Jogo apontado em geral como o mais intelectual dos praticados no mundo. Em seus movimentos, lembra a figuração de táticas militares, e o objetivo único é a “morte do rei, através de uma jogada que se generalizou para representar imposições indefensáveis: o xeque-mate, do persa shah mat (“rei morto”).
O xadrez é de origem muito antiga, que se atribui tanto ao Rei Salomão como aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio. Foi através da Pérsia que chegou à Europa, espalhando-se então por todo o mundo e adquirindo organização internacional, que se encontra sob direção superior da Fédération Internationale des Échecs, com sede em Estocolmo, na Suécia.
No Brasil, o xadrez existe desde 1808, quando D. João VI ofereceu à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar do primeiro trabalho impresso sobre a matéria, de autoria de Lucena. Data de 1880 a realização do primeiro torneio oficial. No âmbito nacional, esse jogo é orientado pela Confederação Brasileira de xadrez, que congrega as federações dos clubes estaduais. Na capital do Estado de São Paulo, o xadrez está oficializado como ensino desde 1960, mediante decreto que instituiu no curso municipal as séries funcionais de administrador, instrutor e secretário-bibliotecario.
Você quer saber mais?Benton, Hemingway Helen. Encyclopaedia Britannica Editores Ltda, Rio de Janeiro, 1975.
Fédération Internationale des Échecs
Confederação Brasileira de xadrez
Olá Leandro,
ResponderExcluirTd bom?
Como sempre seu blog trazendo muita informção e matando algumas curiosidades também.
Acho esse jogo muito interessante. Infelizmente não sei jogar =/
Abs,
Pamella
Fale Leandro, muito legal o post. Parabéns pela informação e pelo trabalho em divulgar uma história crítica. Abraço.
ResponderExcluirOi,Pam! Que legal que gostou. É um jogo que depois que se aprende as regras se torna fácil. O mais complicado é aprender as jogadas para dar xeque-mate em poucas jogadas.
ResponderExcluirOi, professor Leo! É isso ai estou contigo para uma História cada vez mais critica!
ResponderExcluir