Trataremos as questões referentes as Escavações da cidade bizantina de Amorium , localizado na aldeia de Hisarköy , perto da cidade de Emirdag , Afyonkarahisar , na Turquia. Aqui você vai encontrar o acesso às fotografias , publicações e informações sobre a cidade , a investigação arqueológica , e os arqueólogos .
Amorium é o mais longa das escavações britânicas já em curso na Turquia. O trabalho em Amorium começou em 1987 sob a direção do falecido professor Martin R. Harrison , da Universidade de Oxford. Houve épocas de campo todos os anos desde então ( com excepção de 1999) , perfazendo um total de 22 anos até a data. A equipe de arqueólogos , pesquisadores, curadores e estudantes que trabalha na Amorium é internacional. Nos últimos anos, por exemplo, somaram 40 membros da equipe de 10 países diferentes , e todos eles participaram de um programa único e integrado de trabalho.
O projeto agradece à Direção-Geral de Patrimônio Cultural e Museus do Ministério da Cultura e Turismo , em Ancara, por seu contínuo apoio e aprovação.
Vista aérea da metade oriental da Cidade Baixa. Area da Igreja
Visitando Amorium
Amorium é relativamente fácil de encontrar, ha vários sinais de trânsito para o novo sitio , tendo sido colocados durante o verão de 2007, com a ajuda do Governador da Província , o Sr. Haluk imga , eo Governador do Distrito , o Sr. Gürsoy Osman Bilgin . É cerca de 12 km Emirdag na estrada que conduz à Davulga e Yunak . Depois de deixar Emirdag rumo ao leste , primeiro vem a Emirdag by-pass que serve o tráfego pesado entre Eskişehir e Konya. De lá, a primeira aldeia ao longo da estrada é Suvermez , onde se pode ver um número de pedras antigas construídas em paredes e edifícios - todo este material vem provavelmente de Amorium . Em Suvermez há um entroncamento rodoviário , na qual deve-se levar o rumo à direita , levando para Davulga . Depois de outros 6 km de uma paisagem ondulante chega à pequena aldeia de Hisarköy . A mesquita da aldeia está localizada à direita da estrada , o monte da cidade alta paira sobre a vila à esquerda. À chegada, é recomendado que você faça sua presença conhecida - os moradores se reúnem frequentemente perto da mesquita . Amorium é um local arqueológico protegido com um sitio oficial. Pergunte aos moradores para ajudar a encontrar o guarda (bekçi). Ele será capaz de lhe fornecer informações , instruções e até mesmo dar-lhe uma visita guiada.
A aldeia de Hisarköy é pequena e forma uma comunidade solidária tradicional. Os membros da equipe devem observar e respeitar os costumes locais e as sensibilidades ( ou seja, sem shorts ou pouca roupa e comportamento " liberal ocidental no local ou na casa deve ser evitado ). Os moradores são muito amigáveis, hospitaleiras , e honestos , e eles fazem todos os esforços para nos fazer bem-vindos e confortáveis. Lazer e entretenimento na cidade , no entanto, são extremamente limitados. No verão Emirdag é embalado com os turcos , que agora trabalham na Europa , sobretudo na Bélgica. Isso faz com que o lugar desagradavelmente lotado e barulhento. A hospitalidade do Kaymakamı Emirdag , o Belediyesi Emirdag , e vários particulares, é mais apreciado.
Por favor, tome o cuidado de observar as seguintes regras :
• Não entrar nas áreas de escavação. Isto é para sua própria segurança e para as estruturas escavadas. É perigoso ficar de pé em qualquer uma das antigas muralhas e edifícios.
• Não remova os objetos , ainda mesmo que pequena ou fragmentada , a partir do sitio. Esta atividade constitui uma ofensa criminal.
• A local de escavação está fora dos limites em todos os momentos . Os visitantes são apenas admitidos se tiverem feito um encontro prévio com o diretor da escavação.
• Por favor, respeitem a privacidade dos moradores e suas casas.
• Não deixe nenhum lixo ou entulho no local ou na aldeia. Não há serviço de coleta de lixo organizada .
Os visitantes de Amorium comparam muitas vezes, incorretamente, associação com a palavra latina para o amor. Na verdade , o nome provavelmente deriva de uma forma da antiga raiz indo-européia Ma , que significa « mãe ». Sugere-se que desde os primeiros tempos que o sitio foi associada ao culto da deusa-mãe Anatolian.
No primeiro século a C Amorium já havia desenvolvido em uma cidade de pleno direito , pois sabemos que começou a cunhar sua própria moeda desde então. Sob os romanos , prosperou e, presumivelmente, veio a ser dotado com a habitual gama de prédios públicos. Mas Amorium não aparece nos registros históricos da Antiguidade , exceto por uma menção muito breve em Geografia de Estrabão, exceto que agora há uma nova inscrição helenístico encontrado em 2003 na cidade vizinha de Pessinunte que se refere a Amorium . Pouco sobrevive da arqueologia da cidade dostempos helenísticos e romanos.
O Projeto de Escavação Amorium tem sido dirigida principalmente para revelar a natureza de Amorium pós-clássico , ou seja, a cidade medieval do Império Bizantino , quando de acordo com uma fonte árabe era a maior cidade e mais importante na Anatólia.
Amorium e um fosso entre o mundo clássico e a alta idade média, entre o mundo cristão da antiguidade tardia e o mundo muçulmano dos seleúcidas e otomanos, e entre os romanos e as numerosas cidades modernas turca da Anatólia. As escavações em Amorium procuram revelar a natureza de continuidade urbana Cristã na Anatólia durante a Idade Média e o período médio bizantino, isto é, entre meados do século VII e no final do século XI dC. A este respeito Amorium proporciona uma oportunidade única de investigar uma pouco conhecida e pouco documentada período da história .
Plano topográfico local (por S. Aydal )
A Cidade Alta
As melhores vistas do grande monte e impressionante homem, ou dizer pode ser obtido da crista das colinas a leste da estrada para Davulga . A partir deste ponto de vista da Cidade Alta parece dominar todo o sitio, mas quando visto a partir do setor sul da Cidade Baixa a sua verdadeira posição , encontrando-se em ocos entre dois córregos e ladeada por terrenos mais altos, é mais aparente. Na verdade, como se aproxima do sitio de Emirdag , a Cidade Alta é completamente escondidas da visão , até entrar na vila moderna, e assim a maioria dos visitantes de primeira viagem são pegos de surpresa quando o canto sudoeste do monte , de repente vem na vista .
Vista da Cidade Alta a partir do topo do minarete da mesquita da aldeia
Em tempos bizantinos da Cidade Alta foi completamente cercada por uma muralha , cujos traços são visíveis ao redor da borda da colina. O muro do circuito foi reforçada por uma série de projetar torres quadradas , e não parecem ter sido diversas portas . Nos cantos do nordeste e sudoeste do monte do Alto de parede da cidade junta-se com o circuito das fortificações ao redor da Cidade Baixa . O monte foi objeto de um estudo intensivo durante o anos de 1989 e 1990 por meio de estações de campo. Isto imediatamente produziu alguns resultados inesperados, como por exemplo, revelou que o local não tinha sido totalmente abandonada quando a cidade bizantina de Amorium deixou de existir no final do século XI, como os estudiosos já tinha assumido. Na superfície encontra-se claramente indicada a presença turca, e os contornos de alguns edifícios também foram reconhecidos como os restos de uma ocupação Selêucida substancial. No canto sudoeste da Cidade Alta um pequeno recinto foi tentativamente identificada como um forte Seêucida, talvez a origem do nome do local Hisarcik turco (que significa "pequeno forte"), enquanto o trecho sobrevivente da parede de alvenaria abaixo do nordeste indica que a parede do monte é diferente de qualquer uma das paredes da fortificação Bizantina escavadas em Amorium e assim , provavelmente, também pertence ao período turco.
A superfície ondulada da Cidade Alta indica a presença de inúmeras estruturas quadradas e retangulares , que as escavações têm demonstrado que pertencem em seus estágios finais para o período otomano. Os cursos inferiores das paredes destes edifícios compreendem blocos de alvenaria de grandes dimensões ( spolia ) da cidade antiga. Muitas lápides romanas que eram trazidos da extensa cemitérios antigos e usados para a construção de novo pelos bizantinos . Várias dessas pedras são espalhadas em todo o monte , enquanto outros ainda são visíveis as fortificações construídas em torno de sua borda bizantino . Finalmente, o contorno da igreja podem ser traçadas na superfície perto da borda oriental do monte. Este edifício ainda não foi investigada pela equipe de escavação , apesar de um levantamento geofísico foi realizado em 2001 pelo Dr. Ali Kaya. O poço grande na extremidade norte - oriental da igreja testemunha de algumas das pedras roubadas e atividades de caça ao tesouro que flagelaram Amorium antes de se tornar um local protegido arqueológicos.
Duas trincheiras foram abertas na Cidade Alta , um no lado sul (marcado como n º 3 sobre o plano do sitio acima), e outro no extremo norte e inclinação (marcado como n º s 07/05 ). Estes produziram evidências para Otomano, Selêucida e ocupação bizantina meio. Em 1995 Trench TT encontrou no sitio pequeno forno datado do século X ou XI, provavelmente o único exemplo registrado de um centro de produção cerâmica local Bizantina até agora escavados na Anatólia.
Selo de chumbo Nicéforo Melisseno : Verso com a imagem da Virgem com o Menino , ca. 1065-1075.
A Cidade Baixa
A Cidade Baixa também foi cercada por uma muralha maciça, cujo traçado ainda pode ser rastreada sua execução em todo o sitio. Apenas uma pequena parcela dessas defesas foi escavada , revelando não apenas uma parte da parede de cortina , mas também um dos portões da cidade e uma grande torre triangular ( marcado como n º 1 sobre o plano de site acima). Outras portas e torres de existir presumivelmente em intervalos ao redor do circuito , mas estes , actualmente, só pode ser adivinhado . O comprimento do circuito das paredes levanta questões sobre como e por quem eles eram tripulados - as tropas imperiais , os soldados do exército da província, ou milícia recrutada dos habitantes da cidade. Mas quem tripulada as fortificações, seria necessário uma força considerável para defendê-los de forma eficaz contra o ataque . O futuro imperador Leão III se diz ter colocado uma guarnição de apenas 800 homens em Amorium em AD 716, e no entanto isso parece totalmente inadequada para proteger o conjunto da Cidade Baixa , em face de um ataque concertado árabe.
Manuscrito bizantino do século XIII com a cena que descreve o cerco de Amorium em 838dC.
Como resultado, tem-se argumentado que no início do século 8 as paredes Cidade Baixa já tinha sido abandonada e que só a Cidade Alta foi fortificada . Esta teoria , entretanto, contraria a maior parte da evidência arqueológica . O tamanho da população civil , que havia em Amorium no momento do cerco , em 838 dC , não era pequeno, pois a fortaleza foi claramente defendida por uma força considerável, que inclui não só as tropas do tema Anatolikon , sob o comando do seu general, Aécio , mas também de três das quatro divisões do exército imperial de campo . Por conseguinte, pode -se supor que essas tropas eram suficientemente numerosos para ter devidamente equipado o circuito das muralhas da Cidade Baixa .
Vista da área central da Cidade Baixa do monte Cidade Alta.
Dentro das muralhas da Cidade Baixa pode ser dividido em três áreas distintas : - ( a) da vila moderna , (b) um certo número de campos que ainda são cultivadas nos setores leste e sudeste , e ( c) um trecho de grande de terra aberta em execução em toda a parte sul do local da estrada Davulga para a borda do desfiladeiro a suldoeste. Uma área semelhante utilizada apenas para pastagem está localizada a nordeste da Cidade Baixa na area da Igreja , perto do centro de todo o sitio. Estas áreas desabitadas revelam inúmeros vestígios de edifícios e ruas, a existência de vários grandes edifícios públicos também pode ser postulada a partir das linhas das muralhas e fragmentos de alvenaria que são visíveis na superfície. Assim, por exemplo, foi possível identificar alguns trechos que permanecem perto da estrada moderna através da aldeia como as pertencentes a uma igreja muito antes da escavação da estrutura que começou em 1990. Outra característica importante do sitio é o número de poços que estão espalhadas por toda a área dentro das muralhas da Cidade Baixa . Estes poços agora suprem todas as necessidades de água dos moradores e da equipe de escavação, mas, provavelmente, sua existência remonta ao início dos tempos medievais. Embora nos tempos romanos Amorium pode ter sido equipado com um aqueduto que abastecia de água corrente para banhos públicos, os habitantes bizantinos precisavam de uma fonte mais segura de água, especialmente durante os tempos conturbados das invasões árabes. Foi uma sorte para eles, que um amplo suprimento de água estava logo abaixo de seus pés , na verdade, este pode muito bem ser uma das razões da existência da cidade na Idade das Trevas do Império Bizantino .
Alguns jarros de um conjunto de cerâmica quebrada encontrada por trás dos muros da Cidade Baixa em 1998.
CRONOLOGIA
333 aC Marcha de Alexandre, o Grande , do outro lado da Anatólia.
133 aC Amorium incorporada à província romana da Ásia. 133-27 aC.
27 BC AD- Reinado do imperador Augusto: a primeira referência literária de Amorium.
211-217 Começa a ser cunhada as primeiras moedas em Amorium
330 Fundação de Constantinopla como a capital do Império Romano
431 Ablabios , Bispo de Amorium , frequenta o terceiro Concílio Ecumênico em Éfeso
451 Mistérios , Bispo de Amoirum , atende o Quarto Concílio Ecumênico em Calcedônia
ca. 480 Construção de fortificações Amorium sob o imperador Zeno (?)
ca. 600 São Teodoro visita Amorium
641 Primeira invasão árabe da Anatólia
644 Primeiro registro de ataque árabe em Amorium
668 Amorium capturada pelos árabes, mas logo retomada pelos Bizantinos
691 Theodoros , Bispo de Amorium , atende o Sexto Concílio Ecumênico de Constantinopla
716 ataque árabe em Amorium frustrado por Leão III , o Isaurian (imperador , AD 717-741 )
741/42 O imperador Constantino V refugia-se no Amorium durante a revolta de Artavasdos
787 Teodósio , bispo de Amorium , frequenta o sétimo Concílio Ecumênico de Nicéia
796 Árabes avançar para Amorium mas retiram-se sem sucesso
820-829 Miguel II, fundador da dinastia dos imperadores Amorium
829-842 Reinado de Teófilo, filho de Miguel II
838 01-12 agosto : cerco de Amorium pelo califa al- Mu'tassim
842-867 III reinado de Miguel, filho de Teófilo
843 Restabelecimento do ícone de veneração
845 A execução dos Quarenta e dois mártires de Amorium em Samarra
859 Teófilo, bispo Amorium, participa na embaixada Patriarca Fócio 'para o Papa Nicolau I em Roma
931 Amorium atacado pelo Emir de Tarso
978 Batalha de Pankaleia perto Amorium
1068 Primeira incursão turca em Anatólia central
1071 Alp Arslan vitória na Batalha de Manzikert
1097 A Primeira Cruzada atravessa Anatólia central
1110 Konya estabelecida como a capital do Sultanato de Rum Selêucida.
1116 Amorium comprovada como estando sob controle Seljuk
1516 Menção de arquivos Hisarcik ( Amorium ) em otomano
1836 20 de Setembro: visita de William Hamilton para Amorium
1.892 Criação da vila moderna de Hisarköy
1987 levantamento preliminar realizado no sitio pelo Professor RM Harrison da Universidade de Oxford
1988 Início das escavações em Amorium
VOCÊ QUER SABER MAIS?
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http://www.amoriumexcavations.org/publications/AM%20Reports%202%20Contents.pdf
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