelo governo egípcio que um comitê especial de cientistas foi criada para estudar o objeto. 

Como resultado de suas descobertas, uma exposição especial foi montado no hall central do museu do Cairo, com o modelo pequeno como sua peça central. Foi ainda rotulado como um modelo de avião.

Para elucidar as razões para a decisão do comitê, quase sem precedentes no campo da arqueologia, vamos considerar alguns aspectos do modelo. O modelo tem as proporções exatas de uma forma muito avançada de "pusher-glider" que ainda está tendo "alguns bugs resolvidos". Este tipo de planador irá permanecer no ar quase por si só, mesmo um pequeno motor vai mantê-lo ir em baixas velocidades, tão baixo quanto 45 a 65 mph., Enquanto que pode transportar uma enorme carga útil. Esta capacidade é dependente da forma curiosa das asas e as suas proporções. O tombamento de asas para baixo, uma asa reversedihedral como é chamado, é o recurso por trás dessa capacidade. Um tipo semelhante de asas curvas são implementadas no avião Concorde, dando ao avião uma elevação máxima sem diminuir sua velocidade.


Nesse contexto, parece bastante incrível que alguém, mais de 2.000 anos atrás, por qualquer motivo, concebeu um modelo de um aparelho voador com esses recursos avançados, exigindo bastante extenso conhecimento da aerodinâmica. Não havia coisas como aviões nestes tempos, somos informados por arqueólogos e historiadores. Mas neste caso parece ser uma exceção, vivendo no meio do paradigma em vez sem imaginação e rígida da ciência contemporânea. Também é necessário salientar que os egípcios são conhecidos por terem quase sempre feitas de escala-modelos de projetos e de objectos que eles planejavam criar ou construir.
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Modelos de aviões pré-colombianos.

É o conceito de um avião limitado para o Egito? Isto não parece ser o caso. Berloques de ouro foram encontrados em uma área que abrange a América Central e as zonas costeiras da América do Sul, estima-se que pertencem a um período entre 500 e 800 dC, mas desde que eles são feitos de ouro, datação precisa é impossível e baseada essencialmente na estratigrafia que pode ser enganosa . No entanto, podemos dizer com segurança que esses objetos de ouro são mais de 1000 anos de idade.

O que quer que esse objeto é suposto ser ou representar,
sua notável semelhança com um avião moderno ou nave espacial é estranho.
Como pode ser visto a partir das imagens, a forma do objecto de amostra é ambíguo. Os arqueólogos rotulado esses objetos como zoomórficas, ou seja,objetos em forma de animais. A questão é, o que o animal que representam?Quando comparamos estes com outros objetos das mesmas culturas que descrevem animais, uma faceta curiosa da comparação seria óbvio: os outros objetos são reconhecíveis, rendido geralmente com uma grande precisão e atenção aos detalhes realistas.


Existem vários tipos de animais que voam-pássaros, insetos e vários mamíferos, como morcegos e alguns planadores, por exemplo esquilos voadores, oppossums, e depois há alguns lagartos; há também alguns peixes que por breves períodos deslizam através do ar. Há animais aquáticos que parecem voaratravés da água, como raios, patins e alguns selachians. Mas como é que o objeto representado comparar com essas escolhas? Todas as suas características levadas em consideração, nós não temos nenhum jogo. Visto de cima, o objeto, obviamente, não tem características de peixe, mas parece mostrar queridos em vez explicitamente mecanicistas.

As estruturas apenas em frente da cauda são fortemente reminiscente de lemes de profundidade (uma combinação de ailerons e elevadores) com uma ligeira curva para a frente, mas estão ligados à fuselagem, em vez de as asas. Em qualquer caso, eles olham mais como peças de avião do que como os claspers de um peixe. Se as duas espirais proeminentes nas asas é suposto ser uma versão estilizada dos olhos de um raio, então o que são os dois objetos globulares posicionados na cabeça suposto representar? Para complicar ainda mais a identificação, as espirais sobre as asas têm as suas cópias posicionado no nariz do objecto, na direcção oposta. Quando o objeto é visto de perfil, o didsimilarity para qualquer coisa, desde o reino animal é ainda mais pronunciada. Se a explicação zoomorphic é suposto para segurar, então por que o artista cortar a cabeça fora quase três quartos do corpo? E porque é que o nariz é praticamente rectangular eo corte inclinado para a frente, com os olhos posicionados em ambos os lados, quando os olhos de peixe são geralmente mais perto do centro de bodyline e mais à frente na cabeça?

http://www.world-mysteries.com/sar_7s10.gifO que pode fazer os sulcos semicirculares de no interior do corte? O que é suposto ser-fishwise? E o que dizer da colher, para a frente e sob o corte? É uma colher, e não apenas um cume para fazer um furo através de colocar o objeto em uma cadeia colar. Depois, há outra característica retangular, posicionado mais para trás no centro aproximado de gravidade sob a fuselagem. As asas quando visto de lado são perfetly horizontal, mas quando visto de frente, eles curva levemente para baixo. Os elevadores, que são logo atrás das asas, são posicionados em um nível horizontal ligeiramente maior e são quadrado-ended, assim, uma forma geométrica definida.Acima deles é uma outra forma rectangular, com um relevo que pode ser uma reminiscência de botões. A cauda é igualmente intrigante. Nenhum peixe tem apenas um único, vertical e perpendicular flange. Mas essa barbatana caudal tem uma forma exata de barbatanas em aviões modernos. Há também algumas marcas na cauda, ​​que são difíceis de identificar, mas não parecem ser qualquer coisa relacionada a animais, quer.

Quando todas as características são levadas em conta, o objeto não se parece com uma representação de qualquer animal conhecido em tudo, mas se parece surpreendentemente como um avião. As fotos e esboço ampliada do objeto foi apresentado para uma análise a várias pessoas do campo da aerodinâmica. Um deles era Arthur Young, um designer de helicópteros Bell e outras aeronaves. Sua análise confirmou que o objeto contém muitos recursos que caberiam a hipótese de avião, mas há várias aqueles que não se encaixam nesse cenário. Asas parecem estar no lugar errado, eles devem ser mais para a frente de modo que seu quarto -chord coincide com o centro de gravidade. O nariz não é como qualquer coisa em aviões, bem. Assim, enquanto o objeto está sugerindo um avião, algumas características que não parecem apoiar esta hipótese.


Mas vamos entreter várias possibilidades. Se imaginarmos que a separação após o pára-brisa não é um cockpit e que o piloto ea carga foram localizados em algum lugar do corpo fuselagem principal, então podemos vislumbrar onariz como qualquer outra coisa. Vamos supor que o nariz é realmente um jato. Se a máquina precisa desacelerar, o fluxo de jato dirigido contra o caminho de voo iria realizar apenas isso. Mas como redirecionar o jato na direção oposta? Se nós encaramos o nariz como uma parte móvel do avião, virando o ponto localizado onde o nariz ea fuselagem se encontram, girando assim o nariz para baixo para colocá-la sob a fuselagem, que permitiria o efeito desejado. Além do mais, ele vai voltar a ajustar o centro de gravidade e as asas seria apenas no lugar certo para uma alta vôo motorizado. Outro problema, no entanto, que aparece e é o arrasto que seria criada pela parte de trás do nariz agora posicionado em frente. Mas isso pode ser atribuída a artística licença. Isto parece ser o caso, uma vez que vários outros semelhantes planos apresentam a parte de trás do nariz inclinada mais para a frente, de modo que o ângulo da parte de trás do nariz quando articulada é mais correspondente aos princípios aerodinâmicos.

Todas as coisas consideradas, o objeto parece representar um tipo conversível de ofício, com duas configurações possíveis: uma para subida quando o nariz está virado para trás, eo outro para a descida com o nariz voltado para frente.Um item não resolvido permanece-as espirais nas asas ambos e do nariz. De acordo com a iconografia indígena, essas espirais têm significado, eles discernível representam ascendente e descendente, dependendo se eles estão certos tendenciosa ou deixou-oriented, respectivamente. À medida que as espirais não são apenas nas asas, mas também no nariz, o significado é bastante óbvio-as asas eo nariz (tanto) foram as características que estavam diretamente envolvidos na subida e descida.
Há outras culturas que mencionam veículos voadores de algum tipo ou de outro. A mais conhecida destas fontes são épicos indianos, o Mahabharata especialmente e outras fontes védica como Bhagavata Purana e Ramayana. Os aparelhos voadores foram chamados vimanas e foram amplamente discutidas em Vaimānika Shastra, descrevendo infinidade de máquinas com diferentes propósitos e capacidades.


Outra fonte de informações sobre máquinas voadoras podem ser considerados, como a Bíblia e algumas obras apócrifas. O livro de Ezequiel parece estar descrevendo o próximo encontro de um homem de uma cultura não-tecnológica com um dispositivo que para ele deve ter sido um milagre. Temos que nos colocar em seus sapatos para compreender o espanto ea otherworldness de seu encontro. O escopo limitado de conhecimento do mundo em torno dele, seu ambiente primitivo, ditou a linguagem e estrutura conceitual com a qual ele tentou capturar seu encontro para companheiros de tribo. Para ele, parecia que ele encontrou Deus, com sua suíte de anjos, porque em seu mundo simples, não havia outra interpretação.Não é necessário para alcançar um alienígena tipo de cenário para explicar o encontro; podemos entreter a possibilidade de que um remanescente de uma civilização avançada ainda estava presente, em um escopo limitado, na época de Ezequiel. Mas para alguns, o encontro tem semelhança estranha com os encontros modernos com óvnis. Outra fonte de material similar é o Livro de Enoque, particularmente a versão eslava, que contém algumas partes que a versão grega está faltando. O livro não só descreve voando no ar, mas também através do espaço exterior, incluindo os efeitos relativísticos mencionados-Enoque passou vários dias em uma nave espacial, mas quando ele retornou à Terra, vários séculos se passaram por.


Não há falta de descrições de máquinas voadoras em fontes antigas. Se tentarmos extrair o núcleo de mitos de proveniência diferente e remover os enfeites, descobrimos, para nossa surpresa que voar nos tempos antigos parece ser a regra, não a exceção.

Antiga tecnologia indiana de aviões
O que sabemos sobre antigos veículos voadores indianos vem de fontes indianas antigas; textos escritos que chegaram até nós através dos séculos. Não há dúvida de que a maioria destes textos são autênticos; muitos são os bem conhecidos próprios épicos indianos antigos, e existem literalmente centenas deles. A maioria deles ainda não foram traduzidos para o Inglês ainda a partir do antigo sânscrito.

O imperador indiano Ashoka começou a "Sociedade Secreta dos nove homens desconhecidos": grandes cientistas indianos que eram supostamente para catalogar as várias ciências. Ashoka manteve seu segredo trabalho, porque ele estava com medo de que a ciência avançada catalogada por esses homens, abatidos a partir de fontes indianas antigas, seria usado para o propósito do mal da guerra, que Ashoka foi fortemente contra, tendo sido convertido ao budismo após derrotar um exército rival em uma batalha sangrenta.


Os "Nove homens desconhecidos" escreveu um total de nove livros, presumivelmente um cada. Número do livro foi "The Secrets of Gravitation!" Este livro, conhecido pelos historiadores, mas na verdade não vistos por eles tratou principalmente com o "controle da gravidade." É provavelmente ainda em algum lugar, mantido em uma biblioteca secreta na Índia, Tibet ou em outro lugar (talvez até mesmo na América do Norte em algum lugar). Pode-se certamente entender o raciocínio de Ashoka para querer manter esse conhecimento em segredo, assumindo que ela existe. se os nazistas tinham essas armas à sua disposição durante a Segunda Guerra Mundial. Ashoka também foi guerras devastadoras conscientes que utilizam esses veículos avançados e outras "armas futuristas" que tinham destruído os antigos índios "Rama Empire" vários milhares de anos antes.

Apenas alguns anos atrás, os chineses descobriram alguns documentos em sânscrito, em Lhasa, Tibet e enviou-os para a Universidade de Chandrigarh a ser traduzido. Dr. Ruth Reyna, da Universidade disse recentemente que os documentos contêm instruções para a construção de naves interestelares!

Seu método de propulsão, disse ela, era "anti-gravitacional" e foi baseada em um sistema análogo ao de "laghima," o poder desconhecido do ego existente na composição fisiológica do homem ", uma força centrífuga forte o suficiente para neutralizar todo gravitacional Puxe." De acordo com iogues Hindu, é este "laghima", que permite que uma pessoa levitar.

Dr. Reyna disse que a bordo dessas máquinas, que foram chamados "Astras" pelo texto, os antigos índios poderia ter enviado um destacamento de homens em qualquer planeta, de acordo com o documento, o que é pensado para ser milhares de anos de idade. Os manuscritos foram também disse para revelar o segredo do "Antima"; "a tampa da invisibilidade" e "garima"; "como se tornar tão pesado quanto uma montanha de chumbo."
Naturalmente, os cientistas indianos não tomar os textos muito a sério, mas depois tornou-se mais positiva sobre o valor deles quando os chineses anunciaram que estavam incluindo certas partes dos dados para o estudo em seu programa espacial! Este foi um dos primeiros exemplos de um governo que admitem estar pesquisando anti-gravidade.



Os manuscritos não dizer definitivamente que a viagem interplanetária alguma vez foi feito mas não fez menção, de todas as coisas, uma viagem planejada para a Lua, embora não seja claro se esta viagem foi realmente realizado. No entanto, um dos grandes épicos indianos, o Ramayana, tem uma história altamente detalhada nele de uma viagem à lua em um Vimana (ou "Astra"), e de fato detalha uma batalha na lua com um "Asvin" (ou Atlântida "dirigível.

Este é apenas um pequeno pedaço de evidência recente de anti-gravidade e tecnologia aeroespacial utilizada pelos índios.Para realmente entender a tecnologia, temos de ir muito mais longe de volta no tempo.

O chamado "Rama Empire" do norte da Índia e do Paquistão desenvolveram pelo menos quinze mil anos atrás no sub-continente indiano e era uma nação de muitas cidades grandes e sofisticados, muitos dos quais estão ainda a ser encontrado nos desertos do Paquistão , do norte, e oeste da Índia. Rama existia, aparentemente, paralela à civilização atlante no Oceano mid-Atlantic, e foi governado por "iluminados Priest-Kings" que governavam as cidades, os sete maiores capitais do Rama eram conhecidas em textos hindus clássicos como "The Seven Rishi Cidades ".

De acordo com antigos textos indianos, as pessoas tinham máquinas voadoras que foram chamados "Vimanas." O antigo épico indiano descreve um Vimana como um double deck, aviões circular com vigias e uma cúpula, tanto quanto nós poderia imaginar um disco voador.


Ele voou com a "velocidade do vento" e deu à luz um "som melodioso." Havia pelo menos quatro tipos diferentes de Vimanas; alguns em forma de pires, outros, como cilindros longos ("dirigíveis em forma de charuto"). Os antigos textos indianos sobre Vimanas são tão numerosos, que levaria volumes para relacionar o que eles tinham a dizer. Os antigos índios, que fabricaram-se estes navios, escreveu manuais de voo inteiras no controle dos diversos tipos de Vimanas, muitos dos quais estão ainda em existência, e alguns têm mesmo sido traduzida em Inglês.

A Samara Sutradhara é um tratado científico lidar com todos os ângulos possíveis da viagem aérea em um Vimana. Há 230 estrofes que lidam com a construção, descolagem, cruzeiro por milhares de milhas, aterragens normais e forçados, e até mesmo possíveis colisões com pássaros. Em 1875, o Vaimānika Shastra, um século IV aC texto escrito por Bharadvajy o Sábio, utilizando textos ainda mais antigos como sua fonte, foi redescoberto em um templo na Índia. Ele lidou com a operação de Vimanas e informações sobre a direcção, as precauções para voos de longo curso, a protecção das aeronaves de tempestades e relâmpagos e como alternar a unidade incluída a "energia solar" a partir de uma fonte de energia livre que soa como "anti-gravidade . "

O Vaimānika Sastra (ou Vymaanika-Shaastra) tem oito capítulos com diagramas, descrevendo três tipos de aeronaves, incluindo aparelhos que não podia nem pegar fogo nem ruptura. Menciona igualmente 31 partes essenciais destes veículos e 16 materiais a partir dos quais eles são construídos, que absorvem a luz e ao calor; razão pela qual foram considerados adequados para a construção de Vimanas. Este documento foi traduzido em Inglês e está disponível por escrito da editora: VYMAANIDASHAASTRA AERONÁUTICA por Maharishi Bharadwaaja, traduzida em Inglês e editado, impresso e publicado pelo Sr. GR Josyer, Mysore, India, 1979 (desculpe, não morada). Mr. Josyer é o diretor da Academia Internacional de Investigação sânscrito localizado em Mysore.

Parece não haver dúvida de que Vimanas eram movidos por algum tipo de "anti-gravidade". Vimanas decolou verticalmente, e eram capazes de pairar no céu, como um helicóptero moderno ou um dirigível. Bharadvajy o Sábio refere-se a nada menos do que 70 autoridades e 10 especialistas das viagens aéreas na Antiguidade. Estas fontes são agora perdido.


Vimanas foram mantidos em um Vimana Griha, uma espécie de gancho, e foram, por vezes, disse a ser impulsionado por um líquido branco-amarelado, e às vezes por algum tipo de composto de mercúrio, embora os escritores parecem confusos neste assunto. É mais provável que os escritores mais tarde sobre Vimanas, escreveu na qualidade de observadores e de textos anteriores, e foram compreensivelmente confusos sobre o princípio da sua propulsão. O "líquido branco-amarelado" soa como suspeito gasolina, e talvez Vimanas teve um número de diferentes fontes de propulsão, incluindo motores de combustão e até mesmo motores de "jet-pulse". É interessante notar, que os nazistas desenvolveram os primeiros práticos motores a jato-de pulso para seus V-8 de foguetes "bombas de zumbido." Hitler e os funcionários nazista foram excepcionalmente interessados ​​na antiga Índia e Tibet e enviou expedições para ambos estes lugares anualmente, começando na década de 30, a fim de reunir provas esotérico que eles fizeram, e talvez tenha sido a partir dessas pessoas que os nazistas ganharam alguma de sua informação científica!

De acordo com o Dronaparva, parte do Mahabarata, eo Ramayana, um Vimana foi descrito forma de uma esfera e nasceu junto a uma grande velocidade em um vento gerado por mercúrio. Ele se movia como um UFO, indo para cima, para baixo, para trás e forewards como o piloto desejar. Em uma outra fonte indiana, o Samar, Vimanas eram "máquinas de ferro, bem unidos e suave, com uma carga de mercúrio que atirou para fora da parte traseira na forma de uma chama que ruge". Outro trabalho chamado o Samaranganasutradhara descreve como os veículos foram construídos. É possível que o mercúrio tinha algo a ver com a propulsão, ou mais possivelmente, com o sistema de orientação. Curiosamente, os cientistas soviéticos descobriram o que eles chamam de "instrumentos antigos utilizados na navegação de veículos cósmicos" em cavernas no Turquestão e do deserto de Gobi. Os "dispositivos" são objetos hemisféricos de vidro ou porcelana, terminando em um cone com uma gota de mercúrio dentro.

É evidente que os antigos índios voou ao redor nestes veículos, em toda a Ásia, a Atlantis presumivelmente; e até, aparentemente, para a América do Sul. Redação encontrados em Mohenjodaro no Paquistão (que se presume ser uma das "Sete Cidades Rishi do Império Rama") e ainda por decifrar, também foi encontrado em um outro lugar do mundo: Ilha de Páscoa! Escrevendo na Ilha de Páscoa, chamado Rongo-Rongo escrita, também é decifrada, e é estranhamente semelhante ao script Mohenjodaro. Ilha de Páscoa foi uma base aérea para rota Vimana do Império Rama? (No Mohenjo-Daro Vimana-Drome, como o passageiro caminha pelo saguão, ele ouve o som doce e melódica do locutor pelo alto-falante,

"Rama Airways número do vôo sete para Bali, Ilha de Páscoa, Nazca, e Atlantis está pronto para o embarque Passageiros por favor prossiga para o número porta ...") No Tibete, há pequena distância, e fala da "carruagem de fogo" assim: " Bhima voou avante em seu carro, resplandecente como o sol e alto como um trovão ... O carro voador brilhava como uma chama no céu da noite de verão ... é varrida por um cometa ... como Era como se dois sóis foram brilhando. Em seguida, o carro se levantou e todo o céu se iluminou. "

No Mahavira de Bhavabhuti, um texto Jain do século VIII abatidos a partir de textos antigos e tradições, lemos:

"Uma carruagem aérea, o Pushpaka, transmite muitas pessoas para a capital de Ayodhya. O céu está cheio de máquinas de vôo estupendas, escuro como a noite, mas escolhido por luzes com um brilho amarelado"

Os Vedas, poemas hindus antigos, pensado para ser o mais antigo de todos os textos indianos, descrever Vimanas de várias formas e tamanhos: o "ahnihotra-vimana" com dois motores, o "elefante-vimana" com mais motores, e outros tipos nomeados após o martim-pescador, ibis e outros animais.
Infelizmente, Vimanas, como a maioria das descobertas científicas, em última análise, foram utilizados para a guerra.Atlantes usaram suas máquinas voadoras ", Vailixi", um tipo similar de aeronave, para, literalmente, tentar subjugar o mundo, ao que parece, se os textos indianos estão a ser acreditado. Os atlantes, conhecidos como "Asvins" nos escritos indianos, eram aparentemente ainda mais avançado tecnologicamente do que os índios, e, certamente, de um temperamento mais guerreira. Embora são conhecidos por não existem textos antigos sobre Atlante Vailixi, algumas informações desceu através esotéricos, fontes "ocultas" que descrevem suas máquinas voadoras. Semelhante, se não idêntico, ao vimanas, Vailixi foram, em geral "em forma de charuto" e tinha a capacidade de manobra subaquático, bem como na atmosfera, ou mesmo espaço. Outros veículos, como Vimanas, foram em forma de pires, e, aparentemente, também poderia ser submersa.
De acordo com Eklal Kueshana, autor de "The Ultimate Frontier", em um artigo que escreveu em 1966, Vailixi foram desenvolvidos primeiramente em Atlântida 20.000 anos atrás, e os mais comuns são "de secção geralmente trapezoidal com três hemisférica em forma de disco pods motor na parte de baixo. " "Eles usam um dispositivo antigravitacional mecânico impulsionado por motores em desenvolvimento cerca de 80 mil cavalos de potência."

O Ramayana, Mahabarata e outros textos falam da guerra horrível que teve lugar, há cerca de dez ou doze mil anos atrás entre Atlantis e Rama usando armas de destruição que não poderia ser imaginado por leitores até a segunda metade deste século.

O Mahabharata antiga, uma das fontes de Vimanas, passa a contar a destrutividade impressionante da guerra: 

"... (a arma era) um único projétil
carregado com todo o poder do universo.
Uma coluna incandescente de fumaça e chamas
Tão brilhante como mil sóis aumentou em todo o seu esplendor ... 
Um raio de ferro,
um gigantesco mensageiro da morte,
o que reduziu a cinzas
toda a raça dos Vrishnis
E os Andhakas.
... Os corpos foram tão
queimados. Como para ser irreconhecível
O cabelo e as unhas caíram;
cerâmica quebrou sem causa aparente,
E os pássaros ficaram brancos.
... Depois de algumas horas
Todos os alimentos foram infectados ...
... para escapar deste fogo
Os soldados se jogaram nos córregos
para se lavarem e seus equipamentos ... "

Parece que o Mahabharata está descrevendo uma guerra atômica! Referências como este não são isolados; mas as batalhas, usando uma fantástica variedade de armas e veículos aéreos são comuns em todos os livros indianos épicas. Um descreve ainda uma batalha Vimana-Vailix na Lua! A seção acima descreve com muita precisão o que uma explosão atômica seria semelhante e os efeitos da radioactividade na população. Salto na água é o único refúgio.

Quando a cidade Rishi de Mohenjodaro foi escavado por arqueólogos no século passado, eles encontraram esqueletos apenas deitado na rua, alguns deles de mãos dadas, como se alguma grande desgraça tinha assaltado eles. Estes esqueletos estão entre os mais radioativa já encontrada, em pé de igualdade com os encontrados em Hiroshima e Nagasaki. Cidades antigas cujos tijolos e paredes de pedra têm sido literalmente vitrificados, que é fundidas em conjunto, podem ser encontrados na Índia, Irlanda, Escócia, França, Turquia e outros lugares. Não há nenhuma explicação lógica para a vitrificação de fortes de pedra e cidades, com exceção de uma explosão atômica. Além disso, no Mohenjo-daro, uma cidade bem planejada cair sobre uma grade, com um sistema de encanamento superiores aos utilizados no Paquistão e na Índia hoje, as ruas estavam cheias de "nódulos negros de vidro." Estas bolhas de vidro foram descobertos para ser panelas de barro que tinha derretido sob calor intenso!

Com o naufrágio cataclísmica de Atlantis e à expulsão de Rama com armas atômicas, o mundo desabou em uma "idade da pedra" das sortes, e história moderna pega alguns milhares de anos mais tarde. No entanto, parece que nem todos os Vimanas e Vailixi de Rama e Atlantis tinham ido embora. Construído para durar por milhares de anos, muitos deles ainda estariam em uso, como evidenciado por "nove homens desconhecidos" da Ashoka eo manuscrito Lhasa.
Que as sociedades secretas ou "irmandades" de excepcional, "iluminados" seres humanos teria preservado essas invenções e o conhecimento da ciência, história, etc., não parece surpreendente. Muitos personagens históricos bem conhecidos, incluindo Jesus, Buda, Lao Tzu, Confúcio, Krishna, Zoroastro, Mahavira, Quetzalcoatl, Akhenaton, Moisés e inventores mais recentes e, claro, muitas outras pessoas que provavelmente vai permanecer anônimo, provavelmente eram membros de tal segredo organização.

É interessante notar que quando Alexandre, o Grande, invadiu a Índia há mais de dois mil anos atrás, os historiadores narrou que em um ponto eles foram atacados por "voadores, escudos inflamados" aquela pomba em seu exército e assustavam a cavalaria. Estes "discos voadores" não usar a qualquer bombas atômicas ou armas de raios no exército de Alexandre no entanto, talvez por benevolência, e Alexander passou a conquistar a Índia.

Tem sido sugerido por muitos escritores que esses "irmandades" manter alguns de seus Vimanas e Vailixi em cavernas secretas no Tibete ou em algum outro lugar é a Ásia Central, ea Lop Nor deserto no oeste da China é conhecida por ser o centro de uma grande UFO mistério. Talvez seja aqui que muitos dos dirigíveis ainda são mantidos, em bases subterrâneas tanto quanto os norte-americanos, britânicos e soviéticos construíram ao redor do mundo nas últimas décadas.

Ainda assim, nem toda a atividade UFO pode ser explicado pela idade Vimanas fazer viagens para a Lua por algum motivo. Sem dúvida, alguns são dos governos militares do mundo, e possivelmente até mesmo de outros planetas. Claro, muitos avistamentos de OVNIs são "pântano, gás, nuvens, hoaxes, e alucinações, enquanto há evidências consideráveis ​​de que muitos avistamentos de OVNIs, especialmente" seqüestros "e similares, são o resultado do que é geralmente chamado de" hipnose telepática ". Uma linha comum que muitas vezes é executado entre "sequestros estrangeiro", "sexo com estrangeiros", e outros "encontros próximos de um terceiro tipo" é um zumbido nos ouvidos pouco antes do encontro. De acordo com muitas pessoas bem informadas, esta é uma certeza sinal de hipnose telepática. "


Vimanas, antigas aeronaves humanas.

Textos em sânscrito são preenchidos com referências a deuses que lutaram batalhas no céu usando Vimanas equipado com armas tão mortal quanto qualquer podemos implantar nestes tempos mais esclarecidos. Por exemplo, há uma passagem no Ramayana onde se lê:

"O carro Puspaka que se assemelha a Sun e pertence a meu irmão foi levado pelo poderoso Ravan; que o carro aéreo e excelente indo em todos os lugares à vontade .... esse carro se assemelha a uma nuvem brilhante no céu."

Vimanas: as máquinas voadoras dos “ANTIGOS”. Parte 1


Vimana é um veículo voador mitológico, descrito na literatura antiga da Índia. Referências a veículos voadores são comuns nos textos hindus antigos,que, inclusive, descrevem seus usos na arte da guerra. Independentemente de serem capazes de voar na atmosfera terrestre, consta que as vimanas também viajam pelo espaço e sob a água. Descrições contidas nos Vedas e na literatura indiana recente falam de vimanas de várias formas e tamanhos:

Nos Vedas: o sol e várias outras divindades são levadas em suas peregrinações por carruagens voadoras, com rodas e puxadas por animais, geralmente cavalos (a carruagem do deus védico Puchan é puxada por bodes)

O "agnihotra-vimana", com dois motores (?). (Agni significa fogo em sânscrito).

O "gaja-vimana", com mais motores (?) (Gaja significa elefante em sânscrito).

Outros tipos possuem denominações baseadas em animais, como o martim-pescador, o Íbis e outros.


Alguns teóricos alternativos atribuem às vimana evidências de civilizações tecnologicamente avançadas do passado. Outras explicações são dadas pelas Teoria dos astronautas antigos. Há ainda aqueles que estabeleceram ligações das máquinas voadoras com a lenda dos Nove Homens Desconhecidos. David Hatcher Childress fala sobre elas em seu livro "Vimana Aircraft of Ancient India & Atlantis"(Vimana - Aeronáutica da Índia Antiga e da Atlântida),citadas também em obras anteriores como "Lost Cities of China, Central Asia & India"(Cidades Perdidas da China, Índia e Ásia Central).

Etimologia e uso

A palavra origina-se do sânscrito e parece ser vi-mana = "separado — mensurado". O significado da palavra parece ter sido modificado nesta sequência:
Uma área de terra medida e separada para ser usada para fins sagrados.
Templo.
O palácio de um deus.
No Ramayana: o palácio voador de Rāvana, chamado de Pushpaka.
Em escritos indianos recentes: outros veículos voadores, e às vezes vimana, é usada como um termo poético para fazer referência a veículos comuns terrestres.

Outros significados

Desenho de um corte Vertical de um Vimana descrito no livro hindu Ramayana
Na maioria das línguas indianas modernas, a palavra vimana significa uma aeronave comum, real.

As torres piramidais características dos templos do sul da Índia chamam-se "Vimanans".
O livro budista Vimānavatthu (Histórias de Vimanas, em Pali) usa a palavra "vimana" com um significado diferente: "um pequeno trecho de um texto usado como inspiração para um sermão budista".

As características do gnosticismo moderno


Louis Althusser foi o exemplo acabado da mente gnóstica, o superlativo absoluto simples do gnosticismo teórico do século XX. Althusser defendeu sempre o estalinismo e o “marxismo científico” ― mesmo depois de Karl Popper ter demonstrado, através do princípio da falsificabilidade, que o marxismo não é uma ciência (assim como a psicanálise não é uma ciência) porque não é possível a sua refutação (1), mesmo depois do relatório K. ter oficialmente exposto os crimes estalinistas, mesmo depois das denúncias e dúvidas de Merleau Ponty e Sartre em relação ao sistema soviético, mesmo depois da verificação dos Gulag e do testemunho de Soljenitsyne, mesmo depois da evidência do fracasso económico da URSS… e mesmo depois da queda do muro de Berlim!

Para Althusser, o marxismo eliminou a distinção entre o sujeito e o objeto (mas não eliminou o sujeito de Althusser) e ele viu na teoria de Karl Marx aquilo a que ele chamou de “prática teorética”, que consiste no desfasamento entre o conhecimento e o objeto a conhecer ― segundo o conceito dele em relação ao pensamento de Karl Marx, todo o processo de conhecimento é realizado no mundo do pensamento e sem qualquer contato com o objeto real a conhecer; Althusser recusa a verificação empírica das teorias científicas (“ciência” aqui entendida segundo o método positivista das ciências da natureza), exatamente em reação ao princípio da falsificabilidade de Karl Popper. Althusser fechou-se no seu mundo e no seu dogma, e de tal forma que perdeu o juízo e acabou por estrangular a sua mulher em 1980.

Uma das características da mente gnóstica moderna é a constante insatisfação com a realidade que se traduz em uma perene tentativa de escapar à realidade. Normalmente, o drogado mete heroína na veia para fugir à realidade; o gnóstico revolta-se sistematicamente contra a realidade, seja ela qual for…

Em função da sua permanente insatisfação com a realidade, o gnóstico moderno atribui essa sua insatisfação à “maldade do mundo”, ou à “imperfeição do mundo”. Para o gnóstico, o mundo pode e deve ser perfeito ― ele acredita que é possível a salvação em relação a essa maldade (ou a essa imperfeição) do mundo dentro do espaço-tempo que condiciona a nossa existência. Essa radical e alienante insatisfação em relação ao mundo leva o gnóstico à convicção profunda de que o mundo é essencialmente mau, o que o leva ao desejo de salvação terrena através do conhecimento das estruturas internas desse mundo maldito e tenebroso.
No intuito de se conseguir a salvação do Homem neste mundo, o gnóstico defende que a única forma de a conseguir é através da mudança da ordem do ser através de um processo histórico (ver «A ideia de “progresso” e do “presente autoritarista”»), ou seja, alterar a essência e a natureza humana através de imposições de fora para dentro em relação ao ser humano (vulgarmente chamadas de “engenharias sociais” a que assistimos hoje na esquerda portuguesa).
As engenharias sociais ― que traduzem a crença na mudança da ordem do ser através de um processo histórico ― são, para o gnóstico moderno, possíveis através do esforço humano, nem que seja à custa do sacrifício ― e mesmo da eliminação física ― de centenas de milhões de pessoas. A mente revolucionária ou gnóstica esteve na origem de cerca de 200 milhões de vítimas só no século XX ― mais do que todas as vítimas de convulsões sociais e guerras entre o século III a.C e o século XIX. Nesse sentido, e através das engenharias sociais, a mente gnóstica acredita que possui a fórmula mágica ou o conhecimento necessários para tornar possível a salvação do Homem na Terra e a criação de um paraíso celestial terrestre.
(1) O conhecimento científico, embora verificando dados que se tornam quase certos, produz teorias que são científicas precisamente porque não são certas: as teorias científicas são sistemas de ideias que trazem consigo a possibilidade da sua refutação e constituem crenças de um grau superior ― crenças que transportam a dúvida no seu próprio princípio.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Fascismo e Nazismo

"Não há mal nenhum em mudar de opinião. Contanto que seja para melhor." Winston Churchill

 

Fascismo e Nazismo

O que é totalitarismo?

O totalitarismo é uma forma de organização do Estado na qual todo o poder se concentra nas mãos de um pequeno grupo de pessoas, organizadas sob a forma de partido único. Esse partido conta geralmente com uma base de massas, mas apenas seus dirigentes têm poder de decisão. Os líderes intermediários ocupam postos na hierarquia do governo, de tal forma que a máquina do partido se confunde com o aparelho do Estado. Essa superposição entre a organização partidária e a administração do Estado só é possível porque o grupo no poder suprime todas as liberdades individuais e coletivas e instala um regime de terror total contra a nação. O Estado totalitário, portanto, é um Estado policial que exerce uma vigilância permanente sobre a vida cotidiana dos cidadãos, controlando até mesmo a vida pessoal e familiar dos indivíduos. Trata-se de um caso extremo de autoritarismo. Uma de suas principais características é o grande uso dos meios de comunicação de massa para difundir a ideologia do regime, exaltar o governo e a figura do líder. O chefe de um regime totalitário é o depositário de toda a ideologia, sendo encarado como um indivíduo excepcional, dotado de qualidades quase sobrenaturais.

 

Fascismo italiano

Aliados das nações vencedoras da Primeira Guerra Mundial, os italianos ficaram insatisfeitos com os resultados do conflito. Além das perdas materiais e humanas sofridas (cerca de 670 mil mortos e 1 milhão de feridos), a Itália não obteve as compensações territoriais desejadas, não conseguiu, por exemplo, anexar nenhuma das antigas colônias alemãs na África nem mesmo regiões mais próximas nos Bálcãs. Nessas circunstâncias, difundiu-se entre a população da Itália um profundo ressentimento contra as grandes potências democrático-liberais da Europa, ao qual vinha somar-se uma crescente insatisfação social em razão da inflação, da carestia e do desemprego decorrentes da guerra. Entre 1919 e 1920 cerca de 3 milhões de trabalhadores urbanos participaram de greves. Em Turim e outras cidades industriais, os operários ocupavam fábricas e tentavam colocá-las em funcionamento. O movimento foi reprimido, mas a sensação de que o governo havia perdido o controle da situação se generalizava entre as classes médias. Em meio a essas condições, em 1919 um ex-combatente chamado Benito Mussolini (1883-1944) fundou um grupo nacionalista de extrema direita conhecido como Fascio de Combattimento. Seu símbolo, um feixe de varas (fascio) atado à lâmina de um machado, havia sido também um dos emblemas do Império Romano. Com ele, Mussolini queria dizer que era preciso reconquistar o antigo poderio de Roma. Os Fasci de Combattimento espalharam-se pela Itália divulgando suas idéias ultranacionalistas, anticomunistas e antiliberais. Eles lutavam pela instauração de um governo forte e autoritário capaz de esmagar os grupos de esquerda (comunistas e socialistas) e de pôr um fim às greves e manifestações operárias, vistas por Mussolini como desordem.

Com cerca de 320 mil adeptos no início dos anos 1920, os Fasci de Combattimento contavam com milícias armadas e uniformizadas com camisas negras, que espalhavam o terror pelo país. Os integrantes dessas milícias, conhecidos como camisas-negras, assassinavam militantes de esquerda, dissolviam manifestações operárias e intimidavam políticos de orientação democrática, tudo sob os olhares complacentes do governo. Em 1921 os Fasci di Combattimento se unificaram em torno da autoridade de Mussolini e se constituíram em Partido Nacional Fascista. Sua base de apoio era formada, sobretudo por desempregados, ex-combatentes, pessoas das classes médias, além de industriais e proprietários de terra temerosos de que a Itália se transformasse em palco de uma revolução comunista. Nas eleições parlamentares de 1921, 35 fascistas foram eleitos deputados. Entre eles, Mussolini. Em 1922, numa demonstração de força, cerca de 30 mil camisas-negras, sob a chefia de Mussolini, invadiram a capital italiana, ocupando prédios públicos e estações ferroviárias. O episódio ficou conhecido como Marcha sobre Roma. Dois dias depois, o rei Vítor Emanuel III convidou Mussolini para ocupar o cargo de primeiro-ministro. O fascismo chegava ao poder. Entre 1922 e 1925 Mussolini governou juntamente com outras forças políticas. Gradativamente, porém, ampliou seus poderes e se impôs como verdadeiro ditador. O Parlamento perdeu sua autoridade e os partidos políticos, com exceção do Partido Nacional Fascista, foram extintos. Os prefeitos e chefes locais perderam seus cargos e foram substituídos por seguidores de Mussolini. Também foi criada uma polícia política secreta para perseguir opositores do regime, o que levou 300 mil pessoas a se refugiarem no exterior; o governo implantou forte censura aos meios de comunicação e suprimiu o direito de greve. Todas as organizações que não fossem fascistas tornaram-se ilegais. No início dos anos 1930, o duce (guia), como era conhecido Mussolini, já centralizava todo o poder.

                Os fascistas acreditavam ser fundamental doutrinar as crianças e jovens. Nas escolas e universidades os professores eram obrigados a exaltar as realizações do regime e aspectos da vida do duce. Também foram criadas organizações que promoviam festas, competições, acampamentos, atividades ao ar livre e que transmitiam aos jovens a ideologia fascista. Mussolini valeu-se dos meios de comunicação de massa para conquistar o apoio da população.  Para tanto, utilizou amplamente jornais, rádios e documentários que divulgavam os feitos de seu governo e cultuavam sua figura, mostrada como a de um homem enérgico, atlético e trabalhador.

Dois outros aspectos da política fascista contribuíram para sua afirmação entre a população italiana. O primeiro foi a intervenção maciça do Estado nas atividades econômicas. Isso ocorreu principalmente após o crash da Bolsa de Nova York, em 1929. Para debelar a crise, o Estado fascista lançou um amplo programa de obras públicas (estradas, pontes, etc.) e incentivou a produção de armas. Essas medidas fizeram baixar o desemprego. O segundo aspecto dessa política foi a instituição, em 1927, da Carta del Lavoro (Carta do Trabalho), na qual se combinavam concessões aos trabalhadores com medidas de controle policial sobre eles. A Carta estabelecia, por exemplo, o seguro contra acidentes de trabalho e a jornada de oito horas, mas proibia as greves e extinguia os sindicatos. Em 1935 Mussolini ordenou a invasão da Etiópia, único país africano, ao lado da Libéria, ainda não dominado pelos europeus. No ano seguinte, interveio na Guerra Civil Espanhola, enviando tropas em apoio às forças do general Francisco Franco (veja o boxe A Guerra Civil Espanhola). Os princípios fascistas não ficaram restritos à Itália. Com a consolidação do governo de Mussolini, começaram a surgir ditaduras de direita também em outros países da Europa, como Portugal, Hungria e Polônia. Foi nesse contexto que, em 1933, o nazismo chegou ao poder na Alemanha.

 

Os princípios do fascismo

Mussolini se definia como reacionário, antiparlamentarista, antidemocrático, antiliberal e anti-socialista. A doutrina fascista tinha aspectos originais. Seus princípios básicos eram:

 

v  Estado totalitário assentado sobre a força da massa popular, encarnada na mística do chefe;

 

v  Existência do indivíduo apenas como fração do Estado, em cuja grandeza devia encontrar sua própria exaltação;

 

v  Extinção da luta de classes: o Estado promoveria a solidariedade entre patrões e empregados, visando a maior produtividade; busca da grandeza italiana, num constante apelo às glórias do Império Romano, com exaltação da importância da guerra na formação das pessoas;

 

v  Identificação entre Estado, chefe de Estado e Partido Fascista.

 

Nazismo

                Ao terminar a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha entrou em uma crise de grandes proporções. Estimulados pela consolidação da Revolução Russa de 1917, os trabalhadores alemães saíam às ruas, os soldados se amotinavam. Com a abdicação do imperador Guilherme II, dois dias antes do armistício que pôs fim ao confronto mundial, líderes da oposição proclamaram a República e constituíram um governo provisório liderado pelo Partido Social-Democrata (socialista moderado). Em janeiro de 1919, operários, soldados e marinheiros tentaram tomar o poder por meio de uma insurreição armada. A frente da rebelião colocaram-se os socialistas da Liga Espartaquista, liderados por Rosa Luxemburgo (1871-1919) e Karl Liebkenecht (1871-1919). A revolta fracassou e, os dois líderes foram presos e executados. Nesse mesmo ano realizaram-se eleições para uma Assembléia Constituinte, reunida na cidade de Weimar. Nascia, assim, a chamada República de Weimar (1919-1933), primeira experiência democrática da história da Alemanha. Os primeiros anos da nova República foram extremamente difíceis. O país não tinha dinheiro para pagar as indenizações de guerra e sofria uma das maiores inflações de todos os tempos. O preço das mercadorias subia várias vezes no mesmo dia. Em abril de 1922, por exemplo, um dólar valia mil marcos; em setembro do ano seguinte, era equivalente a 350 milhões de marcos.

                A economia alemã só voltou a se estabilizar a partir de 1924, graças à injeção de capitais norte-americanos. Entretanto, a população continuou insatisfeita com os termos dos tratados de paz que puseram fim a Primeira Guerra Mundial. Esse sentimento de orgulho nacional ferido estimulou a formação de grupos ultranacionalistas que propunham a instauração de um governo forte, capaz de unificar os alemães e lutar pela recuperação da grandeza nacional.  Um desses grupos era o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (que, em alemão, daria origem à expressão nazista), formado em 1919. Liderado pelo austríaco Adolf Hitler (1889-1945), suas fileiras eram compostas por comerciantes arruinados pela crise, desempregados, ex-militares, etc. Da mesma forma que os fascistas italianos, os nazistas alemães também se organizavam em grupos paramilitares. Suas milícias eram conhecidas como SA, sigla em alemão para “tropas de assalto”. Além de reprimir violentamente os comunistas e os socialistas, as SA garantiam a segurança dos comícios nazistas.  Em novembro de 1923, inspirado na Marcha sobre Roma de Mussolini, Hitler tentou dar um golpe de Estado na cidade de Munique. A tentativa ou putsch de Munique, como ficou conhecida, fracassou e Hitler foi preso. Na cadeia, onde ficou por um ano, escreveu o livro Mein Kampf (Minha luta), no qual sistematizou a ideologia nazista. No livro, Hitler defendia a superioridade dos povos arianos, considerados puros pelos nazistas e dos quais descenderiam os alemães, sobre judeus, eslavos, ciganos, negros e outros grupos humanos. Para Hitler, os judeus seriam, juntamente com os comunistas, culpados por quase todos os males do mundo. O livro defendia ainda o direito dos alemães a um “espaço vital” ou seja, um território na Europa que reunisse os povos germânicos num só império.

                No início, o apoio a Hitler era pequeno. A partir de 1930, porém, a Grande Depressão iniciada com o crash da Bolsa de Nova York arruinou as classes médias e causou o desemprego de milhões de trabalhadores alemães. A crise aumentou ainda mais o sentimento de humilhação que atingia a população alemã desde 1918. Muitas pessoas passaram a ansiar pelo aparecimento de um líder carismático capaz de resgatar a “honra nacional” e de colocar a Alemanha outra vez entre as grandes potências. Com sua exaltação da “raça ariana”, Hitler parecia a muitos ser esse líder predestinado. O Partido Nazista passou, então, a crescer vertiginosamente. Assim, entre 1930 e 1932, o número de deputados nazistas no Parlamento alemão aumentou de 170 para 230. No ano seguinte, o presidente da Alemanha, marechal Paul von Hindenburg, convidou Hitler para ocupar o cargo de chanceler (primeiro-ministro) de seu governo. Morto Hindenburg em agosto de 1933, Hitler o substituiu no cargo de presidente e assumiu o título de Führer (chefe), dando início ao Terceiro Reich alemão (o Primeiro Reich foi o Sacro Império Romano-Germânico; e o Segundo, o da unificação alemã conquistada por Bismarck em 1870).

               

O terror nazista

 

Senhor absoluto do poder, Hitler anulou a Constituição de 1919, instituiu a censura e suspendeu os direitos e as garantias civis. Membros da Gestapo, a polícia secreta alemã, e das SS, tropa de elite nazista, passaram a perseguir, prender e torturar líderes religiosos, ciganos, homossexuais, judeus, líderes sindicais, comunistas e opositores em geral. Alcoólatras, doentes mentais e deficientes físicos eram internados à força e submetidos a cirurgias de esterilização. Muitos intelectuais, cientistas e artistas contrários ao nazismo viram-se obrigados a exilar-se no exterior, como o físico Albert Einstein (1879-1955), o dramaturgo Bertolt Brecht (1898-1956), o escritor Thomas Mann (1875-1955), e muitos outros. Os que decidiam permanecer corriam o risco de ser enviados a campos de concentração. Em 1933 havia nesses campos 40 mil presos políticos. A partir de 1934, o anti-semitismo tornou-se política oficial do Estado. Os judeus não podiam mais trabalhar em órgãos públicos, seus bens foram confiscados e eles ficaram proibidos de se casar com pessoas consideradas arianas. Além do terror, a propaganda sob os cuidados do ministro Joseph

Goebbels (1897-1945) teve papel fundamental para a consolidação do nazismo. A ideologia nazista era transmitida por meio de documentários cinematográficos, programas de rádio, pôsteres e cartazes. Os comícios de Hitler, que reuniam milhares de pessoas, eram minuciosamente preparados para demonstrar a grandeza do Führer e do povo alemão. Essa doutrinação também envolvia as crianças na sala de aula. Desde pequenas, elas aprendiam a ter orgulho de pertencer à raça ariana e a venerar e prestar obediência ao Führer. Com a recuperação econômica do país, a popularidade do regime cresceu. Essa recuperação foi obtida pela intervenção do Estado, que promoveu a realização de obras públicas, impulsionou a indústria de armamentos e estabeleceu formas de planejamento econômico. Grandes capitalistas internacionais e nacionais também ajudaram financeiramente o governo nazista.

Entusiasmado com o crescimento econômico, Hitler passou a violar as determinações do Tratado de Versalhes, que pôs fim a Primeira Guerra Mundial: remilitarizou a Alemanha e colocou em prática uma política expansionista. Abria caminho, assim, para a Segunda Guerra Mundial.

 

Juventude doutrinada

                Os meninos eram alistados aos 10 anos de idade: depois de passar por certas provas esportivas, entravam no Deutsch Jungvolk (Jovem Povo Alemão) por um período de quatro anos, ao longo do qual seus progressos físicos e ideológicos eram registrados em cademetas. Já as meninas, aos 10 anos entravam nas Jungmädel (Jovens virgens). No primeiro ano, meninos e meninas deviam estudar os “Deuses e heróis dos germanos”; no segundo, os “grandes alemães" (de Frederico, o Grande, a Bismarck); no terceiro, "Vinte anos de combate pela Alemanha” (os “anos de luta” do nazismo) no quarta, enfim, “Adolf Hitler e seus companheiros de luta” Aos 14 anos, os jovens entravam nas Juventudes Hitleristas; aos 18, outras estruturas do partido os esperavam: Frente do Trabalho, SA ou SS. A formação ideológica dos 14 aos 18 anos prosseguia por melo de cursos versando desde"o combate pelo Reich” até a “obra do Führer: Esses temas eram difundidos também pelas transmissões radiofônicas dedicadas à juventude.

                A suástica, uma espécie de cruz com os braços voltados para a direita foi adotada como emblema oficial do partido nazista e do Terceiro Reich. Ela foi criada séculos antes de Cristo, na Índia, por uma civilização indo-européia (os arianos), da qual, na concepção do nazismo, os alemães seriam descendentes.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Clio, Musa da História e da criatividade


Clio é uma das musas gregas que habitam o monte Hélicon, segundo a mitologia. A cultura do Ocidente está profundamente marcada pelo legado helênico, ou seja, pelos costumes e ensinamentos deixados pelos homens da Grécia Antiga. Esta, por sinal, é considerada o berço da civilização, de lá veio a ideia de organização e também a de democracia, tão citada atualmente. Na mitologia grega havia as musas, que eram deusas irmãs que viviam no monte Hélicon. Segundo a tradição, eram nove musas, filhas de Zeus com Mnemósine e que recebiam a assistência de Apolo para presidir as artes e as ciências e inspirar os governantes a estabelecer a paz entre os homens.

As musas eram festejadas a cada quatro anos no monte Hélicon e na Piéria. Inicialmente, inspiravam os poetas, mas, depois, passaram a influenciar todas as artes e ciências. Segundo Homero, as nove musas são: Clio, Euterpe, Talia, Melpômene, Terpsícore, Érato, Polímnia, Urânia e a líder de elas, Calíope. A mitologia grega alegava que as musas eram virgens ou, pelo menos, não casadas.

Entre essas nove musas está Clio, a musa da história e da criatividade. É conhecida por divulgar e celebrar as realizações. Por sua eloquência, ela é a fiadora das relações políticas entre homens e nações. As representações feitas pelos artistas de Clio a demonstra como uma jovem mulher coroada de louros que carrega na mão direita uma trombeta e na mão esquerda um livro de Tucídides. Em algumas ocasiões, as representações de Clio indicam que ela porta um pergaminho e uma pena, mas esses são atributos mais identificados com sua musa irmã Calíope.

O nome Clio significa “Proclamadora”. Ela é a grande deusa da História para os Historiadores. Embora seja uma referência ilustrativa, possui a capacidade de chamar para uma reflexão nos múltiplos domínios da História. Se considerarmos o livro que carrega em suas mãos, de Tucídides, nos remetemos a escrita da História, ou seja, nos atentamos para a historiografia e como se dá o relato das realizações. Por outro lado, há o outro objeto que Clio porta em suas mãos, que é a trombeta. Este sim é o responsável pela anunciação, o que pode-se entender como a fama do acontecimento, a fama da História.