segunda-feira, 2 de maio de 2011

Por que estudar história?

O objetivo da investigação histórica não é simplesmente apresentar fatos, mas a busca de uma interpretação do passado. Os historiadores tentam encontrar padrões e estabelecer o significado através do rigoroso estudo de documentos e artefatos deixados por pessoas de outros tempos e outros lugares.

O estudo da história é fundamental para uma educação em artes liberais. A história é única entre as artes liberais em sua ênfase na perspectiva histórica e de contexto. Os historiadores insistem que o passado deve ser entendido em seus próprios termos, qualquer fenômeno histórico - um acontecimento, uma idéia, uma lei ou um dogma, por exemplo - deve primeiro ser compreendido em seu contexto, como parte de uma rede de instituições inter-relacionadas , valores e crenças que definem uma determinada cultura e época. Entre as artes liberais, a história é a disciplina mais preocupados com a compreensão da mudança. Os historiadores buscam não apenas explicar os acontecimentos históricos - como e por que a mudança ocorre no interior das sociedades e culturas. Eles também tentam explicar a resistência da tradição, compreender a complexa interação entre continuidade e mudança, e explicar as origens, evolução e declínio das instituições e das idéias. A história também é distinguida pelo seu amplo alcance singularmente. Praticamente todos os sujeitos tem uma história e podem ser analisados ​​e interpretados em perspectiva histórica e do contexto, o âmbito da pesquisa histórica é vinculado apenas pela quantidade e qualidade de sobreviver documentos e artefatos.

É geralmente reconhecido que um entendimento do passado é fundamental para a compreensão do presente. A análise e interpretação da história fornecem um contexto essencial para avaliar as instituições contemporâneas, a política e a cultura. Entendendo a configuração atual de sociedade não é a única razão para estudar o passado, a história também oferece uma visão única sobre a natureza humana e da civilização humana. Ao exigir que vemos o mundo através dos olhos dos outros, que desenvolvem um sentido do contexto e coerência, reconhecendo a complexidade e ambigüidade, e que nos confrontamos com o registro não só da realização humana, mas também de falha humana, crueldade e barbárie, o estudo da história nos fornece um quadro ricamente texturizados, material para a compreensão da condição humana e às voltas com questões morais e problemas. A história é essencial para os objetivos tradicionais das artes liberais, a busca pela sabedoria e virtude.

Há outra razão para estudar história: é divertido. A história combina a emoção de exploração e descoberta com a sensação de recompensa nascido de enfrentar com sucesso e dar sentido a problemas complexos e desafiadores.

Você quer sabe mais?

http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com

http://history.hanover.edu/why.html
Link

6 comentários:

  1. Meu blog é muito visitado pelos meus alunos, por isso, tomei a iniciativa de também publicar este post. Grata.

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro. Me interessa a parceria, até porque gosto muito dos seus blogs. Eu tenho dois:

    http://ordem-natural.blogspot.com

    http://leianatela.blogspot.com

    Vamos falando.
    Abraços.
    Ale.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Você é de Portugal?
    Mora em Portugal?

    ResponderExcluir
  4. Professora Viná, pode utilizar todo o material do CHH para divulgar o conhecimento. Este é o maior objetivo desse trabalho.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ale.
    A parceria está certa. Logo estarei colocando os links para seus blogs.
    Att.,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  6. Olá, Maria. Não sou de Portugal, sou brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul.
    Obrigado pela visita em breve estarei visitando seu trabalho.
    Abraços...

    ResponderExcluir