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segunda-feira, 28 de novembro de 2011

LUTERO DESEJAVA FORMAR UMA NOVA IGREJA.?


PX: O monograma de Cristo formado por duas letras do alfabeto grego X (chi) e P (ro) que entrelaçadas formam as primeiras duas letras da palavra grega “Christos”

A Igreja luterana sempre levou a sério essa acusação. Mas e quanto aos pais de nossa igreja fizeram para evitar o cisma!
Que concessões eles estavam preparados a fazer para evitar uma divisão da igreja.

Cada linha da confissão de Augsburgo registra seu desejo de um acordo com Roma. Lutero estava disposto a ir mais longe, quase, do que permissível para marcar as fronteiras que a distingue.A Confissão de Augsburgo foi escrita em completo tom conciliador.Embora fosse capaz de aceitá-la como uma expressão da doutrina evangélica pura.Martinho Lutero estava cheio de ansiedade para que essa política de conciliação não terminasse numa traição ao evangelho.De fato depois da morte de Lutero, houver realmente o perigo de que Melanchthom pudesse sacrificar toda a reforma a fim de salvar a unidade da igreja ocidental.

E ainda assim a emergente igreja luterana não teve ocasião de envergonhar-se desse desejo de paz. Há um significado profundo em sua recusa, nesse caso, de seguir incondicionalmente o reformador e seu temperamento impetuoso. Ela demonstrou com isso quão seriamente preocupada ela estava em preservar a unidade exterior da igreja, assim como o fato de que essa unidade perturbada no século XVI pesou sobre o seu coração através de todo o curso de sua história posterior.A igreja luterana nunca acreditou que a ruptura da cristandade ocidental foi um processo necessário e conveniente. Pois transformou o mundo eclesiástico unido da Idade Média em várias formas de piedade e procedimentos cuja variedade é legítima, mas também introduziu um conflito entre doutrinas.

Erro e pecado devem ser incluídos entre as causas de fato, as causas mais importantes da divisão. Nem a igreja luterana tentou alguma vez minimizar a importância da divisão afirmando que ela afetou somente a igreja externa ou “empírica”, quanto a verdadeira igreja, a única santa igreja cristã que nós confessamos no credo, permaneceu intocada.Com certeza nós mortais não podemos dividir a UNA SANCTA, o corpo de Cristo, por nosso erro e nosso pecado.Mas nós podemos abandonar essa verdadeira igreja talvez sem sabê-lo.

O que parece uma divisão externa, pode ser apostasia.Pois a Igreja verdadeira, a igreja da fé, não está relacionada com a forma concreta da igreja histórica como uma idéia está relacionada com seu modo de expressão.Nós não estamos professando fé em uma idéia quando confessamos: EU CREIO NA SANTA IGREJA CRISTÃ.Nós luteranos acreditamos que essa igreja não é imaginária , mas sim tem uma igreja onde os santos vivem, está permanece verdadeiramente sobre a terra.

"Crer nesta igreja significa crê que, EM, COM E SOB as manifestações da igreja histórica, a UNA SANCTA, o corpo de Cristo, está oculto, e mesmo assim presente, no mundo como uma realidade."

A igreja até se obriga, a reconhecer que a verdadeira igreja de Cristo poderia também ser encontrada na Igreja Romana.Assim a emergente igreja luterana declarou repetidamente em Augsburgo em 1530:

A incansável busca cristã pela reconciliação entre as Igrejas na UNA SANCTA.

“Que é o nosso maior desejo manter o governo da Igreja antiga e os graus na igreja, muito embora eles tenham sido feitos por autoridade humana, desde que os bispos permitam a nossa doutrina e recebam nossos sacerdotes.”

Mas os sacerdotes romanos não fizeram o mínimo esforço para entender as idéias da Reforma ou pelo menos aplicar PARTICULA VERI quem em toda heresia tem algo de verdadeiro que a igreja deixou escapar.Assim, os evangélicos foram confrontados com uma escolha.

Eles tinham que obedecer ou ao papa, ou a palavra de Deus. Eles tinham que renunciar ou a doutrina pura do Evangelho, ou a comunhão eclesiástica exterior com o bispo de Roma e seus seguidores.Depois de terem tentado o máximo para evitar o escândalo de uma ruptura aberta, depois de terem oferecido fazer qualquer sacrifício menos o de abandonar o evangelho, eles escolheram tolerar a excomunhão do papa e o anátema do Concílio de Trento.Mas eles nunca reconheceram sua exclusão da Igreja Católica. Pelo contrario eles se consideravam a si mesmo membros da igreja “Católica” para sua igreja e ensino, mesmo quando tiveram que estabelecer igrejas inteiramente novas.Embora o uso coloquial tenha mudado, e o termo “Católica” tenha se tornado a designação popular para o corpo que é adequadamente chamado de “Igreja Romana”. A Igreja Evangélica Luterana, nunca renunciou ao seu direito a esse nome.

Você quer saber mais?


SASSE, Hermann. Aqui Nos Firmamos: Natureza e Caráter Da Fé Luterana. Canoas, Editora da Ulbra, 2008.

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8 comentários:

  1. Ai está a prova de que entendimento e união deveriam estar presentes em todas as religiões. Para que haver divisões e outros interesses escusos?
    Quanto a mim, ando um pouco sumido, mas é porque minha agenda anda lotada com escola, estudos para mestrado, etc. Mas sempre darei um jeitinho para aparecer por aqui. Abraços!

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  2. Ótimo seu espaço Leandro CHH, parabéns. Já estou seguindo o seu blog e como disse no seu comentário em www.espiraistempo.com.br (Novíssimo Endereço). Vamos trocando figurinhas e propagando a história por ai.

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  3. Oi Leandro, tudo bem meu amigo, obrigada pela presença no Face. Achei esclarecedor seu texto sobre uma nova Igreja luterana.Pra ser sincero não sei quase nada a respeito desse assunto...Mas acho uma desigualdade muito grande nas religiões.
    Existem muitas divisões nas igrejas, sendo que todos tem o mesmo objetivo em pregar a palavra de Deus. Porque em vez de dividir, não unir-se. Abraço meu amigo e ótima semana.

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  4. Hola Leandro, ya no nos hemos dicho nada más y me extraña.
    Nos has escrito una excelente exposición de una realidad que dura siglos. La división es inherente al hombre, le cuesta mantener la unidad, se escapa de su ente.
    Pero no hay que perder la esperanza.La iglesia solo es un cunado sea Cristo quien la presida.
    Te dejo mi ternura
    Sor.Cecilia

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  5. Com toda certeza Professor Adinalzir. O bom senso deve falar mais alto quando as questões envolviddas são relacionadas a fé. Cujo tema é muito delicado, pois abrange opiniões pessoais muito delicadas.
    Valeu,
    Leandro CHH

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  6. Muito obrigado amigos da Espirais do Tempo!!! Com toda certeza podemos trocar informações para o enriquecimento de ambos os trabalhos e de toda nossa sociedade (humildemente é claro). Fazemos nossa parte amigo.
    Saudações cordiais,
    Leandro CHH

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  7. Olá minha amiga Smareis, eu estou bem! Sua presença aqui somente enriquece esse humilde espaço.
    Concordo contigo, a maioria das igrejas existentes hoje no Brasil, não tem razão de ser, pois suas confissões estão presentes em outras muito mais antigas das quais poderiam fazer parte.
    O problema é que criar Igrejas no Brasil tornou-se um negocio lucrativo como criar legendas de partido sem razão de ser.
    Um grande abraço,
    Leandro CHH

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  8. Querida hermana Cecilia, pronto estará visitando su espacio interesante. Estoy muy feliz cada vez que reciben su visita. Las divisiones son las que usted dice es el hombre, pero Dios va a acusar a los que juegan con sus hijos y vivir la creación de la placa de la iglesia sin razón alguna.
    Abrazos,
    Leandro CHH

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