Construção
da Ponte do Guaíba. Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisdnP__Qb2AMIDLOrhjca4cvDwK2_a2DFacCsqI-p6yTM21UmQltIOLOeYOHzwQjh3b1kVEShUq929d_WgtEn_Oppy6cBTEwXU_jTB9ZUJL3Ot-xKy3WAHlZ6KSk-lQ8zWR1kiMXivfSE/s1600/ponteaviao.jpg
Amigos
Construtores, o estudo da história seja ela regional nacional ou internacional
é uma arma que pode ser usada para afirmar valores nas crianças e jovens ou até mesmo
destruir valores
e crenças em nossos futuros cidadãos. Para ilustrar o texto trago as imagens da
construção da ponte sobre o Rio Guaíba datada de 1958, que trouxe grande
desenvolvimento para Grande Porto Alegre por facilitar o acesso à região.
Quando
é passado para um jovem em sala de aula a história de seu país com seus heróis
e seus feitos gloriosos que conduziram a sociedade a condições melhores de
vida. Esse cidadão em construção sentirá
que ele é parte dos acontecimentos citados, pois ele é brasileiro e se identificará com os
feitos de seus compatriotas.
Ao
levar questões
locais da realidade de nossos cidadãos ao momento histórico que esta sendo
tratado trará uma identificação pessoal com os heróis e suas lutas
em suas épocas. A questão é realizarmos essa identificação com o passado por
meio do presente, mas com a visão da época para os fatos. Porque não podemos
olhar, por exemplo, para a década de 30 do século
XX, aonde eventos como a quebra da bolsa de valores de New York levou a
Grande Depressão, a revolução de 30 no Brasil encabeçada por Getúlio Vargas
agitava a vida política nacional, a ascensão dos regimes fascistas na Europa
que levaria a Segunda
Guerra Mundial com a visão do século
XXI. Agindo assim estaremos pecando com os fatos tratados, pois agora
podemos ver o todo dos eventos, mas na época tratada ninguém tinha como saber
com exatidão aonde os eventos chegaria.
Construção
da Ponte do Guaíba. Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTlgmPArd61IMXuvdOD5OMNFejmahiAUvYpzpcpN2JeSyDUCLZXY11zHLEuv3ndU8-jTBpiN941nzWgEnBJo8o4-oWBvyai0pI3qKd-hcYiKYQYTJIpHoXP0picGDWgniWcpPALc0wf0k/s400/ponteemu.jpg
Em
uma realidade presente devemos olhar para o passado de forma a nos identificarmos com
os problemas que afligiam os cidadãos da época, mesmo que muitos
problemas sejam semelhantes aos atuais o contexto era diferente. Exemplifico o nacionalismo para fins de um Estado
forte da década de 30, onde uniformes, hinos, marchas moviam pessoas não só no
Brasil, mas no mundo todo.
Hoje
em dia as questões
psicológicas em relação ao uso desses artifícios para fim de
atividade talvez recebam resistência, pois está fora de contexto, mas muitas
das soluções propostas para um Estado forte não!
O
mais importante é entendermos que devemos construir nos jovens uma noção de
respeito às realidades históricas e aos momentos históricos seguidos de pontos
de identificação históricos onde os jovens cidadãos saberão interpretar as
fontes pelos meios de sua realidade.
O
desestimulo pelo estudo da história entre os jovens deve-se muito a ausência de
identificação com os personagens históricos.
Saber o porquê de o personagem histórico
agir de tal forma?
Saber de onde veio o personagem
histórico? Sua cidade natal, aonde cresceu?
Quando se desenvolveu suas atividades? O
contexto a nível municipal, estadual e federal.
Acredito
que respondendo a essas questões teremos jovens cidadãos com ligações pessoais
com os personagens históricos. A questão inerente ao momento é que o historiador não deve
viver do passado, mas da construção do passado por meio da identificação com o
passado. Aplicando-se a construção diante da identificação teremos a
compreensão mais clara e objetiva aos jovens cidadãos que não sabem, mas os
“ídolos” que precisam não são os cantores da “hora” ou o estilista da moda
atual ou o ator estrangeiro que nada entende de sua realidade. Porque
entenderam que seus ídolos são aqueles que no passado construíram eventos que
conduziram nossa sociedade ao presente momento porque cada agente da história colocou
uma pedra no muro de nossa realidade atual. Uns mais outros menos, uns para
melhor outros para pior, mas o certo é
que não houve nenhum movimento humano que não tenha deixado raízes, apenas
existem aqueles mais ou menos valorizados pela sociedade em grande parte pelo
desconhecimento de sua importância na construção de nossa identidade atual.
25/09/2013
Leandro Claudir é criador
e administrador do Projeto Construindo História Hoje e Acadêmico de História
pela Universidade Luterana do Brasil.
COPYRIGHT ©
Copyright © construindohistoriahoje.blogspot.com. Você
pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto
que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Construindo
História Hoje”. Qualquer site que publique textos completos
ou grandes partes de artigos de Construindo
História Hoje tem a obrigação adicional de incluir um link
ativo para http:/www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br. O link não é exigido para citações. A
republicação de artigos de Construindo História Hoje que são originários de
outras fontes está sujeita às condições dessas fontes e seus atributos de
direitos autorais.
Você quer saber mais?
(COMUNIDADE CHH NO DIHITT)
(COMUNIDADE DE
NOTÍCIAS DIHITT)
(PÁGINA NO TUMBLR)
(REDE SOCIAL ASK)
(REDE SOCIAL VK)
(REDE SOCIAL STUMBLEUPON)
(REDE
SOCIAL LINKED IN)
(REDE SOCIAL INSTAGRAM)
(ALBUM WEB PICASA)
(REDE
SOCIAL FOURSQUARE)
(ALBUM NO FLICKR)
(CANAL NO YOUTUBE)
(MINI BLOGUE TWITTER)
(REDE SOCIAL BEHANCE)
(REDE SOCIAL PINTEREST)
(REDE SOCIAL MYSPACE)
(BLOGUE WORDPRESS HISTORIADOR NÃO MARXISTA)
(BLOGUE LIVE JOURNAL LEANDRO CLAUDIR)
(BLOGUE BLOGSPOT CONSTRUINDO PENSAMENTOS HOJE)
(BLOGUE WORDPRESS O CONSTRUTOR DA HISTÓRIA)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O CAPITALISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O COMUNISMO)
(BLOGUE BLOGSPOT DESCONSTRUINDO O NAZISMO)
(BLOGUE WORDPRESS CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(BLOGUE BLOSPOT
CONTATO)
(REDE SOCIAL FACEBOOK CONSTRUINDO
HISTÓRIA HOJE)
(REDE SOCIAL FACEBOOK LEANDRO HISTORIADOR)
(REDE SOCIAL GOOGLE + CONSTRUINDO HISTÓRIA HOJE)
(MARCADOR DICAS DE LEITURA)
(MARCADOR GERAL)
(MARCADOR PESSOAL)
(MARCADOR ARQUEOLOGIA)
(MARCADOR ÁFRICA)
(MARCADOR ANTIGUIDADE)
(MARCADOR PERSONAGENS DA HISTÓRIA)
(MARCADOR HISTÓRIA DO BRASIL)
(MARCADOR FÉ)
(MARCADOR COMUNISMO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário