-

-

quinta-feira, 22 de março de 2012

“Letreiro e busto de Plínio Salgado são retirados de Biblioteca Municipal de São Bento de Sapucaí -SP”

No dia 14 de fevereiro de 2011, o vereador Hermes Rodrigues Nery – PHS através do requerimento n°07/2011solicitou ao Prefeito Municipal Ildefonso Mendes Neto - PSDB, informações referentes à retirada do letreiro afixado no prédio da Biblioteca Municipal, bem como o destino dado ao busto de Plinio Salgado, que se encontrava no local e possuía a função de homenagear um dos principais personagens da história desta pequena cidade paulista, local no qual iniciou sua carreira como jornalista, no semanário Correio de São Bento, em 1916, alcançando projeção de destaque na politica regional e participando posteriormente da fundação do Partido Municipalista, de vida efêmera, que aglutinava as principais lideranças politicas do Vale do Paraíba.

Em 11 de maio de 1993, o Prefeito Antônio Ademir Venâncio - PPS, autorizado pelo Poder Executivo, reconheceu a importância de Plínio Salgado na história do Município, sancionando e promulgando a lei n°749/93, instituindo a “Semana Cultural Plínio Salgado”, ocorrendo duas edições do evento, em 1993 e 1995, esta última, ano do seu centenário de nascimento, que contou com a presença dos palestrantes Prof. Dr. Adolfo Vasconcelos Noronha - Faculdades Integradas de Guarulhos e Prof. Ronaldo Poletti - Universidade Federal de Brasília, ambas as palestras realizadas no Espaço Cultural Plinio Salgado - ECPS.

Neste evento não se buscou traçar um perfil político do homenageado, tendo sua principal atuação política ocorrida na agitada década de 1930, sendo um dos personagens mais marcantes deste período. Buscou-se lembrar do intelectual que teve sua imagem prejudicada por suas paixões ideológicas, sendo um dos escritores mais editados e lidos do seu tempo, porém duramente perseguido por seus opositores, mesmo que a maioria dos seus livros nada tem a ver com politica / ideologia.

Infelizmente não se tem conhecimento sobre a resposta do requerimento realizado pelo Vereador, muito menos o destino da peça e letreiro retirados inadvertidamente do local público. Esta atitude do atual Prefeito do Partido da Social Democracia Brasileira– PSDB deixa claro seu total descompromisso com a história do Município, bem como sua irresponsabilidade em resguardar a história da região e principalmente de um dos seus personagens mais emblemáticos, reconhecido e homenageado na gestão anterior, que ainda nos tempos atuais continua sofrendo preconceitos ideológicos da esquerda e direita, conservadoras ou revolucionarias.

Autor: Guilherme Jorge Figueira, Fonte: www.historia-do-prp.blogspot.com

Você quer saber mais?

http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2012/03/letreiro-e-busto-de-plinio-salgado-sao.html

http://osigmareluzente.blogspot.com.br/2012/03/letreiro-e-busto-de-plinio-salgado-sao.html

http://construindohistoriahoje.blogspot.com.br/2012/03/letreiro-e-busto-de-plinio-salgado-sao.html

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"O Homem inventou a máquina. A máquina, agora, quer fabricar homens. E se um dia saírem homens do ventre das usinas, também os úteros das mulheres gerarão homens-máquinas, sem coração, sem afeto, meros aparelhos de produção..."

Plínio Salgado.