sábado, 6 de novembro de 2010

Batalhão de Operações Especiais Tropa de Elite da Brigada Militar/RS

PATRES

"Ao ingressar na Brigada Militar do Estado do RS, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral, dedicar-me inteiramente ao serviço policial militar, a manutenção da ordem pública e a segurança da comunidade, mesmo com o sacrifício da própria vida".

Unidade de elite da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, o Batalhão de Operações Especiais está sediado em Porto Alegre, fundado há 45 anos.

Por doutrina operacional da Brigada Militar, todas as atividades que diferem do policiamento ostensivo são designadas como de operações especiais. Por isso, o BOE é formado por unidades de Choque, Batedores Motociclistas, Patrulhas Especiais, Canil e por um Grupo de Ações Táticas Especiais, que realizam inúmeras missões, entra elas: escolta de dignitários, guardas de honra, patrulhas especiais de segurança, escolta de valores e de presos, operações contra distúrbios e motins em penitenciárias, sequestro com reféns, atirador de elite, busca e localização de artefatos explosivos, apoio as reintegrações de posse, busca e localização de tóxicos - com cães – e é responsável pelo policiamento interno nos Estádios de Futebol de Porto Alegre, além de apoiar as unidades do policiamento ostensivo.

As Patrulhas Especiais compõem os mais poderosos efetivos de combate à criminalidade do BOE. Sua missão principal é realizar o policiamento repressivo, que em parte, se assemelha ao realizado pelo BOPE e retratado no filme Tropa de Elite. Através de dados de Inteligência, as PATRES são informadas sobre os locais de esconderijo de quadrilhas, armas, munições, drogas e de criminosos procurados e de alta periculosidade, para onde são enviadas com intuito de impor o cumprimento da Lei e combater de forma contundente - dentro da legislação e respeitando as regras de engajamento - as atividades ilícitas.

As PATRES são compostas por dez viaturas Blazer, com quatro tripulantes cada uma, e estão equipadas com fuzis semi-automáticos SAR-48 7.62mm (destinados ao combate urbano), metralhadoras MT 40, fuzis MD97 5,56mm, pistolas Ponto 40 e espingardas calibre 12.

Você quer saber mais?

www.brigadamilitar.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário