O Positivismo de Comte é a corrente
filosófica que promove e estrutura o último estágio de desenvolvimento que a
humanidade teria atingido, de acordo com sua teoria. Comte usa o termo
filosofia tal como Aristóteles, i.e., como definição do sistema geral de
conhecimento humano. Descarta conhecimentos que não possam ser comprovados
experimentalmente. Compreende não apenas uma teoria da ciência, mas também uma
concepção de história e proposta de reforma da sociedade e da religião.
Positivismo em sentido amplo designa teoria que exclua toda e qualquer negação
e afirme apenas o idêntico.
O termo positivo é usado
significando real, por oposição ao quimérico, o útil em oposição ao ocioso.
Significa também o contrário de negativo e indica tendência de substituir o
absoluto pelo relativo.
A Lei dos Três Estados Comte
afirma ter descoberto uma grande lei fundamental segundo a qual o espírito dos
indivíduos (e da humanidade, e das ciências) atravessa um estado teológico (em
que se acredita-se que fenômenos são obra de agentes sobrenaturais), um estado
metafísico (em que agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas)
e um estado positivo (em que se limita a expor fenômenos e suas inter-relações)
. É somente no terceiro estado que se realiza o verdadeiro espírito científico
ou positivo, que se atém à observação dos fatos, à racionalização sobre eles, e
à busca de suas leis (suas relações invariáveis).
Comte afirma que
o espírito positivo está tão afastado do empirismo (que é uma
“estéril acumulação de fatos) quanto do misticismo. Somente existe ciência
quando se conhecem os fenômenos por suas relações constantes de concomitância e
sucessão (i.e., suas leis), acarretando possibilidade de previsão
racional.
Comte afirma que
o conhecimento é incompleto e relativo, em oposição às propostas
metafísicas do absoluto.
Ciência é a forma de
conhecimento que: (a) tem certeza sensível de observação sistemática e certeza
metódica de acesso aos dados fenômenos estudados; (b) relaciona fenômenos a
princípios; (c) busca relações de concomitância e sucessão entre
fenômenos,i.e., busca suas leis. O fim da Filosofia é a organização das
ciências.
Critérios de
Classificação das Ciências (a) ordem cronológica de seu
aparecimento; (b) complexidade crescente de cada uma das ciências; (c)
generalidade decrescente; (d) dependência mútua entre estudos científicos.
Ciências em Estado
Positivo Astronomia; Física; Química; Filosofia; Sociologia (Física
Social).
Quanto mais simples é uma ciência, mais rápido entra no estado positivo.
Sociologia ou Física
Social é a mais importante das ciências. Constitui o resumo e o
coroamento das demais que a precedem. Significa o ponto de partida da moral,
política e da religião.
Moral, Política e
Religião Positivas: (a) estática social, estuda a harmonia das condições de
existência e estabelece a ordem social; (b) dinâmica social, estuda
o desenvolvimento ordenado da sociedade e estabelece as leis do progresso.
É com Ordem e Progresso que Comte procura superar as duas principais
correntes políticas de seu tempo. A corrente conservadora argumentava que os
problemas existentes na sociedade emanavam da destruição da ordem anterior
(ordem medieval, aristocrática). A corrente progressista achava que os
problemas eram originados pela não ruptura total com a ordem anterior. Comte
afirma que sem ordem não há progresso, que é o desenvolvimento da própria
ordem. Há complementaridade entre ordem e progresso, visando restaurar a
unidade social. Idéia-chave “amor por princípio, ordem por base, progresso por
fim”.
A Moral de Comte é geralmente
conhecida por suas teses mais populares: altruísmo (viver para outrem), ou
negação dos direitos em favor dos deveres, ou a crítica à liberdade de
consciência. A moral deveria despertar nos súditos sentimentos de obediência e
sujeição, e nos governantes, responsabilidade no exercício da autoridade. Os
ricos deveriam administrar perfeitamente seus bens, e os pobres deveriam
satisfazer-se com sua posição social. Nem a economia, nem a política poderiam
ser vistas separadamente da moral.
Religião da Humanidade como Grande Ser
consiste em ordenar cada natureza individual e religar todas as
individualidades. Prega a comunhão de todos os homens no tempo e no espaço.
Influenciada pelos sacramentos católico-romanos, com culto à mulher,
centralização em Paris, formulação de novo calendário. O calendário positivista
inclui dias santos para “louvar” pensadores como Descartes.
Heranças do Positivismo
atualmente desprezo pela metafísica; valorização do fato, da
experiência e da prova; confiança sem reservas na ciência; forma “científica”
aos estudos sociais; sociedade prevista e controlada em todos os níveis.
Correntes Positivistas Ortodoxa é
minoritária e adota a parte religiosa. Heterodoxa é a
majoritária, adota apenas parte filosófico-política.
Positivismo no Brasil participação
na Proclamação da República (1889) e Constituição de 1891, mote “Ordem e
Progresso” na bandeira. Separação da Igreja e do Estado, decreto de feriados,
casamento civil, exercício das liberdades religiosa e profissional, fim do
anonimato da imprensa, reforma educacional (proposta por Benjamin Constant).
Ponto Fraco da Teoria
Científica de Comte desconsidera procedimentos hipotéticos e dedutivos,
portanto sua metodologia torna-se fraca.
Julian Szymański
ALGUMAS MÁXIMAS DE
AUGUSTE COMTE:
Amor por princípio, a
ordem por base e o progresso por fim.
Ordem e progresso.
Viver para outrém.
Viver às claras.
A Família, a Pátria,
a Humanidade.
O progresso é o
desenvolvimento da ordem.
O homem se torna cada
vez mais e mais religioso.
Amar, pensar, agir.
Tudo é relativo, eis
o único princípio absoluto.
Saber para prever, a
fim de prover.
Induzir para deduzir,
a fim de construir.
Os vivos são cada vez
mais governados pelas culturas deixadas pelos mortos.
O espírito deve ser
sempre o ministro do coração, jamais o seu escravo.
Agir por afeição e
pensar para agir.
A submissão é a base
do aperfeiçoamento.
Os mais nobres
fenômenos são sempre subordinados aos fenômenos mais grosseiros.
Conheça-te a ti mesmo
para melhorares.
O homem ficará cada
vez mais subordinado a humanidade.
O homem resume nele
todas as leis do mundo.
O joelho do homem
jamais se dobrará se não diante da mulher honrada e amada e não feminista.
Saber não maximizar
os detalhes para melhor utilizar o conjunto.
A ordem continuará
retrógrada, enquanto que o progresso continuará anárquico.
Ninguém possui outro
direito se não de fazer sempre o seu dever.
Satisfazer os pobres
mas mantendo os ricos.
Cansa-se de pensar e
mesmo de agir, mas não se cansa nunca de amar.
Caso seja o coração
que deva colocar as questões, é sempre o espírito que deve responder.
A ciência real deve
chegar a sã filosofia e esta ser capaz por sua vez fundar a verdadeira
religião.
Toda tendência a
dominar os estudos superiores pelos inferiores, deve desaparecer, como prova de
imoralidade e como sinal de incapacidade.
Não é somente para
modificar a ordem universal que nós necessitamos conhecê-la, nós a estudamos,
sobretudo para usá-la dignamente.
Não existe, como
princípio, família sem sociedade, como sociedade sem família.
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