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quarta-feira, 27 de novembro de 2024

O governo da presidente Dilma Rousseff

 O governo de Dilma Rousseff (2011-2016) foi marcado por contradições que deixaram legados significativos e profundas críticas. Seu primeiro mandato focou na ampliação de programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida, e no incentivo à economia por meio de medidas intervencionistas, como o controle de preços de combustíveis pela Petrobras e a desoneração fiscal para diversos setores. No entanto, essas políticas levaram a distorções econômicas, com a Petrobras acumulando prejuízos e os benefícios fiscais não revertendo em investimentos ou geração de empregos sólidos.

A crise econômica se agravou em seu segundo mandato, quando o país enfrentou recessão, alta inflação e crescente desemprego. A política de austeridade fiscal anunciada em 2015, contradizendo o discurso de campanha, gerou descontentamento tanto entre sua base de apoio quanto na oposição, minando sua governabilidade. O escândalo da Lava Jato expôs casos de corrupção envolvendo aliados e a Petrobras, aprofundando a crise política.

Dilma também enfrentou críticas pela falta de habilidade política para negociar com o Congresso, o que culminou em seu processo de impeachment em 2016. Embora ela tenha argumentado que o impeachment foi um golpe político, sua gestão foi amplamente vista como incapaz de lidar com as pressões econômicas e políticas, deixando o país em uma situação de instabilidade que afetou diretamente a trajetória de desenvolvimento social e econômico iniciada nos governos anteriores.

Você quer saber mais?

SINGER, André. O lulismo em crise: um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016). São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SAFATLE, Vladimir. Cinquenta Tons de Verde-Amarelo: o impeachment e a crise brasileira. São Paulo: Boitempo, 2017.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem sido objeto de intensos debates, tanto pelos avanços alcançados quanto pelas suas contradições e limitações. Nos dois primeiros mandatos (2003-2010), embora programas sociais como o Bolsa Família tenham reduzido significativamente a pobreza extrema, o governo pecou por depender de um modelo econômico ancorado na exportação de commodities. Essa opção trouxe crescimento a curto prazo, mas deixou a economia vulnerável às oscilações do mercado internacional, sem avanços estruturais significativos na industrialização ou na diversificação produtiva.

No campo ético, o governo foi abalado por escândalos como o Mensalão, que expôs práticas de corrupção em larga escala e enfraqueceu a promessa de ruptura com as velhas práticas políticas. A governabilidade foi construída com base em alianças com partidos fisiológicos, o que, para muitos críticos, comprometeu a autonomia e os princípios ideológicos do Partido dos Trabalhadores. Além disso, os investimentos em obras como a usina de Belo Monte demonstraram pouco diálogo com comunidades indígenas e grupos ambientalistas, resultando em danos sociais e ecológicos.

Em seu terceiro mandato, iniciado em 2023, Lula enfrenta um Brasil mais polarizado e desafios econômicos complexos, como o desemprego e a alta inflação. Apesar do compromisso com a retomada de programas sociais e da defesa da democracia, há críticas sobre a lentidão das ações e a falta de clareza em políticas de reindustrialização e preservação ambiental. Enquanto Lula busca se firmar como um líder capaz de pacificar o país, seu governo precisa demonstrar maior eficácia na execução de políticas públicas e mais firmeza na construção de um modelo econômico sustentável e inovador.

Você quer saber mais?

DELGADO, Lucília de Almeida Neves; FONTE, Adriano de Azevedo. História do Brasil: do período colonial aos dias atuais. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 14. ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2018.

NAPOLITANO, Marcos. Brasil em Projeto: História e Perspectivas. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

SINGER, André. Os Sentidos do Lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

WEFFORT, Francisco. Democracia e Política no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso

O governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) representou um período de transformações significativas no Brasil, tanto no campo econômico quanto no social. Ele assumiu a presidência em 1º de janeiro de 1995, após ter sido ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco (1992-1994), onde liderou a criação do Plano Real, implementado em julho de 1994. Durante seus dois mandatos, o principal objetivo foi consolidar a estabilidade econômica, um desafio que envolveu o controle da inflação e a modernização das estruturas econômicas do país.

Entre as principais iniciativas de FHC, destacam-se as privatizações, com destaque para empresas como a Companhia Vale do Rio Doce (1997) e o sistema de telecomunicações, dividido e vendido em 1998. Essas ações tinham como objetivo reduzir o papel do Estado na economia e atrair investimentos privados, embora tenham gerado controvérsias sobre sua eficácia e impacto social. Paralelamente, Fernando Henrique também promoveu a Lei de Responsabilidade Fiscal (2000), buscando disciplinar os gastos públicos de estados e municípios.

Na área social, houve a expansão de programas de transferência de renda, como o Bolsa Escola, e esforços para ampliar o acesso à educação básica, culminando no aumento das taxas de matrícula. Em 1996, foi sancionada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que reformulou o sistema educacional brasileiro. No entanto, questões como a desigualdade social e altos índices de desemprego permaneceram desafios significativos.

A política externa no período foi marcada pelo fortalecimento do Mercosul, criado em 1991, e pela busca de uma maior integração do Brasil ao mercado global. Fernando Henrique também foi reconhecido por sua postura diplomática, consolidando alianças estratégicas com países da América Latina e dos Estados Unidos.

Apesar dos avanços, seu governo enfrentou crises econômicas globais, como a crise asiática (1997) e a crise da Rússia (1998), que impactaram diretamente o Brasil, levando à desvalorização do real em 1999. Além disso, críticas sobre corrupção, como o escândalo da compra de votos para a reeleição (1997), e o aumento da dívida pública geraram controvérsias sobre seu legado. FHC deixou o cargo em 31 de dezembro de 2002, encerrando um período que, apesar de suas contradições, é considerado fundamental na modernização do país.

Você quer saber mais?

CARDOSO, Fernando Henrique. A Arte da Política: A História Que Vivi. São Paulo: Civilização Brasileira, 2006.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A Era FHC: Um Balanço. São Paulo: Editora 34, 2002.

BIONDI, Aloysio. Os Bastidores da Privataria. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 1999.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Barão de Mauá e a industrialização no Brasil Império

Irineu Evangelista de Sousa, conhecido como Barão e, posteriormente, Visconde de Mauá, foi uma das figuras centrais no processo de industrialização do Brasil durante o Segundo Reinado (1840-1889). Nascido em 28 de dezembro de 1813, em Arroio Grande, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Mauá destacou-se como um empreendedor visionário em um período marcado pela dependência econômica do Brasil em relação ao modelo agroexportador, especialmente baseado no café e no açúcar.

No contexto do governo de D. Pedro II, Mauá foi responsável por iniciativas pioneiras na industrialização e modernização do país. Em 1846, fundou a Companhia Ponta da Areia, em Niterói, um estaleiro que construiu os primeiros navios a vapor no Brasil. Esse empreendimento foi um marco importante na tentativa de romper com a dependência da navegação internacional. Além disso, em 1851, fundou a primeira grande fundição de ferro no país, a Companhia de Estabelecimento Industrial, no Rio de Janeiro.

Outro destaque foi sua atuação no setor financeiro. Mauá reabriu o Banco do Brasil em 1851 (ele foi fundado em 1808 por D. João VI e fechado em 1829), revitalizando uma instituição que já havia sido extinta anteriormente, e também estabeleceu o Banco Mauá em Montevidéu, promovendo a integração econômica com outros países da região. Em 1854, inaugurou a primeira estrada de ferro do Brasil, a Estrada de Ferro Mauá, que ligava o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, à Raiz da Serra, em Petrópolis.

Entretanto, as iniciativas de Mauá enfrentaram fortes resistências, tanto da elite agrária quanto da burocracia imperial. A concorrência desigual com produtos importados, agravada pela Tarifa Alves Branco de 1844, que inicialmente favoreceu a indústria nacional, mas foi enfraquecida posteriormente, e a ausência de políticas públicas robustas, contribuíram para o declínio de seus empreendimentos. Mauá, apesar de seus esforços, declarou falência em 1875, marcando o fim de uma era de tentativas de modernização do Brasil por vias privadas.

Em 1879, Mauá conseguiu a concessão para instalar iluminação elétrica em algumas áreas do Rio de Janeiro. Embora ele já estivesse enfrentando dificuldades financeiras nessa época, demonstrou interesse em modernizar o país e trazer as inovações tecnológicas que despontavam no cenário internacional. No entanto, as dificuldades econômicas e políticas enfrentadas por Mauá limitaram seu envolvimento direto no desenvolvimento do setor elétrico. A instalação efetiva de sistemas elétricos no Brasil se consolidou mais tarde, no início do século XX, com empresas estrangeiras e investimentos públicos. Apesar disso, a visão e os esforços de Mauá evidenciam seu compromisso com a modernização do Brasil em diversas frentes, incluindo a eletricidade.

O legado do Barão de Mauá, no entanto, transcende seus insucessos financeiros. Ele é lembrado como o precursor da industrialização no Brasil, um visionário que desafiou o modelo econômico vigente, antecipando a necessidade de diversificação e modernização econômica em um país essencialmente agrário. Sua trajetória ilustra as dificuldades enfrentadas por iniciativas industriais em um ambiente político e econômico ainda pouco propício à inovação.

Principais avanços na industrialização do Segundo Reinado:

1- Fundação de indústrias: Criação de estaleiros, fundições e fábricas, como o Estabelecimento Ponta da Areia (1846), de Mauá, que produzia navios e equipamentos industriais.

2- Primeira estrada de ferro: Inauguração da Estrada de Ferro Mauá (1854), ligando o Porto de Mauá à Raiz da Serra, em Petrópolis, um marco na infraestrutura de transporte.

3- Incentivos fiscais iniciais: A Tarifa Alves Branco (1844) aumentou as taxas de importação, favorecendo a produção nacional e estimulando a indústria local.

4- Produção têxtil: Expansão de fábricas têxteis, especialmente em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, impulsionadas pela crescente demanda de tecidos.

5- Criação de bancos: Estabelecimento do Banco do Brasil (1851) e do Banco Mauá, fomentando o crédito e financiando empreendimentos industriais.

6- Navegação a vapor: Expansão da navegação fluvial e marítima com embarcações a vapor, reduzindo custos e integrando mercados internos.

7- Mineração e siderurgia: Avanços na produção de ferro, com a fundação de fundições, como a Companhia de Estabelecimento Industrial (1851).

8- Iluminação pública: Primeiras iniciativas para introdução da iluminação elétrica, lideradas por Mauá na década de 1870.

9- Modernização urbana: Construção de infraestrutura, como portos e estradas, que facilitou o transporte de mercadorias.

10- Aumento do mercado interno: Crescimento demográfico e desenvolvimento de áreas urbanas, que ampliaram a demanda por produtos industriais.

Você quer saber mais? 

CALDEIRA, Jorge. Mauá: empresário do Império. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

sábado, 16 de novembro de 2024

A cultura medieval

    A cultura medieval, desenvolvida entre os séculos V e XV, foi profundamente influenciada pela Igreja Católica, que desempenhou um papel central na formação da arte, da literatura, da educação e da vida intelectual. A arquitetura da época reflete esse protagonismo, com estilos como o românico, que floresceu no século XI e se destacou por igrejas de paredes espessas, arcos redondos e decoração austera, como a Abadia de Cluny, construída em 910. No século XII, o estilo gótico começou a transformar as cidades europeias, caracterizando-se pelos arcos ogivais, abóbadas cruzadas e vitrais elaborados que filtravam a luz, como visto na Catedral de Notre-Dame de Paris (iniciada em 1163) e na Catedral de Chartres (concluída em 1250).

   A literatura medieval foi também marcada pela forte influência religiosa. Desde o século VIII, monges copistas preservaram manuscritos antigos, garantindo a sobrevivência do saber clássico. Ao mesmo tempo, textos religiosos e teológicos dominavam a produção literária, como as hagiografias de santos e os tratados filosóficos. Obras de cunho mais artístico, como A Divina Comédia de Dante Alighieri (escrita entre 1308 e 1320), misturavam teologia e poesia, refletindo a visão cristã do mundo e da vida após a morte.

   Na educação, o renascimento carolíngio, liderado por Carlos Magno (742–814), no século IX, promoveu a criação de escolas monásticas e catedrais, bem como a padronização do latim como língua de ensino. No século XII, surgiram as primeiras universidades europeias, como as de Bolonha (1088) e Paris (cerca de 1150), que impulsionaram a escolástica, um método que conciliava fé e razão. Filósofos como Santo Tomás de Aquino e São Boaventura foram expoentes dessa corrente, cujas obras moldaram a visão intelectual da época.

    As artes visuais foram amplamente utilizadas para transmitir mensagens espirituais. Desde o século IX, as iluminuras de manuscritos, como as do Livro de Kells, ilustravam passagens bíblicas e decoravam textos sagrados. Os afrescos e esculturas das igrejas românicas e góticas buscavam educar e inspirar os fiéis. Na música, o canto gregoriano, predominante entre os séculos IX e XII, refletia a harmonia celestial e a devoção espiritual.

    Assim, ao longo de mil anos, a Igreja Católica moldou profundamente a cultura medieval, sendo responsável por grande parte da preservação e transmissão do conhecimento, além de inspirar as expressões artísticas e intelectuais que definiram a Idade Média. Sua influência foi determinante na construção do legado cultural do Ocidente.

Você quer saber mais?

LE GOFF, Jacques. O Imaginário Medieval. Lisboa: Edições 70, 1985.

HUIZINGA, Johan. O Declínio da Idade Média. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

DUBY, Georges. Guia da Idade Média: Do Ano Mil ao Século XV. São Paulo: Editora UNESP, 1996.

Os Códigos de honra da cavalaria medieval

     Os códigos de honra da cavalaria medieval, frequentemente associados ao ideal cavaleiresco, combinavam normas éticas e morais que orientavam o comportamento dos cavaleiros. Esses códigos eram fortemente influenciados pelo cristianismo e pelas necessidades da sociedade feudal. Embora não existisse um código único e formal, as práticas e valores cavaleirescos eram amplamente reconhecidos e incluíam:

1. Fidelidade e lealdade

        Ser fiel ao seu senhor feudal e cumprir os deveres como vassalo. Proteger os interesses da Igreja e da fé cristã.

2. Defesa dos fracos e oprimidos

        Proteger os indefesos, como mulheres, crianças e idosos. Agir em favor de quem necessitasse, muitas vezes representado no ideal de servir à "dama" ou ao senhor.

3. Honra e honestidade

        Manter a palavra dada e respeitar acordos, mesmo em situações adversas. Evitar traição e desonra pessoal ou à ordem cavaleiresca.

4. Coragem e bravura

        Enfrentar batalhas e desafios com coragem, mesmo diante de grande perigo. Lutar contra o mal, representado por inimigos da fé ou ameaças ao seu feudo.

5. Justiça

        Agir de forma justa, garantindo que os inocentes não fossem prejudicados. Combater a injustiça, seja contra sua terra ou contra a cristandade.

6. Piedade e caridade

        Demonstrar devoção religiosa e respeito à Igreja. Auxiliar os pobres e necessitados, promovendo atos de bondade e generosidade.

7. Respeito às mulheres

        Enaltecer a mulher idealizada, muitas vezes representada na figura da "dama". Evitar ações que pudessem desrespeitar sua honra.

Influências Culturais e Literárias

        Os romances de cavalaria, como os ciclos arturianos (ligados ao Rei Arthur e aos Cavaleiros da Távola Redonda), ajudaram a consolidar esses valores, difundindo a ideia do cavaleiro como defensor da justiça e do bem.

        Os códigos de honra da cavalaria medieval representam um dos marcos éticos da Idade Média, refletindo tanto as aspirações quanto os desafios de uma época profundamente marcada por valores religiosos e hierárquicos.

Você quer saber mais?

BARBER, Richard. A Cavalaria: Uma História do Ideal Cavaleiresco no Ocidente Medieval. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

FLORI, Jean. Cavaleiros e Cavaleiros: Do Ideal à Realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.