domingo, 8 de novembro de 2020

A importância da escola e de estudar

 


 Autor: Professor Adilson Bauer Silva, graduado em Geografia e pós-graduado em Metodologia do Ensino em Geografia e História.

Vimos anteriormente que após a Revolução Industrial o acesso à educação por crianças e adolescentes começou se popularizou no mundo. Porém, recordando a última aula, ainda existem muitas diferenças entre viver e estudar em um país rico e fazer o mesmo em um país pobre. Quanto ao Brasil, a educação iniciou uma fase de grande expansão na década de 1990. A aprovação de leis especificas, a criação de programas e fundos e a elaboração de parâmetros[1] para a educação brasileira ajudaram a transformar o cenário educacional do país. No entanto, as condições de acesso e permanência continuam desiguais. E, de maneira geral, a qualidade do ensino deveria ser melhor. 

Lembre-se: A palavra escola representa aqui todas as escolas existentes, e não somente a nossa escola! Por que a escola é importante? Por que devo estudar? Estas são as questões que nos guiarão na aula de hoje. Levaremos em consideração a realidade do nosso país.

A importância da escola

Na maioria das vezes é o lugar mais frequentado do bairro, o mais conhecido da região. Mas qual é a importância da escola? Por que devemos cuidar dela? O primeiro ponto de destaque está no processo de ensino-aprendizagem, é na escola que aprendemos a ler, escrever, realizar operações matemáticas e desenvolvemos outras inúmeras habilidades[2] e competências[3] que nos ajudarão a interpretar textos, mapas e gráficos, a resolver problemas complexos, a compreender o pensamento da pessoas em diferentes épocas e lugares, a trabalhar em grupo, a conhecer nossa realidade e se manter critico diante dela, entre outras milhares de possibilidades... Enfim, é na escola que iremos adquirir grande parte do conhecimento que precisamos para viver.

E não para por aí! O segundo ponto de destaque encontra-se no fato de conhecermos e interagirmos com outras pessoas e de fazer amizades. A escola é um espaço para a interação e integração. Sendo também onde muitas crianças e adolescentes despertarão seu interesse por algo novo (músicas, jogos, profissões....). E terão seu primeiro contato real com o mundo.

O último ponto de destaque (do texto, mas não da realidade provavelmente) baseia-se no amparo socioeconômico que acontece por meio da escola. Através dela muitas crianças e adolescentes têm acesso a uma refeição de qualidade (a única para muitos discentes), programas de assistência social e de vacinação são divulgados e até roupas e alimentos podem ser distribuídos usando o espaço disponível na escola em tempos de crise.

E por que devemos cuidar da escola? Por tudo isso que foi colocado neste texto! 

Por que estudar?

Antes de tudo, devemos estudar para construir e ampliar nosso conhecimento. Trata-se de algo que ninguém terá como tirar de nós. Sabendo disto, vamos a próxima etapa. Você com certeza já ouviu a frase “Conhecimento é poder!”. Mas de qual “poder” estamos falando? Por enquanto, trataremos do poder de conseguir ver e obter as melhores oportunidades, do poder de ter mais possibilidades, do poder de realizar sonhos e ser mais feliz.

Quanto as oportunidades, quem estuda tem acesso aos melhores empregos e àqueles que podem pagar mais consequentemente. As estatísticas confirmam, a média salarial de quem possui ensino superior completo (“fez faculdade”) é maior que a média de quem cursou apenas o ensino básico[4].

Nas possibilidades, muitas vezes ter mais estudo poderá não garantir um salário realmente maior, mas te dará mais chances de conseguir um emprego. E dependendo da situação, você será capaz de escolher qual a melhor opção de trabalho.

Por último, porém não menos importante, se você possui mais possibilidades e pode ter acesso às melhores oportunidades de emprego, a realização de seus sonhos estará mais próxima, e como resultado disto, existe a tendência de você ser mais feliz também. E provavelmente você se preocupará menos com o futuro, quem tem mais estudo consegue uma estabilidade maior (ou seja, permanece mais tempo no mesmo serviço).


[1] Neste caso, orientações a serem seguidas por escolas e professores.

[2] De maneira simplificada, é saber fazer algo.

[3] De modo simples, conjunto de habilidades utilizadas para resolver determinada situação ou problema.

[4] O ensino básico no Brasil abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário