-

-

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Acelerador de partículas dá início a colisões de íons de chumbo para entender Universo.


O grande acelerador de partículas do Cern (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), o mais potente do mundo, provocou as primeiras colisões de íons de chumbo, despertando mais incógnitas sobre a origem do Universo.

Segundo o organismo, os experimentos com as partículas pesadas começaram nesta segunda-feira, pois conseguiram condições estáveis no funcionamento do acelerador e nas colisões.

Estes experimentos com íons de chumbo abrem uma nova fase na pesquisa do programa do acelerador para sondar a matéria, como acontecia nos primeiros instantes do Universo, logo depois do Big Bang, segundo o Cern.

"Um dos principais objetivos desta nova fase é produzir quantidades ínfimas desta matéria e estudar sua evolução para aquela que constitui o Universo atualmente"
, divulgou o centro.

"A rapidez na transição para as colisões de íons de chumbo representa um sintoma de maturidade do maior acelerador de partículas do mundo", segundo o diretor-geral do Cern, Rolf Heuer.

O acelerador chocará íons de chumbo até 6 de dezembro, momento em que a máquina fará uma parada técnica para sua manutenção, antes de retomar as atividades em fevereiro de 2011 para experimentação.

Você quer saber mais?

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/821748-dupla-de-astrofisicos-diz-ter-provas-da-materia-escura.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/817483-evidencias-sobre-universo-paralelo-podem-surgir-em-breve-dizem-cientistas-do-cern.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/802384-acelerador-de-particulas-na-suica-registra-fenomeno-inedito-em-colisoes-de-protons.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para você que visitou o meu blogue, e compartilhou de seu conhecimento nesse espaço. Contribuindo com o crescimento do Construindo História Hoje. O meu muito obrigado, por fazer parte desse humilde projeto, que busca levar de forma simples e objetiva o entendimento dos acontecimentos historicos.
Cordialmente,
Leandro Claudir

Para usted que ha visitado mi blog, y compartió sus conocimientos en esta área. Contribuir al crecimiento de la construcción de la Historia de Hoy. Mi gracias por ser parte de este proyecto humilde, que trata de tener una comprensión simple y objetiva de los acontecimientos históricos.
Atentamente,
Leandro Claudir

For you who visited my blog, and shared his knowledge in this area. Contributing to the growth of the Building History Today. My thank you for being part of this humble project, which seeks to take a simple and objective understanding of historical events.
Sincerely,
Leandro Claudir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...