Será a inteligência inata e
imutável ao longo da vida ou, pelo contrário, poderá ser desenvolvida? A
investigação tem confirmado esta última hipótese. Gardner, um psicólogo
americano, define inteligência como a capacidade para resolver problemas e
criar produtos valorizados num contexto cultural específico. A sua teoria das
inteligências múltiplas preconiza que:
- existem diferentes tipos
de inteligência;
- a inteligência pode ser
ensinada, treinada e desenvolvida;
- o desenvolvimento da
inteligência depende de vários fatores, como por exemplo as oportunidades, as
experiências, as influências e a escola;
- todas as pessoas podem
aprender e desenvolver as suas inteligências, sendo as suas expectativas e a
sua motivação fatores fundamentais.
Esta concessão de
inteligência coloca grandes responsabilidades sobre os educadores, em geral, e
os professores, em particular, a quem cabe um importante papel no
desenvolvimento da inteligência das crianças e dos jovens, através da criação
de oportunidades e de experiências de aprendizagem diversificadas no âmbito das
múltiplas inteligências.
Gardner identificou e
definiu sete inteligências: inteligência linguística, inteligência
lógico-matemática, inteligência visual-espacial, inteligência quinestésica,
inteligência musical, inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal.
Neste artigo vamos analisar a inteligência musical.
Inteligência
musical
Características
Os jovens com inteligência
musical gostam de estar rodeados de som. Gostam de estudar com música. Ouvem
muita música e aprendem facilmente canções e ritmos. No seu pensamento surgem
muitas vezes ritmos e melodias. Possivelmente cantam com frequência e/ou
tocam/querem aprender a tocar um instrumento. Poderão também gostar de assobiar
e de cantarolar. Gostam mais de contar histórias do que de as ler. Podem gostar
de marcar ritmos com o corpo, por exemplo, com o pé, ou batendo com um lápis ou
uma caneta.
Como podem os
professores/educadores ajudar os alunos/crianças/jovens no desenvolvimento
desta inteligência:
- Criando um ambiente
musical.
- Dando-lhes oportunidade de
aprenderem a tocar um instrumento.
- Utilizando canções
adequadas na apresentação de matéria nova em diferentes disciplinas.
- Criando canções, raps,
poemas ou mnemónicas para a aprendizagem dos conteúdos e ensinando-os a criarem
eles próprios esses tipos de textos para o seu estudo autónomo.
- Levando-os a verbalizarem
em voz alta diferentes atividades que realizam, por exemplo: leitura,
pensamento durante a resolução de um problema, raciocínio acerca de informação
nova.
- Sugerindo-lhes e
proporcionando-lhes a audição de música como forma de relaxamento.
- Permitindo que ouçam
música enquanto estudam.
Como vimos, Gardner definiu
sete tipos de inteligência. Num artigo anterior falámos já sobre a inteligência
linguística. Em artigos futuros, abordaremos as restantes inteligências.
Bibliografia:
Chapman, C. (1993). If the shoe
fits... How to develop multiple intelligences in the classroom. Palatine,
Illinois: IRI/Skylight, Inc.
Chapman, C. & Freeman, L.
(1997). Multiple intelligences: Centers and projects.Palatine, Illinois:
IRI/Skylight, Inc.
Gardner, H. (1993). Frames of
Mind: The Theory of Multiple Intelligences. London:
fontana Press.
Zenhas,
A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., & Portugal, I. (2002). Ensinar a
estudar - Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.