As pesquisas quantitativa e
qualitativa se definem a partir da abordagem do problema formulado, visando à
checagem das causas atribuídas a ele.
Na escolha do tema do
trabalho a ser desenvolvido, sabe-se que seu foco de estudo, seu objeto de
análise, partirá, necessariamente, de um problema. Imaginemos que você decida
compreender o fenômeno da falta de interesse dos alunos em relação a uma determinada
disciplina. Obviamente que você terá de escolher qual será o método que
utilizará para checar as causas envolvidas nessa problemática. Afirma-se, dessa
forma, que, dependendo da abordagem do problema, a pesquisa pode se classificar
como quantitativa ouqualitativa.
Continuemos, pois,
aproveitando os exemplos práticos. Suponhamos que a intenção do pesquisador
seja medir, quantificar, o grau de satisfação dos habitantes de uma determinada
cidade no que se refere à administração do prefeito atual. Para tanto, ele
teria de optar pela pesquisa quantitativa, haja vista que ela se traduz por
tudo aquilo que pode ser quantificável, ou seja, ele iria traduzir em números
as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e,
posteriormente, chegar a uma conclusão.
Partindo do princípio de que
essa modalidade requer o uso de estatísticas e de recursos, como, por exemplo,
percentagens, média, mediana, coeficiente de correlação, entre outros, como o
objetivo é o de apurar as opiniões explícitas dos entrevistados, o questionário
representa um dos meios mais eficazes para testar de forma precisa as hipóteses
levantadas. Por meio de questões do tipo “fechadas”, apresenta-se um conjunto
de alternativas de respostas no intuito de se obter aquela que melhor representa
o ponto de vista da pessoa entrevistada. Ao delinear de forma precisa e clara o
que se deseja, tal procedimento garante uniformidade de entendimento por parte
dos entrevistados, o que contribui para a eficácia, a precisão e a padronização
dos resultados.
Mediante tais postulados,
consideram-se relevantes alguns procedimentos, entre eles:
* Quais serão os objetivos a
serem alcançados com a pesquisa?
* A população e a amostragem
já se encontram definidas?
* Os questionários foram
elaborados a partir de um critério estruturado, com base em perguntas claras e
objetivas?
* O campo da coleta de dados
já foi definido, ou seja, qual o local escolhido para aplicar o teste: nas
residências, em um ambiente público, em uma empresa?
* Processamento dos dados (tabulação):
as informações colhidas fornecem base suficiente para que sejam analisadas?
* Todos esses pressupostos,
uma vez materializados, contribuirão para que a apresentação dos resultados se
dê de forma precisa.
A pesquisa qualitativa é
traduzida por aquilo que não pode ser mensurável, pois a realidade e o sujeito
são elementos indissociáveis. Assim sendo, quando se trata do sujeito, levam-se
em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades. Tais pormenores
não podem ser traduzidos em números quantificáveis.
Voltemos ao primeiro exemplo
citado, cuja intenção é analisar as causas do desinteresse dos alunos em
relação a uma determinada disciplina. Certamente que todo esse processo contará
com a participação mais efetiva do pesquisador, ou seja, ele terá que observar
o fenômeno mais de perto, isto é, deslocar-se para a escola e presenciar as
aulas daquele professor regente da disciplina em questão. No caso do
questionário aplicado aos alunos, é claro que opiniões irão divergir – dada a
individualidade do ser humano.
Com base nesses princípios,
afirma-se que a pesquisa qualitativa tem um caráter exploratório, uma vez que
estimula o entrevistado a pensar e a se expressar livremente sobre o assunto em
questão. Na pesquisa qualitativa, os dados, em vez de serem tabulados, de forma
a apresentar um resultado preciso, são retratados por meio de relatórios,
levando-se em conta aspectos tidos como relevantes, como as opiniões e
comentários do público entrevistado.
Diante do exposto, há que se
considerar que ambas as modalidades não podem ser consideradas como
excludentes, ao contrário, apenas se distinguem por apresentarem funções
específicas.
Publicado por: Vânia Maria
do Nascimento Duarte
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