O
presente trabalho tem por objetivo apresentar uma crítica reflexiva sobre o
filme ‘Um Sonho Possível’ e a relação dos acontecimentos do filme com os
estudos piagetianos.
Toda
a trama cinematográfica aborda a vida de Michael Oher, um jovem que foi tirado
de sua mãe quando tinha sete anos de idade, pois a mesma era usuária de crack. Seu
pai suicidou-se, mas ele nunca possuiu uma relação com ele, seu irmão Marcos de
quem ele lembra-se que foi separado pelo Estado, quando este interveio em sua
família é o único membro da família que ele conhece o paradeiro. Michael não
foi nem ao menos registrado e apresenta um QI de 80, muito baixo. Michael é
tirado de sua mãe Denise e separado do seu irmão Marcos em um período
importante de sua vida quando a criança está entrando no Período operatório.
Piaget diz que em torno dos sete anos o pensamento da criança torna-se lógico,
com características de reversibilidade. Inicialmente esta lógica é aplicada a
problemas que existem, problemas concretos. Depois se transformam em operações
mentais. Michael nessa fase já era capaz de tomar decisões cognitivas e
lógicas, apresentando argumentos corretos, essa análise explica as recordações
traumáticas do momento em que foi tirado de sua família, pois Michael podia
decidir por si mesmo e por mais difícil que fosse a vida com sua mãe, ele
queria ficar junto a ela e ao seu irmão.
No
decorrer do filme Michael Oher é adotado pela família Tuohy e começa há
perceber o amor de mãe vindo da Leigh Anne que também apresenta ao próprio
Michael suas qualidades como jogador de Futebol Americano. Com base em Piaget que distingue em três
características básicas da inteligência operatória: a descentração, a
conservação e a reversibilidade, podemos, observar que Michael tinha sido
marcado pelas transformações sucessivas que ocorrem em sua existência e possuía
consciência e compreensão das relações que se estabeleceram entre os diferentes
eventos de sua vida desde que foi tirado de sua mãe e irmão, características da
inteligência operatória de descentração. Ele achava que sua capacidade era
limitada, pois foi assim colocado para ele. Michael demonstra habilidade de
responder as questões oralmente, mas muitas dificuldades em fazer o mesmo pela
forma escrita. É essência para a escrita e matemática à necessidade do
principio piagetiano de inteligência operatória da conservação. As palavras têm
uma forma de escrever e os cálculos também seguem regras para isso é essencial à
conservação. Vemos que o personagem mostra um desenvolvimento deficitário nessa
etapa de sua vida, sejam pelos traumas sofridos na infância ou pelo desprezo,
preconceito e abandono ocorridos pela indiferença da sociedade para com ele.
Michael
tem um forte instinto protetor que é aparente tanto no seu convívio com a
família Tuohy como no teste de aptidão que realiza. O protagonista começa a
jogar para o time futebol da escola e devido ao seu instinto protetor consegue
grande destaque junto ao grupo. Aqui podemos relacionar com o que ensina
Piaget, que com o desenvolvimento da moral e da afetividade a criança passa a
perceber que o importante no jogo, está no fato de jogar pelo prazer da
convivência ou jogo social. Michael tem a oportunidade de demonstrar sua grande
aptidão na adolescência, mas isso já estava inerente em seu desenvolvimento
cognitivo desde a infância.
Autor: Leandro Claudir. Criador e administrador do Projeto Construindo
História Hoje e Acadêmico de História.
COPYRIGHT ©
Copyright © construindohistoriahoje.blogspot.com.br Você pode republicar este
artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja
alterado e seja claramente atribuído a “Construindo História Hoje”. Qualquer site que
publique textos completos ou grandes partes de artigos de Construindo História Hoje tem a obrigação
adicional de incluir um link ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido
para citações. A republicação de artigos de Construindo História Hoje
que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e
seus atributos de direitos autorais.
Você quer saber mais?
MENDES, Tania Maria Scuro (Org);
LEHENBAUER, Silvana; MORAES, Haydeé Nascimento de. Cadernos Universitários:
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Canoas: Editora da Ulbra,
2012.
HANCOCK, John Lee. Um Sonho Possível.
[Filme-vídeo]. Produção de Broderick Johnson e Andrew A. Kosove, direção de
Johan Lee Hancock. 2009, 1 DVD, 128 min.
(E-BOOKS PARA DOWNLOAD)
(REDE SOCIAL BADOO)
(AGREGADOR DELICIOUS)
(COMUNIDADE CHH NO DIHITT)
(COMUNIDADE DE NOTÍCIAS DIHITT)
(PÁGINA NO TUMBLR)
(REDE SOCIAL ASK)
(REDE SOCIAL VK)
(REDE SOCIAL STUMBLEUPON)
(REDE SOCIAL LINKED IN)
(REDE SOCIAL INSTAGRAM)
(ALBUM WEB PICASA)
(REDE
SOCIAL FOURSQUARE)
(ALBUM NO FLICKR)
(CANAL NO YOUTUBE)
(MINI BLOGUE TWITTER)
(REDE SOCIAL BEHANCE)
(REDE SOCIAL PINTEREST)
(REDE SOCIAL MYSPACE)
(BLOGUE WORDPRESS HISTORIADOR NÃO MARXISTA)
(BLOGUE LIVE
JOURNAL LEANDRO CLAUDIR)
(BLOGUE BLOGSPOT CONSTRUINDO
PENSAMENTOS HOJE)
(BLOGUE WORDPRESS O
CONSTRUTOR DA HISTÓRIA)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O CAPITALISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT
DESCONSTRUINDO O COMUNISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O
NAZISMO)
(BLOGUE WORDPRESS
CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(BLOGUE BLOSPOT CONTATO)
(REDE SOCIAL FACEBOOK
CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(REDE SOCIAL FACEBOOK LEANDRO HISTORIADOR)
(REDE SOCIAL GOOGLE + CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(MARCADOR DICAS DE LEITURA)
(MARCADOR ARQUEOLOGIA)
(MARCADOR ÁFRICA)
(MARCADOR ANTIGUIDADE)
(MARCADOR PERSONAGENS DA HISTÓRIA)
(MARCADOR HISTÓRIA DO BRASIL)
(MARCADOR FÉ)
(MARCADOR COMUNISMO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário