A história da Terra é dividida em diferentes eras geológicas, que representam grandes intervalos de tempo marcados por transformações significativas na crosta terrestre, no clima e na vida. Essa divisão faz parte da escala do tempo geológico, que permite compreender a evolução do planeta ao longo de aproximadamente 4,6 bilhões de anos. As principais eras são: Pré-Cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
A Era Pré-Cambriana é a mais longa, compreendendo cerca de 90% da história da Terra. Durante esse período, formaram-se as primeiras rochas, os oceanos e a atmosfera primitiva. Surgiram também as primeiras formas de vida unicelulares, como bactérias e algas. Foi nessa era que se consolidou a base para o desenvolvimento dos continentes e dos ecossistemas futuros.
A Era Paleozoica, iniciada há cerca de 540 milhões de anos, ficou conhecida pela explosão cambriana, quando ocorreu uma grande diversificação da vida nos mares. Nesse período surgiram os primeiros peixes, insetos e plantas terrestres. No final dessa era, formou-se o supercontinente Pangeia, seguido por uma das maiores extinções em massa da história.
Na Era Mesozoica, também chamada de “Era dos Répteis”, dominaram os dinossauros e surgiram as primeiras aves e mamíferos. Foi uma época de intenso movimento das placas tectônicas, que iniciou a separação dos continentes. Essa era terminou há cerca de 66 milhões de anos, com a extinção dos dinossauros, provavelmente causada pela queda de um asteroide.
Por fim, a Era Cenozoica, conhecida como “Era dos Mamíferos”, é o período em que vivemos. Nela, os mamíferos e as aves se diversificaram, e os continentes assumiram sua configuração atual. Durante o Quaternário, surgiram os seres humanos e ocorreram grandes mudanças climáticas, como as glaciações.
O estudo das eras geológicas permite compreender como os processos naturais moldaram o planeta e influenciaram a evolução da vida. Entender essas transformações é essencial para interpretar o presente e projetar o futuro da Terra.
Você quer saber mais?
ALMEIDA, Fernando Flávio Marques de. Geologia do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2012.
COX, Allan; HART, Richard B. Plate Tectonics: How it Works. Oxford: Blackwell Science, 2009.
ICG – International Commission on Stratigraphy. International Chronostratigraphic Chart. 2023. Disponível em: https://stratigraphy.org/chart. Acesso em: 7 nov. 2025.
PRESS, Frank; SIEVER, Raymond; GROTZINGER, John; JORDAN, Thomas H. Para entender a Terra. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
STANLEY, Steven M. Earth System History. 4. ed. New York: W. H. Freeman and Company, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário